Liquidificador Osterizer Clássico em bancada de mármore, com selo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

Liquidificador Osterizer Clássico: potente, mas barulhento

Confira os prós e contra desse modelo de liquidificador premium no nosso review

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O liquidificador Osterizer Clássico, da Oster, chama atenção pelo design retrô e pela qualidade da marca. O aparelho é um liquidificador Premium, ou seja: é indicado para quem deseja um resultado que chega mais perto do profissional em casa e, assim como outros modelos da Oster, é um pouco mais caro que a média.

Mesmo que ele faça muito sucesso por aqui, a única forma que temos de saber se um aparelho é mesmo bom, é na prática. Por isso, o Zoom comprou o eletroportátil e eu testei na cozinha de casa. Ele é muito eficiente, mas não é tão prático de usar e faz bastante barulho. Por isso, já podemos adiantar que a nota final é 8 - aqui embaixo você vai entender o porquê.

Quer saber como nós avaliamos os liquidificadores no Zoom? Confira os critérios nessa página!

Prós e contras do Liquidificador Osterizer Clássico

Prós: Eficiência, acabamento resistente e lâminas removíveis.

Contras: Alta produção de ruído, capacidade baixa, botão diferenciado.

Confira diferentes ofertas do Liquidificador Oster Osterizer Clássico:

O que vem na caixa?

O liquidificador Osterizer Clássico é fácil de montar e desmontar (Foto: Zoom)
O liquidificador Osterizer Clássico é fácil de montar e desmontar (Foto: Zoom)

A caixa do liquidificador Osterizer Clássico vai com a base do aparelho, um copo de vidro temperado, uma tampa de vinil, um copo dosador que deve ser encaixado na tampa, uma base de lâminas removível e um anel de vedação de borracha que é usado no encaixe das lâminas com a jarra.

Ficha Técnica do Liquidificador Oster Osterizer Clássico

Acabamento

Liquidificador Osterizer Clássico é retrô, bonito e resistente

Logo de cara, a diferença entre o Osterizer Clássico e outros modelos de liquidificador fica clara: o copo de vidro temperado do aparelho é quadrado ao invés de ser arredondado, como acontece com boa parte dos modelos do mercado. Ele tem capacidade de 1,5 litros, mas pode ser cheio até 1,25L para evitar o transbordamento durante o uso.

O design do Osterizer Clássico é retrô e bem elegante. (Foto: Zoom)
O design do Osterizer Clássico é retrô e bem elegante. (Foto: Zoom)

Mesmo sendo pequena e indicada para o preparo de alimentos para uma ou duas pessoas, a jarra de vidro é pesada - mas essa característica é natural desse tipo de aparelho. A tampa desse liquidificador com copo de vidro é de vinil e tem uma sobretampa que permite que você acrescente ingredientes ao aparelho quando for necessário.

A sobretampa conta com um medidor de até 60ml. (Foto: Zoom)
A sobretampa conta com um medidor de até 60ml. (Foto: Zoom)

Um ponto positivo do acabamento desse e de outros liquidificadores Oster é que as lâminas são removíveis para facilitar a limpeza e o contato entre elas e a base do motor é todo feito de metal - o All-Metal Drive. Isso aumenta a vida útil do aparelho, já que evita o desgaste das peças. A base do liquidificador Osterizer clássico é mais pesada que o comum, mas isso não impede o uso. Ela é revestida de acrílico, bem firme e resistente.

Usabilidade

Mesmo sendo um modelo de liquidificador Premium, o Osterizer Clássico deixa a desejar na praticidade de uso

Se você nunca montou a base de uma jarra de liquidificador como os da Oster, pode encontrar um pouquinho de dificuldade nesse preparo anterior ao uso do Osterizer, mas é tudo uma questão de costume: fica fácil depois dos primeiros momentos. Você deve se certificar que a borrachinha está no lugar, pressionar a base e girar até o fim. O sistema é seguro e não vaza durante e nem depois do uso.

Por aqui, a maior dificuldade foi com o seletor: o liquidificador te dá a possibilidade de escolher entre três velocidades e o controle delas é feito por um seletor giratório. Em cada uma das pontas, ele te dá a opção de desligar. Ou seja: você não precisa voltar da velocidade três para a um antes de parar de usar o aparelho, mas na hora de voltar a bater, o liquidificador já vai começar na velocidade mais alta - o que pode ser perigoso se ele estiver muito cheio ou com a tampa mal fechada.

Ele conta com a função pulsar, mas ela deve ser ativada manualmente: você deve ir com o seletor do "off" ao "I" ou do "off" ao "III". Em outros modelos de liquidificador com seletor giratório, a pulsar também é manual, mas ainda assim, mais fácil de ativar.

Outro detalhe tem a ver com a tampa: o manual do aparelho diz que ela é autovedante, mas na prática, ela não passou muita segurança: mesmo que um acidente não tenha acontecido, a tampa não parecia firme, tanto que para tirar a sobretampa você precisa segurar a parte maior. Caso você esteja com apenas uma mão livre, o que pode acontecer na cozinha, esse processo fica mais complicado.

O botão seletor do Osterizer Clássico foge do comum para esse tipo de aparelho (Foto: Zoom)
O botão seletor do Osterizer Clássico foge do comum para esse tipo de aparelho (Foto: Zoom)

Funções

O liquidificador Osterizer é bem eficiente no que se trata de cumprir suas funções

Mesmo que o painel não tenha nada indicando a qual função cada uma das velocidades do Osterizer Clássico se refere, dando uma pesquisada no manual, a parte de receitas fala de duas delas. A primeira é a "Blend", ou seja: misturar, que costuma ser a posição mais lenta ou a velocidade 1. Depois dela, o manual cita "Liquefazer/Triturar Gelo", que, por sua vez, costumam ser a posição mais forte do aparelho - nesse caso, a velocidade 3. No meio, a velocidade 2 é equivalente ao "Bater" e deve ser usada quando você não quer algo tão suave, mas também não precisa de toda a força do aparelho.

Potência

O Oster Osterizer Clássico pode ser considerado um liquidificador potente

Grande parte da garantia de eficiência do liquidificador Oster Osterizer vem da potência do aparelho: com 600W disponíveis para uma capacidade pequena, ele é bem eficiente e rápido mesmo na hora de liquefazer ingredientes duros, como pedras de gelo. Ainda assim, como acontece com outros modelos da marca, a alta potência também traz um nível de barulho considerável: o Osterizer tem Selo Ruído Nível 4 e pode incomodar quem tem ouvidos mais sensíveis. Por isso, ele não é indicado para casas com bebês e crianças pequenas. Além disso, dependendo de onde você more, o uso dele não é indicado de manhã cedo ou tarde da noite.

Custo-benefício

O Oster Osterizer é um modelo de liquidificador premium e, consequentemente, mais caro

Por causa do material mais resistente e da durabilidade garantida, os modelos de liquidificador Oster costumam ser mais caros do que a média. O Osterizer Clássico é um aparelho muito eficiente apesar de seus pontos negativos - no caso, a alta produção de ruído, a capacidade baixa e a tampa que não passa segurança no uso. Ou seja: se o preço dele couber no seu orçamento, vale a pena comprar. Se esse não for o caso, você consegue modelos mais potentes e com mais capacidade de outras marcas gastando o mesmo ou até um pouco menos. A decisão final vai ficar por conta do quanto você quer e pode ou não gastar.

Detalhe do encaixe do motor do Osterizer e da base de lâminas do aparelho (Foto: Zoom)
Detalhe do encaixe do motor do Osterizer e da base de lâminas do aparelho (Foto: Zoom)

Produtos Similares

No catálogo da Oster, você pode encontrar outros modelos de liquidificador Premium

Se você pretende comprar um liquidificador Oster e tem pesquisado entre os diferentes modelos da marca, além do Osterizer Clássico existem outras opções que podem atender às suas necessidades. O Oster New Reverse, por exemplo, é uma delas: ele também tem jarra de vidro e a funcionalidade All Metal Drive, mas tem painel de controle com teclado e funções pré-programadas.

O Oster Super Chef, por sua vez, é uma versão um pouco mais simples, mas que não fica para trás em eficiência. Ele tem oito velocidades, jarra de vidro e 750W de potência.

Conclusão

No fim das contas, o liquidificador Osterizer Clássico é um bom aparelho para quem não precisa preparar uma quantidade grande de qualquer tipo de alimento durante as refeições. Ele tem, sim, alguns pontos negativos, mas se você nãos e incomodar com o barulho e não encontrar dificuldade na hora de mexer no seletor de velocidades, consegue aproveitas a eficiência e facilidade de limpeza do aparelho sem grandes problemas.

Notícias Relacionadas

Aproveite para conferir o review do Osterizer Clássico no nosso canal no Youtube: