Zoom indica em Livros

Marie Kondo: a autora que está mudando vidas através das suas técnicas de organização

O método é simples e se baseia em descartar o que não traz alegria e guardar de maneira funcional o que sobrar

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

A japonesa Marie Kondo lançou seu primeiro livro em 2015. A partir daí o método denominado KonMari tornou-se cobiçado quando se fala em organização.

As dicas trazidas no primeiro livro A Mágica da Arrumação - A Arte Japonesa de Colocar Ordem na Sua Casa e na Sua Vida podem ser resumidas em duas: descartar itens que não trazem alegria ao dono e organizar por categoria o que restar.

Em seus capítulos, o livro traz conselhos de Marie como a frase que ficou famosa: segure cada item e indague: isso me traz alegria?. Marie afirma que se a resposta for sim, a pessoa deve manter o item, e se for não, deve descartar.

Já o segundo livro de Marie Kondo, Isso Me Traz Alegria - Um Guia Ilustrado da Mágica da Arrumação traz dicas mais práticas. Se o primeiro livro se compromete a explicar o método, o segundo traz ilustrações e cada passo a passo para destrinchar o método de arrumação de Marie, como dicas para dobrar as roupas.

Os dois livros se complementam. O primeiro esclarece o método e as razões para aprender a organizar e o segundo funciona como um guia prático. Em ambos os livros, a autora utiliza uma linguagem simples e fácil de compreender.

Livro A Mágica da Arrumação Isso Me Traz Alegria
Editora Sextante Sextante
Tradutora Marcia Oliveira -
Número de páginas 160 245
Ano de lançamento 2015 2016
Idioma Português Português

Dicas revolucionárias

As dicas de arrumação de Marie Kondo são consideradas revolucionárias porque se relacionam diretamente com a parte emocional da organização. Para a autora, ao perceber o valor sentimental de cada item e tomar uma decisão sobre seu descarte ou não, a pessoa está processando também o seu passado.

O método que pode parecer radical para alguns é considerado revolucionário para muita gente. Isso porque ele vai além dos critérios vagos de arrumação como "jogar fora o que você não usou em 1 ano". A arrumação ganha um sentido mais profundo na vida da pessoa após o contato com o método KonMari.

Série Netflix

Em janeiro, Marie Kondo estreou uma série na Netflix chamada Ordem na casa com Marie Kondo. Os oito episódios mostram a visita de Marie às famílias para ensinar como arrumar a bagunça e levar seu lema de "trazer alegria ao mundo através da arrumação".

Marie Kondo

Além da organização, o enredo dos episódios vai a fundo nas histórias das famílias e busca mostrar como a organização tem um grande significado dentro dos lares.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros