Mulheres fortes e inspiradoras: conheça 8 biografias com essa temática

Confira no Zoom as melhores opções de livros biográficos sobre mulheres incríveis.

Mulheres fortes e inspiradoras: conheça 8 biografias com essa temática
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Muita gente adora ler uma biografia, mas dentro do gênero existem mil possiblidades de leitura. Pensando nisso, nós preparamos uma lista de biografias sobre mulheres fortes e inspiradoras.

Que tal se surpreender com histórias de personalidades que você admira ou conhecer novas figuras e histórias? Se inspire com uma dessas mulheres presentes na lista, dê um Zoom!

Uma das maiores artistas brasileiras conta sua vida com honestidade em Rita Lee: Uma Autobiografia

Rita Lee é figura polêmica e imponente. A biografia da cantora traz honestidade pura ao contar sobre a infância, a vida artística, sua prisão em 1976, o nascimento dos filhos, entre outros acontecimentos.

A leitura causa a sensação de estar diante de uma biografia não autorizada, já que a corajosa Rita não esconde nada. Os detalhes estão todos lá. A obra mais pessoal que a artista poderia entregar. Ela é quem cuidou de tudo: ordem dos fatos, escolha das fotos, capa e legendas. A autobiografia cumpre sua missão e transpira a essência de Rita Lee.

Título originalRita lee: uma Autobiografia
AutoraRita Lee
EditoraGlobo Livros
Número de páginas296
Primeira publicação2016

A sinceridade da vida íntima de uma mulher pública em Aprendizados

Uma das brasileiras mais conhecidas e respeitadas no mundo, a modelo Gisele Bündchen conta aqui a história de sua vida. A trajetória começa no Rio Grande do Sul quando morava com seus cinco irmãos e a família. Aos 14 anos, tudo muda e Gisele é vista por um olheiro que a convida para um teste de modelo.

Gisele tornou-se então um ícone das passarelas e deixou sua marca na indústria da moda. A oportunidade de saber mais sobre a vida da top model é única, pois a modelo não expõe sua vida privada e poucas pessoas sabem dos detalhes de sua história.

Pela primeira vez, Gisele traz em sua autobiografia os ensinamentos que teve ao longo de seus 38 anos. Uma obra carregada de sinceridade e vulnerabilidade, Aprendizados revela a vida íntima de uma das brasileiras mais conhecidas no mundo.

Título originalLessons
AutoraGisele Bündchen
TraduçãoCandice Soldatelli
EditoraBestSeller
Número de páginas240
Primeira publicação2018

A menina que relatou as terríveis dificuldades da vida durante o Holocausto em O Diário de Anne Frank

O livro é um dos mais lidos no mundo. Ele traz a narrativa de Anne Frank, menina morta pelos nazistas depois de passar anos escondida com a família no sótão de uma casa em Amsterdã. O diário possui a descrição emocionante dos sentimentos, medos e pequenas alegrias da menina judia e sua família.

Lançado em 1947, o diário é um relato tocante sobre as atrocidades cometidas contra judeus durante o Holocausto. Autorizado pelo pai de Anne, Otto Frank, a obra é uma das mais importantes do século XX.

Título originalThe Diary of Anne Frank
AutoraAnne Frank
TraduçãoAlves Calado
EditoraRecord
Número de páginas352
Primeira publicação1947

Anotações íntimas e poemas nunca revelados de Marilyn Monroe em Fragmentos

O livro traz versos, cartas e trechos de diários do símbolo de beleza e atriz norte-americana, Marilyn Monroe. A artista era uma leitora sedenta e lia de tudo um pouco. Por isso, também acabou gostando de escrever seu próprio material.

É exatamente esse material desconhecido até 2010 que virou o belo livro de sucesso nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. A obra traz páginas de confissões pessoais, poemas, versos e muitas cartas. A edição da Tordesilhas reproduz os originais, a transcrição e a tradução para o português.

Título originalMarilyn Monroe - Fragments
AutoraMarilyn Monroe
EditoraTordesilhas
Número de páginas272
Primeira publicação2011

A trajetória de vida e os percalços de Michelle Obama em Minha História

Michelle Obama é uma das mulheres mais relevantes e cativantes da atualidade. Com uma vida cheia de realizações, a ex primeira-dama dos Estados Unidos ajudou a criar a Casa Branca mais inclusiva da história. Também se posicionou como porta-voz das mulheres nos EUA para tratar de diversos assuntos e buscar um modelo de vida mais saudável para todos.

A obra traz as memórias dessa incrível figura e realiza um trabalho de reflexão. Michelle Obama conta sobre sua infância, sua trajetória como executiva e o período em que morou na Casa Branca. A autobiografia tem honestidade e conta com triunfos e decepções da autora e mostra porque Michelle Obama é uma mulher inspiradora.

Clique aqui e leia a análise completa do livro Minha História, de Michelle Obama

Título originalBecoming
AutoraMichelle Obama
TraduçãoDebora Landsberg, Denise Bottmann e Renato Marques
CapaChristopher Brand
EditoraObjetiva
Número de páginas464
Primeira publicação2018

A história de uma mulher forte e uma artista de olhar complexo em Frida – A Biografia

Frida é personagem conhecida pelo mundo como uma mulher forte que trouxe ideias radicais e modernas para sua época. A biografia da artista de olhar complexo e sobrancelhas marcadas traz aspectos que poucos sabem sobre sua trajetória além dos fatos já conhecidos como o acidente na juventude e o casamento com Diego Rivera.

A autora Hayden Herrera, especialista e historiadora da arte, traz aos leitores a intimidade da história de Frida assim como interpretações dos quadros daquela que é conhecida como o ícone da arte latino-americana moderna e uma figura forte do feminismo.

Título originalFrida, a Biography of Frida Kahlo
AutoraHayden Herrera
TraduçãoRenato Marques
EditoraBiblioteca Azul
Número de páginas624
Primeira publicação1983

As relações entre vida e obra de umas das escritoras brasileiras mais importantes do século XX em Clarice - Uma Biografia

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Os percalços de sua vida estão na biografia traçada pelo escritor norte-americano Benjamin Moser.

A complexidade de Clarice refletiu em seus romances, contos e ensaios; as relações entre vida e obra da escritora são apresentadas na narrativa rica em informações coletadas a partir das pesquisas inéditas realizadas por Benjamin.

A biografia foi eleita como um dos melhores lançamentos do ano em 2009 pelo New York Times e trouxe pela primeira vez detalhes fundamentais da trajetória da brilhante e misteriosa Clarice Lispector.

Título originalWhy This World
AutorBenjamin Moser
TraduçãoJosé Geraldo Couto
CapaKiko Farkas / Máquina Estúdio e Ana Lobo / Máquina Estúdio
EditoraCompanhia das Letras
Número de páginas576
Primeira publicação2009

A cantora Elza Soares abre sua casa e seu coração para produção de sua primeira biografia: Elza

Uma das biografias mais aguardadas no Brasil foi lançada recentemente. A cantora Elza Soares abriu sua casa e seu coração para Zeca Camargo em dezenas de encontros nos quais compartilhou suas memórias para a produção da biografia.

Zeca mergulhou na trajetória desse ícone cultural e elaborou o livro que reúne as lembranças de uma das maiores artistas brasileiras, desde sua infância pobre ao sucesso de seus discos que fizeram e fazem história na música, como o recente Deus é mulher, 33º álbum da cantora.

Título originalElza
AutorZeca Camargo
EditoraLeYa
Número de páginas400
Primeira publicação2018

Leia também: