Darkside Books: conheça 9 dos melhores livros da editora

Se você é fã de terror, já deve conhecer a Darkside Books! Mas sabia que a editora vai muito além?

Darkside Books: conheça 9 dos melhores livros da editora
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Com experiência em trazer para o Brasil grandes nomes da literatura de horror, em edições de encher os olhos, a Darkside Books é revolucionária naquilo que se propõe. Desde o primeiro lançamento (a romantização de Os Goonies, baseada no filme de mesmo nome), a editora vem crescendo e conquistando seu espaço não só no universo do terror, mas também na ficção científica e fantasia.

O trabalho é feito com tanto capricho, que em 2018 a Darkside Books ganhou o Troféu HQ Mix, com a Graphic Novel Meu Amigo Dhamer, na categoria de melhor publicação de aventura/terror/fantasia.

Como o terror é um gênero multifacetado, a Darkside Books resolveu facilitar e separou o catálogo em selos. Vamos falar sobre quais são eles e, de quebra, dar uma dica de livro interessante de cada um! Confira!

Selo Darkside: a cada página, um arrepio diferente!

É a “marca mãe” da editora! Abrigando nomes como Stephen King, Clive Barker e Andrew Pyper, esse selo é de causar calafrios! Ideal para quem quer tomar sustos e dormir de luz acesa.

Dica do Selo: Ed e Lorraine Warren - Demonologistas

Se você é fã de histórias sobrenaturais, já deve ter ouvido falar em Ed e Lorraine Warren. Personagens centrais da franquia cinematográfica de sucesso, Invocação do Mal, o casal é tipo um caça-fantasmas da vida real! Isso mesmo: eles ganham a vida desvendando casos de outro mundo!

Em Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a Darkside nos presenteia com os casos mais assustadores do casal. Prepara-se para ler relatos sobre casas mal assombradas, possessões demoníacas e inúmeros fenômenos paranormais. O livro foi escrito por Gerald Brittle, que teve acesso aos arquivos dos Warren, por isso, a riqueza de detalhes é enorme!

Título originalThe Demonologist: the extraordinary career of Ed and Lorraine Warren
AutorGerald Brittle
PrefácioReverendo John C. Hughes
TraduçãoGiovanna Louise
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas272
Primeira publicação1980

Selo Medo Clássico: grandes nomes da literatura de horror

Sabe aqueles livros obrigatórios para todo fã do gênero? A Darkside Books criou um selo só para eles! Uma reunião de grandes nomes da literatura de horror, que servem de inspiração e referência para a construção de novas histórias até hoje.

Dica do Selo: Frankenstein

Desafiada por Lord Byron a escrever uma história aterrorizante, a jovem Mary Shelley não se intimidou, e acabou dando vida a um dos livros mais importantes do terror e da ficção científica: Frankenstein. Precursora como era, ela não poderia ficar de fora do selo Medo Clássico, nem dessa lista.

A edição publicada pela Darkside Books faz jus à grandeza da obra, trazendo contos extras, notas e ilustrações exclusivas. Ideal para quem quer conhecer a história do monstro que ganha vida pelas mãos de Victor Frankenstein, e uma edição definitiva para quem já conhece.

Título originalFrankenstein, or, The Modern Prometheus
AutoraMary Shelley
PrefácioPercy Shelley
TraduçãoMárcia Xavier de Brito e Carlos Primati
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas304
Primeira publicação1818

Selo DarkLove: Mulheres e literatura

Foi pensando nas mulheres escritoras de terror, que gostam de tratar de assuntos sombrios, que a Darkside Books criou o selo Darklove. Não é novidade para ninguém (ou não deveria ser) que mulheres foram apagadas por anos da história da literatura. Mas isso está mudando! Temos cada vez mais acesso aos livros escritos por elas e a oportunidade de embarcarmos em histórias sensíveis, mas aterrorizantes.

Dica do Selo: Geek Love

No melhor estilo Freak Show, o livro Geek Love nos leva para um circo dos horrores, onde somos questionados sobre o que é normal, qual a linha entre o sagrado e o profano, quais são nossos conceitos de belo e feio e etc. Conhecemos a família Binewskis, os donos do circo, que fazem de tudo para atrair o público, inclusive transformar os próprios filhos em aberrações.

Um dos maiores fãs dessa história é o escritor de fantasia Neil Gaiman! Só por isso, já conseguimos imaginar a qualidade. Não é por menos, a autora fala sobre amor e preconceito de uma forma muito original. Os conflitos familiares tomam outra dimensão em suas mãos. O livro de Katherine Dunn é um livro capaz de transformar nossa visão de mundo.

Aproveite e confira os melhores livros escritos por Neil Gaiman, autor de Sandman

Título originalGeek Love
AutoraKatherine Dunn
TraduçãoDébora Isidoro
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas464
Primeira publicação1989

Selo Graphic Novel: os quadrinhos mais sombrios da sua estante

Desde 2017, a Darkside Books vem fazendo a alegria dos fãs de quadrinhos com o selo Graphic Novel. São obras escolhidas a dedo e com edições, como sempre, caprichadas.

Dica do Selo: Paraíso Perdido

Uma das obras mais importantes para o gênero de terror, o poema épico de John Milton, Paraíso Perdido, escrito em 1667, é agora revisitado pelo ilustrador Pablo Auladell e publicado no Brasil pela Darkside Books. O poema narra o conflito entre Deus e Satã, depois que este foi expulso do paraíso.

O traço sombrio de Auladell combina com a temática do poema e é capaz de transpor para a nossa vista a batalha narrada por Milton. Vamos combinar que a obra original não é uma leitura fácil. Foi escrita há mais de 350 anos e tem uma linguagem super rebuscada. A adaptação para os quadrinhos, além de uma obra arrebatadora, é também um forma de tornar essa grandiosa história mais acessível.

Título originalParadise Lost
AutorJohn Milton
TraduçãoÉrico Assis
EditoraDarkside Books
Número de páginas320
Primeira publicação1667

Selo Crime Scene: crimes que vão te deixar de queixo caído

É fato que histórias de assassinos em séries e crimes hediondos despertam a curiosidade de muita gente. Para ajudar a suprir esse desejo de desvendar mentes criminosas, a Darkside Books criou o selo Crime Scene, com casos de crimes reais que deixam qualquer um com frio na espinha!

Dica do Selo: Arquivos Serial Killers: Made in Brazil e Louco ou Cruel?

Quando falamos em mentes criminosas, uma das maiores autoridades no assunto é Ilana Casoy. Em Arquivos Serial Killers, a Darkside Books juntou dois livros da estudiosa em criminologia em um único volume, edição de luxo com mais de 700 página de investigação! Tá bom, ou quer mais?

Sempre precursora em sua área, no livro Made in Brazil, Ilana estuda os casos de serial killers brasileiros pela primeira vez. Após cinco anos de pesquisa pesada, o resultado foi um dossiê sobre as mentes sombrias brasileiras, cheio de histórias perturbadoras.

Já em Louco ou Cruel?, a autora tenta entender como funciona a mente desses assassinos, através de arquivos policiais, do FBI e até da Scotland Yard! Foi longe, o que resultou em um belo trabalho!

Título originalArquivos Serial Killers: Made in Brazil e Louco ou Cruel?
AutoraIlana Casoy
PrefácioPercival Souza
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas720
Primeira publicação2004 | 2014

Selo Dark Fantasy: histórias de outro mundo

Os fãs de fantasia não foram esquecidos pela Darkside Books. o selo Dark Fantasy abre espaço para histórias fantasticamente sombrias.

Dica do Selo: Trilogia dos Espinhos

Para a alegria dos fãs de Jorg Ancrath, o protagonista da saga, a Darkside Books lançou a Trilogia dos Espinhos em volume único e edição de luxo linda de se ver! E para quem ainda não é fã, esta é uma ótima oportunidade para conhecer essa história épica, cheia de sangue e vingança.

Mark Lawrence nos coloca em um mundo destruído, com um tom medieval, repleto de reis e castelos. Mas não se engane, o livro se passa no futuro. Um futuro tão apocalíptico que fez a sociedade retroceder.

Título originalBroken Empire Trilogy
AutorMark Lawrence
TraduçãoAntônio Tibau e Dalton Caldas
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas928
Primeira publicação2008

Selo CineBook Club: para os fãs da sétima arte

O Selo CineBook Club traz para o Brasil livros que inspiraram grandes clássicos do cinema de terror! De Psicose à Horror em Amityville, as obras são um deleite para quem quer expandir as experiências: sair das telonas para as letrinhas!

Dica do Selo: Hellraiser - Renascido do Inferno

Um dos mais cultuados filmes de terror, Hellraiser, nos apresenta os vilões icônicos chamados de Cenobitas. O diretor do filme, Clive Barker, é também autor do livro que o originou. Podemos dizer, então, que ele é o mais profundo conhecedor da história, ideal para tomar a frente do projeto cinematográfico.

Ao buscar experiências profundas de prazer, Frank acaba liberando os tais Cenobitas, liderados pelo mais assustador deles: Pinhead. Isso faz com que ele descubra, da pior maneira possível, que a noção deles de prazer é muito diferente da nossa.

Título originalThe Hellbound Heart
AutorClive Barker
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas160
Primeira publicação1986

Selo Crânio: para os acadêmicos de plantão

Se a sua praia é ciência, o selo Crânio foi feito para você. São livros de não ficção, pensados para questionar o nosso mundo e que caminhos estamos tomando. Com assinaturas de especialistas, acadêmicos e pensadores, o selo passeia por diversas áreas, é só escolher a sua!

Dica do Selo: Superinteligência

Recomendado por, nada mais nada menos, que Bill Gates, em Superinteligência, Nick Bostrom caminha pelos vales da filosofia, questionando o futuro da vida inteligente e da condição humana. Tudo isso em uma escrita clara para não assustar o leitor que não está acostumado a esse tipo de conteúdo!

No livro, ele fala sobre inteligência artificial e os perigos que corremos com as máquinas.

Parece ficção científica, mas é a realidade. E muitas vezes, a realidade assusta mais que a ficção!

Título originalSuperinteligence: paths, dangers and strategies
AutorNick Bostrom
PrefácioMarcelo Gleiser
TraduçãoClemente Gentil penna e Patrícia Ramos Geremias
CapaRetina 78
EditoraDarkside Books
Número de páginas512
Primeira publicação2014

Selo Caveirinha: a vez das crianças

Achou que não ia ter livro de terror para crianças? Achou errado! O selo Caveirinha é uma ótima porta de entrada para o mundo do terror. Mas não se preocupe, os livros não vão assustar os pequenos (só um pouquinho)!

Dica do Selo: O Fantástico Alfabeto Lovecraft

O primeiro livro da Caveirinha traz para as crianças o fantástico mundo de Lovecraft (de quem elas serão fã um dia, pode apostar). As crianças têm uma imaginação incrível, e nada melhor que aguçar essa imaginação, as colocando em um mundo de fantasia, cheio de monstros bizarros, mas muito cativantes.

A edição segue o padrão da Darkside Books: capa dura, com bordas arredondadas para não machucar os anjinhos endiabrados. Apesar do livro de Jason Ciaramella ser um livro para crianças, tem muito adulto colocando na estante.

Título originalC is for Cthulhu: The Lovecraft Alphabet Book
AutorJason Ciaramella
EditoraDarkside Books
Número de páginas32
Primeira publicação2017

Leia também: