Livros e conteúdos gratuitos para ler na quarentena: veja 20 plataformas e sites

O que fazer na quarentena? Veja editoras e plataformas que estão liberando conteúdos online.

Livros e conteúdos gratuitos para ler na quarentena: veja 20 plataformas e sites
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

“Quarentena”, “isolamento social”, e “home office” são alguns dos termos que entraram na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo nos últimos dias. Depois do surgimento do novo coronavírus (COVID-19), a orientação geral para conter a pandemia é apenas uma: fiquem em casa. Aqui no Brasil esse período de quarentena começou oficialmente no último final de semana e, desde então, uma boa parte da população está em casa, evitando ao máximo sair para a rua.

E, no meio do turbilhão de informações todos se veêm com muito tempo livre e uma batalha ao tédio. Pensando nisso, muitas empresas e marcas têm criado conteúdos, cursos, e atividades online para ajudar a ocupar esse tempo e, principalmente, nossas mentes. Diversas editoras e plataformas ligadas ao universo literário entraram nessa “força-tarefa” e começaram a disponibilizar livros digitais, audiolivros, vídeos, leituras compartilhadas, e outros conteúdos online gratuitamente para os internautas.

Reunimos aqui uma lista com 20 editoras e plataformas literárias, além de conteúdos gratuitos, que estão sendo oferecidos durante esse período da quarentena. Confira!

1. Editora Zahar - audiolivro de um dos últimos lançamentos da editora está disponível até abril

A editora Zahar, do grupo editorial Companhia das Letras, está disponibilizando gratuitamente a versão em áudio do livro Como as Democracias Morrem, de Steven Levitski e Daniel Ziblatt, que pode ser acessado até o dia 02 de abril. As instruções completas para adquirir o audiolivro estão no instagram da editora.

2. Revista Forbes - algumas edições da revista online estão com acesso liberado

A famosa revista de negócios e economia está disponibilizando gratuitamente várias edições da revista em versão online através do seu aplicativo. [Android | iOS]

3. Amazon - o catálogo da plataforma possui cerca de 5 mil títulos de e-books gratuitos

O maior acervo de e-books online está no site da Amazon, que possui cerca de 5 mil títulos gratuitos para ler no Kindle, e engloba diversos idiomas e gêneros diferentes. [Android | iOS]

4. Editora Sextante - versões digitais do livro Me Poupe! liberadas

Em parceria com a autora Nathalia Arcuri, a editora Sextante liberou as versões digitais do livro Me Poupe!. No Instagram da autora você encontra as instruções detalhadas para acessar tanto o e-book quanto o audiobook, que estão disponíveis até o final de março.

5. L&PM - todo dia um e-book novo

A editora L&PM está disponibilizando diariamente títulos de seu catálogo de e-books para os leitores. Até o final de março a editora vai liberar um título novo por dia, que fica disponível para download por 24h.

Para os leitores que buscam socializar, a Companhia das Letras está fazendo uma leitura compartilhada do livro Cem Dias entre o Céu e o Mar, de Amyr Klink. Todos os dias a editora vai disponibilizar um novo trecho em áudio da obra no seu Instagram, até finalizar a leitura completa.

7. Editora Jujuba - parceria com contadores para o público infantil

A editora infantil Jujuba fez parceria com diversos contadores e criou uma extensa programação de contação de histórias ao vivo para as crianças. As datas e horários estão disponíveis no Instagram da editora.

8. Luiz Antonio Simas - leitura compartilhada da sua obra mais recente

O autor carioca também se solidarizou com o momento atual e decidiu fazer uma leitura do seu último livro, Corpo Encantado das Ruas, através de seu Instagram. Simas vai fazer a leitura completa do obra, postando um trecho por dia no IGTV para acompanhar a quarentena.

9. Martin Claret - 4 e-books gratuitos durante a quarentena

A editora disponibilizou quatro títulos do seu catálogo para os leitores adquirirem sem custo através da loja da Martin Claret na Amazon. A Literatura Como Remédio, de Dante Gallian; A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho; Contos Russos: Tomo II, de vários autores; e Contos, de Eça de Queirós, estão disponíveis até meados de Abril.

10. Nova Fronteira - 2 e-books gratuitos em todas as lojas online

Os títulos Contos de Terror, de Mistério, e de Morte, de Edgar Allan Poe, e A Arte da Guerra, de Sun Tzu, estão disponíveis gratuitamente na versão digital em todas as lojas online que comercializam os livros da editora, até o dia 25 de março.

11. LeYa - a cada dois dias um novo título

Similar ao esquema da L&PM, a editora LeYa tem disponibilizado títulos diferentes por tempo limitado. No caso da LeYa, a cada 48h um novo e-book é disponibilizado para acesso gratuito. Os títulos estão sendo anunciados através do Instagram da editora.

12. Editora Moinhos - 3 e-books disponíveis gratuitamente até o final do mês

No site da editora Moinhos você encontra três títulos diferentes disponíveis gratuitamente na versão digital. A Cidade do Vento, de Grazia Deledda; A Mulher Faminta, de Tiago Germano; e Conversa de Jardim, de Maria Valéria Rezende e Roberto Menezes, poderão ser adquiridos sem cobranças até o final de março.

13. Editora Valentina - e-books e guias informativos sobre o coronavírus

Em uma campanha para combater as informações falsas que estão circulando e causando ainda mais confusão, a editora Valentina disponibilizou dois guias sobre o novo coronavírus, além de e-books de títulos do catálogo da editora. Todo o conteúdo pode ser encontrado através do aplicativo Skeelo [Android | iOS].

14. Livraria da Cultura - diversos títulos de e-books gratuitos no site

Apesar de não ser uma ação específica durante o período de quarentena, na loja online da Livraria da Cultura é possível encontrar diversos e-books sendo oferecidos gratuitamente.

15. Tag Livros - conto em áudio fica disponível durante a quarentena

A plataforma literária Tag Livros criou uma versão em áudio do conto Um Homem Bom é Difícil de Encontrar, de Flannery O’Connor. A gravação está disponível nas plataformas Spotify e Deezer, através do podcast da Tag. [Spotify: Android | iOS] [Deezer: Android | iOS]

16. Revista Trip - conteúdos para ler, ouvir, e assistir

No IGTV da revista Trip está acontecendo o QuarenTrip: uma série de conteúdos feitos exclusivamente pela revista através das redes sociais para acompanhar a quarentena de quem precisa ficar em casa durante esse período. Os textos, podcasts, vídeos, entre outras coisas estão disponíveis no instagram oficial da revista.

17. Biblioteca Digital Mundial - um acervo imenso que promove a cultura mundial

Esse não é um projeto recente, mas pode ser uma ótima companhia para a sua quarentena. A Biblioteca Digital Mundial é uma criação da UNESCO em parceria com instituições de diversos países ao redor do mundo, e nela é possível encontrar um acervo digital imenso de obras de arte, livros, filmes, desenhos, e muito mais. Lançada oficialmente para o público em 2009, o intuito da Biblioteca Digital Mundial é promover a cultura e história mundial.

18. Paulo Coelho - títulos do autor estão disponíveis online

O autor brasileiro mais traduzido do mundo também se solidarizou com esse momento sensível da quarentena forçada e disponibilizou a versão digital de alguns de seus títulos para download gratuito através de seu blog.

19. Editora Brinque Book - contação de histórias para as crianças

A editora infantil também está criando uma programação de contação de histórias para as crianças. Autores do catálogo da editora estão fazendo leituras através de lives no Instagram, que estão sendo divulgadas no perfil oficial da Brinque Book.

20. Editora da UFSC - 57 livros gratuitos disponíveis

Como medida de incentivo à leitura, a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) disponibilizou ao público 57 obras digitais gratuitas. Os livros podem ser baixados na página da EdUFSC.

Leia também: