Zoom indica em Livros

Harlan Coben: 8 livros do autor que você precisa ler

Depois da série Safe, Coben assinou contrato com a Netflix! Confira seus livros!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Um dos mais aclamados escritores de suspense da atualidade, Harlan Coben assinou um contrato com a Netflix para a adaptação de 14 obras de sua autoria. Além da adaptação de obras já publicadas, o contrato também prevê projetos baseados em futuros livros do autor.

O acordo veio depois do sucesso da série Safe, criada e roteirizada por Coben, que estreou no ano passado e teve o ator Michael C. Hall, de Dexter, como protagonista. O escritor será o produtor executivo de todas as adaptações, segundo o site The Hollywood Reporter. O próximo romance a ser transformado em série é Não Fale com Estranhos. O protagonista será interpretado pelo ator Richard Armitage, conhecido por seu papel em O Hobbit. A produção começa a ser rodada em março.

Sobre o autor

Harlan Coben publicou seu primeiro livro em 1990 e desde então já lançou mais de 30 títulos, se consolidando como um dos autores de suspense mais bem sucedidos da atualidade. Seus livros já foram traduzidos para 41 idiomas e tiveram mais de 75 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

O “mestre das noites em claro”, como o autor também é conhecido, desde a década de 90 faz sucesso nos EUA e na Europa - sobretudo na França, onde teve seu livro Não Conte a Ninguém adaptado com êxito para o cinema. No Brasil, seus livros passaram a ser mais conhecidos do grande público a partir dos anos 2000, quando a editora Arqueiro passou a publicá-los.

Natural de Newark, Nova Jersey, Harlan Coben se formou em ciência política e chegou a trabalhar no setor de turismo antes de atingir o sucesso como um autor de best-sellers.

É o único autor a receber os três maiores prêmios da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe. Seu personagem arquétipo é o detetive Myron Bolitar, que aparece numa série de seus livros, responsáveis pelos prêmios que recebeu.

Confira 8 livros desse mestre do suspense que o Zoom separou para você:

Não Conte a Ninguém é o principal livro do autor e tem um filme baseado nele

Publicado em 2001, esse é o livro mais conhecido do autor. Foi adaptado ao cinema com sucesso pelo diretor francês Guillaume Canet, em 2006: a produção ganhou quatro Cesars - o Oscar francês -, o que alavancou ainda mais o nome livro e do próprio autor. Também foi o primeiro romance de Coben a figurar na lista de mais vendidos do New York Times Book Review.

Bem ao estilo do autor, Não Conte a Ninguém conta uma história cheia de mistério em que o Dr. David Beck recebe um e-mail que parece ter sido enviado por sua falecida esposa, morta anos atrás por um serial-killer após um ataque sofrido pelo casal e no qual o médico ficou desacordado num lago enquanto sua mulher era violentada e morta.

Título original Tell No One
Tradução Ivo Korytowski
Número de páginas 256
Ano de lançamento 2009

Quebra de Confiança: a estreia de Myron Bolitar, protagonista de vários romances de Coben

Em Quebra de Confiança, somos apresentados pela primeira vez a Myron Bolitar, personagem símbolo de Harlan Coben que aparece em vários de seus romances. Aqui, Bolitar é agente de Christian Steele, um jovem e promissor atleta de futebol americano, que tem tudo para trilhar o caminho do sucesso no esporte e, assim, alavancar também a carreira de seu agente.

Quando está prestes a acertar a contratação de seu atleta por uma grande equipe, Bolitar se vê envolvido numa intrigante história quando a ex-namorada de Steele aparece num anúncio de disque-sexo mesmo estando desaparecida há mais de um ano, após uma festa universitária, num caso nunca esclarecido pela polícia.

Além disso, o pai da garota foi encontrado morto três dias atrás, assassinado num suposto assalto. Enquanto tenta juntar as pontas dessa trama, Myron Bolitar tem que lidar com magnatas poderosos do esporte e criminosos perigosos, nos fazendo mergulhar no submundo da indústria do sexo e das grandes negociações de atletas.

Título original Deal Breaker
Tradução Alves Calado
Número de páginas 272
Ano de lançamento 2011

A Grande Ilusão: podemos sempre acreditar naquilo que vemos?

A ex-piloto de operações especiais, Maya Stern, voltou recentemente da guerra e um episódio começa a fazê-la questionar sua própria sanidade: uma imagem capturada de uma câmera escondida dentro de sua casa mostra sua filha de dois anos brincando com o pai. Só há um problema: Joe morreu duas semanas atrás vítima de um terrível assassinato.

Coben nos faz pensar e questionar até que ponto podemos acreditar naquilo que vemos e como podemos separar o que enxergamos entre o que é real e aquilo que projetamos como realidade por ser algo que gostaríamos que fosse real. Para descobrir a verdade sobre seu marido e sobre si mesma, Maya Stern terá que lidar com segredos e mentiras sobre seu passado.

Título original Fool Me Once
Tradução Marcelo Mendes
Número de páginas 304
Ano de lançamento 2017

Não Fale Com Estranhos será a próxima história de Coben adaptada pela Netflix

Adam Price começa a questionar se sua “vidas dos sonhos”, ao lado da esposa Corinne e dos dois filhos, não passa de uma farsa quando um estranho o aborda na rua e lhe conta um segredo terrível sobre sua mulher. Ao questioná-la, a imagem de perfeição criada em torno de Corinne começa ruir perante os olhos de Price.

“Esta é uma grande história, perfeita para as pessoas que gostam de refletir sobre a natureza efêmera dos laços que unem nossos sonhos à realidade”, descreveu o Library Journal. Não Fale Com Estranhos é o próximo romance de Harlan Coben a ganhar uma adaptação da Netflix. O ator Richard Armitage, de O Hobbit, já foi confirmado para o papel de protagonista.

Título original The Stranger
Tradução Marcelo Mendes
Número de páginas 304
Ano de lançamento 2016

Confie em Mim: uma reflexão sobre a relação paternal

Confie em Mim - Até Onde Você Iria por Amor à Sua Família?, além do suspense característico do autor, é um convite à reflexão sobre o relacionamento entre pais e filhos e o limite da confiança entre eles. O Dr. Mike Baye e sua esposa Tia decidem instalar um programa de monitoramento no computador do filho Adam. Eles estão preocupados com o comportamento distante do filho desde o suicídio de seu melhor amigo Spence.

No entanto, tudo parecia normal. Até que uma mensagem no computador de Adam, a descoberta de circunstâncias sobre a morte de Spence, o assassinato de duas mulheres e o súbito desaparecimento do garoto tornam tudo um grande mistério, que será investigado até o fim por Mike, obstinado pela busca da verdade e pela segurança do filho.

Título original Hold Tight
Tradução Marcelo Mendes
Número de páginas 320
Ano de lançamento 2009

Que Falta Você Me Faz: quando o passado volta assombrar

A detetive Kat Donovan tem sua vida assombrada por dois traumas do passado: o brutal e nunca esclarecido assassinato de seu pai e o doloroso término com seu noivo - ambos ocorridos na mesma época, há quase duas décadas.

Tudo volta à tona quando Kat decide falar com o assassino de seu pai, que está prestes a ser executado, e ele nega o crime, lhe dizendo que fora obrigado a confessar o assassinato. Kat fica ainda mais confusa quando começa a investigar o desaparecimento de uma mulher e acaba descobrindo, por meio de um site de relacionamento, que seu ex-noivo, que a abandonou no passado, pode estar envolvido no caso.

Título original Missing You
Tradução Marcelo Mendes
Número de páginas 368
Ano de lançamento 2015

Uma Questão de Segundos, os mistérios rodeiam a família Bolitar

Uma Questão de Segundos é a continuação da série de Mickey Bolitar, iniciada com Refúgio. Nesse romance policial, Mickey, forçado a morar com o tio Myron após a morte do pai e a internação da mãe, descobre que está tendo sua vida vigiada de perto por uma organização secreta. Uma foto mostrada a ele por uma misteriosa vizinha o faz relacionar a morte do pai com essa organização.

Enquanto investiga esses estranhos acontecimentos e é assombrado pelas dúvidas, Mickey começa a desconfiar que recentes acontecimentos trágicos na cidade podem estar relacionados à misteriosa organização secreta que o persegue.

Título original Seconds Away
Tradução Maria Clara de Biase
Número de páginas 224
Ano de lançamento 2013

A Promessa: prometer algo a alguém tem sempre um preço

Segundo o jornal The New York Times, A Promessa “traz o melhor das habilidades de Harlan Colen”, que acerta ao “não colocar o foco em seu personagem principal e ancorar a história em pressões reais da vida moderna”.

Nesse romance, o célebre Myron Bolitar se vê no meio de um tortuoso caso que envolve o desaparecimento de uma adolescente. Após prometer a duas garotas que as ajudaria com qualquer problema sem questionamentos, Bolitar recebe a ligação de uma delas no meio da madrugada, pedindo que a levasse para um endereço estranho.

O sumiço da adolescente logo após o detetive deixá-la neste lugar faz com que todas as suspeitas recaiam sobre ele, que começa a investigar o caso por conta própria.

Título original Promise Me
Tradução Alves Calado
Número de páginas 352 
Ano de lançamento 2017 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros