Mini máquina de lavar portátil vale a pena?

Conheça as vantagens de uma mini máquina de lavar e as características de alguns modelos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma mini máquina de lavar portátil pode ser eficiente e útil em várias situações. É um eletroportátil que praticamente não ocupa espaço e que geralmente dispensa instalação fixa. Por isso, é ideal para quem mora sozinho em quartos ou pequenos apartamentos. Mas há modelos com função de complemento, feitos para acoplar em máquinas de tamanho tradicional e lavar separadamente peças como lingeries ou roupas de bebê.

Se por aqui ainda não é um acessório muito popular, em Nova York, por exemplo, a procura cresceu muito durante a pandemia. Isso porque as pessoas evitaram ir a lavanderias e buscaram soluções domésticas para lavar suas roupas.

Confira alguns exemplos de mini máquina de lavar portátil

Existem modelos com apenas 30 centímetros de largura que podem ser instalados no banheiro e outros menores ainda que cabem em qualquer lugar. E os que são chamados de mini máquina de lavar portátil que, na verdade, são pequenas turbinas para colocar no tanque ou balde e fazer a lavagem.

1. Mini máquina de lavar compacta Fockety

Com design clean, a mini máquina de lavar da Fockety é super fácil de levar em viagens. (Imagem: Divulgação/Fockety)
Com design clean, a mini máquina de lavar da Fockety é super fácil de levar em viagens. (Imagem: Divulgação/Fockety)

Esse modelo da Fockerty pesa apenas 1 kg e tem 24 (altura) x 23 (largura) x 22cm (profundidade). Ela funciona com vibração acústica, onde bolhas são continuamente agitadas para remover a sujeira.

2. Mini máquina de lavar Fokh

Ainda mais compacto, a mini máquina da Fock suporta 300g de peças. (Imagem: Divulgação/Fokh)
Ainda mais compacto, a mini máquina da Fock suporta 300g de peças. (Imagem: Divulgação/Fokh)

Um modelo similar e mais compacto é o da Fokh, que consegue lavar 300g de pequenas peças e tem fonte de alimentação USB.

3. Mini máquina de lavar turbina sônica Solustre

A mini máquina da Solustre chega como uma turbina portátil. (Imagem: Divulgação/Solustre)
A mini máquina da Solustre chega como uma turbina portátil. (Imagem: Divulgação/Solustre)

A marca Solustre tem um acessório ainda menor que é, ao mesmo tempo, uma mini turbina portátil e máquina de lavar. Carregada por cabo USB, sua lavagem é feita com 5 minutos de turbina e 1 minuto de limpeza por vibração ultrassônica.

Confira alguns exemplos de mini máquina de lavar portátil de maior capacidade

Há outros tipos de mini máquina de lavar portátil um pouco maiores, mas com dimensões que não passam muito dos 40 centímetro. O principal atrativo é o gasto reduzido de água e energia. Porém, é claro que não podem ser comparados a uma máquina tradicional. Sua capacidade é muito pequena – menos de 3kg - e lavam pouquíssimas peças por vez.

1. Mini Lavadora Praxis Petit Timer

A mini máquina de lavar portátil da Praxis tem capacidade de 1,2kg e tamanho compacto: 47 x 31 x 34cm. Como é um tanquinho, tem entrada e saída de água manuais. Ela permite separar diversos tipos de roupas e tem sistema Inverter de lavagem por turbilhonamento.

O modelo apresenta 5 programas de lavagem, com um ciclo máximo de 15 minutos e timer de desligamento automático. Como o batedor é no fundo, aceita qualquer nível de água. O produto tem boas avaliações de usuários. De negativo há o fato de esquentar se for usado seguidamente por mais de dois ciclos e eventuais vazamentos durante o molho.

Prós

  • 5 programas de lavagem;
  • Sistema Inverter

Contras

  • Superaquecimento se usado continuamente;
  • Eventuais vazamentos na função molho

2. Tanquinho Mueller Superpop

Outro modelo que pode ser classificado como uma mini máquina de lavar portátil é o Superpop da Mueller, marca que tem uma boa linha de tanquinhos. Com capacidade de 3 kg, é ideal para quem quer lavar pequenas quantidades de roupas ou só peças delicadas. Ele tem filtro para fiapos e sistema econômico de lavagem por turbilhonamento,

O modelo é simples, mas tem um timer com 4 programas de lavagem e molho, além de contar com um esfregador interno para potencializar a remoção da sujeira. Sua mangueira de entrada de água pode ser instalada diretamente em uma torneira.

Prós

  • Filtro para fiapos;
  • Esfregador ajuda a tirar a sujeira

Contras

  • Design simples

3. Lava & Seca Electrolux Mini Duo LSE03

A Electrolux redefiniu o conceito de mini máquina de lavar portátil com sua Mini Duo LSE03, uma lava e seca de parede de alta tecnologia e silenciosa. Ela cabe em qualquer espaço (65 x 55 x 32,4 cm) e ainda valoriza o ambiente com seu design futurista. Com 3 kg de capacidade (1 kg de secagem), ela promete uma performance tão boa como as lava e seca tradicionais.

Na hora de abastecer com amaciante ou sabão, o dispenser ajuda na separação dos produtos para evitar manchas nas roupas. O modelo usa água quente nas lavagens que têm duração de 15 minutos em ciclos exclusivos - Delicado & Esportes, Bebê e Rápido.

Prós

  • Lava e seca;
  • Instalação na parede;
  • Ciclos exclusivos

Contras

  • Preço alto

4. Mini Lavadora TwinWash da LG

A mini máquina de lavar portátil TwinWash é um complemento de modelos tradicionais da marca. Ou seja, você precisa ter uma lavadora ou lava e seca front load LG compatível para poder acoplá-la. Com capacidade de 2kg, é ótima para realizar para pequenas lavagens que necessitam mais cuidado como roupas de bebê, esportivas e lingeries. Além disso, tem toda tecnologia da LG que garante uma lavagem perfeita. O equipamento tem 3 movimentos de lavagem adequados para diferentes níveis de sujeira. O motor é do tipo Slim Inverter DD, que tem mais controle e durabilidade e garantia de 10 anos. Como é um equipamento complementar, parte-se do princípio que espaço não é problema para quem for adquiri-lo. Ele tem 35,5 x 60 x 66cm, além de pesar 43kg.

Prós

  • Tecnologia avançada;
  • Permite lavagem separada de peças delicadas

Contras

  • Equipamento complementar (precisa ter lavadora front load compatível);
  • Dimensões grandes;
  • Preço alto