Zoom indica em Lavadora de Roupas

Qual a melhor lavadora 6kg: Consul ou Electrolux?

Descubra qual a lavadora ideal para você.

por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Nos últimos anos, as capacidades e funcionalidades das lavadoras se multiplicaram. Para quem mora sozinho ou para um casal sem filhos, uma lavadora de 6kg é uma boa opção. Os fabricantes modernizaram o design, mas existem outros fatores bastante relevantes na hora de escolher a melhor máquina de lavar roupas, como consumo de água, de energia, programação de lavagem, centrifugação, entre outros itens.

A seguir, comparamos dois modelos de lavadoras 6kg para você descobrir qual se encaixa melhor na sua área de serviço: Consul Jasmim CWI06B e Electrolux LTE06.

 

Consul Jasmin CWI06B

Electrolux Turbo Economia LTE06

Design

 

Consumo de energia

 

Programas de lavagem

Centrifugação

 

Design

A lavadora Consul Jasmin CWI06B é um modelo arredondado, mais inovador. Foge dos modelos tradicionais em formato "caixa", mas lembra bastante as lavadoras semiautomáticas (tanquinhos). A tampa transparente harmoniza com o detalhe da logomarca no corpo da máquina.

A lavadora Electrolux Turbo Economia LTE06 já é mais robusta, segue o estilo tradicional, mas ganha no charme quando exibe o formato-maçã ou, para os mais românticos, formato-coração, na tampa transparente. O botão giratório segue o mesmo formato.

Consumo de Água

A lavadora Consul Jasmim CWI06B tem 143l (Nível máximo d'água). Tem a função Reaproveita Água, mas não oferece a opção de nível de água, ou seja, independente da quantidade de roupas sempre se utilizará o mesmo volume de água, o que representa desperdicio[G1] .

Já a lavadora Electrolux Turbo Economia LTE06 tem 122l (Nível máximo d'água). Além do Sistema de Reutilização de Água, a lavadora apresenta também quatro níveis de água, sendo o menor para 2kg de roupas, o que daria, por exemplo, para lavar um lençol casal, uma calça jeans e uma toalha de banho. Os outros níveis são 3kg, 4kg e 6kg.

Consumo de Energia

Entre as lavadoras Consul, esse modelo ganhou Selo Energético Procel nível A, garantindo melhor economia de energia possível em sua conta. Instalada em 127V consome 0,15 kWh; em 220V= 0,13kWh. Cálculo baseado no Programa de Lavagem Pesada, nível máximo (consumo aproximado de energia) .

A lavadora Electrolux, independente da voltagem, o cálculo da fabricante é de 0,18kWh. Cálculo baseado no Programa Jeans/Branco Encardico (consumo médio de energia). Possui o selo Energético Procel nível A, garantindo uma economia considerável na sua conta.

Programas de Lavagem

Com as lavadoras 6Kg, a fabricante Consul sai na frente ao sugerir 13 programas de lavagem. O manual detalha bem os tipos de roupas que devem ser lavados em cada programa. Esse modelo de máquina de lavar Electrolux oferece apenas oito programas de lavagem.

Centrifugação (RPM)

A lavadora Consul alcança até 480 RPM (rotação por minuto). Lembrando que o número de rotação é o que determinará o quanto a roupa ficará seca após a lavagem. Para quem utiliza secadora, será uma economia considerável.

A lavadora 6Kg Electrolux chega a 520 RPM, justificando o nome de Turbo Centrifugação. Boa para aqueles sem muito espaço para pendurar roupas, já que elas saem mais secas da máquina.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em lavadora de roupas