Zoom indica em Livros

Campeonato Brasileiro: 7 livros para saber tudo sobre a história do futebol no país

O futebol brasileiro também está nas páginas de livros incríveis para os fãs da bola.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

A bola já está rolando no Campeonato Brasileiro em 2019, e nós aqui do Zoom preparamos uma lista incrível com 7 livros para você ficar por dentro da história do futebol no país e seus principais clubes.

O Brasileirão, como também é conhecido, tem sua história iniciada em 1959 e recebeu o nome de “Taça Brasil”, limitado a disputas entre os campeões estaduais, tendo como primeiro campeão o Esporte Clube Bahia contra o Santos do Rei Pelé.

Somente na década de 80 foi oficialmente chamado de Campeonato Brasileiro de Futebol, hoje uma das competições mais fortes e importantes do mundo. Vem com a gente dar um Zoom nesta lista que nós preparamos com muita emoção sobre o futebol no Brasil e seus principais times:

Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos é um clássico de um dos maiores jogadores do nosso futebol, o Tostão

Eduardo Gonçalves de Andrade, ou melhor, Tostão, é um ícone do nosso futebol: jogou duas Copas do Mundo e foi campeão em uma delas, a de 1970, quando o Brasil foi tricampeão mundial.

Foi um dos jogadores mais talentosos que os brasileiros já viram jogar. Neste livro, o jogador mineiro retrata momentos do seu início profissional no time do Cruzeiro, as duas Copas disputadas, a lesão no olho que o aposentou muito cedo, a formação posterior como médico e a carreira como comentarista, além de muitos outros momentos de emoção.

É um livro que vale muito a pena ter na estante.

Título original Tempos Vividos, Sonhados e Perdidos
Autor Tostão
Capa Alceu Chiesorin Nunes
Editora Companhia das Letras
Número de páginas 208
Primeira publicação 2016 

Os 11 Maiores Camisas 10 do Futebol Brasileiro faz parte de uma série de livros que traz diversas escalações como essa

A camisa 10 é, sem dúvida, uma das mais cobiçadas pelos jogadores: o peso do seu número vem acompanhado de nomes como Pelé, Rivellino, Zico, Raí, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e mais 5 estrelas escaladas pelo jornalista esportivo Marcelo Barreto.

Neste livro, lançado em 2010, que compõe uma série de livros da Editora Contexto, são escalados os 11 maiores fenômenos relacionados ao futebol. Carreira, vida pessoal e melhores momentos de cada jogador com a camisa abençoada é uma mistura fantástica para apreciar esse mundão futebolístico.

Título original Os 11 Maiores Camisas 10 do Futebol Brasileiro
Autor Marcelo Barreto
Editora Contexto
Número de páginas 256
Primeira publicação 2010

Confira as ofertas disponíveis para os outros títulos da série:

O Negro no Futebol Brasileiro retrata a entrada do negro em um esporte originalmente branco

O Negro no Futebol Brasileiro foi escrito pelo jornalista Mario Filho: isso mesmo, pelo jornalista que dá nome ao estádio mais famoso do Brasil, o Maracanã.

Neste livro, originalmente publicado em 1947, o autor retrata de forma leve, porém rica e intensa, a época em que o racismo imperava contra o negro neste esporte no nosso país. Não é só sobre futebol: é uma aula de história sobre a sociedade e a cultura brasileira.

É um clássico que comprova a sua importância estando já na sua 5ª edição, sempre preservando o texto original do grande autor.

Título original O Negro no Futebol Brasileiro
Autor Mario Filho
Editora Mauad X
Número de páginas 344
Primeira publicação 2003

1942 – O Palestra Vai à Guerra narra a época em que o Palestra Itália virou Palmeiras

O maior campeão da história do Campeonato Brasileiro com 10 títulos (com a unificação dos campeonatos Robertão e Taça Brasil) e o último a levantar o troféu de campeão do país, em 2018, o Palmeiras não poderia ficar de fora desta lista.

1942 – O Palestra Vai à Guerra, escrito pelo jornalista e historiador Celso de Campos Jr., não é só para torcedores do time: é escrito também para todos os fãs de futebol que gostariam de conhecer mais a história do esporte brasileiro na época da Segunda Guerra Mundial, especialmente sobre a disputa tão especial pelo título do Campeonato Paulista contra o São Paulo, realizada no mesmo ano.

O livro comprova a importância do Palestra Itália, hoje Palmeiras, indiscutível para a memória futebolística brasileira.

Título original 1942 – O Palestra Vai à Guerra
Autor Celso de Campos Jr.
Editora Realejo
Número de páginas 320
Primeira publicação 2012

O Botafogo de 95 tem por trás uma história curiosa e divertida

O autor Thales Machado, para relembrar o grande feito do Fogão em 1995 (o segundo título pela Série A do Campeonato Brasileiro), abriu uma conta no Twitter em 1º de janeiro de 2015 para narrar diariamente, com detalhes impressionantes e muitas vezes inéditos, a trajetória do Botafogo como se estivesse naquele ano da conquista do título.

O projeto deu tão certo que Thales resolveu transformar as postagens em um livro super divertido e rico em detalhes sobre o time de Túlio e outras estrelas. Isso é que amor ao time!

Título original O Botafogo de 95
Autor Thales Machado
Editora Clube de Autores
Número de páginas 220
Primeira publicação 2016

Histórias do Flamengo traz muita emoção sobre o time que possui uma das maiores torcidas do Brasil

Dobradinha de autor que bate um bolão vale, não é mesmo? O já citado Mario Filho, aquele que emprestou o nome ao Maracanã, traz neste livro, originalmente publicado em 1945 e reeditado pela 4ª vez em 2014, diversas histórias curiosas e importantes para entendermos o início deste time fabuloso.

A obra conta com passagens de personagens incríveis e fanáticos como o locutor e compositor Ary Barroso, o escritor José Lins do Rêgo e muitas outras surpresas. Fluminense, Vasco e Botafogo também não ficam de fora das páginas do livro, já que tanto se mesclam à história do Mengão. Grande livro para os fãs rubro-negros!

Título original Histórias do Flamengo
Autor Mario Filho
Editora Mauad X
Número de páginas 336
Primeira publicação 2014

Escola Brasileira de Futebol ajuda a entender por que o Brasil forma tantos jogadores

O jornalista esportivo Paulo Vinícius Coelho nos presenteia com este livro, lançado em 2018, que reúne vários esquemas táticos de grandes times brasileiros e da seleção brasileira para perceber como o futebol do nosso país evoluiu ao longo de muitas décadas.

Novidade na literatura referente ao esporte, Escola Brasileira de Futebol registra estilos técnicos que fizeram e fazem história, e a proposta do autor é difundir e ratificar o Brasil como o melhor formador do futebol no mundo.

Título original Escola Brasileira de Futebol
Autor Paulo Vinícius Coelho
Editora Objetiva
Número de páginas 294
Primeira publicação 2018

E aí, gostou da nossa lista campeã? Dê um Zoom nas ofertas disponíveis e não perca a chance de conhecer ainda mais sobre a história deste esporte número 1 para os brasileiros. Afinal, nunca é só futebol!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros