Zoom indica em Livros

Bienal do Livro 2019: conheça 8 livros de Ana Maria Machado, a homenageada da edição do Rio

Confira a nossa lista com as principais obras da autora que está completando 50 anos de carreira.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

A XIX Bienal Internacional do Livro Rio de 2019, que ocorrerá entre 30 de agosto e 08 de setembro, irá homenagear Ana Maria Machado, umas das autoras mais conhecidas e aclamadas do Brasil. A autora fará parte da primeira mesa do Café Literário no dia 30 deste mês e dará uma palestra nesta edição da Bienal no dia 2 de setembro.

Completando 50 anos de carreira, são quase três gerações que acompanham o trabalho da escritora, a sexta imortal ocupante da cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras. Nós preparamos uma lista com as principais obras de Ana Maria Machado para você entender o motivo da merecida homenagem: vem dar um Zoom com a gente!

Fique por dentro! Bienal do Livro 2019: saiba o que esperar da Feira Internacional no Rio de Janeiro

Alguns Medos e Seus Segredos é dedicado principalmente a crianças de 3 a 6 anos

A autora conta três histórias no livro: “Mãe com medo de lagartixa”; “Com licença, seu bicho-papão” e “O lobo mau e o valente caçador”. Com sabedoria e bom humor, Ana Maria Machado narra os medos cotidianos, especialmente das crianças.

Medo de ir ao dentista, medo do escuro, medo até da escola: todos temos medo, cada medo com seu segredo. É um livro bem interessante para mostrar às crianças, de uma forma bem gostosa, que não tem problema nenhum ter medo!

Título original Alguns Medos e Seus Segredos
Ilustrações Alcy Linares
Editora Global Editora
Número de páginas 40
Primeira publicação 2007

Passarinho Me Contou instiga o jovem leitor a perceber o mundo à sua volta

Era uma vez um reino cujo rei acreditava que era o verdadeiro paraíso. Tinha sol, tinha mar, tinha verde, tinha tudo o que se tinha direito. Até que o rei recebe um idoso viajante que o procura para solucionar um problema. Mas como assim, um problema? O reino é tão perfeito!

Acontece que o idoso viajante morre antes de contar o que se passa. O rei precisa descobrir por si mesmo o que está acontecendo no reino. E a surpresa, depois da difícil busca pela verdade: não é apenas um problema, são muitos! Em Passarinho me Contou, a autora convida o leitor a desvendar quais são esses problemas e as soluções possíveis. É um livro envolvente e divertido, como todos os livros escritos por Ana Maria Machado.

Título original Passarinho Me Contou
Ilustrações Lúcia Brandão
Editora Global Editora
Número de páginas 32
Primeira publicação 1983

Bisa Bia, Bisa Bel é um dos livros mais clássicos de Ana Maria Machado

Originalmente publicado em 1982, Bisa Bia, Bisa Bel é um dos livros mais lidos da autora. É narrado em 1ª pessoa pela menina Isabel, que certa vez encontra a foto de sua bisavó Beatriz. Quando Bel tenta guardar a foto no bolso, ela ouve a voz da Bisa Bia. A partir daí, nasce uma amizade transcendental entre as duas. Bisa Bia a acompanha na escola, nas brincadeiras, e oferece conselhos sempre que pode.

O mais interessante do livro é o aprendizado de cada uma sobre a época em que a outra vivia – comportamentos e atitudes divergentes, inclusive sobre a feminilidade, que elevam o diálogo da obra a um patamar muito importante para os leitores mirins. É um livro que merece destaque pelos grandes e sutis ensinamentos que a autora passa!

Título original Bisa Bia, Bisa Bel
Ilustrações Mariana Newlands
Editora Salamandra
Número de páginas 80
Primeira publicação 1981

O Menino que Espiava pra Dentro, lançado em 1983, já foi alvo de polêmicas

Lucas é o nome do menino que espiava pra dentro. Através dos sonhos, da criatividade e da imaginação, Lucas cria um mundo onde tudo é possível. Inventa um amigo imaginário que, junto com ele, embarca em aventuras como andar em ondas, morar em conchas, voar pelos ares, conhecer bosques de caramelos.

É uma narrativa muito bem articulada que revela o poder que a imaginação da criança tem, resgatando o encantamento e a fantasia da infância. Espiar pra dentro é o que pode mudar o mundo. É um livro que, como outros de Ana Maria Machado, é adotado como livro paradidático em várias escolas do país.

O livro já foi alvo de polêmicas porque alguns leitores não souberam interpretar o conjunto da obra, que possui diversas referências a famosos contos de fadas. A Global Editora, a editora do livro, saiu em apoio à escritora. A gente aqui do Zoom acredita ser um livro muito especial que merece destaque na nossa lista!

Título original O Menino que Espiava pra Dentro
Ilustrações Alê Abreu
Editora Global Editora
Número de páginas 32
Primeira publicação 2008

Amigos Secretos apresenta uma interação entre personagens da autora com outros personagens famosos da literatura infantil

Um clubinho realizado pelos personagens tem sempre o seu lugar nos contos infantis. Neste livro, a turma do clubinho da árvore, composta por Pereba, Thiago, Duda, Helô, Carol, Lu, Lorena e Cláudia, é uma galerinha pra lá de inteligente e criativa. Sem querer, em um dos encontros do clubinho, Duda abre um portal imaginário para o mundo da ficção.

Começa, então, uma aventura fascinante com personagens como Peter Pan, Capitão Gancho, Tom Sawyer, Dom Quixote e a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, especialmente Narizinho, Pedrinho e Emília. Ana Maria Machado promove um fantástico encontro entre os principais personagens do mundo infantil. Vale a pena dar um Zoom nesta obra!

Título original Amigos Secretos
Editora Editora Ática
Número de páginas 144
Primeira publicação 2004

Uma História de Páscoa traduz os desejos de Páscoa das crianças e do coelhinho também!

Já parou para pensar que o coelhinho da Páscoa também pode ter desejos? Enquanto as crianças só pensam nos ovinhos coloridos de chocolate que o coelhinho irá trazer, será que ele fica de lá desejando receber as cenourinhas?

Ao igualar os pontos de vistas das crianças pelo personagem Joãozinho, e do coelhinho da Páscoa, Ana Maria Machado descreve uma belíssima história para os leitores pequeninos. Um livro escrito de forma despretensiosa que tem um gostinho muito especial!

Título original Uma História de Páscoa
Ilustrações Adilson Farias
Editora Salamandra
Número de páginas 32
Primeira publicação 2010

Menina Bonita do Laço de Fita, assim como outros da autora, é um livro paradidático em muitas escolas do Brasil

Falando em coelhinho, esta é uma história de um coelhinho que deseja ter uma filha tão pretinha quanto a personagem, uma linda menina negra com lacinhos de fita no cabelo trançado, mas precisa descobrir como conquistar aquela bela cor. O livro, escrito na década de 90, levanta algumas discussões especialmente pelo tema delicado.

Mas a verdade é que a obra aborda de forma simples e divertida questões como a miscigenação racial, traduzindo para o público infantil o respeito às diferenças. É um livro representativo para as crianças negras, pois são poucos os livros que trazem um personagem infantil principal que seja negro. Uma linda história que merece destaque aqui na nossa lista!

Título original Menina Bonita do Laço de Fita
Editora Editora Ática
Número de páginas 24
Primeira publicação 1986

A Audácia dessa Mulher é um dos sucessos da autora voltado para o público adulto

Apesar de ter se especializado no público infantil, Ana Maria Machado também é uma excelente escritora de histórias voltadas para os adultos. A Audácia dessa Mulher retrata o romance de Bia e Virgílio, contratados para apoiar a criação de uma minissérie para a TV.

O romance entre os dois é regado por amor, ciúme e rebeldia. A obra trata de temas como fidelidade e relacionamentos abertos. Um diário misterioso de uma jovem do século XIX dá mais uma forma ao romance da autora. São as histórias entrelaçadas – a vida de Bia e suas atitudes e ideais, a minissérie histórica e sua trama e a jovem do século XIX – que compõem este sucesso da autora.

Título original A Audácia dessa Mulher
Editora  Alfaguara
Número de páginas 208
Primeira publicação 1999

Quem é Ana Maria Machado?

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado é colecionadora de grandes premiações da literatura brasileira e mundial. Pela sua escrita infanto-juvenil, já faturou prêmios como o Hans Christian Andersen (considerado o Nobel da literatura infantil), João de Barro e Jabuti. Formou-se em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também foi professora anos depois.

Foi presa durante a ditadura militar, e no início da década de 70 mudou-se para a França. Concluiu o seu Doutorado e trabalhou como jornalista para a revista Elle, em Paris. Voltou ao Brasil com o mesmo ofício, e em 1979 fundou a primeira livraria brasileira voltada para crianças e adolescentes.

Passou a se dedicar exclusivamente aos livros a partir da década de 80, e já acumula mais de 18 milhões de exemplares vendidos dos seus mais de 100 títulos publicados ao redor do mundo.

 

E então, gostou da nossa lista? Confira as ofertas disponíveis e garanta os exemplares mais cobiçados da grande homenageada da Bienal do Livro deste ano!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros