Você provavelmente já ouviu falar do filósofo Mario Sergio Cortella. O autor de vários livros de sucesso no Brasil e no exterior escreve sobre questões ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. A seguir, 6 livros do filósofo brasileiro para você conhecer:

Por que fazemos o que fazemos? fala sobre motivação na vida profissional

Por Que Fazemos o Que Fazemos? - Cortella, Mario Sergio - 9788542207415

O livro traz as principais preocupações e questionamentos com relação ao trabalho e carreira, abordando questões como motivação em tempos difíceis e importância de se ter um propósito na vida. A obra é essencial para aquelas pessoas que sonham em ter realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.

Ao longo das 176 páginas, Cortella também comenta sobre a mudança de mentalidade em relação a carreira. Antes, o trabalho era apenas considerado uma obrigação com o objetivo exclusivo de ganhar dinheiro. Hoje, o autor afirma que a busca vai além e as pessoas querem encontrar satisfação, reconhecimento e crescimento pessoal.

O desafio proposto pela obra é levar os questionamentos para além da área profissional e colocar em prática a filosofia de enfrentar as dificuldades da vida sem atribuir à falta de tempo ou às outras pessoas suas próprias frustrações.

Título original Por que fazemos o que fazemos?
Editora Planeta
Número de páginas 176
Ano de lançamento 2016

Falta de sorte não deve ser usada como desculpa em A Sorte Segue a Coragem!

A Sorte Segue A Coragem ! - Oportunidades, Competências E Tempos De Vida - Cortella, Mario Sergio - 9788542212341

Nesse livro, o filósofo Mario Sergio Cortella afirma que o sucesso ou o fracasso não devem ser atribuídos a forças externas. A obra discute em vinte capítulos comportamentos e caminhos para que saibamos cultivar a própria sorte.

Lançado em 2018, o professor traz em sua obra mais recente a ideia de que a coragem é como uma força virtual que se dá de maneira consciente e organizada. Assim, é preciso que haja uma disponibilidade e uma ação eficaz para que as coisas deem certo.

A sorte, no livro, é tratada a partir de outro ponto de vista. Para o autor, a coragem anda ao lado da sorte e somente através do sacrifício e do esforço pessoal é possível fazer acontecer as coisas na vida. A sorte deve ser enxergada como mais um elemento que pode ajudar nessa trajetória. A reflexão é trazida ao longo das 192 páginas e busca mostrar que não devemos nos colocar como vítimas. É preciso fazer acontecer e aproveitar as oportunidades que aparecerem.

Título original A Sorte Segue a Coragem! Oportunidades, Competências E Tempos De Vida
Editora Planeta
Número de páginas 192
Ano de lançamento 2018

Viver em Paz para Morrer em Paz: refletindo sobre as razões da nossa existência

Viver Em Paz Para Morrer Em Paz - Se Você Não Existisse, Que Falta Faria? - Cortella, Mario Sergio - 9788542209761

A pergunta que norteia a obra é: “Se você não existisse, que falta faria?”. Para conseguir a resposta, o filósofo discute o que é importante na vida. No livro, a discussão se volta para o que é ser importante para alguém e as razões da nossa existência.

A obra é leve e reflexiva com uma linguagem que faz parecer estar em uma palestra do professor. As 176 páginas fazem questionar sobre quais marcas deixaríamos se morrêssemos hoje. Em um mundo tão conectado, a pausa para essa reflexão se faz necessária para redefinir as prioridades da vida moderna.

Título original Viver em Paz para Morrer em Paz - Se Você Não Existisse, Que Falta Faria?
Editora Planeta
Número de páginas 176
Ano de lançamento 2017

Entendendo qual o propósito do trabalho e como ser um bom líder em Qual é a tua obra?

Qual É a Tua Obra ? - Inquietações Propositivas Sobre Ética , Liderança e Gestão - Cortella, Mario Sergio - 9788532635792

Também com o propósito de enxergar um significado maior para a vida, o livro traz reflexões de Cortella sobre as inquietações e espiritualidade do mundo corporativo. Os capítulos abordam conceitos como, por exemplo, do líder espiritualizado, ou seja, aquele que reconhece sua obra e busca construí-la sem esquecer da procura pelo real significado das coisas.

Estruturado em três partes, o livro traz os pilares da gestão, liderança e ética, além de discutir o papel do líder. Os temas são tratados com profundidade mesmo em capítulos curtos. A obra de 2007 se mantém atual e colocam questões que fazem o leitor pensar sobre as inquietações presentes na área corporativa.

Título original Qual é a Tua Obra? Inquietações Propositivas Sobre Ética, Liderança e Gestão
Editora Vozes Nobilis
Número de páginas 144
Ano de lançamento 2007

Não Nascemos Prontos! e o desafio de olhar o mundo por uma nova perspectiva

Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas - Cortella, Mario Sergio - 9788532632869

Como o próprio título antecipa, o livro traz o desafio de olhar o mundo e a nós mesmos através de uma nova perspectiva. Para Cortella, o maior desafio humano é não se acomodar com as coisas como elas estão e, a partir disso, abraçar o compromisso de construir uma existência significativa e satisfatória.

O autor aborda o poder de pensar: fator determinante para a existência do ser humano como ator de sua própria história. Para Cortella, o ato de questionar as coisas e poder fazer escolhas determinam a nossa autenticidade. Por esse motivo é que o professor afirma, já no título, que não nascemos prontos, mas vamos nos atualizando conforme a passagem do tempo.

É uma obra que faz o leitor refletir e não deixar a vida cair na monotonia da sociedade “sem tempo”, principalmente porque o ser humano é um ser em constante evolução.

Título original Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas
Editora Vozes Nobilis
Número de páginas 136
Ano de lançamento 2005

Novas configurações familiares da sociedade moderna em Família: Urgências e Turbulências

Família - Urgências e Turbulências - Cortella, Mario Sergio - 9788524925238

No livro Família: Urgências e Turbulências, o filósofo traz questionamentos e propõe respostas para os pais que enfrentam conflitos nas famílias, com o objetivo de mostrar que eles devem adotar uma postura ativa e corajosa para encontrar soluções.

Algumas questões levantadas no livro: Como educar os jovens? Como não deixar que a tecnologia atrapalhe o convívio e os estudos? Como impor autoridade a jovens cada vez mais desacostumados a obedecer? Essas e outras estão presentes na obra que reflete sobre a atual erosão das relações familiares.

O livro traz as questões com uma linguagem clara e firme característica do autor. Em suas 144 páginas, a obra é fundamental para tentar entender a dinâmica da família contemporânea; o autor consegue fazer a reflexão através de exemplos e situações verídicas do dia a dia das famílias atuais.

Título original Família: Urgências e Turbulências
Editora Cortez
Número de páginas 144
Ano de lançamento  2017

Conhecendo o autor: Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor, professor universitário, palestrante e educador. Nascido em 1954, em Londrina, no Paraná, Cortella frequentou o convento Ordem dos Carmelitas Descalços, mas abandonou a perspectiva de ser monge para seguir carreira acadêmica.

Ainda que tenha renunciado à vida religiosa, o autor não deixou de lado a espiritualidade, fator que pode ser observado na maioria de suas obras.

Mario Sergio Cortella

Cortella focou sua formação na área da Educação, concluindo mestrado e doutorado, ambos voltados para a área. Atuou como professor titular da PUC-SP por 35 anos. Além disso, na década de 90, o autor foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo durante a administração de Luiza Erundina.

Em 2017, Cortella foi um dos dez finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação criado para contemplar pessoas ou entidades que mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.

Cortella é autor de mais de 30 livros com edições no Brasil e no exterior que tratam principalmente de questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea, seja no mundo corporativo ou na família. É também o criador da série O que a vida me ensinou, que trata de diversas temáticas, como verdade, essência do ser humano, espiritualidade, etc. O professor é conhecido por abordar em seus livros suas próprias vivências, temores e desafios que venceu durante sua trajetória de vida.

Box - Mario Sergio Cortella - 2 Volumes - Cortella,mario Sergio - 9788542212112

Leia também: