Zoom indica em Jogos de Tabuleiro

Os 11 Melhores Jogos de Tabuleiro em 2019

Criados há mais de 5 mil anos, os jogos de tabuleiro continuam em alta. Confira as melhores opções!

jogos de tabuleiro
por Cris Santos - Especialista em Bebê/Criança.

Por mais que os jogos de videogame estejam em alta entre o público jovem, os jogos de tabuleiro sempre terão espaço quando o assunto é diversão. Muitos deles, inclusive, se adaptaram à era dos tablets e smartphones para continuar garantindo horas e mais horas de puro entretenimento entre todas as idades.

Se você pensou em comprar um desses jogos para dar de presente para os pequenos ou quem sabe até mesmo para ter em casa e organizar noites de jogatina com os amigos, confira abaixo a nossa seleção com os melhores jogos de tabuleiro modernos e clássicos!

Os 4 melhores jogos de tabuleiro modernos

1. Os Colonizadores de Catan

Começamos a nossa lista com um dos jogos de tabuleiro mais premiados de todos os tempos, que deu início à nova onda de board games modernos. Com uma mecânica que envolve mais raciocínio e estratégia do que sorte, um dos grandes atrativos desse game é que você tem que negociar com os outros jogadores para progredir. Vence aquele que conseguir construir estradas, aldeias e cidades com matérias-primas como madeira, barro, minério e trigo.

Principais características desse jogo de tabuleiro:

Número de jogadores: 2 a 4 jogadores
Faixa etária: a partir de 12 anos
Dificuldade: Média

2. Zombicide

Sucesso de vendas, outro jogo que trouxe muitos novos jogadores para o hobby foi Zombicide! Aqui, você e o seu grupo de sobreviventes tem que se safar da ameaça das hordas de zumbis. O mais legal é que este é um jogo de tabuleiro cooperativo, ou seja, ao invés de enfrentar os outros jogadores, vocês têm que trabalhar em equipe para sobreviver. O game tem miniaturas caprichadas e uma arte fantástica! É uma ótima pedida para quem adora uma boa aventura!

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 1 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 13 anos
  • Dificuldade: Médio

3. Puerto Rico

Puerto Rico se passa no período colonial, e sua missão é administrar os recursos da sua fazenda na ilha Caribenha, produzindo diferentes tipos de cultura (milho, índigo, tabaco, açucar e café) para enviar recursos para a metrópole. Além de plantar, você ainda tem que construir prédios e negociar no mercado, jogando com estratégia para conseguir superar os outros jogadores.

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 5 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 14 anos
  • Dificuldade: Difícil

4. A Guerra dos Tronos

Se você é fã dos livros e da série Game of Thrones, não pode perder o jogo A Guerra dos Tronos! Aqui, você e seus amigos vão assumir o papel das grandes casas de Westeros após a morte do Rei Robert Baratheon. Sua missão é causar dominar os territórios da série, usando de todos os meios ao seu dispor! Um jogo divertido e cheio de intrigas, que vai garantir a diversão por muitas horas!

Principais características desse jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 3 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 14 anos
  • Dificuldade: Difícil

E os jogos de tabuleiro clássicos para crianças?

Se você está a procura de jogos clássicos de tabuleiro, aqui vai a lista de boardgames que fazem sucesso com a criançada até hoje!

1. Banco Imobiliário

O primeiro colocado da nossa lista não podia ser outro. Com mais de 30 milhões de unidades comercializadas, Banco Imobiliário é o jogo mais bem-sucedido na história do país. Aliás, por mais engraçado que pareça, o objetivo desse game é comprar e vender propriedades como casas, empresas e até bairros para ser o mais rico possível e, claro, vencer. Só é preciso tomar cuidado com a ganância para não perder tudo e parar na cadeia. Ah, esse jogo também possui outras versões como Banco Imobiliário App e Banco Imobiliário Kids, por exemplo.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 6
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Média

2. War

Se o jogador é o tipo de pessoa bastante competitiva, um jogo de estratégia como War é o mais indicado. Nele o tabuleiro é dividido com as seis regiões do planeta (África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania) e o objetivo não é muito simples: fazer o possível e impossível para conquistar o maior número de territórios. É importante ressaltar que as partidas podem demorar horas e acabar com muitas amizades, mas ainda assim são pura adrenalina e diversão.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 3 a 6
  • Faixa etária: a partir de 10 anos
  • Dificuldade: Média

3. Detetive

Com capacidade para até seis pessoas, esse jogo de raciocínio tem como objetivo desvendar quem cometeu um misterioso assassinato, inclusive com a possibilidade de ser o personagem do jogador. Ao todo são seis suspeitos, seis armas, nove locais para explorar no tabuleiro e mais de 300 possibilidades diferentes a cada partida. Há variações desse jogo, como o Detetives do Prédio Azul Estrela e Detetive Cartas, além de uma versão com aplicativo para celular em que é possível receber ligações, vídeos e dicas sobre quem é o criminoso.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 3 a 6
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Baixa

4. Jogo da Vida

O nome desse jogo de tabuleiro já diz bastante sobre o seu objetivo: estudar, arrumar um emprego, casar, ter filhos e várias outras situações cotidianas que são sinônimo de felicidade e sucesso. Contudo, assim como acontece na vida real, por questões de sorte ou decisões (certas ou erradas), algumas dessas metas podem não se concretizar e nem obedecer uma ordem cronológica. A diferença, no entanto, é que no Jogo da Vida tudo isso depende do tabuleiro e o jogador pode dar uma verdadeira reviravolta em sua vida em questão de poucas jogadas!

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 8
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Baixa

5. Imagem & Ação 2

Para quem é bom de mímica ou de desenho, Imagem & Ação é um prato cheio! Nesse jogo de tabuleiro de adivinhação, cada jogador deve tirar uma carta e interpretar as palavras descritas, dentro do limite de tempo. O time que estiver mais em sintonia e chegar até o final do tabuleiro, ganha! Esse jogo é garantia de muita diversão e boas risadas, em família ou com os amigos!

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2
  • Faixa etária: a partir de 8 anos
  • Dificuldade: Baixa

6. Perfil

Esse é um ótimo jogo para se divertir em família ou em grupos e mistura sorte com conhecimentos gerais, sendo preciso estar bastante antenado para vencer. A cada rodada um jogador tira uma carta com várias dicas sobre uma pessoa, uma coisa, um ano ou um lugar e deve compartilhar isso com os demais, até o momento que alguém dá o palpite certo sobre o perfil secreto da carta. Quanto menos dicas o jogador precisar, mais pontos vai ganhar. E relaxa, pois com as 390 cartelas a diversão segue por horas.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2 a 6 jogadores
  • Faixa etária: a partir de 12 anos
  • Dificuldade: Média

7. Cara a Cara

Para ser divertido, um jogo de tabuleiro não precisa ser complexo. Um exemplo disso é Cara a Cara, que está entre os mais buscados aqui no Zoom. Seu objetivo é descobrir quem é a cara misteriosa do adversário através de perguntas de raciocínio lógico e respostas como "Sim" ou "Não". Esse game é indicado para crianças a partir dos 6 anos e ajuda a desenvolver a percepção, observação e classificação, características muito importantes para o aprendizado escolar dos pequenos. O jogo conta com outras versões bem legais, como Cara a Cara Disney e Cara a Cara Liga da Justiça.

Principais características do jogo de tabuleiro:

  • Número de jogadores: 2
  • Faixa etária: a partir de 6 anos
  • Dificuldade: Baixa


Leia também: Produtos Star Wars: tudo para os fãs da saga!

 

Aproveite e confira as ofertas da Black Friday

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em jogos de tabuleiro