Melhores jogos de tabuleiro em 2021

Jogos para família, crianças, festas e outros estão entre os melhores jogos de tabuleiro para comprar em 2021

Murilo TunholiEditor(a)

Publicado e atualizado 13 min. de leitura.

Compartilhe:

Os jogos de tabuleiro, ou board games, podem ter perdido um pouco de espaço para os jogos de videogame, mas eles ainda são as melhores escolhas para se divertir com a família, amigos, crianças e em festas com muitas pessoas. Hoje em dia, é possível até achar jogos que usam aplicativos nos celulares ou tablets para aprimorar as partidas.

Nas linhas a seguir, nós do Zoom selecionamos os melhores jogos de tabuleiro de 2021. Na lista você vai encontrar board games de todos os tipos, desde os jogos de tabuleiro clássicos, como Banco Imobiliário e Detetive, até os mais modernos, como o Colonizadores de Catan.

Leia também:

O que são jogos de tabuleiro?

É difícil datar quando surgiu o primeiro jogo de tabuleiro. Estima-se que Senet, jogado no Antigo Egito por volta de 3.500 AC, tenha sido o primeiro. Ou seja, os jogos de tabuleiro são uma das formas mais antigas de passar o tempo.

Senet era jogado pelos antigos faraós e pela nobreza egípcia. Existem versões do jogo de tabuleiro ancestral até hoje (Fonte: Flickr/Dmitry Denisenkov)
Senet era jogado pelos antigos faraós e pela nobreza egípcia. Existem versões do jogo de tabuleiro ancestral até hoje (Fonte: Flickr/Dmitry Denisenkov)

Separado em diversos tipos, um jogo de tabuleiro costuma ser jogado em uma mesa e consistir de um tabuleiro. Nesse tabuleiro, está representado o universo daquele jogo, com lugares, peças que o jogador comanda ou que representam o próprio jogador e quaisquer artefatos ou marcadores de pontuação.

Mas vale lembrar aqui que alguns jogos de tabuleiro legais também consistem na construção do próprio tabuleiro em si. Um exemplo clássico disso é o dominó, que é formado à medida que os jogadores jogam e posicionam suas peças. Em Carcassone, por exemplo, a mecânica principal do jogo está em usar as peças para criar um mapa e pontuar posicionando peões em locais estratégicos que rendem pontos.

Confira as principais ofertas de Carcassonne aqui no Zoom!

Esses não são os únicos tipos de jogos de tabuleiro que você pode encontrar atualmente. Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais tipos de jogos analógicos para afastar os olhos das telas por algumas horas!

Tipos de jogos de tabuleiro

Atualmente, existe uma variedade enorme de jogos de tabuleiro. Além de clássicos como War e Banco Imobiliário, existem jogos com mecânicas totalmente diferentes deles, o que varia bastante as opções na hora de se divertir.

Antes de conhecer o melhor jogo de tabuleiro para você, é interessante entender que é perfeitamente possível que um jogo se encaixe em mais de uma das categorias que vamos mostrar. Sendo assim, veja abaixo alguns dos principais gêneros desses jogos de mesa.

Jogos de criação

São jogos sem um tema claro ou que os próprios jogadores acabam por definir um tema a cada rodada. Ganhar ainda é o objetivo final, mas normalmente nesses jogos ganha quem é mais criativo.

Nessa categoria, o mais popular no Brasil certamente é o Imagem & Ação. Além dele, Dixit também é uma das principais referências de jogos de tabuleiro legais dentro da categoria dos jogos de criação.

Jogos competitivos

O tipo de jogo de tabuleiro mais abrangente, já que a maioria dos games do tipo envolvem a competição entre jogadores. Alguns dos jogos de criação acima, por exemplo, também são competitivos.

Em resumo, jogos de tabuleiro competitivos são aqueles que envolvem uma disputa entre os jogadores ou entre equipes de jogadores. Os clássicos Banco Imobiliário e Detetive são exemplos disso, assim como outros subgêneros, como os jogos de estratégia e guerra, que citaremos mais à frente.

Jogos cooperativos

Enquanto os jogos competitivos colocam os jogadores uns contra os outros, o propósito dos jogos de tabuleiro cooperativos é que você e seus amigos se unam e trabalhem em equipe para resolver desafios impostos pelo próprio jogo.

Em Pandemic, por exemplo, seu grupo assume o papel de especialistas em medicina ou logística com o objetivo de desenvolver curas para diferentes doenças que estão se espalhando pelo mundo, antes que elas dizimem países e continentes. A situação é parecida em Pandemic: Call of Cthulhu, mas aqui o objetivo é impedir que um ser ancestral maligno tome o mundo.

Confira ofertas de Pandemic e Pandemic: Call of Cthulhu aqui no Zoom!

Além dos jogos cooperativos, existem também os jogos "coompetitivos". Esses jogos possuem mecânica de "traidor". Nesses jogos, um ou mais jogadores dentro do grupo não estão lá para ajudar, mas sim para evitar que o grupo vença. Esses traidores normalmente são ocultos e caberá ao grupo descobrir quem são eles para evitar que estraguem a missão.

Apesar de ser um jogo eletrônico, o fenômeno Among Us é famoso justamente por isso. Nos jogos de mesa, The Resistance e Saboteur são alguns dos mais conhecidos.

Jogos de estratégia e guerra

Uma variante dos jogos competitivos, os jogos de estratégia ou guerra buscam simular conflitos bélicos ou construção de cidades ou vilas, com o objetivo de acumular mais recursos.

Nos jogos de estratégia, não podemos deixar de citar o exemplo do xadrez, talvez o mais conhecido jogo de guerra. Apesar de ser possível encontrar lugares onde jogar xadrez online, ele é o jogo de tabuleiro mais famoso dentro desse gênero. Muitos jogos de guerra modernos, inclusive, usam as bases estabelecidas do xadrez, introduzindo mecânicas e roupagens novas.

O próprio War e Guerra dos Tronos fazem isso, com bases fortes na dominação de territórios ou no uso de unidades especializadas. Jogos como Colonizadores de Catan não possuem conflitos bélicos, por exemplo, mas o posicionamento correto de construções e estradas podem atrapalhar consideravelmente o progresso de um rival.

Jogos de cartas

Diferente dos outros jogos citados até aqui, os jogos de cartas não precisam contar com um tabuleiro para serem jogados, já que as cartas é quem dão essa dinâmica. Esse tipo de jogo de tabuleiro também pode se encaixar em qualquer outros dos tipos mostrados aqui.

Os jogos de cartas podem ser tanto os convencionais como o poker, buraco ou sueca, assim como os card games colecionáveis, como Magic: the Gathering e Pokémon Trading Card Game, dois dos mais populares nessa categoria.

Melhores jogos de tabuleiro baratos

Xadrez

Talvez o jogo de estratégia mais conhecido do mundo, você pode acabar se inspirando ao assistir O Gâmbito da Rainha, da Netflix. Apesar de ser um jogo com séculos de existência, é um dos mais equilibrados e com probabilidades quase infinitas de jogadas.

Muitos tabuleiros de xadrez custam menos que R$ 100, o que também o torna um jogo acessível. Além disso, não faltam materiais gratuitos na internet e grupos de entusiastas para aprender mais sobre as táticas e estratégias do jogo.

Jogo da Vida

Outro jogo de tabuleiro barato e que pode ser comprado por menos de R$ 100 é o clássico Jogo da Vida. De forma que lembra bastante Banco Imobiliário, aqui você não será um magnata das propriedades, mas alguém passando pelos diversos estágios da vida adulta.

Formar uma família, comprar sua casa, passar por períodos de bonança ou perrengue nas finanças fazem parte do jogo. É quase um jogo sobre pagar boletos, só que sem os boletos para não desanimar os pequenos.

Munchkin

Se você gosta dos clássicos RPG de mesa, Munchkin é um jogo de cartas que satiriza os clichês do gênero. A vantagem dele é que, mesmo fazendo referência a um hobby nichado, ele é fácil de jogar e entender mesmo para alguém que não é familiarizado com o gênero.

Outra vantagem de Munchkin é que ele conta com diversas expansões, que podem ser compradas depois para adicionar ao jogo, de modo que é difícil que ele envelheça para o seu grupo. No jogo, você assume o papel de um personagem e seu objetivo é chegar ao nível máximo, angariando cartas e habilidades para derrotar monstros.

Melhores jogos de tabuleiro para família

Banco Imobiliário

O primeiro colocado da nossa lista não podia ser outro. Com mais de 30 milhões de unidades comercializadas, Banco Imobiliário é um dos jogos de tabuleiro mais bem-sucedidos da história do país. Aliás, por mais engraçado que pareça, o objetivo desse jogo de tabuleiro é comprar e vender propriedades como casas, empresas e até bairros para ser o mais rico possível e, claro, vencer.

Só é preciso tomar cuidado com a ganância para não perder tudo e parar na cadeia. Ah, esse jogo também possui outras versões como Banco Imobiliário App e Banco Imobiliário Kids, por exemplo.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 6
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Média

Detetive

Com capacidade para até seis pessoas, esse jogo de raciocínio tem como objetivo desvendar quem cometeu um misterioso assassinato, inclusive com a possibilidade de ser o personagem do jogador. Ao todo são seis suspeitos, seis armas, nove locais para explorar no tabuleiro e mais de 300 possibilidades diferentes a cada partida de Detetive.

Há variações desse jogo, como o Detetives do Prédio Azul Estrela e Detetive Cartas, além de uma versão com aplicativo para celular em que é possível receber ligações, vídeos e dicas sobre quem é o criminoso. Detetive é um dos melhores board games para jogar com família ou amigos!

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 3 a 6
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Baixa

Melhores jogos de tabuleiro para festas

Imagem e Ação 2

Para quem é bom de mímica ou de desenho, Imagem & Ação é um prato cheio! Nesse jogo de tabuleiro de adivinhação, cada jogador deve tirar uma carta e interpretar as palavras descritas, dentro do limite de tempo. O time que estiver mais em sintonia e chegar até o final do tabuleiro, ganha! Imagem & Ação é garantia de muita diversão e boas risadas, em família ou com os amigos!

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Baixa

Perfil 6

Esse é um ótimo jogo para se divertir em família ou em grupos, e mistura sorte com conhecimentos gerais, sendo preciso estar bastante antenado para vencer.

A cada rodada um jogador tira uma carta com várias dicas sobre uma pessoa, uma coisa, um ano ou um lugar e deve compartilhar isso com os demais, até o momento que alguém dá o palpite certo sobre o perfil secreto da carta. Quanto menos dicas o jogador precisar, mais pontos vai ganhar. E relaxa, pois com as 390 cartelas a diversão nesse jogo de tabuleiro segue por horas.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Dificuldade: Média

Melhores jogos de tabuleiro infantil para crianças

Concept Kids

Concept Kids é um jogo de tabuleiro infantil de dedução. Nessa edição, as crianças precisam adivinhar os animais de acordo com as indicações no tabuleiro ilustrado.

As crianças a partir de quatro anos podem se divertir com o jogo, já que as cartas têm apenas desenhos, sem palavras. É possível reunir de dois a doze pessoas em cada partida. Se está procurando board games divertidos e educativos, Concept Kids certamente é um deles!

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 5 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 6 anos
  • Dificuldade: Fácil

Dobble

Dobble é um jogo de cartas em que os participantes precisam encontrar um símbolo em comum entre duas cartas. Como não tem um tabuleiro para se basear, é possível jogar de diversas formas com regras diferentes.

Em todos os casos, porém, é preciso ter raciocínio rápido e agilidade nas mãos para acertar as combinações antes dos outros jogadores. As crianças podem jogar à vontade, pois o jogo é simples e usa apenas desenhos, sem palavras.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 8 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 6 anos
  • Dificuldade: Fácil

Melhores jogos de tabuleiro de estratégia

Colonizadores de Catan

Começamos a nossa lista com Colonizadores de Catan, um dos jogos de tabuleiro mais premiados de todos os tempos, que deu início à nova onda de board games modernos.

Com uma mecânica que envolve mais raciocínio e estratégia do que sorte, um dos grandes atrativos desse jogo de tabuleiro é que você tem que negociar com os outros jogadores para progredir. Vence em Colonizadores de Catan aquele que conseguir construir estradas, aldeias e cidades com matérias-primas como madeira, barro, minério e trigo.

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 4 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Dificuldade: Média

Azul

Azul é um jogo de tabuleiro com belas artes inspiradas nos azulejos portugueses da era Medieval. A ideia do jogo é posicionar as peças coloridas nos espaços vazios do tabuleiro para decorar o palácio do rei.

A pontuação de Azul considera os padrões e conjuntos completos que cada jogador monta com as pedras. Vence o jogador que tiver mais pontos no final.

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 4 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Médio

Pandemic

Um tabuleiro completo de Pandemic, onde os jogadores devem derrotar epidemias mortais que estão assolando o mundo (Fonte: Z-Man Games/Divulgação)
Um tabuleiro completo de Pandemic, onde os jogadores devem derrotar epidemias mortais que estão assolando o mundo (Fonte: Z-Man Games/Divulgação)

Apesar de ser um jogo lançado em 2008, Pandemic talvez seja o jogo de tabuleiro mais atual justamente pelo seu grande objetivo: derrotar uma pandemia que assola o mundo. No jogo, cada um assume o papel de um profissional especializado, o que os confere habilidades especiais.

A cientista, por exemplo, pode encontrar uma cura usando menos recursos que os outros jogadores. Já o especialista em logística consegue mover os peões de outros jogadores na sua vez, algo impossível para os outros. A cada rodada de Pandemic, mais locais são infectados, cabendo aos jogadores evitar que o local sucumba para a doença, ao mesmo tempo que tenta desenvolver uma cura.

Diferente da maioria dos jogos de tabuleiro mostrados aqui, Pandemic é um jogo totalmente cooperativo. Ou seja, você e seus amigos pensam e jogam juntos para tentar limpar as doenças que infestam o planeta.

Confira as principais ofertas de Pandemic aqui no Zoom!

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 4 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Alto

Melhores jogos de tabuleiro de guerra

WAR

Se o jogador é o tipo de pessoa bastante competitiva, um jogo de estratégia como War é o mais indicado. Nele, o tabuleiro é dividido com as seis regiões do planeta (África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) e o objetivo não é muito simples: fazer o possível e impossível para conquistar o maior número de territórios.

É importante ressaltar que as partidas nesse board game podem demorar horas e acabar com muitas amizades, mas ainda assim são pura adrenalina e diversão.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 3 a 6
  • Faixa etária: a partir de 10 anos
  • Dificuldade: Média

A Guerra dos Tronos

Se você é fã dos livros e da série Game of Thrones, não pode perder o jogo A Guerra dos Tronos! Aqui, você e seus amigos vão assumir o papel das grandes casas de Westeros após a morte do Rei Robert Baratheon.

Sua missão é causar dominar os territórios da série, usando de todos os meios ao seu dispor! A Guerra dos Tronos é um board game divertido e cheio de intrigas, que vai garantir a diversão por muitas horas!

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 3 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 14 anos
  • Dificuldade: Difícil

Melhores jogos de cartas

Dixit

Dixit é um jogo de cartas para três até seis pessoas em que os jogadores precisam montar uma história usando a imaginação.

Em cada partida de Dixit, um dos jogadores é o narrador, que vai ter seis cartas na mão com diferentes desenhos. A ideia é escolher uma dessas cartas e usar palavras, frases ou gestos para descrever a imagem.

Em seguida, os outros jogadores precisam selecionar outras cartas que combinam com a descrição dada pelo contador da história. Quem chegar mais perto da ideia original, vence.

Principais características desse jogo:

  • Número de jogadores: 3 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Fácil

UNO

O clássico UNO é um dos jogos de cartas mais famosos do mundo. Com mais de 50 anos desde sua criação, o game é um dos preferidos em festas em reuniões de amigos. A ideia é simples: basta combinar as cartas em cor ou número. Vence o jogador que ficar sem cartas na mão.

Principais características desse jogo:

  • Número de jogadores: 2 a 10 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 7 anos
  • Dificuldade: Fácil

Saboteur

Saboteur é um dos jogos de tabuleiro que parecem cooperativos, mas na verdade há muita competição envolvida (Fonte: Amigo Games/Divulgação)
Saboteur é um dos jogos de tabuleiro que parecem cooperativos, mas na verdade há muita competição envolvida (Fonte: Amigo Games/Divulgação)

No papel de anões mineradores, você e seus amigos devem minerar diferentes ouros e gemas de uma caverna. Para isso, deverão usar suas cartas em conjunto para cavar um caminho para coletar as preciosidades. Embora o esforço deva ser em conjunto e o lucro compartilhado, nem todos os anões estão de acordo com essa ideia.

Por isso, o objetivo desses sabotadores é atrapalhar toda a operação dos colegas, roubando-os o precioso mineral para ficar com tudo para si. Só que ninguém sabe quem está tentando sabotar a operação, cabendo aos jogadores descobrir quais dos seus colegas não têm boas intenções.

Tanto para atacar quanto para se defender, os jogadores usarão as cartas da mão para criar caminhos em direção às gemas, criar caminhos falsos ou provocar desmoronamentos. Não importam as suas táticas: quem tiver obtido mais ouro após três rodadas do jogo é considerado o anão vencedor!

Confira as ofertas de Saboteur aqui no Zoom e se divirta com esse jogo de cartas

Principais características desse jogo:

  • Número de jogadores: 3 a 10 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Fácil

The Resistance

Em The Resistance, todos devem cooperar, exceto um "espião", que deve atrapalhar o grupo (Fonte: Indie Cards & Boards/Divulgação)
Em The Resistance, todos devem cooperar, exceto um "espião", que deve atrapalhar o grupo (Fonte: Indie Cards & Boards/Divulgação)

Um governo autoritário comanda o país, mas um movimento de resistência se forma para combater seus desmandos. Para defender o seu poder, o governo instala infiltrados nesse grupo. O objetivo é claro: sabotar as operações da rebelião sem expor o seu disfarce.

É com esse tema que somos apresentados a The Resistance, um dos jogos de tabuleiro com cartas mais simples que existem. Jogado de maneira cooperativa, ele tem uma reviravolta: um ou mais aliados são traidores!

Para que a resistência ganhe, será necessário vencer cinco missões importantes. A cada rodada, um líder da mesa deve decidir quais membros da resistência o acompanharão na missão.

Caso o líder escolha um infiltrado, ele poderá fazer com que a missão fracasse, obrigando os jogadores a partir para a próxima. Perca o suficiente e a resistência fracassará em seu plano de libertação. Descubra quem é o traidor e a resistência passa a ter grandes chances de vitória.

Confira as ofertas de The Resistance aqui no Zoom

Principais características desse jogo:

  • Número de jogadores: 5 a 10 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 13 anos
  • Dificuldade: Médio

Leia também: