Flip 2019: fique por dentro das novidades da Festa Literária Internacional de Paraty

Autor homenageado na Flip 2019 é Euclides da Cunha.

Flip 2019: fique por dentro das novidades da Festa Literária Internacional de Paraty
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

A Flip é considerada um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. Este ano acontece de 10 a 14 de julho e conta com uma vasta programação para quem curte literatura.

A Festa Literária Internacional de Paraty é realizada desde 2003 na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Todos os anos a cidade fluminense recebe a manifestação cultural que proporciona a reunião de autores e público em debates sobre diversos temas, como cinema, ciência, música, entre outros. Além do Programa Principal, também ocorrem atrações como a Flipinha que traz atividades para o público infanto-juvenil.

Flip 2019

Com a curadoria da jornalista e editora Fernanda Diamant, responsável pelo Programa Principal, e direção geral e artística do arquiteto Mauro Munhoz, a Flip 2019 tem a proposta de trazer autores já consagrados e também autores da nova geração. A mescla é pensada para promover inovação.

Para a 17ª edição, dois nomes já foram confirmados: Kristen Roupenian e Walnice Nogueira Galvão.

Kristen Roupenian é autora de um conto publicado na revista americana New Yorker chamado Cat Person. O conto ganhou notoriedade ao tornar-se viral em poucas horas. A história narra o envolvimento de duas pessoas através de mensagens pelo celular, mostrando como a expectativa criada virtualmente nem sempre é alcançada pelo encontro na vida real. O livro de contos da autora, Cat Person e outros contos, foi lançado recentemente no Brasil.

Outra presença confirmada é Walnice Nogueira Galvão. A pesquisadora é responsável pela edição crítica de Os Sertões, de Euclides da Cunha, obra que estudou ao longo de duas décadas. Durante sua trajetória como autora e pesquisadora, Walnice possui 12 dos seus 40 livros publicados dedicados a analisar o Autor Homenageado pela Flip 2019.

LivroCat Person e Outros ContosDesconversa - Ensaio Crítico
AutorKristen RoupenianWalnice Nogueira Galvão
EditoraCompanhia das LetrasUFRJ
Número de páginas251264
Ano de lançamento20171968
IdiomaPortuguêsPortuguês

Autor homenageado: Euclides da Cunha

A cada edição, a Flip promove uma homenagem a um autor brasileiro. A ação tem como objetivo preservar e valorizar a literatura do Brasil e a língua portuguesa. Em 2019, o Autor Homenageado é o escritor, jornalista e engenheiro Euclides da Cunha (1866-1912).

Euclides da Cunha é autor de Os Sertões, obra de extrema importância para o Brasil. O livro foi elaborado a partir da cobertura jornalística da revolta de Canudos (1896-1897) na Bahia. O autor era correspondente do jornal O Estado de S. Paulo e foi enviado para cobrir o conflito duramente reprimido pelo governo e liderado por Antônio Conselheiro. Publicado em 1902, a obra é dividida em três partes: "A terra", "O homem" e "A luta" e explora principalmente a influência do meio sobre o homem na busca de uma identidade nacional.

Os Sertões é considerado um dos primeiros clássicos brasileiros de não ficção, além de se destacar por revelar a transformação da postura do autor. Durante a cobertura de Canudos, Euclides da Cunha entrou em contato com uma realidade muito diferente da sua e que provocou uma reflexão significativa sobre suas crenças políticas.

O autor também publicou outras obras como a coletânea de artigos: Contraste e confrontos, Peru versus Bolívia e, o livro póstumo, À margem da história.

Leia também: