Livros de Mario Sergio Cortella: conheça o filósofo em 7 títulos

Preparamos uma lista com 7 livros de Mario Sergio Cortella para os que querem conhecer melhor a obra do autor.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Mario Sergio Cortella é educador, escritor e um dos mais conhecidos filósofos contemporâneos. Com vários livros de sucesso no Brasil, suas obras são populares por trazerem assuntos essenciais à debate. A partir de indagações e propostas de reflexão pertinentes, a leitura é essencial para quem busca se aprofundar no assunto.

Pensando nisso, nós preparamos essa lista com os livros de Mario Sergio Cortella que você precisa ler se quiser conhecer melhor o autor. Nossa seleção partiu dos mais bem avaliados pelos leitores considerando, também, os títulos mais recentes. Dê um Zoom e confira!

1. Por Que Fazemos o Que Fazemos? fala sobre motivação na vida profissional

O livro traz as principais preocupações e questionamentos com relação ao trabalho e carreira, abordando questões como motivação em tempos difíceis e a importância de ter um propósito na vida. É leitura essencial para os que sonham com a realização profissional sem perda na vida pessoal. Em Por Que Fazemos o Que Fazemos? Cortella também comenta sobre a mudança de mentalidade em relação a carreira.

Antes, o trabalho era apenas considerado uma obrigação com o objetivo exclusivo de ganhar dinheiro. Hoje, o autor afirma que a busca vai além e as pessoas querem encontrar satisfação e reconhecimento. O desafio proposto aqui é levar os questionamentos para além da área profissional e colocar em prática também nos aspectos pessoais.

Ficha técnica do livro Por Que Fazemos o Que Fazemos?

  • Editora: Planeta
  • Número de páginas: 176
  • Ano de primeira publicação: 2016

2. A Sorte Segue a Coragem! fala sobre a falsa noção de sorte

Em A Sorte Segue A Coragem! o autor afirma que o sucesso ou o fracasso não devem ser atribuídos a forças externas. E mais, há comportamentos e caminhos para que saibamos cultivar a própria sorte. Esse livro de Mario Sergio Cortella traz a ideia de que a coragem é uma força virtual que se dá de maneira consciente e organizada.

Já a coragem, anda ao lado da sorte e somente através do sacrifício e do esforço pessoal é possível fazer as coisas acontecerem na vida. A reflexão coloca em perspectiva a noção vitimista da realidade e mostra que é preciso aproveitar as oportunidades que aparecerem na hora exata.

Ficha técnica do livro A Sorte Segue A Coragem:

  • Editora: Planeta
  • Número de páginas: 192
  • Ano de primeira publicação: 2018

3. Viver em Paz para Morrer em Paz reflete sobre a existência

A pergunta que norteia esse livro de Mario Sergio Cortella é “Se você não existisse, que falta faria?”. Para conseguir a resposta, o filósofo discute o que é importante na vida, o que é ser importante de fato para alguém e as demais razões da nossa existência.

A obra é leve e reflexiva e traz exatamente a mesma linguagem que o professor utiliza em suas palestras (memoráveis inclusive). O questionamento sobre quais marcas deixaríamos se morrêssemos hoje, em um mundo tão conturbado, adquire valor fundamental ao significar uma pausa para reflexão, como um respiro em meio à agitação, e uma bela oportunidade para mudança de vida.

Ficha técnica do livro Viver em Paz Para Morrer em Paz:

  • Editora: Planeta
  • Número de páginas: 176
  • Ano de primeira publicação: 2017

4. Qual é a tua obra? tenta entender o propósito do trabalho e como ser um bom líder

Também com o propósito de enxergar um significado maior para o trabalho, Qual É a Tua Obra? traz reflexões de Cortella sobre as inquietações e espiritualidade do mundo corporativo. Os capítulos trazem conceitos como, por exemplo, o do líder espiritualizado. Isto é, aquele que reconhece sua obra e busca construí-la sem esquecer da procura pelo real significado das coisas.

Constantemente entre os mais vendidos até hoje, o título traz os pilares da gestão, liderança e ética, além de discutir o papel do líder. Os temas tratados se mantém bastante atuais e colocam o leitor para pensar sobre as particularidades da área empresarial.

Ficha técnica do livro Qual é a Tua Obra?:

  • Editora: Vozes Nobilis
  • Número de páginas: 144
  • Ano de primeira publicação: 2007

5. Não Nascemos Prontos! e o desafio de olhar sob uma nova perspectiva

Esse livro de Cortella traz o desafio de olhar o mundo e a nós mesmos através de uma nova perspectiva. Para ele, não se acomodar com as coisas como elas estão é uma luta constante. A partir disso, abraçar o compromisso de construir uma existência significativa e satisfatória aparece como a melhor maneira de fazê-la.

O ato de questionar as coisas e poder fazer escolhas determinam a nossa autenticidade. Por esse motivo é que o professor afirma, já no título, que não nascemos prontos, mas vamos nos atualizando conforme a passagem do tempo. É uma obra que te fará refletir sobre a imposição da monotonia à vida moderna e um grande aviso para não deixar que isso aconteça.

Ficha técnica do livro Não Nascemos Prontos:

  • Editora: Vozes Nobilis
  • Número de páginas: 136
  • Ano de primeira publicação: 2005

6. Nem Anjos Nem Demônios reflete sobre os vícios e virtudes

Em Nem Anjos Nem Demônios, Cortella e Monja Coen guiam o debate, através da filosofia e espiritualidade, sobre o meio do caminho existente entre vícios e virtudes. Através do reconhecimento da própria fragilidade, ambos trazem para luz temas como "O que torna alguém virtuoso?" e "Por que ser bom?".

A linha tênue existente entre as duas vertentes norteia a obra e assuntos como perdão são colocados em questionamento. Segundo os dois, é entre esses anjos e demônios que montamos nossa história e traçamos, a partir de escolhas, o nosso caminho.

Ficha técnica do livro Nem Anjos Nem Demônios:

  • Editora: Vozes Nobilis
  • Número de páginas: 136
  • Ano de primeira publicação: 2005

7. Viver, A Que Se Destina?

O livro mais recente de Cortella provém do debate com outro grande nome da filosofia contemporânea, Leandro Karnal. Na obra, a discussão principal é uma das mais famosas do mundo: "Qual o sentido da vida?" Aqui, as respostas trazidas pela religião, arte e a ciência sobre o tema são discutidas pelos autores.

A verdade é que a busca pelo propósito é interminável, seja através de uma explicação científica impecável ou através do drama tecido em nossas vidas. No livro, esses e muitos outros temas são abordados, como a fórmula do sucesso (existe?) e a ideia de destino.

Quer conhecer mais sobre a obra de Leandro Karnal? Leia também: Livros de Leandro Karnal: conheça o autor em 8 títulos

Gostou da nossa seleção dos livros de Mario Sergio Cortella? Se a resposta for sim, temos mais uma dica: conheça a nossa página exclusiva sobre livros! Veja aqui para mais listas, reviews e resenhas.

Leia também: