Logo Buscapé
Logo Buscapé

O médico e escritor Drauzio Varella é conhecido por ser um comunicador e por conseguir explicar temas da medicina com linguagem simples.

Além disso, Drauzio é especializado em câncer e também se aprofundou nas relações e no modo de vida da população carcerária brasileira ao trabalhar como médico voluntário nos presídios, o que resultou em sua trilogia sobre o assunto. Confira aqui no Buscapé os melhores livros publicados do autor!

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella nasceu em 1943, em São Paulo. Formado em Medicina pela USP, é cancerologista e trabalhou por vinte anos no Hospital do Câncer. Também foi voluntário na Casa de Detenção de São Paulo por treze anos e realiza o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina da Capital. Drauzio foi pioneiro na descoberta do tratamento da AIDS e no auxílio ao esclarecimento da população sobre a prevenção da doença, principalmente em penitenciárias.

O médico publicou mais de 10 livros e recebeu diversos prêmios por suas obras, como Prêmio Jabuti de Livro do Ano, Prêmio Novos Horizontes e Revelação Infantil, da Bienal do Rio de Janeiro. Também participou de séries no programa Fantástico na Rede Globo, sobre o corpo humano, primeiros socorros, gravidez, transplantes, entre outras. Atualmente possui um canal no Youtube em que responde dúvidas e discute temas relevantes para a sociedade.

Relatos de um médico sobre a vida da população carcerária em Estação Carandiru

Drauzio Varella traz nessa obra relatos de dez anos de atendimento voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, que já foi o maior presídio do país. Drauzio conta sobre um código penal não-escrito que organizava o comportamento dos presos. O código foi criado por eles mesmos e era tão rígido que podia terminar em morte em casos de alguém quebrar as regras.

O relato do médico tem traços da sua experiência pessoal e demonstra uma disposição para tratar as pessoas como casos únicos, mesmo nas péssimas condições em que elas se encontravam. Foi em 1989 que Drauzio iniciou seu trabalho voluntário de prevenção à AIDS e entrou em contato com mais 7 mil detentos - a obra é resultado desse período.

O livro foi lançado em 1999 e transformado em filme em 2003, por Hector Babenco. Estação Carandiru recebeu o Prêmio Jabuti 2000 de livro do ano. Desde o seu lançamento, o livro já vendeu centenas de milhares de exemplares.

Uma rebelião pelos olhos de quem tenta contê-la: Carcereiros

Após o sucesso de Estação Carandiru, Drauzio Varella resolve contar sobre o outro lado da moeda no universo do sistema carcerário brasileiro: o dia a dia dos agentes que atuam nos presídios. Lança então, em 2014, o livro Carcereiros.

O médico trabalhou por mais de vinte anos em presídios pelo Brasil como médico voluntário e entrou em contato também com o cotidiano de centenas de agentes penitenciários. Os relatos narrados em Carcereiros trazem as condições rigorosas e de risco a que se submetem os agentes. A obra traz também os dramas da sua própria atuação lá dentro, contando suas dificuldades e frustrações, e o desafio em conciliar uma vida tão imersa nessa realidade com a de médico particular, escritor e pai de família.

O segundo volume da trilogia iniciada por Estação Carandiru inspirou a série homônima exibida pela Rede Globo em 2018 e que estreia uma segunda temporada agora em 2019.

Dar voz para as histórias das mulheres que estão atrás das grades em Prisioneiras

Em 2017, Drauzio Varella encerra a trilogia literária sobre o sistema carcerário brasileiro com o livro Prisioneiras. Nessa obra, o médico coloca as mulheres encarceradas como protagonistas. Durante onze anos de atendimento na Penitenciária Feminina da Capital, Drauzio entrou em contato com mais de duas mil detentas. O livro traz a história de várias dessas mulheres que são esquecidas pelas famílias.

Assim como no Carandiru, um código de leis não-escrito existe para reger o comportamento das prisioneiras. A obra carrega um relato franco sobre a dinâmica e os relacionamentos presentes na penitenciária feminina. Para o final da trilogia, Prisioneiras carrega a mesma disposição e sensibilidade do autor presente nas outras obras para descrever um assunto tão polêmico para a sociedade como a vida de quem está atrás das grades.

Por um Fio: quando a vida pode estar perto do fim

O mesmo narrador sensível e cuidadoso que trata das histórias reais de prisioneiros traz agora histórias tocantes sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e da família. Especializado em oncologia, Drauzio consegue retratar as questões delicadas que envolvem o câncer, mesmo quando a doença estava no início de sua descoberta e era chamada de “aquela doença”.

A obra traz histórias de aceitação, desespero, descoberta, surpresa, revolta, entre outras sensações que perpassam quem tem que lidar com uma doença que pode levar à morte. O médico conta episódios surpreendentes de mudança de vida, como se a visão da morte funcionasse como um divisor de águas e desse um novo sentido para a vida que ainda resta.

Uma das atividades que eleva a alma humana e dá equilíbrio para a vida: Correr

Neste livro, Drauzio traz detalhes sobre uma atividade que ele acredita ser o que lhe dá equilíbrio para enfrentar os desafios da vida: correr. Na obra, o médico conta como e porque decidiu começar a praticar essa atividade física que encanta milhares de pessoas.

Em Correr, Drauzio relata o desafio de encarar a sua primeira maratona, e traz um panorama da história das corridas desde sua origem na Grécia Antiga. Também coloca no livro informações médicas sobre a atividade. Leitura fundamental para quem quer ser ou já é um corredor.

Reflexões em forma de crônicas sobre crimes, questões sociais e episódios cotidianos em A Teoria das Janelas Quebradas

O livro é um pouco diferente das outras obras de Drauzio, porque traz crônicas com um delicioso tom de conversa de bar. Nele, o autor demonstra ter domínio da narrativa curta, desenvolvendo uma situação de maneira leve e rápida e concluindo de maneira imprevisível.

Drauzio traz histórias de traições amorosas, episódios cômicos e assuntos diversos como indústria do cigarro e corrupção. Em diversos textos, o médico assume postura crítica ou procura desmitificar ideias falsas. Também traz fatos novos no que diz respeito a transmitir informações científicas novas com linguagem simples. Nessa obra, Drauzio Varella coloca a vida, em todas as suas formas, como a coisa mais importante.

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!