Logo Buscapé
Logo Buscapé

George Orwell, um dos escritores mais influentes do século XX, nos presentou há 70 anos, pouco antes de morrer de tuberculose, com este livro extraordinário e de temas atuais.

Ainda que a data 1984 seja um futuro assustadoramente próximo ao ano de publicação, o livro aborda a vida em um conceito de sociedade distópica: imaginária, futurista e oprimida. Vem com a gente dar um Zoom neste super livro que não pode faltar na sua cabeceira!

Sobre o livro

Winston, personagem principal de 1984, é um homem solitário, aprisionado no regime totalitário do governo, o qual pura e explicitamente só se interessa pelo poder. O Grande Irmão, ou Big Brother, termo cunhado por Orwell e tão presente na nossa sociedade atual, é aquele que tudo vê, (quase) impossível de enganá-lo.

Por onde quer que vá, ele está literalmente de olho em você. Mesmo que a narração seja em terceira pessoa, Winston é o responsável por desenhar para os leitores como é (sobre)viver em um regime sombrio e autoritário na “Pista de Pouso Número 1”, região controlada pelo Partido comandado pelo Grande Irmão.

Winston trabalha como responsável pela alteração de dados e informações do passado para que estejam de acordo com a atual situação do bloco em que vive. O nome do local de trabalho do personagem? Ministério da Verdade. No livro também é possível mergulhar, mesmo que de uma forma seca e fria, pelas aventuras em desafiar a opressão. Não é exagero afirmar que a obra de 416 páginas é quase toda feita de pontos altos, capaz de prender a atenção dos leitores mais experientes aos mais jovens.

Quem foi George Orwell

Eric Arthur Blair, nome que escondia atrás do pseudônimo de George Orwell, nasceu em 1903 na Índia Britânica. Mudou-se ainda pequeno para a Inglaterra, onde estudou em escolas tradicionais, sempre demonstrando interesse pela escrita.

Já adulto e com vários ensaios publicados, mudou-se para Paris, lutou na Guerra Civil Espanhola, publicou a novela A Revolução dos Bichos, uma sátira ao governo soviético e também um incrível best-seller de Orwell. Finalmente, em 1949, pouco antes da sua morte aos 46 anos de idade, publicou o clássico 1984, o livro de maior destaque do autor e da literatura mundial.

Aniversário da obra

Em 2019, a obra completa 70 anos da primeira publicação, cujo título original seria O Último Homem Europeu. No Brasil, o livro teve a sua primeira edição traduzida para o português publicada em 2009, 60 anos depois, pela Companhia das Letras.

Figura entre os principais livros vendidos em todo o mundo e nas livrarias brasileiras até os dias de hoje. Nos Estados Unidos, foi campeão de vendas na Amazon em 2017, quando Donald Trump e sua equipe presidencial envolveram-se em declarações duvidosas relacionadas à eleição. George Orwell é um daqueles poucos escritores capazes destes feitos.

1984 sempre terá o seu espaço no presente e no futuro e, de preferência, na sua prateleira também! Dá um Busca nas ofertas de outros títulos do autor:




Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!