Como lavar roupa? Um guia rápido para iniciantes

Saiba como separar os tecidos e escolher o programa certo na sua máquina de lavar

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos mais úteis que você pode ter em casa. Justamente por isso, é um dos que têm prioridade na lista de compras de uma casa nova. Dependendo da máquina, lavar roupa pode ser uma tarefa um pouquinho mais complicada por causa da grande quantidade de funcionalidades que alguns modelos têm.

Mas, se você está começando a usar esse eletro agora, pode ficar tranquilo: o passo a passo básico pode ser aplicado a todas as versões. Por isso, hoje o Zoom vai te ajudar: dá uma olhada nas dicas do que você precisa saber para usar sua lavadora de roupas em casa da maneira correta!

Quer saber como escolher a melhor máquina de lavar roupas para o seu dia a dia? Dá uma olhada no nosso guia de compras!

Passo 1: Separe as peças antes de colocar na máquina de lavar roupa

Montar grupos de roupas por cores e tipos de tecido é essencial para garantir a eficiência da lavagem e evitar manchas

A primeira coisa a fazer antes de começar a lavar roupas é seguir a lógica. Para evitar manchas e o desgaste dos tecidos, você vai precisar separar as peças sujas por cores, tipos e categorias. Assim vai ser mais fácil de especificar o tipo de lavagem, a quantidade de sabão e amaciante e o tempo do ciclo ideal para cada grupo.

  • Separação 1: roupas com tecidos delicados, que pedem programas de lavagem mais leves. Entram nessa categoria as roupas íntimas, roupas de bebê e peças de tecidos finos ou algodão puro.
  • Separação 2: divida as roupas brancas e claras (peças em tons pastel claros e creme também entram aqui) das coloridas e com estampas mais fortes.
  • Separação 3: organize levas de lavagem com peças maiores e mais pesadas da mesma categoria. Ou seja: uma para jeans, outra para toalhas de rosto e banho, uma só para roupas de cama, toalhas de mesa, panos de prato e assim por diante.

Se você busca uma máquina de lavar com bom custo-benefício, confira nosso ranking com as melhores lavadora baratas.

Passo 2: Escolha o programa de lavagem da máquina de lavar roupa

Entre as opções da sua máquina, defina qual é a melhor para as peças que você vai lavar no momento

Todo esse trabalho de separar as roupas vai facilitar na hora de escolher o programa de lavagem ideal para cada tipo de tecido ou peça. Normalmente, cada um deles já tem um tempo de molho, agitação e centrifugação definidos, de acordo com a indicação de uso. É importante escolher o tipo de ciclo adequado para a máquina lavar roupa do jeito certo e não danificar nenhum tecido. Confira os ciclos mais comuns:

  • Programa Delicado ou Suave: peças mais sensíveis, como roupas íntimas, roupas de bebê, tecidos finos e de algodão.
  • Programa Rápido: roupas do dia a dia que não estão muito sujas, como as roupas que você usou um dia só para trabalhar, por exemplo.
  • Programa Normal ou Dia a Dia: roupas brancas ou claras (em algumas máquinas de lavar, pode existir um ciclo específico para roupas brancas).
  • Programa Coloridas: para roupas coloridas (se sua lavadora de roupas não tiver essa opção, use o programa Normal, mas em uma leva separada das roupas brancas).
  • Programas com maior tempo de molho ou agitação extra: roupas com sujeira pesada, jeans, toalhas e roupas de cama

Dependendo do modelo da sua lavadora de roupas, você vai encontrar uma quantidade maior ou menor de programas disponíveis. Verifique o manual para descobrir quais as indicações de cada um deles.

Separar as roupas por cores e tipos de tecido é o primeiro passo para aprender como lavar roupa (Foto: Shutterstock)
Separar as roupas por cores e tipos de tecido é o primeiro passo para aprender como lavar roupa (Foto: Shutterstock)

Como escolher lavar roupas com água fria ou quente

Nesse momento, preste atenção às especificações dos tecidos

Se a sua lavadora de roupas também funciona com água quente, outro passo importante é escolher a temperatura da lavagem. A água quente é indiciada para a limpeza de peças que pedem um reforço maior na eliminação de bactérias e micro-organismos, como uniformes de profissionais da área de saúde, peças íntimas, roupas de cama etc. Ainda assim, nem todos os tipos de tecidos podem ser lavados dessa maneira:

  • Quando usar água fria ou morna: a água mais fria evita que as cores desbotem. Deve ser usada em roupas coloridas ou escuras, peças de algodão, tecidos delicados, peças que podem encolher com água quente (lã e outros tecidos naturais) e jeans.
  • Quando usar a água quente: em roupas claras e tecidos resistentes, que não encolhem.

Está em dúvida se vale a pena comprar uma lavadora de roupas com água quente? A gente te ajuda a encontrar a resposta.

Outras dicas importantes sobre como lavar roupas

Antes de usar a máquina de lavar roupa, fique atento a outros pequenos detalhes que podem ajudar ou atrapalhar o processo

  • Sempre confira a etiqueta das roupas para saber se ela pode ser lavada na máquina, qual temperatura de água ideal, quais produtos devem ser utilizados e outras indicações sobre a melhor maneira de preservar a peça;
  • Respeite a carga máxima de cada lavadora de roupas;
  • Junte uma quantidade maior de peças para lavar de uma só vez, para economizar água e energia elétrica;
  • Escolha os níveis de água de acordo com a carga de roupa para lavar;
  • Dilua produtos como sabão e amaciante antes do contato com os tecidos, para evitar manchas (alguns modelos de lavadoras fazem diluição automática no dispenser);
  • Lembre de procurar por objetos perdidos em bolsos e fechar botões e zíperes.

Limpar a máquina de lavar também é mais simples do que parece: dá uma olhada nas nossas dicas!

Como lavar roupa na mão

Algumas peças mais delicadas têm durabilidade maior se forem lavadas à mão

Em vez de colocá-las na máquina, lavar roupa delicada na mão pode ser a melhor opção, principalmente no caso de tecidos muito delicados ou com detalhes como rendas e bordados. Isso ajuda a preservar esse tipo de peça, já que o atrito entre as peças nos momentos de agitação e centrifugação pode estragar a fibra do tecido. Mas essa forma de lavagem também pode ser bem simples:

  • Passo 1: coloque a peça de molho em um balde com água e sabão neutro ou suave - levando em consideração a separação por cores, no caso de ter mais de uma peça.
  • Passo 2: retire a peça do balde e esfregue suavemente com a mão, reforçando nas partes que tenham uma eventual mancha e em áreas com acúmulo de suor, como nas axilas.
  • Passo 3: enxágue a roupa em água limpa e corrente até retirar todo o sabão.

Se, ainda assim você preferir lavar essas peças na máquina, vale a pena usar saquinhos de proteção para roupas para que elas fiquem separadas das outras e o atrito seja amenizado.

Leia Mais: