Melhores Livros de Suspense: conheça 12 títulos em 2020

Selecionamos 13 melhores livros de suspense para conhecer em 2020.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Para os amantes de um bom suspense, aquela sensação que acompanha um plot twist bem feito é, de longe, a melhor quando o assunto é cinema ou literatura. O gênero utiliza basicamente a tensão e a incerteza para manter os leitores atentos até o último parágrafo. Ou seja, um bom thriller demanda uma construção de narrativa cautelosa para que o pior não aconteça: um final óbvio.

Pensando nisso e para te ajudar a escolher o próximo título da estante, preparamos essa lista com os melhores livros de suspense para ler em 2020. Dentre eles, temos suspenses policiais, uma série de escritores consagrados e, também, os melhores lançamentos da categoria. Preparado? Dê um Zoom!

Capa do livro Menina Má, integrante da nossa lista de melhores suspenses. (Imagem:Divulgação/Editora DarkSide Books)
Capa do livro Menina Má, integrante da nossa lista de melhores suspenses. (Imagem:Divulgação/Editora DarkSide Books)

Como escolhemos os melhores livros de suspense para ler em 2020?

Nosso critério para a escolha dos melhores livros de suspense de 2020 foi baseado nas obras mais vendidas da internet em geral com boa avaliação dos leitores. Entre elas estão suspenses policiais, lançamentos do gênero e clássicos, como as histórias de Agatha Christie.

1. A Paciente Silenciosa é um suspense psicológico sobre um assassinato

A Paciente Silenciosa é o livro de estreia de Alex Michaelides que já virou best seller. Nesse suspense psicológico conhecemos Alicia Berenson, uma mulher que matou seu marido com 5 tiros e desde então permaneceu calada. Ela é mandada para um hospital psiquiátrico e, lá, o terapeuta forense Theo vê a oportunidade perfeita para desvendar o mistério.

Ele tem certeza que é a pessoa ideal para lidar com o caso. Porém, ao longo da trama, percebemos que o caminho é um pouco mais tortuoso do que parece. Theo vê-se imerso numa história muito mais profunda do que poderia imaginar. Resta a dúvida, será que ele terá sucesso?

Ficha técnica do livro A Paciente Silenciosa:

  • Autor: Alex Michaelides
  • Número de páginas: 350
  • Editora: Record
  • Ano de primeira publicação: 2019

2. A Garota do Lago narra a investigação da morte de uma estudante

A Garota do Lago é um suspense policial que vai te prender do início ao fim na busca de respostas para o que aconteceu com Becca. Tudo ocorre numa cidade pequena montanhosa, perto de um lago, onde a estudante de direito Becca Eckersley, que estava no ápice da juventude, é assassinada de maneira brutal.

Porém, a história começa realmente quando a repórter investigativa Kelsey Castle vai até Summit Lake, cidade do assassinato, a fim de descobrir a verdade por trás do caso. Durante a investigação, Kelsey é obrigada a confrontar seus próprios traumas em prol da história na qual se envolveu.

Ficha técnica do livro A Garota do Lago:

  • Autor: Charlie Donlea
  • Número de páginas: 296
  • Editora: Faro Editorial
  • Ano de primeira publicação: 2016

3. Caixa de Pássaros é um best seller mundial que virou filme na Netflix

Em terceiro lugar como melhor livro de suspense, o thriller Caixa de Pássaros narra a história de Malorie, duas crianças e uma caixa com pássaros. Durante uma missão de contínua sobrevivência, a família busca por lugares seguros em um território tomado por humanos possuídos.

Tudo começa quando uma neblina passa pela cidade de Michigan causando homicídios e suicídios. A partir daí, só é possível transitar sem risco de vida e possessão com os olhos vendados. A adaptação da Netflix, com Sandra Bullock como Malorie, fez muito sucesso e impulsionou ainda mais as vendas do livro, que tem mais de 160.000 mil exemplares vendidos no Brasil.

Ficha técnica do livro Caixa de Pássaros:

  • Autor: Josh Malerman
  • Número de páginas: 272
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de primeira publicação: 2014

4. O Homem de Giz é um dos melhores livros de suspense recentes

Esse livro de suspense é narrado parcialmente por uma criança de 11 anos e te faz duvidar de todos os personagens. Por isso e por construir figuras complexas, C. J. Tudor tem suas obras comparadas às de Stephen King. O Homem de Giz conta a história de um grupo de amigos que se comunica através de bonecos de giz no asfalto. Um dia, um desenho misterioso surge e os guia até um assassinato.

30 anos mais tarde, a história volta à tona quando os bonecos enforcados, figuras que os levaram até a cena do crime no passado, reaparecem prevendo outro homicídio, agora de um dos jovens do grupo. Eddie, o protagonista da trama, é lançado na investigação e se vê obrigado à descobrir as respostas para esse caso macabro.

Ficha técnica do livro O Homem de Giz:

  • Autora: C. J. Tudor
  • Número de páginas: 272
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de primeira publicação: 2018

5. Sherlock Holmes é um box elementar, meus caros

O Box Sherlock Holmes traz, em quatro volumes, as aventuras do famoso detetive criado por sir Arthur Conan Doyle, escritor escocês. São, ao todo, 4 romances e 56 contos sobre Sherlock e seu companheiro fiel, Dr. Watson. A saga nos apresenta ao melhor livro de suspense policial já escrito.

Em todas as páginas acompanhamos os casos do detetive que solucionava até os mistérios mais difíceis da Inglaterra vitoriana. Para isso, usava seu faro e sua astúcia em direção às fontes menos óbvias. Recentemente, a história foi adaptada para a Netflix em formato de série e, mais uma vez, despertou fãs no mundo inteiro.

Ficha técnica do box Sherlock Holmes:

  • Autor: Arthur Conan Doyle
  • Número de páginas: 1808 (4 volumes)
  • Editora: HarperCollins
  • Ano de primeira publicação: 1887

6. A Mulher na Janela é um suspense psicológico que causará muitas dúvidas

A Mulher na Janela é um dos melhores livros de suspense da atualidade. Sua protagonista é Anna Fox, recém divorciada e que não obteve guarda da filha devido a uma fobia que a mantém presa em casa. A personagem, criada por A. J. Finn, passa os dias bebendo vinho, conversando com estranhos na internet e observando os vizinhos pela janela.

A obsessão piora quando uma família se muda para a casa da frente e desperta ainda mais a curiosidade de Anna, tornando as espiadas cada vez mais frequentes e doentias. Certa noite, ela presencia um assassinato e inicia, assim, essa narrativa psicológica de muitos segredos.

Ficha técnica do livro A Mulher na Janela:

  • Autor: A. J. Finn
  • Número de páginas: 352
  • Editora: Arqueiro
  • Ano de primeira publicação: 2017

7. O Que Aconteceu Com Annie é mais um livro de suspense de C. J. Tudor

O Que Aconteceu Com Annie é outra obra da autora C. J. Tudor, de O Homem de Giz, e traz a história de Joe Thorne. Joe teve sua irmã, Annie, desaparecida quando ainda era um adolescente. Mais de vinte anos depois, ele recebe um e-mail anônimo com a mensagem: “Eu sei o que aconteceu com sua irmã. Está acontecendo de novo.”.

Em busca de uma desculpa para fugir do local onde vive e motivado pelo mistério que ressurgiu depois de décadas, o protagonista retorna à cidade natal, a qual havia abandonado, em busca da verdade. No entanto, o percurso significa reviver o trauma e encontrar pessoas que ele jamais achou que veria novamente.

Ficha técnica do livro O Que Aconteceu Com Annie:

  • Autora: C. J. Tudor
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de primeira publicação: 2019

8. E Não Sobrou Nenhum é um livro de Agatha Christie, a Dama do Crime

Na nossa lista, não poderia faltar, claro, um livro de Agatha Christie. A escolha, dentre as muitas opções, foi E Não Sobrou Nenhum, considerado seu romance mais importante. A história acontece na Ilha do Soldado, propriedade do milionário Mr. Owen, para a qual 10 pessoas totalmente estranhas entre si são convidadas para viajar.

Logo nos primeiros dias, mortes inexplicáveis acontecem e, de repente, todos são possíveis culpados e assassinos. O clima de tensão aumenta ainda mais quando uma forte tempestade interrompe todos meios de comunicação da Ilha. A partir daí, somos presenteados com mais uma investigação impecável criada pela Rainha do Crime.

Ficha técnica do livro E Não Sobrou Nenhum:

  • Autora: Agatha Christie
  • Número de páginas: 400
  • Editora: Globo
  • Ano de primeira publicação: 1939

9. Garota Exemplar é sobre um casamento fadado à morte

Garota Exemplar conta a história da crise conjugal de Nick e Amy, que aparentavam ser um casal perfeito. Amy desaparece e o principal suspeito torna-se o próprio marido. No livro, conhecemos o pontos de vista de ambos os cônjuges, mas as informações logo se tornam contraditórias, iniciando o questionamento: quem está falando a verdade?

A autora Gillian Flynn também conduziu as filmagens de adaptação da obra para as telonas e ficou famosa por superar a trilogia de Cinquenta Tons de Cinza na lista dos mais vendidos do New York Times. A narrativa é daquelas que prendem do início ao fim e, para os amantes de um bom plot twist, é leitura obrigatória.

Ficha técnica do livro Garota Exemplar:

  • Autora: Gillian Flynn
  • Número de páginas: 448
  • Editora: Intrínseca
  • Ano de primeira publicação: 2012

10. Menina Má te faz duvidar do que uma menina de 8 anos é capaz

Encerrando nossa lista de melhores livros de suspense, Menina Má conta a história de Rhoda, uma garotinha de 8 anos com rosto angelical. Quando seu colega de classe morre na escola e ela não demonstra nenhuma reação, Christine, sua mãe, começa a pesquisar mais sobre psicopatas.

Nesse terror psicológico, notamos que crueldade e inocência andam juntos. Além disso, Rhoda influenciou tanto a literatura quanto o cinema e inspirou personagens icônicos como Chucky, Annabelle, Samara, e até o famoso serial killer Dexter. Para tornar a leitura ainda mais interessante, a capa do livro dá o toque final e o torna um desejo para a estante.

Ficha técnica do livro Menina Má:

  • Autora: William March
  • Número de páginas: 272
  • Editora: DarkSide Books
  • Ano de primeira publicação: 1954

Mas diz aí, gostou da nossa seleção dos melhores livros de suspense para ler em 2020? Se a resposta for sim, temos mais uma dica: conheça a nossa página exclusiva sobre livros! Clique aqui e veja mais listas nesse estilo, indicações e até resenhas.

Leia também: