Melhores Livros de Autoajuda Para Desenvolvimento Pessoal em 2020

Organizamos uma lista com os melhores livros de autoajuda para ler em 2020 e praticar o desenvolvimento pessoal.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Livros de autoajuda, que há muito fizeram sucesso com os mais variados temas, continuam em alta e ainda estão entre os mais buscados nas livrarias – físicas e virtuais. Atualmente, podem ser encontrados com diversas abordagens e fugir bastante dos modelos clássicos antes vistos.

Pensando nisso, nós reunimos os principais títulos que têm despertado a atenção dos nossos usuários. Seja para você ou para presentear uma pessoa querida, confira nossa lista com os melhores livros de autoajuda para ler em 2020!

Capa do livro Criatividade S.A. que conta a história de sucesso da Pixar. (Imagem:Divulgação/Rocco)
Capa do livro Criatividade S.A. que conta a história de sucesso da Pixar. (Imagem:Divulgação/Rocco)

Como escolhemos os melhores livros de autoajuda para a lista?

Os melhores livros de autoajuda foram escolhidos entre os mais buscados e mais vendidos na internet em geral com boa avaliação dos leitores. Além disso, vale ressaltar que buscamos indicações não tão óbvias e que se encaixem como livros para desenvolvimento pessoal. Ou seja, até histórias podem ter esse propósito.

1. A Coragem de ser Imperfeito é um livro sobre o poder da vulnerabilidade

A Coragem de ser Imperfeito” é uma das obras mais populares da pesquisadora Brené Brown. Professora na Universidade de Houston, a autora ficou mundialmente conhecida após palestrar sobre coragem, vulnerabilidade e empatia. A nossa primeira posição entre os melhores livros de autoajuda, nos apresenta exatamente a estes temas.

Segundo Brené, o livro busca auxiliar na aceitação da própria vulnerabilidade. Vencer a vergonha e falar sobre ela, portanto, é o único caminho possível para uma vida corajosa e plenamente feliz. “O primeiro passo dessa viagem é entender onde estamos, contra o que lutamos e aonde precisamos chegar”, diz a autora.

Ficha técnica do livro A Coragem de Ser Imperfeito:

  • Autora: Brené Brown
  • Editora: Sextante/Gmt
  • Número de páginas: 208
  • Primeira publicação: 2016

2. O Milagre da Manhã revela como acordar antes das 8 horas ajuda no desenvolvimento pessoal

Deus ajuda quem cedo madruga? Para o coach e escritor Hal Elrod, a resposta é sim e ele explica o porquê em detalhes no livro “O Milagre da Manhã”. Segundo o autor, é preciso colocar o desenvolvimento pessoal como prioridade. Uma forma de fazê-lo, é acordando cedo.

Ele orienta a prática de seis atividades. Entre elas, aproveitar o silêncio, repetir afirmações positivas e praticar exercícios físicos. Após adotar esse método, Elrod afirma ter tido mais energia e concentração. Outros resultados positivos, segundo ele, incluíram uma melhor qualidade de vida, mais disciplina e até perda de peso.

Ficha técnica do livro O Milagre Da Manhã:

  • Autor: Hal Elrod
  • Editora: BestSeller
  • Número de páginas: 196
  • Primeira publicação: 2016

Quer saber mais sobre o livro? Leia também: O Milagre da Manhã: conheça o livro que está mudando vidas!

3. O Poder do Agora reforça a importância de se dedicar ao presente

Frequentemente apontado entre os melhores livros para desenvolvimento pessoal, temos “O Poder do Agora”. Na obra, Eckhart Tolle, explica como deixar o presente de lado, enquanto nos recordamos do passado e planjamos o futuro, é um impeditivo para alcançar a felicidade e a paz interior.

A fim de respaldar sua teoria, Tolle mescla conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais. Com isso, de acordo com o autor, o livro também serve como um guia para a descoberta do potencial interior de cada um. Por esses motivos, ocupa o topo da nossa lista de melhores livros de autoajuda.

Ficha técnica do livro O Poder do Agora:

  • Título original: The Power Of Now
  • Autor: Eckhart Tolle
  • Tradução: Iva Sofia Gonçalves Lima
  • Editora: Sextante
  • Número de páginas: 224
  • Primeira publicação: 2000

4. A Sutil Arte De Ligar o F*da-se mostra que não é só de otimismo que a autoajuda é feita

Para quem está saturado de focar nas mentalizações positivas, uma boa alternativa é o livro “A Sutil Arte de Ligar o F*da-se”, escrito por Mark Manson. De acordo com o autor, é necessário o reconhecimento do fracasso e aprender a perceber os próprios limites. Somente assim torna-se possível organizar a vida de um jeito simples e sem expectativas fora da realidade.

Fugindo de mantras otimistas, Manson fornece uma abordagem franca e inteligente na busca do autoconhecimento. Ao longo dos capítulos, o leitor é induzido a descobrir o que realmente importa em sua vida e o que merece apenas um granede f*da-se.

Ficha técnica do livro A Sutil Arte de Ligar o F*da-se:

  • Autor: Mark Manson
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 224
  • Primeira publicação: 2017

Curioso sobre esse livro para desenvolvimento pessoal meio diferente? Leia também: Mark Manson: conheça os livros do autor de A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

5. Mindset: a nova psicologia do sucesso explica como podemos moldar nossas configurações mentais

Enquanto isso, Carol Dweck, professora na Universidade Stanford, garante que a atitude mental com que a vida é encarada é crucial para o alcance dos objetivos. Em “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, a autora destaca que para alcançar bons resultados, é necessário trabalhar bem a atitude ou configuração mental (chamada de mindset).

Em vários aspectos da vida, há mindsets fixos e de crescimento, que são tanto as habilidades que já nascem conosco quanto aquelas que são adquiridas. Não são simples traços de personalidade, mas explicam parte das nossas atitudes (otimistas ou pessimistas, por exemplo). O caminho, segundo Carol, é saber trabalhar e moldar essas atitudes mentais e estar aberto às mudanças.

Ficha técnica do livro Mindset:

  • Autora: Carol Dweck
  • Editora: Objetiva
  • Número de páginas: 312
  • Primeira publicação: 2017

6. As Cinco Linguagens do Amor explica as diferentes formas de manifestar o amor

Muitos relacionamentos parecem ter tudo para dar certo. Porém, algumas diferenças levam ao aparente fracasso. Contudo, Gary Chapman, um pastor batista e conselheiro matrimonial, nos mostra nessa obra que a chave para resolução dos problemas é a fluência na linguagem do amor. Para o autor, essa é a garantia da felicidade conjugal.

Com mais de oito milhões de exemplares vendidos, o livro “As Cinco Linguagens do Amor” aponta as 5 diferentes formas de demonstração de amor, ou as 5 linguagens, e como cada ser humano é fluente em uma delas. Segundo Chapman, muitos casais se frustram por não entenderem uns aos outros e por não assimilarem o amor através de diferentes formas.

Ficha técnica do livro As Cinco Linguagens do Amor:

  • Autor: Gary Chapman
  • Editora: Mundo Cristão
  • Número de páginas: 216
  • Primeira publicação: 2004

7. Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? fala sobre uma história de amor e de superação

Embora não seja especificamente um livro de autoajuda, “Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz?” fala sobre superação. Mas também vai além: conta sobre uma história de amor. É bastante provável, inclusive, que o título te lembre uma música da banda Charlie Brown Jr.. Não é à toa.

Escrito pela companheira e musa de Alexandre Magno Abrão (ou Chorão), Graziela Gonçalves conta como o relacionamento de quase 20 anos a transformou para sempre. A obra é um convite para mergulhar nas letras e músicas da banda. Porém, basta uma leitura atenta para tornar-se um livro para desenvolvimento pessoal com lições valiosas.

Ficha técnica do livro Se não eu, quem vai fazer você feliz?:

  • Autora: Graziela Gonçalves
  • Editora: Paralela
  • Número de páginas: 262
  • Primeira publicação: 2018

8. O Poder do Hábito revela como é possível moldar padrões e alcançar o sucesso

Outro título que não pode ficar de fora da nossa lista de melhores livros de autoajuda é “O Poder do Hábito”. Escrito por Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times e vencedor de um Prêmio Pulitzer, a publicação aborda o potencial natural que os seres humanos têm de alcançar o sucesso a partir de determinados hábitos.

De acordo como autor, todos temos padrões de comportamentos que tendem a impactar em nossas vidas. Esses padrões, inclusive, podem ser rotineiros ou buscar algum tipo de recompensa. No livro, Duhigg mostra exemplos e explica como é possível alterar alguns desses vícios para uma vida plena e de sucesso.

Ficha técnica do livro O Poder do Hábito:

  • Autor: Charles Duhigg
  • Editora: Objetiva
  • Número de páginas: 408
  • Primeira publicação: 2012

9. Do Mil ao Milhão revela os pilares para alcançar a prosperidade

Gastar bem, investir melhor e ganhar mais são os três pilares da prosperidade, apontadas por Thiago Nigro, criador da plataforma Primo Rico. Indo mais além, no livro “Do Mil ao Milhão”, o autor demonstra que a riqueza é possível para todos – desde que haja disposição e dedicação para isso.

Por meio de dados e da própria experiência como investidor, Nigro reforça que é preciso fazer o dinheiro trabalhar para si, não simplesmente trabalhar pelo dinheiro. Além disso, com a devida educação financeira, segundo ele, é possível aliar os riscos às oportunidades de lucro. É o título ideal para quem quer aprender um pouco mais sobre o assunto ou está precisando de ajuda no meio de uma crise.

Ficha técnica do livro Do Mil ao Milhão:

  • Autor: Thiago Nigro
  • Editora: Harpercollins
  • Número de páginas: 192
  • Primeira publicação: 2018

10. Criatividade S.A traz a fórmula da criatividade da Pixar para desenvolvimento pessoal e profissional

Por último, temos um livro do presidente da Pixar Animation, Ed Catmull. Em “Criatividade S.A”, o autor destaca como a capacidade de criação dos seres humanos pode ser entendida como o caminho para o desenvolvimento pessoal. A obra é um dos melhores livros de autoajuda da nossa lista, pois mostra a essência do sucesso como algo único.

Revelando os erros e acertos na produção de Toy Story, Catmull conta que o estúdio de animação tem uma fórmula simples de ser incorporada no dia a dia: a criatividade. Ampliar a visão sobre a realidade e dar asas à imaginação estão entre algumas das atitudes positivas citadas pelo autor, que, por sinal, teve um amigo no processo: Steve Jobs, fundador da Apple e cofundador da Pixar.

Ficha técnica do livro Criatividade S.A.:

  • Autor: Ed Catmull
  • Editora: Rocco
  • Número de páginas: 336
  • Primeira publicação: 2014

Mas diz aí, gostou da nossa seleção com os melhores livros de autoajuda para ler em 2020? Se a resposta for sim, temos mais uma dica: conheça a nossa página exclusiva sobre livros! Dê um Zoom e veja mais algumas listas nesse estilo.

Leia também: