Livros de Leandro Karnal: conheça o autor em 8 títulos

Selecionamos uma lista com 8 livros de Leandro Karnal, autor e filósofo, para os que querem conhecer sua obra.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Mestre das reflexões, o historiador Leandro Karnal é, acima de tudo, um provocador. Com frases certeiras, Karnal é capaz de nos fazer pensar sobre diversos assuntos. Não é a toa que seus livros fazem tanto sucesso. Afinal, todos nós gostamos de uma boa reflexão.

Livros, palestras, artigos, vídeo no Youtube: o autor tem produzido muita coisa nos últimos anos. E o mais importante: seu conteúdo continua extremamente atual e pertinente. Pensando nisso, nós preparamos essa lista com 8 livros de Leandro Karnal que você precisa ler em 2020. Dê um Zoom!

Viver, A Que se Destina?, último e mais recente integrante da nossa lista de livros de Leandro Karnal. (Imagem:Divulgação/Editora Papirus 7 Mares)
Viver, A Que se Destina?, último e mais recente integrante da nossa lista de livros de Leandro Karnal. (Imagem:Divulgação/Editora Papirus 7 Mares)

1. O Dilema do Porco espinho nos ensina a confrontar a solidão

Nós temos muitas semelhanças com o porco espinho: ele busca calor, se agrupando com outros de sua espécie, mas os espinhos provocam dor e eles acabam se repelindo. Pense em quantas vezes isso aconteceu com você, quando a busca pelo acolhimento resultou em dor.

Nesse livro Leandro Karnal faz uma análise minuciosa da solidão, utilizando desde os escritos bíblicos até as tecnologias que temos disponíveis hoje em dia. Traçando um panorama sobre a solidão no cinema, na literatura, na arte e na filosofia. Em O Dilema do Porco-espinho o ponto principal abordado é: Você lida bem com a solidão?

Ficha técnica do livro O Dilema do Porco-espinho:

  • Editora: Planeta do Brasil
  • Número de páginas: 192
  • Ano de primeira publicação: 2018

2. Em O Inferno Somos Nós, Karnal e Monja Coen refletem sobre o ódio

Subvertendo a famosa frase de Jean Paul Sartre "O inferno são os outros", Monja Coen e Leandro Karnal discutem sobre o poder do autoconhecimento em O Inferno Somos Nós. Seremos capazes de transformar uma cultura de ódio e violência em uma cultura de paz?

Precisamos aprender a desarmar a bomba-relógio que existe dentro de nós e segurar nossos impulsos de raiva contra o que é diferente. Através os ensinamentos budistas trazidos, somos guiados ao processo de "cura" para uma vida verdadeiramente pacífica. É um livro curto e fácil de ler carregado de assuntos profundos.

Ficha técnica do livro O Inferno Somos Nós:

  • Editora: Papirus
  • Número de páginas: 112
  • Ano de primeira publicação: 2018

3. Crer ou Não Crer, eis a questão

Um belo dia, um padre e um ateu começaram a conversar sobre religiosidade. Uma conversa que demonstrava o profundo respeito que tinham um pelo outro, apesar de suas divergências. Desta conversa, originou-se o Crer ou Não Crer, com Leandro Karnal e Padre Fábio de Melo na linha de frente do debate.

Muito mais do que discutir sobre a religiosidade, o livro nos ensina que podemos aprender com as pessoas que pensam diferente de nós mesmos. O padre e o ateu nos dão uma lição que, para o religioso ou para o cético, vai permanecer pela vida toda: saber ouvir. Ah, não se sinta mal se em alguns momentos você se sentir mais próximo de Deus com as falas do Karnal, isso acontece mesmo.

Ficha técnica do livro Crer ou Não Crer:

  • Editora: Planeta do Brasil
  • Número de páginas: 192
  • Ano de primeira publicação: 2017

4. Todos Contra Todos traz novamente o ódio como objeto de estudo

A intolerância é contrária a uma sociedade civilizada. O ódio presente na sociedade e, principalmente, no âmbito político, está cada vez mais presente no Brasil e no mundo. As redes sociais, apesar de serem ferramentas pensadas para unir a população, são facilitadoras na hora de destilar esse ódio que antes estava contido.

Publicado em 2017, quando borbulhava a dicotomia política no país, Todos Contra Todos é um dos livros de Leandro Karnal de maior provocação. Nele, somos levados a refletir sobre o ódio que sentimos pelo diferente. O autor nos provoca de forma primorosa: com uma linguagem leve, mas um conteúdo denso, que nos faz pensar em várias esferas da vida em sociedade.

Ficha técnica do livro Todos Contra Todos:

  • Editora: LeYa
  • Número de páginas: 144
  • Ano de primeira publicação: 2017

5. Conversas Com Um Jovem Professor ajuda os que querem seguir o caminho da sala de aula

Em uma sala de aula, qualquer erro é fatal: dependendo das atitudes, o professor pode ficar conhecido como o chato, o bonzinho, o autoritário, o sem graça etc. Ser professor não é tarefa fácil e deve-se pensar muito bem em cada frase dita. Seria muito mais fácil já saber o que dá certo e o que dá errado na licenciatura e esse é o papel de Leandro Karnal em Conversas Com Um Jovem Professor.

Ele deixa de lado as teorias (que foram exaustivamente aprendidas no mundo acadêmico), para mostrar a prática, o dia-a-dia. Ao expor seus erros, Karnal nos apresenta o que funcionou durante a sua carreira como professor. É um livro imprescindível para quem pretende se aventurar nas salas de aula.

Ficha técnica do livro Conversas Com Um Jovem Professor:

  • Editora: Contexto
  • Número de páginas: 144
  • Ano de primeira publicação: 2012

6. Pecar e Perdoar aborda o limite entre erro e confiança

O medo da falha assombra a todos diariamente. Errar, hoje em dia, pode colocar muito a perder. Em Pecar e Perdoar, Karnal analisa a relação existente entre o erro e a confiança e como essa linha tênue é baseada nos princípios judaico-cristãos de milhares de anos atrás. Porque, apesar de antiga, faz-se cada dia mais atual.

O livro nos traz o perdão e o pecado como faces da mesma moeda. Através de exemplos humanos práticos e reais, conduz à interpretação do peso existente no desvio da norma e do reestabelecimento da confiança, um processo social construído.

Ficha técnica do livro Pecar e Perdoar:

  • Editora: HarperCollins
  • Número de páginas: 208
  • Ano de primeira publicação: 2017

7. Felicidade ou Morte aborda o tema "felicidade" através de uma perspectiva diferente

Em todos os momentos somos bombardeados com promessas de felicidade e ela pode estar contida em estilos de vida, em produtos, em metas a seguir... Mas será que existe um padrão para ser feliz? Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal discutem essas e outras questões em Felicidade ou Morte.

A junção do pensamento filosófico de Clóvis com o histórico de Karnal resultou em uma obra que tenta entender a evolução da ideia de felicidade. Em uma conversa despretensiosa, os autores nos inserem no debate, como se estivéssemos em uma mesa de bar. Atenção: este não é um livro de autoajuda! Não vai te dar fórmulas para ser feliz, muito menos te guiar em um caminho. É um livro que vai te fazer refletir sobre a sociedade e sobre si mesmo. Aproveite.

Ficha técnica do livro Felicidade ou Morte:

  • Editora: Papirus 7 Mares
  • Número de páginas: 96
  • Ano de primeira publicação: 2016

8. Viver, A Que se Destina?

O livro mais recente de Karnal provém do debate com outro grande nome da filosofia contemporânea, Mário Sérgio Cortella. Na obra, a discussão principal é uma das mais famosas do mundo: "Qual o sentido da vida?" Aqui, as respostas trazidas pela religião, arte e a ciência sobre o tema são discutidas pelos autores.

A verdade é que a busca pelo propósito é interminável, seja através de uma explicação científica impecável ou através do drama tecido em nossas vidas. No livro, esses e muitos outros temas são abordados, como a fórmula do sucesso (existe?) e a ideia de destino.

Ficha técnica do livro Viver, A Que se Destina?:

  • Editora: Papirus 7 Mares
  • Número de páginas: 128
  • Ano de primeira publicação: 2020

Gostou da nossa seleção dos livros de Leandro Karnal? Se a resposta for sim, temos mais uma dica: conheça a nossa página exclusiva sobre livros! Veja aqui para mais listas, reviews e resenhas.

Leia também: