Livros de Augusto Cury: conheça 11 títulos do autor

Ficcionais ou de autoajuda, os livros de Augusto Cury são um sucesso de público e nós reunimos os melhores

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Os livros de Augusto Cury são famosos porque fazem o leitor se aprofundar nas mais variadas reflexões da vida. O sucesso do autor é tão grande que alguns de seus títulos foram publicados em mais de 70 países – somente no Brasil, aliás, são mais de 30 milhões de cópias vendidas.

Para quem ainda não sabe quem é Augusto Cury, além de médico psiquiatra e professor, é o escritor da Teoria da Inteligência Multifocal. Por ter muitas obras disponíveis para compra, escolher a melhor não é tarefa fácil. Para te ajudar nessa, nós selecionamos 11 livros do autor que você precisa ler se quiser conhecê-lo melhor. Dê um Zoom!

Você é Insubstituível, livro de Augusto Cury integrante da nossa lista. (Imagem:Divulgação/Editora Sextante)
Você é Insubstituível, livro de Augusto Cury integrante da nossa lista. (Imagem:Divulgação/Editora Sextante)

Como escolhemos os livros de Augusto Cury para a nossa lista?

A nossa lista foi montada com base nos livros de Augusto Cury mais procurados no Zoom e na internet em geral. Além disso, as avaliações dos leitores também foram fundamentais para uma escolha acertada. Para conferir, é só continuar aqui embaixo!

1. Ansiedade ensina como desacelerar os pensamentos para viver melhor

A síndrome do pensamento acelerado atinge uma parcela considerável da população. Contudo, ter uma vida tranquila e de maior qualidade não é impossível. Em Ansiedade, Augusto Cury nos conduz à reflexão sobre como agir com mais calma e desacelerar a mente.

Para isso, o autor, também médico psiquiatra, explica o funcionamento da mente humana e como ela desempenha perante à ansiedade. Em formato de autoajuda, o livro oferece um caminho para enfrentar, de maneira saudável e consciente, o mal do século.

Ficha técnica do livro Ansiedade:

  • Editora: Saraiva
  • Número de páginas: 160
  • Ano de primeira publicação: 2013

2. O Homem Mais Inteligente da História discute a personalidade de Jesus Cristo

Como uma linguagem simples de ler, O Homem Mais Inteligente da História é uma ficção que narra a história do psiquiatra ateu Marco Polo. Na obra, o protagonista é desafiado a estudar a personalidade de Jesus Cristo.

Não se restringindo a uma óptica religiosa, esse livro de Augusto Cury debate a vida de Cristo e analisa fatos sob uma percepção filosófica e científica. O título, inclusive, é o primeiro de uma coleção composta por mais dois: O Homem Mais Feliz da História, nosso próximo indicado, e O Maior Líder da História – recém lançado.

Ficha técnica do livro O Homem Mais Inteligente da História:

  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 272
  • Ano de primeira publicação: 2016

3. O Homem Mais Feliz da História analisa a felicidade por meio do Sermão da Montanha

Conforme apontamos no item anterior, O Homem Mais Feliz da História é parte de uma trilogia de sucesso do autor Augusto Cury. Dando continuidade à jornada de Marco Polo, nessa obra o psiquiatra busca entender os ensinamentos sobre a felicidade por meio do Sermão da Montanha, proferido por Jesus Cristo.

Embora o livro se aprofunde em assuntos religiosos, o protagonista, ateu, busca entender a complexa mente do maior líder religioso da história sob o ângulo da ciência. Lançada em 2017, a publicação dispõe de 336 páginas e é um sucesso entre os interessados no assunto.

Ficha técnica do livro O Homem Mais Feliz da História:

  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 336
  • Ano de primeira publicação: 2017

4. Gestão da Emoção auxilia quem está esgotado com a rotina

Outro título que não poderia ficar de fora da nossa lista de livros de Augusto Cury é Gestão da Emoção. Nele o autor discorre sobre o erro que é não dar atenção ao sinais do próprio esgotamento. Aliás, conciliar vida profissional e pessoal poder ser uma tarefa bastante complicada.

Aqui, o intuito é demonstrar como o gasto de energia mental desnecessário pode afetar diretamente o seu potencial produtivo. Ideal para quem tem problemas com a administração da rotina, o título oferece os caminhos para o equilíbrio dos sentidos cognitivos e físicos em uma sociedade exaustiva como a nossa.

Ficha técnica do livro Gestão da Emoção:

  • Editora: Saraiva
  • Número de páginas: 200
  • Ano de primeira publicação: 2015

5. Prisioneiros da Mente fala sobre superação e a necessidade de se reinventar

Em mais uma obra de ficção, o autor narra a história de um empresário de sucesso que conseguiu superar diversos obstáculos e crescer na vida. Apesar disso, Theo Fester, o protagonista, não tem a mesma proeza com a sua família e vida pessoal.

Em Prisioneiros da Mente, os personagens vivem em constante conflito, digladiando por poder e atenção. Nesse livro, a mensagem de Cury para a superação do dilema envolve a reinvenção de Theo e novas maneiras de enxergar e enfrentar a realidade.

Ficha técnica do livro Prisioneiros da Mente:

  • Editora: HarperCollins
  • Número de páginas: 320
  • Ano de primeira publicação: 2018

6. O Vendedor de Sonhos virou filme na Netflix e é o maior sucesso do autor

Considerado o livro de maior sucesso de Augusto Cury, O Vendedor de Sonhos não poderia ficar de fora da nossa lista. Emocionante, mas sem deixar de lado o bom humor, é opção ideal para quem deseja se reencantar com as belezas da vida. Nele conhecemos um homem, sem nome ou origem, que consegue impedir o suicídio de um intelectual conhecido, desafio que nem a polícia havia sido capaz de resolver.

A partir desse feito, a ideia obtida pelo sujeito "herói" é tão estranha quanto encantadora: vender sonhos. Para o protagonista, só assim seria possível salvar a sociedade da rotina fria e cansativa. O título foi adaptado pela Netflix e virou sucesso na plataforma. Por fim, vale mencionar que a obra faz parte de uma trilogia.

Ficha técnica do livro O Vendedor de Sonhos:

  • Editora: Planeta
  • Número de páginas: 100
  • Ano de primeira publicação: 2016

7. Armadilhas da Mente mescla psicologia e filosofia numa comovente história sobre alegria

Esse livro de Augusto Cury nos apresenta a Camille. Apesar de intelectual, estudada e bem sucedida, não foi capaz de fugir das próprias emoções. Marco Tulio, seu marido, percebendo a infelicidade da esposa, compra uma fazenda para que ela se afaste do estresse da cidade grande.

A grande reviravolta, porém, acontece quando a moça conhece o jardineiro. Por meio da interação frequente entre os dois e pelas diferentes perspectivas trazidas através desse diálogo, a protagonista vê sua alegria retomar. Armadilhas da Mente mescla psicologia e filosofia através dessa comovente história de como funciona a mente humana.

Ficha técnica do livro Armadilhas da Mente:

  • Editora: Arqueiro
  • Número de páginas: 256
  • Ano de primeira publicação: 2013

8. Nunca Desista de Seus Sonhos já vendeu mais de 2,3 milhões de cópias

Para Augusto Cury, sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que devemos seguir e as metas que devem ser alcançadas. Em Nunca Desista de Seus Sonhos o autor analisa a trajetória de grandes personalidades sonhadoras, como Jesus Cristo, Abraham Lincoln e Martin Luther King, por exemplo,

O livro parte da premissa que desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade. Com mais 2,3 milhões de cópias vendidas, a obra afirma que quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar na maior parte das vezes.

Ficha técnica do livro Nunca Desista de Seus Sonhos:

  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 160
  • Primeira publicação: 2004

9. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes auxilia na formação intelectual e emocional dos jovens

Pais e professores têm o mesmo objetivo: formar seres humanos felizes, saudáveis e sábios. Contudo, Augusto Cury explora nesse livro alguns dos erros que têm sido cometidos na educação de jovens e adultos.

Em “Pais brilhantes, professores fascinantes”, o autor apresenta técnicas e hábitos destinado aos pais e pedagogos na educação de filhos e alunos. Para, assim, promover a formação de pensadores, educá-los emocionalmente e expandir seus horizontes de inteligência para produção de qualidade de vida.

Ficha técnica do livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes:

  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 176
  • Primeira publicação: 2018

10. Seja Líder de Si Mesmo mostra como ser o protagonista da própria vida

Na sua própria vida você é líder ou é liderado? Sempre atarefados, seja nos compromissos profissionais ou nas publicações acompanhadas pelas mídias sociais, sempre nos deixamos levar a um “outro lugar”. Nesse livro de Augusto Cury somos guiados à reflexão: será que somos os atores principais da nossa história?

Seja Líder de Si Mesmo” é uma provocação sobre a mente humana e como ela pode ser liderada. “Somos preparados para sermos plateia e não líderes do nosso mundo psíquico”, pontua o autor. Na obra, aprendemos como mudar esse hábito e tomar as rédeas da situação.

Ficha técnica do livro Seja Líder de Si Mesmo:

  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 128
  • Primeira publicação: 2011

11. Você é insubstituível traz a importância singular de cada individuo

Cada vida é sempre muito singular e, ainda que haja dificuldades, é preciso sempre lembrar sobre a importância de cada indivíduo. Você é Insubstituível traz uma reflexão sobre o assunto que gerou mais de 2 milhões de cópias vendidas.

Na obra, Cury mostra que é possível escrever sua própria biografia, inclusive nas situações de sofrimento. As páginas desse livro instigam o leitor a descobrir o que já te faz faz o maior vencedor do mundo. Mostrando a importância dos erros e acertos, trata-se de uma leitura leve e encorajadora de valorização pessoal.

Ficha técnica do livro Você é Insubstituível:

  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 128
  • Primeira publicação: 2018

Encontrou seu próximo livro de Augusto Cury para a estante? Antes de pular para outro artigo, temos mais uma dica: confira nossa página exclusiva sobre livros! Lá você encontra mais listas como essa, notícias e até resenhas.

Leia também: