Thalita Rebouças: conheça 8 dos melhores livros da autora de Fala Sério, Mãe!

A escritora conquista adolescentes em todo o Brasil com sua escrita leve e de fácil identificação.

Thalita Rebouças: conheça 8 dos melhores livros da autora de Fala Sério, Mãe!
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Thalita Rebouças lançou 21 títulos, escreve desde 1999, mas ficou conhecida em 2003, teve aparição em Bienal e passou a ser colunista na revista Atrevida com a coluna: Fala Sério. Formada em jornalismo, iniciou a carreira internacionalmente em 2009 e em 2012 estreou um musical.

Em 2013 lançou seu primeiro livro infantil, em 2014 teve seu livro Fala Sério, Mãe adaptado para o teatro e desde então existem negociações para filmes. Com todo este sucesso ela é considerada a escritora nacional que mais vende para o público infanto juvenil. Ótima sugestão para presentear a galerinha.

Dê um Zoom e conheça as obras dessa escritora que encanta a garotada:

Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um Pouco) Dramática: conheça a história de Tete

Com pessoas especiais e receitas de cozinha, Tearina enfrenta as mudanças repentinas que acontecem na sua vida. A mudança de bairro, de casa e de rotina trazem reflexões que deixam Tete triste.

A fase difícil da adolescência e a saída da zona de conforto são muito bem representados na história: problemas de aceitação, bullying, momentos tristes e até engraçados… Dê um Zoom e descubra como Tearina consegue superar os obstáculos e ser feliz através do enfrentamento dos seus medos.

Título originalConfissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (um Pouco) Dramática
EditoraArqueiro
Número de páginas272
Primeira publicação2016

Fala Sério, Mãe! foi adaptados para as telonas em 2017

O livro começa com Ângela narrando a chegada de sua primeira filha, Malu. A filha começa a narrar a partir de sua adolescência. De forma descontraída, a obra aborda as dificuldades das duas de lidarem com as adversidades da convivência e da juventude.

Sendo uma das fases mais complicadas da vida, a adolescência é retratada de forma descontraída e divertida. Nesta versão ampliada e atualizada, a novidade é um acréscimo na história: as aventuras de Malu dos 21 aos 23 anos de idade.

O livro já foi adaptado para as telonas com o mesmo nome e é estrelado por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela.

Título originalFala Sério, Mãe!
EditoraRocco - Jovens Leitores
Número de páginas172
Primeira publicação200

Conheça a relação de Malu com o Pai em Fala Sério, Pai!

Pai de primeira viagem, o jornalista esportivo Armando se depara com o desafio de ser cuidar e proteger sua filha, Malu, além de lidar com todas as fases da menina até seus 21 anos. Emoção, humor, separação, viagens, namorados, madrastas…

Assim como em Fala sério, Mãe!, o pai narra a história até um ponto e depois Malu assume. A leitura é simples, divertida e imperdível!

Título originalFala Sério, Pai!
EditoraRocco
Número de páginas223
Primeira publicação2009

Os romances de Malu em Fala Sério, Amor!

Agora Malu conta, nesse livro, suas aventuras amorosas que acontecem desde a infância até o final da adolescência (dos 7 aos 21 anos), fase a fase.

Todos os temas comuns a esse tema estão presentes nas histórias contadas pela personagem que é protagonista de vários livros da autora: primeiro beijo, vergonha dos pais, depilação, ciúmes, términos...

A autora continua com o seu jeito especial que faz a leitura ser simples, divertida e leve. Aproveite para continuar curtindo as aventuras de Malu!

Título originalFala Sério, Amor!
EditoraRocco - Jovens Leitores
Número de páginas168
Primeira publicação2007

As histórias das amizades de Malu em Fala Sério, Amiga!

Dessa vez, a divertida personagem conta dos momentos importantes que vivenciou em suas amizades. Histórias engraçadas, surpreendentes e até vergonhosas, preenchem com muito bom humor o livro sobre os acontecimentos comuns na vida de quem tem amigas.

Envolvente e de fácil compreensão, Malu compartilha as aventuras com todas as amigas que teve dos 3 aos 21 anos. Em histórias curtas sobre cada uma, registra as mudanças de fase da vida e traz temas como ciúmes, brigas e sinceridades excessiva por conta da intimidade. Vale muito a pena continuar acompanhando a vida de Malu!

Título originalFala Sério, Amiga!
EditoraRocco - Jovens Leitores
Número de páginas216
Primeira publicação2008

Fala Sério, Professor! e as relações de Malu com seus professores mais marcantes

Thalita Rebouças retoma sua personagem mais famosa para contar das suas relações com os professores, aqueles que - além de Ângela Cristina, a mãe de Malu e personagem do livro Fala sério, Mãe! - também educam e são parte de muitos acontecimentos importantes e memoráveis da infância e adolescência de qualquer pessoa.

No livro, Malu fala de seus professores mais marcantes - da academia, do shiatsu, do curso de inglês, do colégio… - e os conflitos inevitáveis: cola, chamadas de atenção e risadas fazem parte desse baú de lembranças aberto por Maria de Lourdes.

Título originalFala Sério, Professor!
EditoraRocco - Jovens Leitores
Número de páginas166
Primeira publicação2006

As aventuras de três amigas em Tudo Por um Pop Star

As amigas Manu, Gabi e Ritinha moram em Resende, uma cidade no interior, e são fãs da mesma banda. Quando esta banda anuncia que fará um show no Rio de Janeiro, elas decidem fazer loucuras para conseguir vê-los pessoalmente.

É um livro muito divertido, cheio de aventuras, que mostra o valor da amizade e toda a saga e dedicação das adolescentes para chegarem até os ídolos.

Um livro colaborativo para adolescentes: Um Ano Inesquecível

Este livro é uma colaboração entre Thalita Rebouças e três outras autoras que podem já ser conhecidas das jovens: Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira — as duas últimas ficaram famosas por meio da internet.

O livro conta quatro histórias separadas. Cada uma se passa em uma estação do ano e, no final, elas se conectam. A história de Thalita Rebouças é sobre um amor de verão. Todas as histórias são delicadas e tratam de temas importantes para as adolescentes, como a primeira festa e o primeiro beijo.

E falando em livros para as adolescentes, que tal conferir agora a nossa lista com os melhores livros de youtubers?

Leia também: