Produtos e novidades em Livros

Bienal do Livro SP 2020: o que esperar da 26ª edição da feira internacional

Saiba o que vai rolar na próxima edição da Bienal Internacional do Livro!

Bienal
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Organizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece na cidade desde 1970, a cada dois anos, e é hoje o maior evento literário da América Latina. Em 2020, o evento ocorrerá entre os dias 30 de outubro e oito de novembro, no Expo Center Norte.

A feira é realizada com o apoio do Brazilian Publishers, um projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro promovido em parceria com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Quer saber mais sobre o que vai rolar na Bienal do Livro de SP 2020? Confira!

O que esperar da Bienal do Livro de SP 2020?

Conforme declaração da CBL, no ano de 2020 a feira promete aumentar o público estrangeiro participante da Jornada Profissional, uma ação de rodadas de negócios que acontecerá pela segunda vez na Bienal.

Espera-se que quarenta convidados internacionais estejam presentes. Em março, as inscrições para o fellowship de apoio aos convidados serão abertas. Também podem se inscrever quaisquer editoras que queiram participar por conta própria.

Bienal do livro SP

Com duração de dois dias, a Jornada Profissional conta com integrantes do mercado editorial brasileiro e global, mas com foco na América Latina. As rodadas de negócios são intercaladas com workshops sobre as oportunidades nacionais e internacionais.

Em 2018, trinta compradores de oito nacionalidades diferentes e vinte e cinco brasileiros compareceram. O resultado foi positivo: as negociações movimentaram mais de trezentos mil dólares.

A CBL ainda não divulgou alguns detalhes sobre a Bienal do Livro de SP 2020, tais como atrações e ingressos. Entretanto, apesar das poucas informações, os leitores podem se cadastrar no site para receberem as novidades em primeira mão.

A mudança para a Expo Center Norte

Uma vez que o número de vendas em 2018 foi alto, a CBL decidiu alterar o local para o Expo Center Norte com o objetivo de melhorar a experiência dos visitantes e expositores da Bienal, além de promover uma interação maior entre o público e os autores/editoras.

De acordo com o presidente da CBL, Luís Antonio Torelli: “Em 2018, tanto o público quanto o expositor saíram extremamente felizes da Bienal. Queremos ampliar ainda mais essa satisfação e trazer novamente o público que visitou pela primeira vez a Bienal do Livro e, claro, conquistar mais leitores que ainda não chegaram a participar de um evento dessa magnitude”.

O centro de convenções é localizado na região norte da cidade de São Paulo, no distrito de Vila Guilherme. O espaço recebe até 4.100 pessoas e 21 eventos simultâneos, contando com 21 salas com isolamento acústico, 5 pavilhões e 4 restaurantes.

Atualmente, é considerado um dos locais de eventos do Brasil mais completos e versáteis. São 98 mil metros quadrados. O evento foi realizado no local três vezes, em 1996, em 1998 e em 2000. Já em sua 26ª edição, a Bienal vai ocupar três pavilhões do Expo Norte Center.

A 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

No ano de 2018, o conceito da Bienal foi "Venha fazer esse download de conhecimento". O objetivo era difundir a ideia de que o livro ainda é a principal fonte de conhecimento, mesmo em uma era digital.

A 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi um marco para o mercado. A expectativa de vendas foi superada e a feira trouxe novidades em espaços culturais. Uma pesquisa realizada pelo próprio evento revelou que 38% dos visitantes estiveram na feira pela primeira vez em 2018. Além disso, 82% do público foi embora satisfeito e 75% tinha a intenção de voltar na próxima edição. Por outro lado, 85% dos expositores ficaram satisfeitos.

Por meio do uso de inteligência de dados, a percepção dos usuários nas redes sociais, blogs e portais foi monitorada em tempo real. A análise identificou que os pontos positivos do evento foram a programação cultural, a interação e encontro com autores, o apelo visual dos estandes e preços acessíveis.

Entre os autores que passaram na última edição da Bienal estavam personalidades como: Lázaro Ramos, ator e autor do livro Na Minha Pele; Charlie Donlea, autor de A Garota do Lago; Fernanda Montenegro, atriz e autora de Prólogo, ato, epílogo: Memórias e Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.

 

 

 

Informações gerais

Dias do evento

30 de outubro a 8 de novembro

Horários de funcionamento

Os horários de funcionamento ainda não foram divulgados.

Local

Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme | São Paulo - SP

Ingressos

Até o momento, os valores dos ingressos não foram disponibilizados ao público.

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros