Kindle Paperwhite 2021 preto com livro aberto em cima de cama

Dicas e truques do Kindle que nem todas as pessoas conhecem

Confira dicas incríveis para você aproveitar o seu Kindle ao máximo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

O Kindle é o principal leitor de e-books do mundo. O dispositivo é um produto da Amazon que conta com inúmeras funções para deixar a sua experiência de leitura incrível. O curioso é que são tantas funções que, muitas vezes, os usuários acabam nem conhecendo todas.

Para te ajudar a aproveitar seu Kindle ao máximo, vamos dar algumas dicas e truques para o dispositivo. Descubra como organizar seu leitor digital, ver e criar marcações, converter seu e-Book para o formato usado no aparelho e muito mais. Confira essas dicas e muitas outras com a gente!

Kindle Oasis 2021 com capa preta em cima de mesa
No Kindle Oasis 2021 você conta com vários recursos (Foto: Shutterstock)

Por que é bom converter os arquivos antes de ler?

Kindle Signature Edition em cima de livro vermelho sobre mesa
Aprenda a converter os arquivos antes de ler no Kindle (Foto: Shutterstock)

Diferente de outros leitores digitais, que usam o formato e.pub, o Kindle usa o .azwou o .mobi. Mas isso não quer dizer que você não pode ler outros tipos de arquivos. Para isso, você só vai precisar convertê-los, pois apenas com arquivos nos formatos próprios do Kindle, você consegue aproveitar todos os recursos do seu aparelho.

Por exemplo, ao ler um arquivo em PDF no seu Kindle, sem converter, você não conta com recursos de customização, como alternar fontes, espaçamento entre linhas e tamanho das margens ou reagrupar as páginas para facilitar a leitura.

Uma solução para este problema é converter o arquivo original em um formato do Kindle, como .azw ou .mobi. E fazer isso é bem fácil. A forma mais simples é diretamente pelo seu e-mail. Assim, você envia do seu e-mail pessoal um arquivo para o seu e-mail Kindle e já recebe o arquivo convertido.

Como enviar livros e arquivos para o Kindle pelo e-mail?

Kindle Paperwhite 2021 branco em mesa branca
Envie livros facilmente do seu email para o Kindle (Foto: Shutterstock)

Como falamos, uma boa forma de converter os seus arquivos ou livros para o formato do Kindle, ou apenas enviá-los para o e-reader, é diretamente pelo seu e-mail. Mas isso é uma coisa que nem todos sabem.

Primeiramente, você vai precisar vincular o seu e-mail pessoal ao seu e-mail próprio do Kindle, aquele que foi criado no momento que acessou pela primeira vez ao seu leitor digital.

Para isso você vai precisar acessar as configurações da sua conta Amazon e ir em "Gerenciar seu Kindle". Depois, selecione "Configurações de documento pessoais" e inclua o endereço de e-mail que deseja vincular.

Então, para converter um livro ou arquivo, você só precisa enviar o seu arquivo em anexo para o e-mail do Kindle e escrever "convert" como assunto da conversa. E pronto, já vai receber seu arquivo convertido, pronto para ser lido.

Como descobrir meu e-mail Kindle?

Se por algum motivo você esquecer o seu e-mail Kindle, não tem problema nenhum, pois recuperar o endereço é bem simples. Primeiro, acesse o site da Amazon pelo seu computador, celular ou tablet e entre com seu usuário e senha.

Em seguida, vá até o menu "Gerencie seu conteúdo e dispositivos", que fica localizado no final da página na aba "Deixe-nos ajudá-lo". Agora, clique em "Configurações de documentos pessoais".

Você vai chegar em uma página que poderá encontrar o Kindle registrado na sua conta. Ali, também é possível descobrir o seu endereço de e-mail com o final @kindle.com. Ele virá pré-definido, mas poderá ser customizado facilmente clicando em "Editar".

Como criar pastas no Kindle?

Kindle Paperwhite 2021 ao lado de caixa e capa
Aprenda a criar coleções para organizar seu Kindle (Foto: Shutterstock)

Organizar seu Kindle é muito importante, principalmente para quem tem muitos livros. Esse é um procedimento que pode ser feito facilmente direto pelo seu dispositivo. Para ajudar nesta organização, você pode criar pastas, ou coleções, que podem ser divididas da forma como preferir. Pode ser por ordem alfabética, gênero ou qualquer outra classificação.

Para criar, você deve seguir estes passos. Primeiro vá na página principal do seu Kindle e em seguida clique no ícone "...". Feito isso, vá em "Criar nova coleção". Escolha o nome da sua coleção e clique em "OK". Agora é só selecionar os arquivos que deseja adicionar e terminar clicando em "Concluído".

Viu como é fácil? Agora você pode criar quantas pastas precisar para deixar o seu leitor digital totalmente organizado.

Como ver as marcações que eu fiz?

Homem em avião segura o seu Kindle Oasis 2021 em avião
Saiba como encontrar as marcações que fez no Kindle (Foto: Shutterstock)

Outro recurso que se destaca muito no Kindle são as marcações. Você pode marcar as páginas de um livro, um trecho ou ainda fazer uma anotação sobre o livro que está lendo.

Mas o que muitos têm dúvidas é sobre como encontrar estas marcações e anotações que foram feitas. Você pode localizá-las rapidamente no seu Kindle Paperwhite 2021 e versões mais antigas, no Kindle Signature Edition, no Kindle Oasis 2021 nas versões mais antigas e também na versão básica do e-reader.

Para isso você tem duas formas. A primeira, é ir diretamente no local onde criou as marcações ou anotações e clicar sobre eles, no e-book. Já a outra forma, ainda mais fácil, é ir até a pasta "Meus recortes", que conta com todas os destaques criados em todos os arquivos salvos no dispositivo.

Kindle: preços e ofertas

Agora que já aprendeu várias dicas sobre o Kindle, conheça também as melhores ofertas disponíveis em nosso site. Confira com a gente os melhores preços do Kindle Paperwhite, Kindle Oasis e a versão tradicional do seu leitor digital preferido.