Quadrinhos: conheça 7 obras que mostram que o formato não é só para criança

Confira as obras que abordam temas mais maduros de uma outra forma.

Quadrinhos: conheça 7 obras que mostram que o formato não é só para criança
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

E quem disse que histórias em quadrinhos são só para crianças? Conteúdos voltados para adultos também podem ser ilustrados, leitura prazerosa e descontraída, mesmo com assuntos mais maduros.

O Zoom trouxe aqui 7 sugestões desse tipo de história em quadrinhos:

Crônicas Birmanesas, o cotidiano do autor por 18 meses em Mianmar

O autor Guy Delisle fala sobre o seu dia a dia em Mianmar, local onde foi parar por acompanhar sua esposa que trabalha no Médico sem Fronteiras e por lá ficou durante 14 meses.

Ele conta tudo o que viu e viveu neste lugar, e escreve com ironia e bom humor as experiências e reflexões quanto a política, religião e outros aspectos desse território da Ásia que é governado por militares. Coisas que muitos de nós jamais saberíamos.

Título originalBurma Chronicles
AutorGuy Delisle
EditoraZarabatana Book
Número de páginas272
Ano de lançamento2009

Persépolis, o livro que inspirou o filme indicado para o Oscar de melhor filme animado

Desenhado em preto e branco, esta autobiografia retrata a grande parte da vida (infância, adolescência e vida adulta) da iraniana Marjane Satrapi.A obra traz fatos históricos e acontecimentos que a marcaram: se encantar com a liberdade que existia em um país capitalista, usar a roupa que desejasse, ouvir a música que quisesse e todas as consequências que isso podia trazer... Uma leitura leve que trata de assuntos difíceis do Oriente e que muitos de nós desconhecemos.

Clique aqui e leia mais sobre o Livro Persépolis

Título originalPersepolis
AutoraMarjane Satrapi
EditoraQuadrinhos na Cia
Número de páginas352
Ano de lançamento2008

Maus: a história de um sobrevivente, uma biografia que mostra o holocausto pelos olhos do judeu Art Spiegelman

No livro Maus: a história de um sobrevivente, Art Spiegelman conta a vida de seu pai, Vladek Spiegelman. Sobrevivente do holocausto, Vladek sofreu com a perseguição nazista e o campo de concentração.

A obra relata as manias que seu pai adquiriu por ter sido prisioneiro e uma depressão tão forte de sua mãe que a leva ao suicídio. Maus aborda questões extremamente difíceis e emocionantes, por isso vale a pena a leitura.

A obra também traz a relação de pai e filho, mostrando os traumas e amores de uma família construída em meio a Segunda Guerra Mundial.

Título originalMaus, a survivor's tale
AutorArt Spiegelman
EditoraCompanhia das Letras
Número de páginas250
Ano de lançamento1980

Toda Mafalda, um livro que reúne todas as tirinhas publicadas

Quem nunca leu uma tirinha da Mafalda? Aquela menininha questionadora, de seis anos que trata sobre as questões dos adultos neste mundo e como ela as encara.

Criada pelo cartunista Argentino Quino, a pequena traz debates tendo consciência da realidade que vivemos: um mundo com intolerâncias e injustiças, mas sem perder de vista o otimismo.

Leia e curta Mafalda e sua turma, uma grande obra mundial com bom humor, que cada vezes mais ganha admiradores pelo mundo.

Título originalToda Mafalda
AutorQuino
TraduçãoMonica Stahel
EditoraMartins Fontes
Número de páginas442
Ano de lançamento1991

Estes melhores amigos não podem ficar de fora: O Mundo é Mágico - As Aventuras de Calvin e Haroldo

Mais uma tirinha incrível, que não poderia faltar! O menino hiperativo e seu bichinho de pelúcia que brincam e vivem aventuras quando não existe nenhum adulto por perto, colocando em pauta temas políticos, sociais, culturais e familiares.

Bill Waterson, criador desta dupla, publicou esta tirinha diariamente por 10 anos e nos faz refletir muito com diversão e nos deixando com vontade de ler mais.

Título originalIt's A Magical World
AutorBill Waterson
EditoraConrad Editora do Brasil
Número de páginas168
Ano de lançamento1996

Pobre Marinheiro, baseado em um conto de Guy de Maupassant

Um jovem topa ir com seu irmão em uma expedição comercial marítima, atrás de retorno financeiro atrativo.

E a partir disso Sammy Harkham, que se inspirou no conto “No Mar”, de Guy de Maupassant, acompanhado de quadrinhos, retrata a relação destes irmãos: escolhas, fracassos, tristezas, coisas que conhecemos, mas sabemos que não é fácil lidar.

Título originalPoor Sailor
AutorSammy Harkham
EditoraBalão Editorial
Número de páginas128
Ano de lançamento2016

Uma Vida Chinesa. O Tempo do Pai - Volume 1, a autobiografia de Li Kunwu ilustrado pelo francês P. Ôtié

Li narra o seu cotidiano com as mudanças na China no seu ponto de vista, uma história que foi dividida em três partes e tudo começa justo no início do regime do líder Mao-Tse Tung.

O autor relata suas observações sobre a revolução comunista na China e seus fatos, fazendo como se fosse um livro de memórias onde identificamos a vida deste homem e da China se desenvolverem ao mesmo tempo.

Título originalUne vie chinoise 1
AutorLi Kunwu
EditoraMartins Fontes
Número de páginas420
Ano de lançamento2015

Leia também: