Zoom indica em Livros

Livros de Suspense: conheça as melhores obras já publicadas do gênero

Se envolva com histórias impactantes e cheias de mistérios.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

O suspense é caracterizado como um sentimento de incerteza ou ansiedade mediante determinada circunstância. Ao contrário do que muitos pensam, não é exclusividade das obras ficcionais. Histórias reais também podem estar envolvidas de momentos de tensão, seguidos por um grande evento ou momento dramático.

Para os amantes de livros de suspense, com páginas repletas de mistérios que prendem nossa atenção, selecionamos as nove melhores obras do gênero já publicadas. Vamos conferir?

Mas se você preferir, pode conferir os melhores livros de suspense publicados em 2018 clicando aqui!

A Mulher Enjaulada, um suspense dinamarquês

Quando estava no auge de sua carreira política, Merete Lynggaard, bela e reservada, desaparece sem deixar rastros. É apenas após dez anos que seu desaparecimento é investigado pelo Departamento Q, criado para resolver casos não solucionados. O detetive Carl Mørck, encarregado de descobrir o que aconteceu com ela, é acompanhado por seu assistente enquanto vasculha o misterioso passado de Merete em busca da verdade sobre seu paradeiro.

O autor, Jussi Adler-Olsen é um escritor de ficção, editor e empresário dinamarquês. Ao todo, dez livros de sua autoria foram publicados, sendo que A Mulher Enjaulada é o primeiro livro de uma série composta por sete obras, denominada Departamento Q. Os três primeiros títulos da série chegaram a ser adaptados para o cinema, nos anos de 2012, 2014 e 2016, respectivamente.

Título original Kvinden I buret
Autor Jussi Adler-Olsen
Tradução João Ventura
Editora Record
Número de páginas 392
Ano de lançamento 2007 (primeira publicação)
Idioma Português

Eu Sou o Peregrino, uma trama capaz de unir diferentes histórias

Eu Sou o Peregrino, romance de estreia de Terry Hayes, renomado roteirista britânico, é uma narrativa com personagens primorosas, com uma jornada épica e nada previsível contra um inimigo implacável. O Peregrino é, na verdade, o codinome de um homem que não existe, pois suas identidades são tantas que ele não é capaz de lembrar seu nome real. Foi adotado quando jovem por uma família rica e, ao crescer, tornou-se um importante profissional da espionagem.

Quando uma conspiração perfeita ocorre, arquitetada para que um crime terrível fosse cometido contra a humanidade, apenas uma pessoa consegue relacionar as histórias de uma mulher brutalmente assassinada em Manhattan, um pai decapitado em praça pública na Arábia Saudita, um especialista em biotecnologia cujos olhos foram arrancados na Síria e restos humanos ardendo em brasas em Hindu Kush, uma cordilheira afegã.

Título original

I Am Pilgrim

Autor

Terry Hayes

Tradução

Alexandre Raposo

Editora Intrínseca
Número de páginas

688

Ano de lançamento 2013
Idioma Português

O clássico It: A coisa

O livro que originou o filme It: A Coisa, lançado no ano de 2017, é nada mais nada menos do que autoria de Stephen King, escritor reconhecido mundialmente por suas obras de suspense, terror, ficção sobrenatural e fantasia. A história narrada na obra se passa nas férias do ano de 1958, verão em que um grupo de amigos aprende o verdadeiro sentido de amor, amizade, confiança e medo ao conhecerem a Coisa.

Depois de quase trinta anos, eles encontram-se novamente e uma nova onda de terror assola a cidade. A Coisa, um ser sobrenatural, volta a atacar e eles precisam unir-se para vencê-la de uma vez por todas.

Título original

It

Autor Stephen King
Tradução

Regiane Winarski

Editora Companhia das Letras
Número de páginas 1104
Ano de lançamento 1986
Idioma Português

Coraline, uma das adaptações infantis mais assustadoras do cinema

O livro nos introduz à vida da pequena Coraline, uma criança que acabou de se mudar para um local afastado e precisa se divertir sozinha enquanto seus pais, sempre ocupados, trabalham. Ela encontra um outro mundo, uma réplica de sua vizinhança, mas com pais atenciosos. Entretanto, sua Outra Mãe lhe propõe uma condição inusitada para que ela possa ficar com eles e, ao voltar para casa, a garota descobre que seus verdadeiros pais desapareceram e precisa participar de um jogo arriscado para salvá-los.

Publicada ainda em 2002, a obra de Neil Gaiman ganhou, no mesmo ano, o Bram Stoker Award de melhor trabalho de novos escritores, assim como os prêmios Nebula e Hugo Award de melhor novela. No ano de 2009, a história de Coraline foi adaptada para o cinema em stop-motion, tendo sido a última produção dirigida pelo animador Henry Selick, famoso pelo filme O Estranho Mundo de Jack.

Título original Coraline
Autor Neil Gaiman
Ilustração Dave McKean
Editora

Trophy Press

Número de páginas 162
Ano de lançamento 2002
Idioma Inglês

A Sombra do Vento, o primeiro livro da série de Zafón

Carlos Ruiz Zafón é um escritor espanhol conhecido mundialmente, sendo considerado uma das maiores revelações literárias pela obra A Sombra do Vento, primeiro livro da série Cemitério dos Livros Esquecidos. Não apenas foi traduzido em mais de 30 idiomas e publicado em cerca de 45 países como também foi finalista dos prêmios espanhóis Fernando Lara, em 2001, e Llibreter, em 2002, tendo recebido o prêmio de Correntes d’Escritas em Portugal, no ano de 2006.

O protagonista, Daniel Sempere, acorda no meio da noite em seu aniversário de onze anos assustado ao perceber que não se recorda do rosto da mãe, falecida. Seu pai decide levá-lo ao Cemitério dos Livros Esquecidos, onde encontra A Sombra do Vento, um romance de Julián Carax. Em pouco tempo Carax torna-se seu autor favorito e Daniel descobre que os outros livros de sua autoria vêm sendo destruídos. Com o passar dos anos, sua investigação sobre os livros torna-se uma trama envolta de mistérios pelos segredos obscuros de Barcelona.

Título original La Sombra del Viento
Autor Carlos Ruiz Zafón
Tradução

Marcia Ribas

Editora Companhia das Letras
Número de páginas 464
Ano de lançamento 2001
Idioma Português

O Silêncio dos Inocentes e a origem do célebre Hannibal

Terceiro romance de Thomas Harris e o segundo com o personagem Hannibal Lecter, O Silêncio dos Inocentes foi lançado pela primeira vez em 1988. Narra a história de Clarice Starling, agente em treinamento do FBI encarregada de investigar os assassinatos brutais de cinco mulheres em diferentes regiões dos Estados Unidos. Psiquiatra e preso por canibalismo, Hannibal é consultado para que seja traçado um perfil psicológico do serial-killer, Buffalo Bill. Ao descobrir que o médico possui informações sobre o investigado, Starling pede sua ajuda em troca de uma análise psiquiatra, abrindo mão de sua privacidade.

É apenas com o auxílio de Hannibal que Clarice consegue descobrir a verdadeira intenção do assassino, bem mais inusitada do que imaginavam. Seu filme foi lançado no ano de 1991 e rendeu cinco premiações do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. O personagem, por sua vez, é bastante conhecido pela série Hannibal, que estreou na NBC em 2013 e cujo fim foi anunciado pouco mais de dois anos depois, ainda em 2015.

Título original The Silence of the Lambs 
Autor Thomas Harris 
Editora Bestbolso
Número de páginas 392
Ano de lançamento 1988
Idioma Português

Garota Exemplar mostra a realidade por trás de um casal aparentemente perfeito

Suspense e romance unem-se em um livro que engloba manipulação, vaidade e egocentrismo. A garota exemplar, Amy, não é tão exemplar assim. Mas, após seus pais publicarem um livro homônimo baseados em sua vida, porém com algumas qualidades a mais, Amy percebe a possibilidade de viver aparentando ser perfeita. Quando ela e seu marido, Nick, perdem seus empregos, ambos concordam em viver no interior. Entretanto, a convivência tornou-se cada vez mais difícil, principalmente porque Amy cuidava dos pais enquanto o marido trabalhava.

Em seu quinto aniversário de casamento, Nick sai por algumas horas e, quando retorna,  descobre que Amy misteriosamente desapareceu. Em seu diário, palavras indicam um principal suspeito, seu próprio marido. Com o decorrer das investigações, sangue é encontrado. Seria Nick um assassino? Indicado a quatro prêmios Globo de Ouro e um Oscar, mais algumas outras premiações, o filme lançado em 2014 é uma adaptação escrita pela própria autora do livro, Gillian Flynn, especialmente para as telas do cinema.

Título original Gone Girl
Autora Gillian Flynn
Tradução

Alexandre Martins

Editora Intrínseca
Número de páginas

448

Ano de lançamento 2012
Idioma Português

E Não Sobrou Nenhum, escrito pela Dama do Crime

Alcunhada popularmente como Dama do Crime (Lady of Crime), Agatha Christie publicou mais de oitenta livros em sua carreira, sendo considerada a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular. E Não Sobrou Nenhum é repleto de surpresas e muito mistério envolvendo uma ilha, um poema para crianças e dez soldadinhos de porcelana. Convidadas pelo senhor Owen, dez pessoas foram confrontadas por fatos de seu passado e convocadas para sua propriedade particular, a Ilha do Soldado.

Já na primeira noite, surge um mistério e todos tornam-se suspeitos, não podendo discernir as vítimas dos culpados. A tensão é crescente e em pouco tempo mortes inexplicáveis começam a acontecer. Sem comunicação com o exterior, a angústia passa a ser uma constante durante a estadia. Eleito o melhor romance policial de todos os tempos, o livro de Agatha Christie desafia até as mentes mais aguçadas.

Título original

And Then There Were None

Autora Agatha Christie 
Tradução

Renato Marques de Oliveira

Editora Globo
Número de páginas 400
Idioma Português

Caixa de Pássaros: das estantes para a Netflix

Escritor, Josh Malerman é cantor e compositor na banda de rock The High Strung. Enquanto seu livro foi publicado em 2014, um álbum com o mesmo nome foi lançado um ano depois, dividido em capítulos. Na obra, inexplicavelmente as pessoas têm um impulso violento e incontrolável que levam-nas a cometer suicídio. Como ninguém sabe a causa da reação, não demora para que a situação torne-se apocalíptica.

Cinco anos depois, Malorie precisa garantir a sobrevivência das duas crianças pequenas e, para isso, os três viajam por um longo caminho em busca de um local em que possam viver com segurança. Apenas no Brasil foram vendidos mais de 160 mil exemplares. Interessada na trama, a Netflix adquiriu os direitos do livro e, em dezembro de 2018, o filme estrelado por Sandra Bullock foi lançado na plataforma.

Título original Bird Box
Autor Josh Malerman
Tradução Carolina Selvatici
Editora Intrínseca
Número de páginas 272
Ano de lançamento 2014
Idioma Português

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros