Zoom indica em Livros

Os 8 Melhores Livros Infantis para Ler em 2018

Os livros infantis são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Confira!

mehores livros infantis
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Felizmente, a variedade de livro infantil é grande. Dessa forma, podemos destacar a importância que há em incentivar a leitura desde cedo nas crianças. Inclusive, é válido mencionar que desenvolver esse hábito ainda na gravidez ajuda a estimular o desenvolvimento do feto. Mas é claro que é preciso escolher um livro adequado para a idade do seu pequeno, tendo em vista que ele não se sentirá atraído por um livro sem figuras, por exemplo.


Sendo assim, ao escolher o livro, leve em consideração o que a criança mais gosta de fazer, o que chama mais a atenção dela e quais são as habilidades que ela tem desenvolvido. Com isso, se tornará mais fácil acertar na compra.
Mas pensando em ajudá-lo nessa questão, elaboramos ótimas indicações de livros de acordo com as faixas etárias. Acompanhe!


De 0 a 2 Anos


Até os 2 anos a criança está aprendendo a formar as palavras e conhecer seus significados. Nesse sentido, é importante investir em livro infantil para bebê com desenhos e cores vibrantes que o ajudem a focar a sua visão. Inclusive, também é interessante que eles estimulem o tato, por isso, as páginas precisam ter texturas diferentes.


Se o livro vier acompanhado de música, melhor ainda! Isso porque o estímulo musical ajuda a acalmar a criança, melhorando a sua concentração.

Nossas principais indicações são:

1- Meu Primeiro Livrinho de Pano;

2- Com Meus Dedinhos Curiosos.


De 3 a 5 Anos


Nessa fase, as crianças já começam a expressar seus sentimentos, falam bastante e fazem muitas perguntas. Fantasia e realidade ainda se misturam, por esse motivo, figuras assustadoras devem ser evitadas.


Levando isso em consideração, é importante encontrar livros que trazem para a realidade situações cotidianas dos pequenos. Temas como fazer amizades, saber dividir e brincar sem brigas são excelentes alternativas, tendo em vista que nessa faixa etária eles já notam diferenças de gênero, étnicas e raciais.


Sendo assim, sugerimos os seguintes livros:

1- Livro dos Sentimentos;

 

2- O Livro Errado.


De 6 a 8 Anos

A partir dessa idade as crianças já começam a ler sozinhas. Além disso, elas conseguem focar por mais tempo e, por isso, já podem ter acesso às histórias mais complexas, pois elas já entendem a trama do começo ao fim. Ademais, é interessante também que os conteúdos estejam relacionados ao que ela está aprendendo na escola e, claro, sem deixar de lado a ação e aventura.


Nossas sugestões de livro infantil educativo são:

1- Quem Soltou o Pum?

2 - Lili Inventa o Mundo;

 

De 9 a 12 Anos

Entre os 9 e 12 anos, as crianças já têm sua opinião formada e conseguem expor seus pensamentos sobre diversos assuntos. Nesse momento, os livros têm a função de ajudá-los a incentivar o pensamento crítico de cada um. Histórias de suspense fazem com que os pequenos não percam o gosto pela leitura.

Veja nossas sugestões:

1- A invenção de Hugo Cabret;

2- O Gênio do Crime;

 

O livro infantil é fundamental para garantir o bom desenvolvimento da criança. Sendo assim, não deixe de fazer esse investimento na vida do seu filho. Lá na frente, ele vai agradecer por isso.


Gostou das nossas opções? Então aproveite a oportunidade e confira também os melhores livros de fantasia!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros