Zoom indica em Livros

Literatura brasileira: confira 6 dos clássicos mais importantes para o país

Confira a lista que preparamos com os livros brasileiros mais importantes e lidos no nosso país

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Que o Brasil foi e é povoado por grandes escritores, todos nós sabemos. Mas você sabe quais são os livros mais importantes dos escritores brasileiros? Nós, aqui do Zoom, separamos uma coletânea de obras clássicas do nosso país indispensáveis para a sua biblioteca. Confira abaixo:

Dom Casmurro é palco do maior mistério da literatura brasileira

Joaquim Maria Machado de Assis, carioca nascido em 1839, é responsável por escrever o maior mistério já desenvolvido na nossa literatura: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

A história é uma narrativa do ponto de vista do advogado Bento Santiago, o Dom Casmurro, apelido que ganhou pela cara carrancuda que fazia em muitos momentos. Traz memórias da sua juventude, seu período no seminário, sua faculdade e seu casamento com Capitolina, a Capitu, o que passa a ser a trama central da obra. No seu relato em primeira pessoa, Bentinho conta as desconfianças que tinha da ambígua Capitu, dona dos olhos de ressaca mais famosos da literatura.

Publicado em 1899 por aquele que é considerado por muitos o maior escritor brasileiro, o livro que virou filme (e peça de teatro, e música!), possui temas realistas e contemporâneos, como o ciúme e as características do personagem que dão pano para manga na área da psicologia. Dom Casmurro é, sem dúvida, um sucesso da nossa literatura, e não pode deixar de constar na sua estante! E a questão da traição? Nunca saberemos.

Título original Dom Casmurro
Autor Machado de Assis
Editora Martin Claret
Número de páginas 210
Ano de lançamento 1899
Idioma Português

Capitães da Areia traz pela primeira vez um menino de rua como protagonista

Outro livro que virou filme foi escrito pelo baiano mais amado na nossa literatura. Esta obra de Jorge Amado retrata a vida de um grupo de crianças e adolescentes abandonados pelas ruas de Salvador na década de 30, época em que a capital baiana vivia um surto de varíola e o país um momento político delicado. O livro, publicado em 1937, chegou a ser apreendido pelo governo sob a alegação de que foi escrito à luz de ideologias políticas.

A história de Capitães da Areia é subdividida em três partes, em que cada uma delas se entrelaça com momentos de sobrevivência, crimes, aventuras, amor, brigas e morte. É um enredo de tirar o fôlego e um dos livros mais lidos de Jorge Amado, nascido em Itabuna e falecido em 2001.

Título original Capitães da Areia
Autor Jorge Amado
Editora Companhia de Bolso
Número de páginas 280
Ano de lançamento 1937
Idioma Português

A Hora da Estrela é narrada por um escritor criado pela autora Clarice Lispector

Clarice Lispector, ucraniana de origem e brasileira de coração, mudou-se para o Brasil aos dois anos de idade e alguns anos depois passou a ser uma das escritoras mais lidas do país. O romance A Hora da Estrela foi publicado no ano de falecimento da autora, em 1977.

A obra é narrada pelo escritor Rodrigo S.M., criado por Clarice para contar a história de Macabéa, uma moça nordestina de Alagoas, que se muda para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Rodrigo é o responsável por escrever o destino de Macabéa, e essa onipresença do escritor/narrador é um prato cheio para que o leitor se envolva com a história.

É característica da autora retratar em suas histórias a alma do povo brasileiro. As angústias e as surpresas têm sempre o seu lugar nas obras de Clarice Lispector. A Hora da Estrela é um livro que recomendamos para garantir em um espaço na sua cabeceira!

Título original A Hora da Estrela
Autor Clarice Lispector
Editora Rocco
Número de páginas 244
Ano de lançamento 1977
Idioma Português

Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão é o livro mais vendido na FLIP 2018

Outra grande escritora que não pode faltar na sua biblioteca particular é Hilda Hilst. A paulista, falecida em 2004, viveu boa parte da sua vida reclusa em um retiro particular, onde escreveu a maioria das suas obras. Perto do fim da vida, alguns dos seus livros foram reeditados, dando uma nova visibilidade para a escritora e presenteando novamente os fãs da literatura brasileira com Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão.

O livro de poesias, o mais vendido da Festa Literária Internacional de Paraty em 2018, cuja edição do evento teve Hilda Hilst como autora homenageada, é a primeira obra deste estilo literário lançada depois dos livros de ficção, em que a autora se entrega de corpo e alma a sentimentos, desejos, angústias e até à devoção mística. É uma leitura dedicada aos verdadeiros amantes de autores que expressam intensamente os seus mais reclusos sentimentos através de versos bem escritos.

Título original Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão 
Autor Hilda Hilst
Editora Companhia das Letras
Número de páginas 136
Ano de lançamento 1974
Idioma Português

Grande Sertão: Veredas se passa no sertão parte real, parte criado pelo autor Guimarães Rosa

O mineiro João Guimarães Rosa é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira pela autenticidade da escrita, povoada de inovações, sobretudo linguagens regionais e populares. Viveu entre os anos 1908 e 1967, e até hoje figura entre os autores brasileiros mais lidos da nossa literatura.

Publicado em 1956, Grande sertão: Veredas conta a história de Riobaldo, jagunço que troca seu estilo de vida pela calmaria na fazenda, e é narrada em primeira pessoa através de diálogos com um interlocutor que nunca conhecemos. O cenário é o sertão, parte físico, real, parte imaginado pelo escritor.

O livro é considerado inovador por não se dividir em capítulos, levando o leitor à uma leitura fluída e surpreendente, especialmente com o desenrolar do caso amoroso entre Riobaldo e Diadorim. Ah! Não podemos deixar de citar que tem até uma história de pacto com o demônio no livro. A gente aqui do Zoom te convida para ler este clássico imperdível!

Título original Grande Sertão: Veredas
Autor João Guimarães Rosa
Editora Nova Fronteira
Número de páginas 608
Ano de lançamento 1956
Idioma Português

Vidas Secas vendeu 10 milhões de cópias

Mais um nordestino na lista, cuja obra retrata a vida como ela é no sertão brasileiro, mais especificamente a vida dos retirantes, observada pelo próprio autor da obra nos tempos da sua infância. Publicado em 1938, o livro Vidas Secas conta a história do pai de família Fabiano, sua esposa, seus filhos e sua cadela Baleia. A narrativa é intensa em seus adjetivos e cenários, causando angústias e comoção para o leitor.

No livro, é possível entrar na história sofrida da família vivida no sertão: a seca, as limitações, o desprezo do patrão, a interação especial com a cadelinha Baleia e a reviravolta com o abandono de tudo e todos, em uma certa madrugada, para se retirarem para outro local, pois havia, para Fabiano, finalmente chegado a hora de partir. Graciliano Ramos, que já havia sido prefeito de uma cidadezinha no Nordeste, é o responsável por esse grande clássico da literatura brasileira.

Título original Vidas Secas
Autor Graciliano Ramos
Editora Record
Número de páginas 176
Ano de lançamento 1938
Idioma Português

Dê um Zoom em mais uma dica:

A gente adora dobradinha nas nossas listas, então um clássico que trazemos para os leitores brasileiros é Memórias Póstumas de Brás Cubas, do já citado Machado de Assis.

O livro, publicado em 1882, é narrado pelo defunto Brás Cubas, que sonha em escrever sua autobiografia. Do seu túmulo, ele começa a escrita com uma dedicatória clássica na literatura brasileira: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". O resto? É melhor clicar nas ofertas disponíveis deste clássico imperdível e aproveitar a leitura!

Título original Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor Machado de Assis
Editora DCL
Número de páginas 184
Ano de lançamento 1882
Idioma Português

 

Gostou da nossa lista dos livros mais lidos da literatura brasileira? Quem tem essas obras em casa, tem assunto para uma vida inteira! Dê um Zoom em cada um deles e boa leitura!

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros