Homem colocando roupas coloridas para lavar na máquina

Como lavar roupa: o guia completo para iniciantes

Confira as nossas dicas de como lavar roupa e nunca mais manche suas peças

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você não sabe como lavar roupa na mão e nem quer realizar este tipo de esforço, a máquina de lavar é o eletrodoméstico mais útil que você pode ter em casa. Cada vez mais tecnológicas e cheias de funções, à primeira vista o aparelho pode assustar, mas com um pouco de prática e algumas dicas de como lavar roupa na máquina, ela pode ser a melhor aliada para que nenhuma roupa fique danificada.

Para ajudar os iniciantes nesta tarefa doméstica importantíssima, preparamos um guia completo de como lavar roupa na máquina de lavar, no tanquinho e até mesmo na mão. Neste guia, você vai aprender como lavar roupas brancas sem manchar e, também, a higienizar as roupinhas de bebê, que são mais delicadas. De quebra, daremos algumas dicas de máquinas de lavar que facilitam esse processo e simplificam a sua rotina. A seguir, descubra de uma vez por todas como lavar roupa corretamente.

Você sabe como escolher a capacidade ideal para a sua próxima lavadora? Vem com a gente descobrir qual a capacidade indicada para a sua máquina de lavar.

Mulher pegando roupas coloridas de cesto de roupa suja e colocando dentro da máquina de lavar
Confira as dicas de como lavar roupa na máquina, na mão ou no tanquinho (Foto: Shutterstock)

Como lavar roupa na máquina

Apesar dos inúmeros botões, ciclos e funções, aprender como lavar roupa na máquina é mais fácil do que parece. Confira abaixo as principais etapas e cuidados necessários para acertar na lavagem das roupas.

Separação das peças

Antes de colocar a mão na massa, agrupar peças com características semelhantes é uma tarefa essencial para garantir a eficiência da lavagem, evitar manchas e desgaste dos tecidos. O segredo é seguir a lógica e separar as roupas em grandes grupos, como: por cor, tipo de tecido e categoria. Assim fica mais fácil especificar o tipo de lavagem, a quantidade de sabão e amaciante e o tempo do ciclo ideal para cada grupo. Veja abaixo como separar suas peças de forma prática:

  • Agrupe as roupas com tecidos delicados, que pedem programas de lavagem mais leves. Entram nessa categoria as roupas íntimas, roupas de bebê e peças de tecidos finos ou algodão puro.
  • Divida as roupas brancas e claras (peças em tons pastel claros e creme também entram aqui) das coloridas e com estampas mais fortes.
  • Organize levas de lavagem com peças maiores e mais pesadas da mesma categoria. Ou seja: uma para jeans, outra para toalhas de rosto e banho, uma só para roupas de cama, toalhas de mesa, panos de prato e assim por diante.

Se você busca uma máquina de lavar com bom custo-benefício, confira nosso ranking com as melhores lavadoras baratas.

Mulher colocando roupas para lavar na máquina top load
Separar as peças por tecido e por cor é importante na hora de lavar roupa (Foto: Shutterstock)

Enchendo os dispensers

Depois de separar as roupas, é hora de encher os dispensers de sabão e amaciante. Este compartimento é responsável por liberar os produtos no momento certo durante os ciclos de lavagem e deixar suas roupas cheirosas e bem limpas.

Cada máquina de lavar possui uma capacidade de armazenamento nos dispensers, mas de modo geral, se sua máquina tem abertura frontal, o recomendado é usar 1/3 da quantidade informada pelo fabricante de sabão e não exagerar no amaciante, para não deixar manchas de resíduos nas roupas.

O sabão líquido também é um grande aliado de quem está aprendendo como lavar roupa na máquina, pois ele dissolve com muito mais facilidade que o sabão em pó, não deixa resíduos no dispenser e nem nas roupas.

Sabia que suas roupas vêm com manual? Confira as dicas para interpretar os símbolos das etiquetas.

Programas da máquina de lavar

Todo o trabalho de separar as roupas facilita bastante na hora de escolher o ciclo de lavagem ideal para cada tipo de tecido ou peça. Normalmente, os ciclos são programados com um tempo de molho, agitação e centrifugação pré-definidos pela fabricante, então não tem como errar! Basta escolher o ciclo ideal para o grupo de roupas que deseja lavar. Confira abaixo os ciclos mais comuns:

  • Programa Delicado ou Suave: peças mais sensíveis, como roupas íntimas, roupas de bebê, tecidos finos e de algodão.
  • Programa Rápido: roupas do dia a dia que não estão muito sujas, como as roupas que você usou um dia só para trabalhar, por exemplo.
  • Programa Normal ou Dia a Dia: roupas brancas ou claras (em algumas máquinas de lavar, pode existir um ciclo específico para roupas brancas).
  • Programa Coloridas: para roupas coloridas (se sua lavadora de roupas não tiver essa opção, use o programa Normal, mas em uma leva separada das roupas brancas).
  • Programas com maior tempo de molho ou agitação extra: roupas com sujeira pesada, jeans, toalhas e roupas de cama.

Dependendo do modelo da sua lavadora de roupas, você vai encontrar uma quantidade maior ou menor de programas disponíveis. Verifique o manual para descobrir quais as indicações de cada um deles.

Roupas coloridas no interior de máquina de lavar, com água caindo para encher o cesto
Depois de separar as roupas, é importante escolher o programa de lavagem certo (Foto: Shutterstock)

Água fria ou água quente?

Se a sua lavadora de roupas também funciona com água quente, outro passo importante é escolher a temperatura adequada para o tecido que deseja lavar. De modo geral, a água quente é indicada para a limpeza de peças que pedem um reforço maior na eliminação de bactérias e micro-organismos, como uniformes de profissionais da área de saúde, peças íntimas, roupas de cama etc.

Apesar desta regra geral, muitos tecidos não podem ser lavados na água quente. Por isso é de extrema importância olhar as instruções da etiqueta e observar os pontos a seguir para entender quando usar cada temperatura de água:

  • Quando usar água fria ou morna: a água mais fria evita que as cores desbotem. Deve ser usada em roupas coloridas ou escuras, peças de algodão, tecidos delicados, peças que podem encolher com água quente (lã e outros tecidos naturais) e jeans.
  • Quando usar a água quente: em roupas claras e tecidos resistentes, que não encolham.

Está em dúvida se vale a pena comprar uma lavadora de roupas com água quente? A gente te ajuda a encontrar a resposta.

Outras dicas importantes

Viu como lavar roupa na máquina é fácil? Apesar de existirem diversos modelos de lavadora, as etapas descritas acima geralmente permanecem as mesmas. O processo costuma ser bem intuitivo, mas são as dicas que fazem a diferença. Por isso, listamos mais alguns pequenos detalhes que podem ajudar nesta jornada:

  • Sempre confira a etiqueta das roupas para saber se ela pode ser lavada na máquina, qual a temperatura de água ideal, quais produtos devem ser utilizados e outras indicações sobre a melhor maneira de preservar a peça;
  • Respeite a carga máxima de cada lavadora de roupas;
  • Junte uma quantidade maior de peças para lavar de uma só vez. Essa atitude economiza água e energia elétrica;
  • Escolha os níveis de água de acordo com a carga de roupa para lavar;
  • Dilua produtos como sabão e amaciante antes do contato com os tecidos, para evitar manchas (alguns modelos de lavadoras fazem diluição automática no dispenser);
  • Lembre-se de procurar por objetos perdidos em bolsos e fechar botões e zíperes antes de colocar as roupas na máquina.

Limpar a máquina de lavar também é mais simples do que parece: dá uma olhada nas nossas dicas para manter sua lavadora limpinha!

Como lavar roupa na mão

Mulher lavando roupa colorida à mão em uma bacia
A gente conta como lavar roupa na mão para evitar danos às peças delicadas (Foto: Shutterstock)

Se você pensa que aprender como lavar roupa na mão é uma tarefa obsoleta, não poderia estar mais enganado. Mesmo com a alta tecnologia das lavadoras atuais, o atrito entre as roupas nos momentos de agitação e centrifugação pode estragar a fibra de alguns tecidos.

Por este motivo, a fim de fazer com que algumas peças mais delicadas como rendas, pedrarias e bordados durem mais, o ideal é lavá-las à mão. Veja, a seguir, como o processo é simples:

  • Coloque a peça de molho em um balde com água e sabão neutro ou suave - levando em consideração a separação por cores, no caso de ter mais de uma peça.
  • Retire a peça do balde e esfregue suavemente com as mãos, reforçando nas partes que tenham uma eventual mancha e em áreas com acúmulo de suor, como nas axilas.
  • Enxágue a roupa em água limpa e corrente até retirar todo o sabão.

Se, ainda assim você preferir lavar esse tipo de peça na máquina, vale a pena usar um saquinho de proteção para separá-la das outras roupas e amenizar o atrito.

Precisando de mais praticidade na hora de lavar roupas? Confira os melhores modelos de lava e seca para comprar!

Como lavar roupa no tanquinho

Por ser mais barato que uma máquina de lavar automática e menos cansativo que lavar roupas à mão, o tanquinho é uma ótima alternativa para quem mora sozinho e está precisando economizar. As lavadoras semiautomáticas são muito eficientes quando o assunto é deixar as roupas limpinhas, a única diferença é que não contam com tecnologias como ciclos pré-programados, centrifugação e troca de água automática, então você precisará ter um pouco mais de participação no processo de lavagem. Ficou curioso? Veja a abaixo como lavar roupa no tanquinho:

  • Assim como nas máquinas automáticas, o primeiro passo é separar as roupas por cor, categoria e tecido a fim de evitar danos;
  • Em seguida, caso as roupas estejam muito sujas com resíduos como terra e cimento, faça uma pré-lavagem. Basta esfregar um pouco com água e sabão antes de colocar no tanquinho;
  • Encha o aparelho com água até a marcação indicada e não ultrapasse, para que o reservatório não transborde;
  • Coloque nas peças que deseja lavar e acrescente sabão em pó diluído ou sabão líquido (a maioria dos tanquinhos não possuem dispensers automáticos, por isso é importante diluir o sabão);
  • Escolha o modo de funcionamento (intenso, normal ou delicado, dependendo das peças) e deixe o tanquinho trabalhar. Para adicionar o amaciante, esvazie totalmente o aparelho, encha novamente com água limpa e recomece o processo;
  • Por fim, troque a água mais uma vez e ligue para enxaguar as peças. Depois basta torcer cada peça para retirar o excesso de água e pendurar no varal.

Precisando economizar? Conheça os melhores modelos de tanquinhos para a sua casa.

Como lavar roupa branca: cuidados para evitar manchas

máquina de lavar front load branca com cesto de roupas e plantas ao lado
Para lavar roupa sem provocar manchas, é importante lavar as peças brancas separadamente (Foto: Shutterstock)

Lavar roupas brancas requer muito mais cuidados que apenas separá-las das peças coloridas. Por serem mais claras, essas peças mancham, encardem e ficam amareladas com muito mais facilidade que as demais roupas. Por isso, é sempre bom tomar alguns cuidados específicos na hora de lavar. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como lavar roupa branca na máquina e ou na mão a seguir:

  • Antes de qualquer coisa, separe as roupas claras das coloridas! Esta é uma dica que vale a pena reforçar pois é o ponto onde muitos erram.
  • Seja para usar na máquina ou na lavagem a mão, prefira usar um sabão neutro - líquido ou em barra, como o sabão de coco;
  • Deixe as roupas amareladas ou manchadas de molho na água morna por pelo menos três horas com um produto alvejante antes de colocá-las na máquina de lavar. Isto irá amolecer e desentranhar os resíduos do tecido;
  • Evite o cloro! Apesar de ser um ótimo alvejante, o cloro é um produto químico muito forte e que corrói as fibras das roupas com o tempo;
  • Depois, selecione o programa de lavagem mais adequado. Você pode optar por um ciclo com tempo de molho mais longo ou agitação extra.

Como lavar roupa de bebê: dicas para peças delicadas

Saber como lavar roupa de recém-nascido é uma tarefa super importante, pois além de serem peças mais delicadas, a pele do bebê é mais propensa a alergias e assaduras. Isso faz com que as roupinhas dos pequenos precisem de um cuidado todo especial na hora da lavagem. Seja à mão, na máquina ou no tanquinho, aprender como lavar roupa de bebê é essencial. Veja algumas dicas a seguir:

  • Procure lavar as roupas de bebê à parte das roupas dos outros membros da família, para evitar contato com suor, bactérias e sujeiras que vêm da rua;
  • Use sabão neutro ou de coco para realizar a lavagem, e priorize sempre produtos que não contém cheiro e nem substâncias que possam causar alergia;
  • Higienize o balde ou máquina de lavar antes de colocar as roupinhas dos pequenos. É importante remover qualquer resíduo de produtos de limpeza, para que não danifique as roupinhas;
  • Para lavar roupa de recém-nascido na lavadora automática, use o ciclo mais delicado a fim de não danificar as peças e enxágue até retirar todo o sabão;
  • Se for lavar roupa de bebê na mão, esfregue de forma delicada fazendo movimentos circulares e deixe as roupinhas de molho por aproximadamente 15 minutos. Depois, é só enxaguar bem.

Precisando trocar de lavadora? Conheça as melhores máquinas de lavar da atualidade.

Boas máquinas de lavar em 2022

Agora que você já sabe como como lavar roupa na mão, no tanquinho e também na máquina de lavar, que tal investir no aparelho que melhor se adequa ao seu dia a dia? Separamos os melhores modelos de cada categoria, assim você pode decidir qual o melhor para sua casa.

Conheça mais sobre as máquinas de lavar top load e front load e descubra qual é o melhor tipo de abertura para você.