Logo Buscapé
Logo Buscapé

Os fãs de Game of Thrones, que são viciados na trama épica do seriado transmitido pela HBO, com certeza sabem que a série é uma adaptação da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, sequência de livros saída da cabeça do escritor norte-americano George R. R. Martin. Graças ao sucesso da sua história sobre uma disputa sangrenta pelo trono de ferro, o autor passou a ser considerado um dos maiores nomes da literatura fantástica dos últimos tempos.

O confronto entre Targaryens, Starks, Lannisters, Baratheons, com direito a dragões e um exército de mortos-vivos, não é de hoje e não tem data para acabar. Martin planejou sete volumes, publicou o primeiro, A Guerra dos Tronos, há 23 anos, mas ainda não tem previsão de quando lançará os dois últimos.

Enquanto o desfecho dessa aventura não sai nem na televisão nem nos livros, venha conhecer os trabalhos de George Martin e mergulhar nos diferentes mundos criados por ele:

A Morte da Luz e a ascensão de George R. R. Martin

Ao contrário do que se pode pensar, o primeiro romance de George R. R. Martin não tem criaturas mágicas, feiticeiros, nem reis e rainhas clássicos. O autor escolheu explorar outra paixão: a ficção científica.

Publicado em 1977, A Morte da Luz tem Worlon como cenário, um planeta errante, que não orbita ao redor de uma estrela, construído para sediar um festival interplanetário que em tempos passados celebrava a diversidade cultural de 14 mundos. Sem um trajeto definido, ele acaba se afastando das suas estrelas vizinhas e acaba em uma região fria e escura do espaço, difícil para a manutenção da vida.

Nele é onde vai parar D’irk T’Larien, um aventureiro que chega lá após receber um sinal de um amor do passado. O que encontra, entretanto, não é o que esperava e agora ele terá que lidar com os conflitos desse lugar inóspito que está condenado à morte.

Intrigante e até filosófico, o primeiro trabalho do criador da série As Crônicas de Gelo e Fogo já chama a atenção para a sua habilidade de criar universos complexos, cheios de detalhes, e por seu consagrado olhar para os conflitos humanos.

Os pequenos (e os adultos) vão amar O Dragão de Gelo

Até o público infanto-juvenil pode experimentar a literatura de George R. R. Martin. O Dragão de Gelo, publicado pela primeira vez em 1980, narra as aventuras da pequena Adara, uma criança com uma conexão especial com o inverno uma vez que nasceu durante o frio mais intenso de que já se teve notícia.

Destemida, a menina torna-se amiga de uma criatura lendária, uma dragão de gelo. A relação entre os dois entra em risco quando, em um verão, dragões de fogo atacam a fazenda onde ela mora.

Um ponto fora da curva na obra do autor, mas não com menos qualidade. Martin é sensível ao escrever sobre amizade e, para enriquecer a leitura, sua história vem com as ilustrações delicadas do artista espanhol Luis Royo.

Arrepios com os sugadores de sangue de Sonho Febril

O pai da Guerra dos Tronos também sabe assustar. Em Sonho Febril, George R. R. Martin bebe na fonte de clássicos como Drácula e nos arranca arrepios com os mistérios a bordo do Fevre Dream, uma grandiosa embarcação que navega as águas do rio Mississipi, nos Estados Unidos.

O ano é 1857 e um falido, mas habilidoso, capitão chamado Abner Marsh recebe o convite de um estranho magnata para construir e pilotar o maior fluvial a vapor já visto. Ele aceita a proposta, mas quando o projeto sai do papel, o piloto percebe que algo sombrio rodeia seu parceiro de negócios.

O livro chegou às prateleiras das livrarias no começo dos anos 80 e foi comparado pela crítica da época como um encontro entre Bram Stoker e Mark Twain. Mix de dois nomes de peso da literatura mundial no trabalho de um dos autores mais influentes da atualidade. Merece atenção.

Caçador em Fuga, um universo alienígena escrito a seis mãos

Tão engenhoso quanto o enredo de Caçador em Fuga, é como ele foi criado. Um homem hispânico chamado Ramón acorda um dia na escuridão: essa foi uma cena concebida pelo escritor Gardner Dozois, que depois de ser encorajado por George R. R. Martin a prosseguir com a história e falhar, resolve entregar sua ideia nas mãos do criador das Crônicas de Gelo e Fogo para que ele mesmo continuasse.

Ao longo de 30 anos, o material foi trocando de mãos, até chegar a Daniel Abraham, quando enfim conseguiu ser finalizado. O protagonista, Ramón, continua acordando no escuro, mas descobre que foi sequestrado por uma raça alienígena e que precisa sequestrar outros humanos fugitivos para que possa ser libertado.

Quais as motivações de seus raptores? Como ele chegou até ali? Essas perguntas intrigam o leitor que acompanha os desafios do personagem principal no planeta-colônia São Paulo. Uma trama cheia de reviravoltas, que nos conduz por caminhos inesperados.

Mais histórias para os insaciáveis em O Cavaleiro dos Sete Reinos

Para os ansiosos por mais aventuras do mundo das Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin ainda não entregou um final, mas sim outros começos. O Cavaleiro dos Sete Reinos é uma coletânea de três contos que narram os eventos de 90 anos antes da disputa pelo trono de ferro através das desventuras do cavaleiro Sor Duncan, o Alto, e seu jovem escudeiro, Egg.

Através das histórias O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso, reunidas dessa edição, conhecemos o passado de Westeros e os acontecimentos que repercutiram na série de livros principal. É, por exemplo, um sonho realizado para os fãs que sempre quiseram saber como era quando os senhores dos dragões, a família Targaryen, estava no poder.

As Crônicas de Gelo e Fogo, uma obra-prima com mais de duas décadas

Quando o rei dos Sete Reinos é morto e descobrem que o seu sucessor é um filho bastardo, um banho de sangue começa para descobrir quem irá assumir o trono. Some a isso uma princesa de uma linhagem deposta que deseja recuperar o poder e uma força sobrenatural que ameaça dominar aquele universo.

Do encontro desses três conflitos nasce As Crônicas de Gelo e Fogo, obra-prima de George R. R. Martin que desde 1996 cativa os amantes de literatura fantástica e teve alcance mundial com a sua adaptação para TV, o seriado Game of Thrones.

Mais que a fantasia, porém, a saga épica com cinco volumes publicados atraiu uma legião de leitores fiéis por seu enredo sofisticado, cheio de intrigas políticas, seus personagens realistas e suas reflexões sobre o comportamento humano.

O sucesso da série é tamanho que Martin chegou a ganhar o título de “Tolkien americano”, comparação com outro grande autor do gênero: J. R. R. Tolkien, o criador de O Senhor dos Anéis.

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!