Duas máquinas de lavar ao lado de uma pia branca com torneira de inox

Torneira para máquina de lavar: tipos, instalação e melhores modelos

Conheça modelos de torneira para máquina de lavar roupa e tanque com 1, 2 e até 3 saídas

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Comprar a melhor torneira para máquina de lavar roupa e tanque é fundamental para montar a área de serviço da sua casa. Existem diversas opções de torneiras disponíveis no mercado: umas servem apenas para a lavadora, já as simples só são compatíveis com tanque. Também existem opções duplas e triplas, e umas que precisar de adaptador. Para te ajudar, elaboramos um guia com dicas para instalar cada tipo de torneira e indicamos os melhores modelos para comprar.

Veja também a nossa seleção de melhores máquina de lavar roupa de 2021

Torneira para máquina de lavar: qual é a ideal e que tipos existem

Torneira para tanque

Torneira para tanque instalada com ajuda de cano PVC branco
A torneira para tanque tem apenas uma saída de água (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Modelo tradicional e mais básico, a torneira para tanque é usada quando o usuário precisa apenas de uma saída de água. Ao escolher o seu modelo, opte por um que se adeque ao tamanho do tanque. Já a instação precisa ser feita na altura ideal, pois caso ela fique baixa demais, isso pode atrapalhar o fluxo de água, e se estiver em uma altura exagerada, a queda d’água molhará tudo em volta.

Torneira para tanque e máquina de lavar

Torneira para tanque e máquina de lavar branca de plástico em fundo branco
A torneira para tanque e máquina de lavar tem duas saídas para água (Imagem: Divulgação/Viqua)

A torneira para tanque e máquina tem duas saídas de água que permitem que cada um seja usada de forma independente, a partir da mesma fonte de água. Para ter um dia a dia mais prático, o ideal é que a sua lavadora fique posicionada ao lado do tanque.. Essa torneira dupla para máquina de lavar pode ainda ser instalada em áreas externas e ter outras funções, como ser usada para irrigar jardins ou lavar terraços usando mangueiras.

Torneira de máquina de lavar

Para evitar fechar o registro geral, é interessante ter uma torneira para máquina de lavar roupa. Isso porque ela vai controlar a saída de água apenas da lavadora. Antes de comprar, preste atenção ao material do acessório. As de metal cromado são mais resistentes à corrosão e oxidação causados pela água.

Como adaptar e instalar torneira para máquina de lavar?

Mão segurando cano conectado à parte traseira de uma máquina de lavar
Abaixo, veja como instalar uma torneira para máquina de lavar (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Antes de comprar uma torneira para máquina de lavar e tanque, o primeiro passo é checar a quantidade de instalações hidráulicas no local. No caso de haver só uma saída de água, a escolha mais prática é pela torneira dupla. Assim, será possível o uso simultâneo do tanque e da lavadora.

Verifique também o manual de sua lavadora ou lava e seca para ver se o modelo pede alguma especificidade em relação à torneira. Em relação ao tanque, o melhor é uma torneira com maior vazão de água para deixar as lavagens mais rápidas.

Para uma instalação correta, o local deve ter uma torneira exclusiva com rosca ¾ de polegada para receber a mangueira da máquina de lavar. A pressão da água também precisa ser adequada. Para isso, o ideal é que a caixa d’água esteja a uma altura de 2 a 80 metros acima do nível da torneira. Com máquina, mangueira e torneira prontos, rosqueie a mangueira de entrada na torneira, evitando usar fitas veda-rosca.

Se o espaço disponível permite uma instalação separada para a lavadora, será necessário um adaptador de torneira para máquina de lavar. Ele é uma conexão em forma de “cotovelo/joelho” com espigão, que é a peça que se crava. A mangueira da máquina é ligada ao espigão do adaptador que, por sua vez, é conectado diretamente na conexão embutida na parede. Dessa forma, o escoamento acontece direto na tubulação de esgoto, evitando cair sujeira ou vazar água no ambiente.

Em uma lavadora semiautomática ou tanquinho, a troca de água não é automática. Nesse caso, nem sempre há necessidade de instalação de uma torneira para máquina de lavar. Basta desencaixar a mangueira que fica no suporte traseiro do eletrodoméstico e levá-la até o tanque para fazer o escoamento.

Melhores torneiras para máquina de lavar roupa

1. Torneira para tanque e máquina três saídas volante C38

Esse modelo de torneira para tanque e máquina triplo é feito de metal de alta qualidade com acabamento cromado. O fabricante garante maior durabilidade por ser um produto com revestimento anticorrosivo e antiferrugem. Com instalação simples, ela tem bitola de 1/2 com bucha adaptável de 3/4 para fixação na parede. Ela é uma ótima opção para quem usa a lavanderia com muita frequência e precisa realizar várias funções ao mesmo tempo. Suas saídas facilitam muito na hora de encher a lavadora, jogar água na área de serviço ou quintal, lavar algo no tanque, entre outras.

2. Torneira dupla para máquina de lavar plástico Marujá

Fabricada dentro da norma NBR 10281, essa torneira para máquina de lavar dupla precisa de apenas um ponto de água. Com saída para tanque e outro para torneira da máquina, ela é feita em ABS, um plástico com alto brilho que é durável e resistente a impactos. Seu volante em cruzeta dá firmeza e precisão na hora de abrir e fechar. Já o acionamento rotativo com três vedações garante estanqueidade e fácil manuseio. Ela tem arejador, que permite um jato suave e evita respingos.

3. Torneira para máquina de lavar 1⁄4 de volta bica móvel e flexível Iguatemi Metais

A torneira para máquina de lavar da Iguatemi Metais é uma bica móvel com giro de até 360° com saída para a mangueira da máquina. Seu acabamento se adequa tanto para espaços maiores ou reduzidos, como quando a máquina precisa ficar na cozinha ou banheiro. Ela é feita de metal com pequenos detalhes em ABS e vem equipada com redutor de pressão e abre e fecha em 1/4 de volta.

4. Torneira para tanque Deca Belle Époque

Para quem valoriza um design em qualquer tipo de acessório, a torneira para tanque Belle Époque da Deca é uma ótima opção. Clássica e elegante, ela é branca e tem formas geométricas e pode ser instalada no jardim e tanque com adaptador de mangueira. Seu mecanismo de vedação é substituível e tem acionamento leve e vedação eficiente. Ela é fabricada com liga de cobre (bronze e latão), ABS e elastômeros, que garantem maior durabilidade. O tipo de jato é tradicional, sem arejador.

5. Registro para máquina de lavar roupa 1⁄2 de volta Esfera

Com design compacto, esse registro para máquina de lavar, que também é adaptável em máquinas de lavar louças, é uma boa escolha para espaços pequenos. O fabricante ressalta a resistência do produto que, com seu acabamento biníquel, tem durabilidade 40% maior se comparado a similares no mercado. O volante em alavanca faz com que o acionamento seja fácil e confortável.