Zoom indica em Livros

Melhores autores: conheça 15 livros de escritores famosos

Confira nossa lista com grandes autores e descubra por que você precisa conhecê-los.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Querendo ler alguma coisa, mas nada te chama a atenção? Nós do Zoom preparamos uma lista especial, com grandes nomes da literatura.

Baseados nas buscas mais frequentes no Zoom, escolhemos a dedo 15 autores e suas principais obras. Confira!

Filosofia e existencialismo em Assim Falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche

Logo no começo do livro, o filósofo Friedrich Nietzsche afirma, pelas palavras de Zaratustra, que Deus está morto. Pode parecer chocante e polêmico, mas as reflexões posteriores explicam tal afirmação. Em Assim Falou Zaratustra, o filósofo pessimista discute os valores e ideias do homem moderno ocidental.

Um dos pontos altos deste livro é quando Nietzsche fala sobre o Super Homem (não o dos quadrinhos), ou seja, o homem que deve ser superado. Com a morte de Deus, o homem precisa de novos propósitos e essa superação da humanidade é um deles.

Nietzsche é um produto de sua época, mas, ao mesmo tempo, um grande crítico de seu tempo. Sua escrita não é fácil, mas traz reflexões que são muito pertinentes até hoje. Assim Falou Zaratustra é um bom livro para conhecer o filósofo, pois é escrito em forma de ficção, mais simples de entender seus ensinamentos.

Dê um Zoom! Friedrich Nietzsche: conheça os melhores livros do filósofo alemão

Título original Also sprach Zarathustra: Ein Buch für Alle und Keinen
Autor Friedrich Nietzsche
Tradução Anna Duarte e Carlos Duarte 
Editora Martin Claret 
Número de páginas 325
Primeira publicação 1883 

Entendendo o mundo atual com Ansiedade, de Augusto Cury

Augusto Cury é um dos grandes mestres nos estudos da mente, seus livros já foram traduzidos em mais de 70 países. Psiquiatra e psicanalista, suas obras buscam dar informações concretas e objetivas para quem procura uma nova visão de mundo.

Um de seus livros mais requisitados é o primeiro de uma série chamada Ansiedade, publicado em setembro de 2013. Nele, o médico vai abordar o que chama de Mal do Século, que é a Síndrome do Pensamento Acelerado.

Nos dias atuais, com a tecnologia presente em praticamente todos os espaços, somos bombardeados a cada instante com mensagens pessoais, notícias sobre o mundo, vídeos nas redes sociais: tanta coisa que fica difícil para o nosso pensamento desacelerar!

Dê um Zoom! Augusto Cury: os melhores livros do autor para ler em 2019

Título original Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século
Autor Augusto Cury
Editora Saraiva
Número de páginas 160
Primeira publicação 2013

No Seu Olhar, do autor de best-sellers: Nicholas Sparks

Renomado escritor de romances, o norte-americano  Nicholas Sparks coleciona best sellers. Seus últimos livros, No Seu Olhar, Dois a Dois e Almas Gêmeas são a prova disso! Mas o sucesso não é de hoje, vem desde seu primeiro livro, Diário de Uma Paixão, publicado em 1996.

Em No Seu Olhar, o autor traz a história de Colin e Maria, duas pessoas totalmente diferentes que se encontram por acaso. Quem já está acostumado com a escrita de Sparks, pode estranhar esse livro. Fugindo do romance água com açúcar, característico do autor, temos uma trama mais madura e focada nos personagens.

Drama, ação e suspense estão presentes nesse livro.  A construção dos personagens é cativante e eles são responsáveis por nos envolver na história! Se você nunca se interessou pela narrativa de Nicholas Sparks, talvez esse seja um bom livro para conhecer o autor.

Dê um Zoom! Nicholas Sparks: conheça os livros do autor de Diário de Uma Paixão

Título original See Me
Autor Nicholas Sparks
Tradução Alves Calado 
Editora Arqueiro
Número de páginas 432
Primeira publicação 2015

A Hora da Estrela é obrigatório para quem quer conhecer a obra de Clarice Lispector

Laços de Família, O Livro dos Prazeres, A Paixão Segundo G.H.: são inúmeros os livros cativantes da húngara mais pernambucana que já passou por esse mundo. Mas tem um que é leitura obrigatória: A Hora da Estrela.

