Regras do Uno: aprenda no tutorial como jogar Uno

Ensinamos a jogadores todas as regras do Uno, além de suas variações e alguns erros comuns

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Uno é um dos jogos de cartas mais populares desde seu lançamento 50 anos atrás pela Mattel, mas até hoje muitos jogadores têm dúvidas sobre como jogar Uno. Isso se deve, talvez, ao fato de que as regras do Uno são muito versáteis e podem ser alteradas ao gosto do jogador. Explicaremos aqui como jogar Uno, algumas das regras básicas e sobre suas muitas variações.

Aprenda as regras do Uno e como jogar com seus amigos nos diferentes modos do jogo (Reprodução: Amazon)
Aprenda as regras do Uno e como jogar com seus amigos nos diferentes modos do jogo (Reprodução: Amazon)

Os participantes têm como jogar Uno com o baralho clássico vendido em várias lojas, baralhos especiais com cartas diferentes, online através do app gratuito no Google Play e App Store e há até formas de jogar Uno no aplicativo de mensagens Telegram através de figurinhas com o Uno Bot.

Para fãs de jogos em família, já falamos também sobre vários jogos de tabuleiro, xadrez e jogos de cartas como Poker. Jogadores de xadrez mais avançados também podem aprender diferentes tipos de jogadas por aqui ou pesquisar pelos melhores tabuleiros para jogar.

Regras do Uno: participantes e cartas

Uno pode ser jogado com dois a 10 participantes, porém as partidas mais tradicionais contam com quatro. Poucas pessoas sabem, mas existem regras que permitem mecânicas diferentes, como jogar Uno em duplas. Estes jogadores se sentam em um círculo e recebem sete cartas cada um, número que pode variar de acordo com o gosto do anfitrião e dos participantes.

As regras do Uno determinam que jogadores saquem cartas para ver quem vai começar e isso pode mudar a dinâmica do jogo já no começo (Reprodução: Backyard Games)
As regras do Uno determinam que jogadores saquem cartas para ver quem vai começar e isso pode mudar a dinâmica do jogo já no começo (Reprodução: Backyard Games)

Para definir quem vai primeiro, todos os participantes sacam uma carta da pilha e, o que tiver o maior número, começa. Caso a carta sacada seja um coringa +4, o jogador deve devolvê-la para a pilha, e se dois competidores tirarem o mesmo valor mais alto, devem devolver as cartas e sacar de novo. Existem regras extras descritas abaixo para o caso de sacar outras cartas especiais.

Se no começo do jogo o usuário sacar a carta +2, ele precisa sacar duas cartas da pilha. Se um jogador sacar uma carta de inversão, o jogo começa no sentido anti-horário pelo participante à direita de quem distribuiu as cartas. Se alguém sacar uma carta de pulo, o primeiro competidor à esquerda de quem distribuiu as cartas será pulado. Se uma carta coringa comum, sem +4, aparecer, esse mesmo jogador à esquerda pode escolher a cor ao jogar a primeira carta.

Regras do Uno: objetivo e vitória

A primeira carta do baralho é virada na mesa e, a partir de então, cada jogador deve descartar uma de suas cartas em seu turno. As cartas a serem descartadas precisam combinar com a carta na mesa em número ou cor. Se houver uma carta 5 na mesa, outras cartas 5 podem ser descartadas de qualquer cor. Se a carta for vermelha, outras cartas vermelhas podem ser descartadas de qualquer número.

O objetivo em Uno é descartar todas as cartas em sua mão, porém a forma de vitória a longo prazo muda de acordo com a pontuação e escolha dos jogadores (Reprodução: TFIPost)
O objetivo em Uno é descartar todas as cartas em sua mão, porém a forma de vitória a longo prazo muda de acordo com a pontuação e escolha dos jogadores (Reprodução: TFIPost)

No caso de o jogador não possuir uma carta que combine com a carta no centro da mesa, é preciso sacar uma nova da pilha. Se a nova carta comprada combinar com a do centro da mesa, ela pode ser descartada imediatamente; caso contrário, o usuário guarda essa nova carta e a rodada passa para o próximo competidor. Vence o primeiro participante que conseguir descartar todas as suas cartas.

Regras do Uno: tipos de cartas

O que torna Uno um jogo tão divertido é que há diversos tipos de cartas. As numeradas tradicionais podem ser descartadas normalmente. Dê preferência a descartar as cartas especiais e de valores maiores primeiro por causa da pontuação. Confira o que cada carta faz.

Há diversos tipos e cartas em Uno e suas diferentes formas de serem usadas são o que tornam o jogo tão divertido (Reprodução: PakWheels)
Há diversos tipos e cartas em Uno e suas diferentes formas de serem usadas são o que tornam o jogo tão divertido (Reprodução: PakWheels)
  • Carta +2 - Quando esta carta é jogada na mesa, o próximo jogador deve comprar duas cartas
  • Carta Inverter - Representada por duas setas, se esta carta for posta na mesa, o sentido horário será invertido
  • Carta Pular - Com a imagem de um sinal de proibido, esta carta permite que o próximo jogador tenha seu turno pulado
  • Carta Coringa - Uma carta preta com um círculo contendo 4 cores. Ao jogar esta carta o jogador determina qual cor o próximo usuário terá que jogar
  • Carta Coringa +4 - Semelhante à Coringa em visual, esta carta permite determinar a próxima cor a ser jogada e força o próximo jogador a sacar 4 cartas. No entanto, ela só pode ser jogada se o usuário não tiver outras cartas adequadas para descartar, sujeito a um desafio que falaremos abaixo.
  • Carta em branco - Tratam-se de cartas reserva para substituir qualquer carta perdida, porém jogadores podem usá-las para criar suas próprias regras.

Regras do Uno: declarar Uno e desafiar

Antes de jogar sua penúltima carta, o jogador deve dizer "Uno" para sinalizar que só tem mais uma carta em mãos. Uma boa jogada é manter uma carta coringa especialmente como essa carta final, assim sua vitória não dependerá das ações dos outros participantes. Se um competidor for pego com apenas uma carta em mãos, sem ter declarado "Uno", ele será obrigado a sacar quatro cartas.

Se o próprio jogador perceber seu erro e disser "Uno", ele não precisa sacar as quatro cartas. Há uma janela de acusação que dura um turno. Se o jogador A esquecer de dizer "Uno", mas em seguida o jogador B jogar normalmente até terminar seu turno, quando chegar a vez do jogador C ele já não poderá mais acusar o jogador A.

Se o jogador for pego com apenas uma carta na mão sem ter anunciado "Uno" antes, ele deve comprar quatro cartas, segundo as regras do Uno (Reprodução: Worten)
Se o jogador for pego com apenas uma carta na mão sem ter anunciado "Uno" antes, ele deve comprar quatro cartas, segundo as regras do Uno (Reprodução: Worten)

Ao jogar uma carta Coringa +4, que só pode ser jogada quando o participante não tiver outras cartas descartáveis de acordo com a mesa, o competidor que terá que sacar as quatro cartas pode desafiar aquele que a jogou. Neste caso, o participante que jogou a carta coringa +4 deve mostrar sua mão para o outro competidor.

Se na mão houvesse outra carta que pudesse ter sido descartada, o usuário que jogou a carta coringa +4 saca quatro cartas como punição. No entanto, se realmente não houvesse outra carta na mão do jogador e ele a tenha utilizado de acordo com as regras, o usuário que o desafiou saca as 4 cartas e mais 2 como punição.

Regras do Uno: pontuação e empilhar

Há diversas formas de contabilizar as vitórias em Uno. Muitos jogadores apenas contam quem conseguiu mais vezes ser o primeiro a descartar todas as cartas. Porém, existe também um sistema de pontuação. Os pontos podem ser usados como sinal de vitória para o jogador que vence a partida ou sinal de derrota para os que perderam. Veja os exemplos.

Ao final da partida os jogadores podem contar a pontuação de duas maneiras segundo as regras do Uno ou utilizarem seu próprio método (Reprodução: Bar Games 101)
Ao final da partida os jogadores podem contar a pontuação de duas maneiras segundo as regras do Uno ou utilizarem seu próprio método (Reprodução: Bar Games 101)

Em um dos métodos, quando o jogador termina de descartar suas cartas e vence a rodada, as cartas de todos os outros participantes são convertidas em pontos para esse jogador. Nesse caso, vence o primeiro a alcançar 500 pontos. Há outro método, porém, no qual ao descartar todas as cartas, todos os outros competidores que ainda têm cartas as contam como deméritos e, ao final de várias partidas, vence aquele que tiver acumulado menos pontos. Veja o valor de pontuação de cada carta.

  • Cartas numeradas - valor da carta (ex: 7 = 7 pontos)
  • Carta +2 - 20 pontos
  • Carta Inverter - 20 pontos
  • Carta Pular - 20 pontos
  • Carta Coringa - 50 pontos
  • Carta Coringa +4 - 50 pontos

Empilhar cartas é algo muito comum em partidas casuais de Uno, mas que não faz parte das regras tradicionais. Muitos jogadores acreditam que se acumularem cartas +2 ou +4 em mãos podem jogá-las todas de uma vez contra outro usuário. A Mattel já comentou que empilhar cartas é proibido, mas jogadores podem usar essa regra se assim preferirem e combinarem previamente com os participantes.