Zoom indica em Jogos para PC / Computador

Apex, Fortnite, PUBG: conheça os 5 maiores jogos Battle Royale para PC

Em dúvida por onde começar a jogar o gênero online que domina games como Fortnite, PUBG e Apex? Nós te ajudamos!

Jogos
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Battle royale é um gênero de jogo que mistura elementos de sobrevivência e exploração. Apesar de não ser novo (o nome vem de um livro japonês), o estilo alcançou seu auge com os games online PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), H1Z1, Fortnite e outros títulos.

Quer se aventurar no gênero, mas não sabe por onde começar? Nós do Zoom te ajudamos! Separamos uma lista com os cinco melhores jogos battle royale para PC.

5. Realm Royale reúne mecânicas de classe e fabricação de materiais

Realm Royale é um jogo gratuito em open-beta. Isso significa que todos podem jogá-lo, mas ele ainda não foi lançado em sua versão final e tem constantes atualizações e correções.

Desenvolvido pela Hi-Rez, o game está disponível para download no PS4, Xbox One e PC, com o benefício do cross-play entre os dois últimos. Ou seja, um jogador de computador, por exemplo, pode enfrentar alguém que esteja jogando no console da Microsoft – e vice-versa. É possível jogar em modo solo ou em equipe.

Realm Royale

O título reúne gráficos cartunescos com a mecânica de classe, normalmente presente em RPGs. Já o mapa é dividido em áreas climáticas que vão desde florestas tropicais até uma paisagem coberta de neve. Nele disputam 100 jogadores, seja em modo solo ou em equipe, à procura de forjas onde é possível fabricar armas mais poderosas ou poções.

Um fato curioso é que, em Realm Royale, quando a saúde chega a zero, em vez de ser eliminado da partida, o personagem se transforma em uma galinha. Caso consiga sobreviver nesta forma por 20 segundos, o jogador pode retornar.

4. Z1 Battle Royale é H1Z1 com uma roupagem nova no PC

Z1 Battle Royale, antes conhecido por H1Z1, é um jogo gratuito para PC. Após reclamações, a Daybreak Games passou para outra empresa (a NantG) a missão de gerenciar o game nos computadores. Para marcar a mudança, a versão para PCs foi renomeada para Z1 Battle Royale – mas o título para PS4 permanece H1Z1.

Z1 Battle Royale

Em Z1, 150 jogadores se enfrentam em um mapa de 100 Km2 em partidas que podem ser solo, em duplas ou em equipes de cinco pessoas. Os gráficos tendem ao realismo. Vale ressaltar que a NantG tem lançado diversos pacotes para corrigir erros como animações, mecânicas e ambientação.

É possível personalizar armas, óculos, camisas, calças, entre outros, entretanto, esses itens servem apenas como cosméticos, ou seja, eles não influenciam na jogabilidade.

3. PUBG já reuniu três milhões de jogadores simultâneos

PlayerUnknown’s Battlegrounds é o único game desta lista que é pago. O jogo foi originalmente desenvolvido para PC, mas depois recebeu versões para Xbox One e PS4, além de versões mobile para iOS e Android. Só há cross-play entre os smartphones.

PUBG

PUBG tem gráficos realistas, personagens customizados e partidas que reúnem 100 jogadores em modo solo ou em equipe. A maior diferença deste para os outros títulos listados é a diversidade de mapas. Com quatro diferentes áreas que variam não só de tamanho, como também de vegetação e clima, cada localidade exige do jogador uma estratégia diferenciada – em locais abertos, por exemplo, é mais seguro manter-se em um edifício e evitar sair sem proteção.

PUBG foi um marco no estilo battle royale, chegando a bater 3,2 milhões de acessos simultâneos na Steam, mantendo um recorde até hoje nunca alcançado na plataforma – para ter uma ideia, o segundo game mais acessado é Dota 2, com 1,2 milhão.

2. Apex Legends simula uma verdadeira competição

Lançado em fevereiro de 2019, Apex Legends é um jogo gratuito da EA para PC, PS4 e Xbox One que vem ganhando notoriedade entre os fãs do gênero. O sucesso é tanto que, após um mês do lançamento, o título já conta com 50 milhões de jogadores em todo o mundo.

A princípio, são disponibilizados seis personagens com características e habilidades singulares. Ao contrário de outros itens desta lista, aqui, o jogador é forçado a participar de uma equipe de três pessoas, o que leva a crer que o título priorize o trabalho em equipe.

Apex Legends

Assim como em Realm Royale, em Apex a morte não é definitiva. É possível reviver os colegas de equipe ou pegar suas tags e ir a um tipo de máquina que pode revivê-los. O jogo tem gráficos cartunescos, mas que não chegam ao nível de Fortnite. É possível dizer que ele fique na divisão entre o realismo e o cartoon.

Curiosamente, Apex é ambientado para parecer uma competição, desde as falas dos personagens até uma voz que anuncia o “líder de eliminações” e a “equipe campeã”.

1. Fortnite Battle Royale traz cross-play entre PC, PS4 e Xbox One

Fortnite ganhou relevância após o lançamento do modo Battle Royale e, desde então, vem desbancando PUBG. O game é gratuito e está disponível para download no PS4, Xbox One e PC com cross-play entre todas as plataformas, além de versões para Switch e smartphones.

Fortnite

O jogo da Epic Games tem gráficos cartunescos e mecânica que prioriza a construção de edifícios e estruturas. São 100 jogadores que participam de partidas solo, em dupla, esquadrões ou em modos que ficam disponíveis por tempo limitado, como, por exemplo, a modalidade 50x50. Vez ou outra, também, são liberados eventos temáticos, como foi o caso da aparição do personagem Thanos, da Marvel, em Fortnite na época do lançamento de Vingadores: Guerra Infinita. 

Há também o “Passe de Batalha”, comprado com dinheiro real, mas que dá direito apenas a visuais, danças e outros itens cosméticos, sem interferir na jogabilidade.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em jogos para pc / computador