Clarice Lispector nos presenteia com uma narrativa leve e pertinente sobre alguém que é invisível, a Macabéia. Nascida no sertão de Alagoas, Macabéa sai do Nordeste rumo ao Rio de Janeiro. O choque da roça com a cidade grande é clara no livro.

Só a Clarice Lispector consegue escrever um romance tão poético com uma personagem tão simples, humilde e aparentemente sem nada a nos oferecer.  Além da história da migrante nordestina, corre em paralelo a história do próprio narrador, Rodrigo S.M.

Dê um Zoom! Clarice Lispector: conheça os livros da autora de A Hora da Estrela

Título original A Hora da Estrela
Autora Clarice Lispector
Editora Rocco
Número de páginas 224
Primeira publicação 1977

A origem de Game of Thrones em Fogo & Sangue, de George R. R. Martin

Game of Thrones é, sem dúvida, um dos maiores acontecimentos da cultura pop nos últimos anos! George R. R. Martin conquistou uma legião de fãs ao narrar sobre as batalhas dos Sete Reinos de Westeros. Mas tudo tem um começo.

Em Fogo & Sangue, o autor nos leva para o passado de seu mundo e mostra Aegon, o criador do trono de ferro, suas conquistas e a luta da dinastia Targaryen para se manter no poder.

O livro expande a mitologia apresentada por Crônicas de Gelo e Fogo, dando ao leitor um gostinho a mais do que era a vida em Westeros. Para os fãs do autor, é um prato cheio e pode ajudar a preencher o vazio que o tão aguardado final da série deixou.

Dê um Zoom! George R. R. Martin: conheça as obras escritas pelo pai da saga As Crônicas de Gelo e Fogo

Título original Fire & Blood
Autor George R. R. Martin
Tradução Leonardo Alves e Regiane Winarski
Capa Alceu Chiesorin Nunes
Editora Suma
Número de páginas 664
Primeira publicação 2018

Muito suspense em E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie

Agatha Christie, a Rainha do Crime, sabe muito bem escrever boas histórias de suspense! Miss Marple e Hercule Poirot que o digam! Se você gosta de detetives, com certeza conhece a autora (e se não conhece, deveria).

E Não Sobrou Nenhum é um dos poucos livros da Agatha Christie que não tem um detetive desvendando o caso (por outro lado, os detetives somos nós). A história trata de 10 pessoas que não se conhecem e acabaram confinadas em uma ilha. Essas pessoas vão morrendo uma a uma, até que não sobre ninguém!

Não dá para falar muito sobre os enredos de Agatha Christie sem dar spoilers, por isso, vamos parando por aqui. Se quiser saber como termina essa história, indicamos que leia o livro!

Dê um Zoom! Agatha Christie: conheça os livros da ‘Rainha do Crime’

Título original And Then There Were None
Autora Agatha Christie
Tradução Renato Marques de Oliveira
Editora Globo Livros
Número de páginas 400
Primeira publicação 1939

A famosa história de Harry Potter, de J. K. Rowling

Criar um mundo fantástico não é tarefa fácil. Alguns autores fizeram isso com maestria, entre eles está J. K. Rowling, criadora do mundo mágico de Harry Potter, o estudante de bruxaria capaz de conquistar gerações.

A série de sete livros foi traduzida para mais de 70 idiomas e vendeu mais de 450 milhões de exemplares. E não é por menos: durante sete anos, acompanhamos a jornada de personagens super cativantes em histórias de tirar o fôlego.

Ver Harry, Rony e Hermione lutando contra o grande bruxo das trevas, Lorde Voldemort, é o ponto alto da saga, além de acompanharmos a amizade construída entre os três bruxinhos. Outra coisa que torna Harry Potter sensacional é a forma como aquele mundo nos é narrado! Ele nos parece absurdamente real (e, convenhamos, em vários momentos nós realmente queremos que ele seja)!

Dê um Zoom! J. K. Rowling: Conheça as obras da autora de Harry Potter

Título original Harry Potter
Autora J. K. Rowling
Editora Rocco
Número de páginas 3067
Primeira publicação 1997

Um dos quadrinhos mais famosos da história: Absolute Sandman, de Neil Gaiman

Você busca fantasia, terror e suspense em uma coisa só? Conheça a HQ Absolute Sandman, de Neil Gaiman, um dos grandes mestres da fantasia atual. É uma revolução se tratando de quadrinhos, um dos mais aclamados atualmente! O autor também é conhecido por livros em prosa, como Deuses Americanos, Mitologia Nórdica e O Oceano no Fim do Caminho.

Acompanhamos a história de Morpheus, um semi-deus responsável pelo mundo dos sonhos. Com uma narrativa impecável e ilustrações que são consideradas obras de arte, não é de se espantar que Sandman tenha atraído tantos adeptos.

A Panini republicou essa obra prima, em novas cores, com extras exclusivos, desenhos de personagens e muito mais. É uma edição de colecionador feita com muito capricho e que vale a pena ter na estante.

Dê um Zoom! Neil Gaiman: conheça os melhores livros do autor de Sandman

Título original Absolute Sandman
Autor Neil Gaiman
Editora Panini
Número de páginas 616
Primeira publicação 1988

O Último Reino: o primeiro volume da série Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell

Para quem gosta de batalhas medievais e conquistas de reinos, Bernard Cornwell é um prato cheio. Seus livros são repletos de Vikings, ritos pagãos e lendas arturianas. O grande marco de sua obra é a saga Crônicas Saxônicas, sendo que O Último Reino dá início a essa história.

Acompanhamos a história de Uthred, um inglês que, quando criança, é raptado e adotado pelos dinamarqueses e, mais velho, retorna para o seu reino como um grande guerreiro. O livro é cheio de momentos históricos estudados pelo autor. Fala muito sobre as lutas entre ingleses e dinamarqueses e cristãos contra pagãos.

A narrativa de Cornwell é única e consegue envolver momentos históricos com ação e aventura. As Crônicas Saxônicas tem 10 volumes, ou seja, muita história pra contar!

Dê um Zoom! Bernard Cornwell: conheça os livros do autor da série Crônicas Saxônicas

Título original The Last Kingdom
Autor Bernard Cornwell
Tradução Ivanir Alves Calado 
Editora Record
Número de páginas 364
Primeira publicação 2004

A vida de uma adolescente com TOC em Tartarugas Até Lá Embaixo, de John Green

John Green é um escritor e youtuber norte-americano, especialista em best-sellers. Dois de seus livros, Cidades de Papel e A Culpa é das Estrelas, viraram filmes arrasadores de bilheterias. E não é à toa: o autor sabe cativar seu público com histórias interessantes e muito bem contadas

No livro Tartarugas Até Lá Embaixo, John Green abre seu coração e fala de um problema que ele mesmo sofre: o transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC. Apesar de fictícia, a história é bem pessoal.

Acompanhamos a vida de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que precisa conviver com o TOC enquanto tenta solucionar um intrigante mistério! Com frases de efeito e muitas referências à cultura Pop, John Green conquista mais uma vez um grande público com Tartarugas Até Lá Embaixo.

Título original Turtles All The Way Down
Autor John Green
Tradução Ana Rodrigues
Editora Intrínseca
Número de páginas 256
Primeira publicação 2017

Uma leitura profunda em Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski

A literatura russa é muito rica e tem em Fiódor Dostoiévski um de seus grandes nomes. Já conseguiu grande sucesso com seu primeiro livro, Gente Pobre. Mas foram obras como Crime e Castigo, O Idiota e Memórias do Subsolo que o consagraram como o grande escritor que é hoje.

Seu último livro, Os Irmãos Karamázov, é um de suas obras mais importantes. O pai da psicanálise, Sigmund Freud considera a maior obra da história. Com mais de 800 páginas, o romance conta a história de uma conturbada família russa.

O livro traz uma crítica pesada ao Czarismo e aos problemas sociais que o povo russo enfrentava. Os personagens não são grandes heróis, mas sim pessoas do povo. É um livro que discute sobre diversas esferas da sociedade, desde religião, passando por valores morais até chegar na fragilidade dos laços humanos. É denso, mas vale muito a pena!

Dê um Zoom! Dostoiévski: conheça os livros do autor de Crime e Castigo

Título original Братья Карамазовы, Brat'ya Karamazovy
Autor Fiódor Dostoiévski
Tradução Paulo Bezerra
Editora 34
Número de páginas 888
Primeira publicação 1880

Antigo, mas atual: 1984, de George Orwell

É difícil encontrar alguém por aí que não conheça o livro 1984, de George Orwell. Grande marco na literatura distópica do século XX, apesar de ter sido publicado em 1949, sua narrativa continua muito atual.

Um estado totalitário, comandado pelo Grande Irmão, que vigia de perto os indivíduos dessa sociedade. O cenário é assustador, mas não impossível de acontecer e é aí que George Orwell consegue prender o público e construir uma narrativa aclamada até hoje.

O autor é mestre em construir cenários distópicos interessantes. Ele faz a mesma coisa em A Revolução dos Bichos, por exemplo, outra obra aclamada pela crítica. Não é a toa que sempre figurou entre os escritores mais importantes dos últimos tempos.

Dê um Zoom! 1984: obra de George Orwell completa 70 anos em 2019

Título original Nineteen Eighty-Four
Autor George Orwell
Tradução Heloisa Jahn e Alexandre Hubner
Capa Kiko Farkas/Máquina Estúdio e Elisa Cardoso
Editora Companhia das Letras
Número de páginas 416
Primeira publicação 1949

Não Fale Com Estranhos, obra de Harlan Coben que ganhará adaptação para a Netflix

Harlan Coben é conhecido por escrever narrativas de suspense com tramas bem elaboradas e que instigam o leitor, tudo isso com um toque de humor característico. Em seu livro Não fale Com Estranhos, não poderia ser diferente!

Um estranho aparece na vida de Adam Price e a destrói com uma simples conversa. A vida dos sonhos que ele leva passa a ser ameaçada depois que descobre um segredo sobre sua esposa. Mentiras, chantagem e assassinato fazem parte dessa história de tirar o fôlego.

Dê um Zoom! Harlan Coben: conheça os livros do autor que você precisa ler

Título original The Stranger
Autor Harlan Coben
Tradução Marcelo Mendes
Editora Arqueiro
Número de páginas 304
Primeira publicação 2016

Os Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez e da família Buendía

Se você acha que histórias que envolvem terra prometida e profetas que guiam seu povo só se encontram na Bíblia, você precisa conhecer Cem Anos de Solidão, de Gabriel Carcía Márquez, ou Gabo, para os íntimos. No livro, acompanhamos a saga da família Buendía, que fundam a cidade de Macondo.

Os Buendía são marcados por uma característica peculiar: a solidão. A linguagem de García Márquez é absurdamente poética e nos leva para lugares nunca dantes navegados! Não é uma leitura fácil, mas quem insistir vai sair dela renovado e presenteado com uma das mais belas narrativas de realismo fantástico latino-americanas.

Dê um Zoom! Cem Anos de Solidão e Netflix: saiba mais sobre o clássico que vai virar série

Título original Cien Años de Soledad
Autor Gabriel Carcía Márquez
Tradução Eric Nepomuceno 
Editora Record
Número de páginas 448
Primeira publicação 1967

Qual será o nosso destino? Descubra em Homo Deus, de Yuval Noah Harari

Quem somos e para onde vamos? Essas são perguntas respondidas por Yuval Noah Harari no livro Homo Deus. Combinando ciência, história e filosofia, o autor investiga o futuro da humanidade, nunca deixando de olhar para o seu passado.

Apesar de todo o estudo científico por trás, o historiador nos apresenta uma linguagem leve e de fácil compreensão.

Dê um Zoom! Yuval Noah Harari: conheça os livros do autor de Sapiens

Título original ההיסטוריה של המחר
Autor Yuval Noah Harari
Tradução Paulo Geiger 
Editora Companhia das Letras
Número de páginas 448
Primeira publicação 2015

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros