Os fãs de Game of Thrones, que são viciados na trama épica do seriado transmitido pela HBO, com certeza sabem que a série é uma adaptação da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, sequência de livros saída da cabeça do escritor norte-americano George R. R. Martin. Graças ao sucesso da sua história sobre uma disputa sangrenta pelo trono de ferro, o autor passou a ser considerado um dos maiores nomes da literatura fantástica dos últimos tempos.

O confronto entre Targaryens, Starks, Lannisters, Baratheons, com direito a dragões e um exército de mortos-vivos, não é de hoje e não tem data para acabar. Martin planejou sete volumes, publicou o primeiro, A Guerra dos Tronos, há 23 anos, mas ainda não tem previsão de quando lançará os dois últimos.

Enquanto o desfecho dessa aventura não sai nem na televisão nem nos livros, venha conhecer os trabalhos de George Martin e mergulhar nos diferentes mundos criados por ele:

A Morte da Luz e a ascensão de George R. R. Martin

A Morte da Luz - Martin, George R. R. - 9788580444926

Ao contrário do que se pode pensar, o primeiro romance de George R. R. Martin não tem criaturas mágicas, feiticeiros, nem reis e rainhas clássicos. O autor escolheu explorar outra paixão: a ficção científica.

Publicado em 1977, A Morte da Luz tem Worlon como cenário, um planeta errante, que não orbita ao redor de uma estrela, construído para sediar um festival interplanetário que em tempos passados celebrava a diversidade cultural de 14 mundos. Sem um trajeto definido, ele acaba se afastando das suas estrelas vizinhas e acaba em uma região fria e escura do espaço, difícil para a manutenção da vida.

Nele é onde vai parar D’irk T’Larien, um aventureiro que chega lá após receber um sinal de um amor do passado. O que encontra, entretanto, não é o que esperava e agora ele terá que lidar com os conflitos desse lugar inóspito que está condenado à morte.

Intrigante e até filosófico, o primeiro trabalho do criador da série As Crônicas de Gelo e Fogo já chama a atenção para a sua habilidade de criar universos complexos, cheios de detalhes, e por seu consagrado olhar para os conflitos humanos.

Título original Dying of the Light: A Novel
Tradução Marcia Blasques
Editora Leya Brasil
Número de páginas 336
Primeira publicação 1977

Os pequenos (e os adultos) vão amar O Dragão de Gelo

O Dragão de Gelo - George R.R. Martin - 9788544100905

Até o público infanto-juvenil pode experimentar a literatura de George R. R. Martin. O Dragão de Gelo, publicado pela primeira vez em 1980, narra as aventuras da pequena Adara, uma criança com uma conexão especial com o inverno uma vez que nasceu durante o frio mais intenso de que já se teve notícia.

Destemida, a menina torna-se amiga de uma criatura lendária, uma dragão de gelo. A relação entre os dois entra em risco quando, em um verão, dragões de fogo atacam a fazenda onde ela mora.

Um ponto fora da curva na obra do autor, mas não com menos qualidade. Martin é sensível ao escrever sobre amizade e, para enriquecer a leitura, sua história vem com as ilustrações delicadas do artista espanhol Luis Royo.

Título original The Ice Dragon
Tradução Gabriel Oliva Brum
Ilustrações Luis Royo
Editora Leya Brasil 
Número de páginas 128 
Primeira publicação 1980

Arrepios com os sugadores de sangue de Sonho Febril

Sonho Febril - Capa Comum - 9788544101391

O pai da Guerra dos Tronos também sabe assustar. Em Sonho Febril, George R. R. Martin bebe na fonte de clássicos como Drácula e nos arranca arrepios com os mistérios a bordo do Fevre Dream, uma grandiosa embarcação que navega as águas do rio Mississipi, nos Estados Unidos.

O ano é 1857 e um falido, mas habilidoso, capitão chamado Abner Marsh recebe o convite de um estranho magnata para construir e pilotar o maior fluvial a vapor já visto. Ele aceita a proposta, mas quando o projeto sai do papel, o piloto percebe que algo sombrio rodeia seu parceiro de negócios.

O livro chegou às prateleiras das livrarias no começo dos anos 80 e foi comparado pela crítica da época como um encontro entre Bram Stoker e Mark Twain. Mix de dois nomes de peso da literatura mundial no trabalho de um dos autores mais influentes da atualidade. Merece atenção.

Título original Fevre Dream
Tradução Luis Reyes Gil
Editora Leya Brasil
Número de páginas 368
Primeira publicação 1982

Caçador em Fuga, um universo alienígena escrito a seis mãos

Caçador em Fuga - George R. R. Martin - 9788544105214

Tão engenhoso quanto o enredo de Caçador em Fuga, é como ele foi criado. Um homem hispânico chamado Ramón acorda um dia na escuridão: essa foi uma cena concebida pelo escritor Gardner Dozois, que depois de ser encorajado por George R. R. Martin a prosseguir com a história e falhar, resolve entregar sua ideia nas mãos do criador das Crônicas de Gelo e Fogo para que ele mesmo continuasse.

Ao longo de 30 anos, o material foi trocando de mãos, até chegar a Daniel Abraham, quando enfim conseguiu ser finalizado. O protagonista, Ramón, continua acordando no escuro, mas descobre que foi sequestrado por uma raça alienígena e que precisa sequestrar outros humanos fugitivos para que possa ser libertado.

Quais as motivações de seus raptores? Como ele chegou até ali? Essas perguntas intrigam o leitor que acompanha os desafios do personagem principal no planeta-colônia São Paulo. Uma trama cheia de reviravoltas, que nos conduz por caminhos inesperados.

Título original Hunter's Run
Autores George R.R. Martin / Gardner Dozois / Daniel Abraham
Tradução Fábio M. Barreto 
Editora Leya Brasil 
Número de páginas 304 
Primeira publicação 2007

Mais histórias para os insaciáveis em O Cavaleiro dos Sete Reinos

O Cavaleiro dos Sete Reinos: Histórias do Mundo de Gelo e Fogo - George R. R. Martin - 9788580449730

Para os ansiosos por mais aventuras do mundo das Crônicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin ainda não entregou um final, mas sim outros começos. O Cavaleiro dos Sete Reinos é uma coletânea de três contos que narram os eventos de 90 anos antes da disputa pelo trono de ferro através das desventuras do cavaleiro Sor Duncan, o Alto, e seu jovem escudeiro, Egg.

Através das histórias O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e O Cavaleiro Misterioso, reunidas dessa edição, conhecemos o passado de Westeros e os acontecimentos que repercutiram na série de livros principal. É, por exemplo, um sonho realizado para os fãs que sempre quiseram saber como era quando os senhores dos dragões, a família Targaryen, estava no poder.

Título original ‎Knight of Seven Kingdoms
Tradução Marcia Blasques 
Editora Leya Brasil 
Número de páginas 416
Primeira publicação 2014

As Crônicas de Gelo e Fogo, uma obra-prima com mais de duas décadas

As Crônicas de Gelo e Fogo - Edição de Colecionador - 5 Volumes - Martin, George R. R. - 9788544100127

Quando o rei dos Sete Reinos é morto e descobrem que o seu sucessor é um filho bastardo, um banho de sangue começa para descobrir quem irá assumir o trono. Some a isso uma princesa de uma linhagem deposta que deseja recuperar o poder e uma força sobrenatural que ameaça dominar aquele universo.

Do encontro desses três conflitos nasce As Crônicas de Gelo e Fogo, obra-prima de George R. R. Martin que desde 1996 cativa os amantes de literatura fantástica e teve alcance mundial com a sua adaptação para TV, o seriado Game of Thrones.

Mais que a fantasia, porém, a saga épica com cinco volumes publicados atraiu uma legião de leitores fiéis por seu enredo sofisticado, cheio de intrigas políticas, seus personagens realistas e suas reflexões sobre o comportamento humano.

O sucesso da série é tamanho que Martin chegou a ganhar o título de “Tolkien americano”, comparação com outro grande autor do gênero: J. R. R. Tolkien, o criador de O Senhor dos Anéis.

Leia também: