Zoom indica em Livros

Os 20 Melhores Livros de Fantasia para Ler em 2018

Conheça os melhores livros de fantasia e viaje para outros mundos!

melhor livro de fantasia, melhores livros de fantasia
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

O seu sonho é viver em um mundo cheio de elfos e duendes, com aventuras inimagináveis e criaturas mágicas?

Se a resposta é sim, então vem com a gente e confira essa lista dos 20 melhores livros de fantasia, capazes de te levar para todos os universos que sua imaginação permitir!


Leia também:

20. Dragões, batalhas e muito mais em Eragon

O primeiro de quatro livros da saga Ciclo da Herança, conta a história de Eragon, um jovem camponês que encontra por acaso uma pedra azul lindíssima. Acontece que a pedra era, na realidade, um ovo de dragão!

O autor consegue, com riqueza de detalhes, nos transportar para esse mundo de fantasia, cheio de batalhas épicas e criaturas inesquecíveis.

Publicado pela família do autor, o jovem Christopher Paolini, que tinha apenas 15 anos quando começou a escrever, o livro só veio a público quando foi descoberto por Carl Hiaasen, escritor americano que reeditou e publicou a obra.

19. Gosta de história felizes? Fuja de Desventuras em Série!

Se você gosta de histórias felizes, essa saga não é para você! E não somos nós quem dizemos isso, é o próprio narrador dos livros, Lemony Snicket!

Como o próprio nome já diz, você está prestes a entrar em uma série cheia de infortúnios vividos pelos irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Eles perderam os pais em um trágico incêndio e agora tem que fugir das garras de um vilão bem peculiar, chamado Conde Olaf.

Uma saga com humor ácido e cheia de mistérios (muitos deles não são respondidos, se você está esperando uma história que se encerra, pode se decepcionar).

18. Um mundo repleto de fantasia em Alice no País das Maravilhas

Publicado em 1865, o mundo dos sonhos da garotinha Alice faz sucesso até hoje e está no imaginário de muitas crianças. E pensar que tudo isso começou quando uma menina entediada à beira de um rio avista por acaso um coelho de paletó e relógio na mão, insistindo que está atrasado!

A menina, curiosa que só ela, não perde tempo e vai atrás do coelho e acaba encontrando a porta para o País das Maravilhas.

A imaginação do autor Lewis Carroll voou longe: de lagartas filosóficas até um exército de cartas de baralho, passando por um gato que ri e dá conselhos até uma rainha louca que grita "cortem a cabeça!" a torto e a direita!

É um livro obrigatório para os fãs de fantasia e para aqueles que querem viajar por lugares inusitados.

17. Conheça a luta pelo poder em A Rainha Vermelha


Romance de estreia da autora Victoria Aveyard, A Rainha Vermelha é o primeiro livro de uma trilogia.

Lançado em 2015, nos transporta para um mundo distópico, dividido entre as pessoas que têm sangue vermelho e as que têm sangue prateado, onde as segundas são as detentoras de poderes sobrenaturais.

A disputa começa quando Mare Barrow, uma jovem de sangue vermelho, descobre que também tem poderes incríveis! É um livro de fantasia intenso e cativante.

16. O universo mágico de Stephen King começa com O Pistoleiro - A Torre Negra

Do aclamado escritor de terror Stephen King, O Pistoleiro é o primeiro livro de uma série de fantasia chamada A Torre Negra. A saga, considerada por muitos como a obra prima de King, acompanha a jornada do pistoleiro Roland Deschain indo em busca da Torre Negra. O livro é repleto de fantasia sombria e horror, com uma pitada de faroeste.

A série de King fez tanto sucesso que acabou virando filme.

15. Uma Graphic Novel muito cabeça: Neurocomic: A Caverna das Memórias

Lançada no Brasil em 2018 pela Darkside Books, a Graphic Novel criada pelos neurocientistas Hana Ros e Matteo Farinella fala sobre uma máquina poderosíssima: o cérebro humano.

Cheia de analogias, a HQ nos aproxima dos estudos sobre o nosso próprio corpo e nos leva em uma viagem por florestas de neurônios repletas de seres esquisitos.

14. Faça como Bastian e entre em um mundo de fantasia através de um livro: A História Sem Fim

Os livros de fantasia são capazes de nos levar para qualquer lugar: essa é a grande lição que A História Sem Fim nos dá!

Publicado por Michael Ende, em 1979, conhecemos a história de Bastian, um garoto solitário que encontra dentro de um livro uma aventura mágica!

A forma como a história é contada é o grande lance desse livro! Misturando fantasia com realidade, ele constrói personagens incríveis e situações que nos deixam boquiabertos!

13. Acompanhe a jornada de Bilbo Bolseiro em O Hobbit

"Num buraco no chão vivia um hobbit". Com essa frase, J. R. R. Tolkien deu início a um mundo de fantasia que encantou e encanta gerações!

Publicado pela primeira vez em 1937, o livro é um grande sucesso até hoje e já virou até filme (um não, três!). Nele, acompanhamos a jornada do hobbit Bilbo Bolseiro, que é designado a participar de uma aventura envolvendo anões, tesouros e um dragão medonho.

À partir desse livro, Tolkien começou suas aventuras na chamada terra-média, um lugar mágico e cheio de criaturas desconhecidas, deixando um legado para a literatura de fantasia.

12. Viaje pelo universo em Uma Dobra no Tempo

Lançado originalmente em 1962, Uma Dobra no Tempo ganhou, em 2018, uma adaptação para os quadrinhos (e para o cinema também). Escrito por Madeleine L'Engle, o livro atravessou gerações e volta a fazer sucesso em outras mídias.

No quadrinho, acompanhamos Meg e seu irmão Charles Wallace em busca de seu pai, o Dr. Murry, que se perdeu no universo. Eles contam com a ajuda de três senhoras muito divertidas: a Sra. Quequeé, a Sra. Quem e a Sra. Qual.

A edição, da Darkside Books, está impecável, com páginas coloridas e uma gramatura rara de se ver em quadrinhos, além da capa dura e toda trabalhada! Vale a pena ter essa edição em casa.

11. Quem são as crianças peculiares? Onde vivem? de que se alimentam? Descubra em O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Em 2016, a obra foi adaptada para os cinemas com direção de ninguém mais ninguém menos que Tim Burton. O tom do livro é bem parecido com o tom que o diretor dá a seus filmes: uma fantasia sombria e macabra, mas ainda assim, divertida.

Jacob Portman é um jovem acostumado a ouvir histórias sobre crianças com habilidades especiais de seu avô. Para ele é tudo fantasia, até encontrar um casarão, lar de um grupo de órfãos um tanto quanto diferentes. Um ponto positivo do livro é que ele é cheio de fotografias tão peculiares quanto seus personagens.

10. É referência à cultura pop dos anos 80 que você quer? Vá de O Jogador Número 1

Para os mais nostálgicos, o livro escrito por Ernest Cline, é um prato cheio: repleto de referências à cultura pop/gamer dos anos 80. A história se passa em 2044 e, como a maioria das narrativas distópicas, a Terra está devastada.

Os moradores se conectam ao Oasis, uma realidade virtual que simula a vida dos sonhos. É difícil separar o que é jogo do que é realidade nesse livro!

Com uma escrita simples, O Jogador Número 1 traz uma história divertida e despretensiosa. Uma ode à cultura Geek!

9. A história recontada do Rei Arthur em As Brumas de Avalon

Um dos maiores clássicos dos livros de fantasia, As Brumas de Avalon conta a conhecida história do Rei Arthur por outra perspectiva: a de mulheres mágicas e poderosas.

Marion Zimmer Bradley constrói personagens fascinantes, fazendo uma releitura das já famosas lendas arturianas.

A escrita fascinante da autora e as protagonistas mulheres a frente do seu tempo cativaram milhões de leitores pelo mundo! A saga é dividida em quatro livros, que foram reunidos em uma edição especial muito caprichada.

8. Entre no mundo paralelo de Coraline

Do mesmo escritor de Deuses Americanos, Neil Gaiman, Coraline é um livro infanto-juvenil (mas que já encantou muitos adultos também) e conta a história de uma garota cansada da sua vida.

Ela é corajosa e exploradora e acaba encontrando um outro mundo, muito semelhante ao seu, mas com uma diferença: as pessoas têm botões nos olhos. Parece macabro, né? Não só parece, como é!

A menina, até então entediada, se coloca em uma aventura mágica e deve ter jogo de cintura para sair de situações monstruosas!

7. A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil e seus personagens interespécie

Com personagens instigantes, o livro de estréia da autora Becky Chambers, conquistou crítica e público. À bordo da Andarilha, nave espacial com uma tripulação interespécie, a autora consegue incluir temas tabu, como sexualidade, racismo, estruturas familiares, etc.

É um livro sobre diversidade e representatividade. As personagens femininas são muito bem construídas, o que não é uma característica muito forte nos livros de ficção científica.

A Longa Viagem nos ensina a respeitar e amar o diferente, seja de outro planeta, seja seu amigo ao lado que tem uma história diferente da sua!

6. Contos eletrizantes de Philip K. Dick reunidos em Sonhos Elétricos

Livro de contos escrito por Philip K. Dick, um dos grandes nomes da ficção científica, traz uma antologia de histórias futuristas que vão tirar o leitor da sua zona de conforto.

São textos mais antigos do autor, que foram organizados só agora em 2018, após o lançamento da série Philip K. Dick's Eletric Dreams, produzida pela Amazon Prime.

Na coletânea temos dez contos com temáticas e ambientações diferentes, que nos dá a noção de como o autor era capaz de viajar por diversos mundos, sempre em conexão com o nosso. Se você é fã de ficção científica, não pode perder essa coleção!

5. Prepare-se para uma fantasia de tirar o fôlego em Jogos Vorazes

O pão e circo está de volta no livro de fantasia distópica escrito por Suzanne Collins. Em Jogos Vorazes, os Estados Unidos já não existem mais, temos uma nova nação chamada Panem, dividida em doze distritos e comandada pela Capital.

Para entreter a população, a cada ano se faz uma competição, os tais Jogos Vorazes, transmitida ao vivo pela TV, onde ganha quem conseguir sobreviver.

Acompanhamos a jornada de Katniss, que se oferece para ir aos jogos no lugar de sua irmã mais nova. Com uma escrita envolvente e simples, Suzanne consegue incluir na narrativa temas sérios e que estimulam a reflexão do leitor.

4. Conheça as aventuras do bruxo mais queridinho de todos os tempos, Harry Potter e a Pedra Filosofal

Imagina descobrir, aos 11 anos de idade, que você é um bruxo e está convidado a ingressar na melhor escola de magia de Londres e região? Foi isso que aconteceu com Harry Potter, protagonista de uma das principais sagas de fantasia de todos os tempos!

A Pedra Filosofal é o primeiro de sete livros da série, que acompanha o garotinho bruxo até sua formação. Nele, Harry conhece seu principal adversário, aquele-que-não-deve-ser-nomeado, e seus fiéis escudeiros, Rony e Hermione.

A saga acompanha Harry desde o início na escola de magia, até se tornar um bruxo de respeito, por isso, cada livro tem um crescimento muito grande em relação ao anterior! É interessante crescer junto com a história!

3. Não entre em pânico! E leia O Guia do Mochileiro das Galáxias

Qual a pergunta certa para a resposta que explica a Vida o Universo e Tudo Mais? Ficou confuso?

Imagina então o personagem principal da história escrita por Douglas Adams, Arthur Dent que, num fatídico dia, descobre que seu melhor amigo, Ford Perfect, é um extraterrestre e eles terão que fugir do planeta Terra, pois este vai ser destruído pelos Vogons para a construção de uma via expressa intergaláctica. Maluco, não é?

Durante essa jornada pela galáxia, conhecemos vários personagens marcantes, como Zaphod, o Pensador Profundo e, o melhor de todos: um robô depressivo chamado Marvin.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro livro de uma "trilogia de cinco".

2. Conheça Duna nos mínimos detalhes

Ao lado de O Senhor dos Anéis, Duna é considerada um dos maiores livros de fantasia e ficção científica.

A obra de Frank Herbert nos leva para outro planeta, Arrakis, que é descrito com uma riqueza de detalhes digna de J. R. R. Tolkien. Acompanhamos a história de Paul Atreides e sua família transferida para o árido país Arrakis, também conhecido como Duna.

A narrativa passeia entre diversos temas: religião, política, tecnologia, ecologia, filosofia e muito mais. É uma leitura densa, mas obrigatória para os fãs de fantasia!

1. O Senhor dos Anéis: clássico dos clássicos

Escrita em 12 anos, a obra prima de J. R. R. Tolkien é considerada por muitos o melhor livro de fantasia de todos os tempos. O autor criou um mundo novo, com línguas, povos, geografia, tudo diferente!

E ele nos insere nesse mundo de forma primorosa: somos capazes de sentir os cheiros da terra-média.

A história gira em torno do "Anel do Poder", criado por Sauron e que todos os seres da terra-média querem possuir, gerando conflitos inimagináveis. O hobbit Frodo Baggins fica com a difícil missão de destruir o anel e é ajudado por um grupo diverso e bem divertido!

É uma história de encher os olhos! Se você é fã de livros de fantasia e ainda não leu O Senhor dos Anéis, pare tudo o que está fazendo e corre pra ler!


Leia também: Os Melhores Livros para Ler de Todos os Tempos

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros