Máquina de lavar com água quente vale a pena?

Conheça quais são as vantagens de ter uma máquina de lavar roupa com água quente e se ela é adequada ao seu dia a dia

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Você está pensando em comprar uma máquina de lavar mas ainda não conhece todas as características que cada modelo oferece. Realmente são muitos detalhes a se observar para poder fazer uma escolha certa. Entre eles, considerar se vale a pena comprar uma máquina de lavar com água quente.

Muitas pessoas ainda acham que água quente é um recurso supérfluo no eletrodoméstico, que em nada ajuda na lavagem das roupas e pode até encarecer a conta de luz. Mas já está comprovado que a roupa sai mais limpa com uma lavagem em alta temperatura. Dê um Zoom e vela algumas vantagens de uma máquina de lavar com água quente e decida se é o tipo adequado para você.

Veja uma lista com 8 modelos de lava e seca para comprar em 2021

Como funciona a máquina de lavar com água quente?

Uma máquina de lavar com água quente tem uma resistência elétrica instalada dentro do tanque que transforma energia elétrica em calor e o transfere para a água, que fica aquecida. Durante o processo de lavagem, o aquecimento ocorre de forma gradual, assim, é possível aproveitar toda a performance da função. Isso porque algumas manchas até saem facilmente em temperatura ambiente, porém outras só com água quente.

A temperatura geralmente tem um limite de 55 graus, mas há modelos que vão além, como a Lava e Seca Electrolux 11kg Perfect Care LSP11, que alcança 60 graus. Ela conta também com a função Vapour Care, que reduz até 30 por cento das rugas e elimina germes e alergênicos. Um detalhe técnico importante de se observar em qualquer equipamento: de acordo com a voltagem, o equipamento atingem diferentes temperaturas máximas de água (no caso da lava e seca Eletrolux, 127V - 60°C, 220V - 90°C).

Ficha técnica da Lava e Seca Electrolux Perfect Care LSP11:

  • Capacidade de lavagem: 11kg
  • Capacidade de secagem: 7kg
  • Velocidade de centrifugação: 1.200 rpm
  • Programas de lavagem: 15
  • Dimensões(AxLxP): 85 x 60 x 65,9 cm
  • Voltagem: 127 ou 220 V

Melhor limpeza e remoção eficiente de manchas

Uma máquina de lavar com água quente oferece melhor limpeza das roupas e tem maior capacidade de matar germes e bactérias. Além disso, dissolve mais fácil o sabão, mata ácaros e ajuda a remover com maior eficiência a sujeira acumulada. Isso sem falar da retirada das manchas de forma mais eficiente em relação à água fria - o que já foi, inclusive, comprovado por empresas e sites especializados.

Segundo a Proteste, por exemplo, essa função pode valer muito a pena em algumas máquinas de lavar, principalmente as que oferecem maior temperatura da água, o que melhora o potencial de limpeza. A empresa testou vários modelos colocando 5 kg de roupas secas e selecionando o programa com aquecimento a 40 graus ou temperatura mais próxima. Todos os resultados foram muito bons, em especial da marca Samsung.

Um dos melhores modelos de máquina de lavar com água quente da Samsung, aliás, é a Eco Bubble AddWash de 15kg, que traz abertura frontal, com lavagem por tombamento, que é mais eficiente e menos agressiva aos tecidos. Seus 14 programas de lavagem incluem o de sanitização, que lava com água quente a 95 graus, ideal para eliminar bactérias. O painel permite o ajuste da temperatura de lavagem, que pode ser de fria até 60 graus - a lavadora aquece automaticamente a água.

Outro recurso interessante desse modelo de 15kg da Samsung é o EcoBubble, que libera bolhas que otimizam a potência do sabão, acarretando numa lavagem mais eficiente a frio e muito mais se optar pela água quente. Essa tecnologia oferece economia de energia, assim como a Bubble Shot, que lança dois jatos de água nas roupas que ajudam o sabão penetrar nos tecidos e, nos enxágues, ajudam a remover os resíduos de sabão.

Ficha técnica da lavadora Samsung Eco Bubble AddWash:

  • Capacidade de lavagem: 15kg
  • Velocidade de centrifugação: 1.400 rpm
  • Programas de lavagem: 13
  • Dimensões(AxLxP): 85 x 60 x 55 cm
  • Voltagem: 127 V

Maior gasto de energia

Ainda que modelos de máquina de lavar com água quente ofereça recursos de economia de energia como a da Samsung, sem dúvida é um tipo de eletrodoméstico que vai pesar mais na conta de luz do que um modelo padrão com água fria. O importante aqui é saber dosar o recurso e procurar modelos com melhor custo-benefício.

Uma dica é ficar atento ao tempo de duração do ciclo de lavagem com água quente, pois é possível obter bons resultados em menos tempo. A Brastemp oferece modelos com preços acessíveis e muito eficientes, como a BWR12A9 com capacidade de 12kg que tem consumo aproximado de energia 127 e 220 V de 0.371 (água fria) e 3,7 kWh (água quente). Ela é uma máquina de lavar com água quente que disponibiliza o aquecimento apenas no processo inicial da lavagem. O tempo é suficiente para, segundo usuários, fazer a diferença: remove óleo, gordura e outras manchas de diferentes tecidos.

Ficha técnica da Lavadora Brastemp BWR12A9

  • Capacidade de lavagem: 12kg
  • Velocidade de centrifugação: 670 rpm
  • Programas de lavagem: 12
  • Dimensões(AxLxP): 107 x 63 x 71 cm
  • Voltagem: 127 ou 220 V

Cuidados ao usar uma máquina de lavar com água quente

Uma máquina de lavar com água quente requer uma atenção maior na hora de selecionar os tipos de roupa para a lavagem. Existem tecidos mais delicados que não suportam altas temperaturas, podendo encolher ou ser danificados de alguma forma. Em alguns casos a água quente pode fazer com que a roupa libere tinta, então se você perceber que o tecido está desbotando, volte a lavar apenas com água fria. Na dúvida, sempre olhe a etiqueta das roupas.

O recomendável é utilizar água quente em lavagens que realmente peçam um reforço, como é o caso das toalhas, lençóis, roupas brancas, muito sujas ou com manchas de gordura. Há modelos que têm programação para diferentes temperaturas, como a Lava e Seca LG 11kg 6 Motion WD11WCS6 com cinco opções de temperatura da água. Essa LG apresenta um sistema de secagem por condensação com economia de água e, como tem inteligência artificial, pode ser monitorada e operada via Wi-Fi com o aplicativo LG ThinQ.

Com esse leque de temperaturas pode-se lavar, por exemplo, jeans, roupas de algodão e uniformes em água morna, por volta de 32° C. A temperatura elevada é bactericida, mas não é preciso usar esse recurso em roupas do dia a dia. Lance mão dela como se fosse uma limpeza mais profunda, apenas de vez em quando).

Ficha técnica da Lava e Seca LG 6 Motion WD11WCS6:

  • Capacidade de lavagem: 11kg
  • Capacidade de secagem: 7kg
  • Velocidade de centrifugação: 1.400 rpm
  • Programas de lavagem: 12
  • Dimensões(AxLxP): 85 x 60 x 61 cm
  • Voltagem: 127 ou 220 V