Zoom indica em Livros

Livros de Autoajuda: conheça 14 títulos que estão entre os mais vendidos de 2019

Saiba quais são os melhores livros de autoajuda desse ano!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Não há livreiro que negue: os livros de autoajuda fazem parte do grupo dos livros mais vendidos em qualquer época do ano. Esse é o gênero que mais cresceu no mercado editorial nos últimos anos e constantemente aparece nas listas de livros mais vendidos ao redor do mundo.

Não é para menos! Afinal, no meio da correria dos tempos modernos, conseguir tirar um tempo para si é essencial, e ler um bom livro nos ajuda a desacelerar. Unir esse momento de lazer às palavras de apoio que os livros de autoajuda oferecem para que a gente consiga encarar os desafios cotidianos é a receita perfeita para o sucesso dessa categoria.

Como escolhemos o melhor livro de autoajuda de 2019?

Como final de ano é época de promoções, preparamos aqui uma lista com os melhores livros de autoajuda de 2019, baseada nos títulos mais pesquisados – e mais vendidos – no segundo semestre do ano. Uma seleção perfeita para quem já é fã do estilo e está em busca do seu novo título favorito, ou para quem quer aproveitar a Black Friday 2019 para conhecer melhor esse universo!

Ah, e se você quiser ver um livro específico da nossa lista, é só clicar em cima do título que tá na tabela para ler mais sobre ele!

Os melhores livros de autoajuda de 2019
A Sutil Arte de Ligar o F*da-se Mark Manson
F*deu Geral: Um livro sobre esperança? Mark Manson
O Poder Oculto Padre Reginaldo Manzotti
Mais Esperto que o Diabo  Napoleon Hill
Seja Foda! Caio Carneiro
Nunca foi Sorte Adriana Sant’Anna 
Ansiedade Augusto Cury
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Dale Carnegie
Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente Joel Moraes
Ninguém é F#dido por Acaso Ricardo Bellino
Ideias para Futuramente Você Não Ficar no Passado Guilherme Machado
Minutos de Sabedoria Carlos Torres Pastorinho
O Poder do Hábito Charles Duhigg
O Milagre da Manhã Han Elrod

Mais perguntas que respostas em A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

Bem-humorado e irreverente, Mark Manson consegue fisgar até aqueles leitores mais críticos que costumam não se render aos livros de autoajuda.  Indo na contramão dos clássicos livros dessa área, Manson não se propõe a criar uma “fórmula perfeita” para que o leitor siga e alcance o sucesso e a felicidade, e sim expor - e questionar - as consequências negativas que essa eterna busca por padrões inalcançáveis tem sobre nós.

Com sua linguagem leve (vide o título!), A Sutil Arte de Ligar o F*oda-se fala sobre como superar as angústias modernas e trilhar um caminho mais consciente e coerente para se ter uma vida melhor.

Leia mais: Mark Manson: conheça os livros do autor de A Sutil Arte de Ligar o F*da-se

Título original The Subtle Art of Not Giving a F*ck
Autor Mark Manson
Tradução Joana Faro
Editora Intrínseca
Número de páginas 224
Primeira publicação 2017

Voltar ao índice

F*deu Geral: Um livro sobre esperança?  - ou não

Do mesmo autor de A Sutil Arte de Ligar o F*oda-se, F*deu Geral segue a mesma linguagem do seu antecessor. Dessa vez, o invés de focar nas angústias inerentes aos indivíduos, Mark Manson aborda a dualidade da vida moderna e o grandes problemas que assolam o mundo, como aquecimento global, religião, política, crises econômicas, e a internet.

Ao longo do livro, o autor recorre à pesquisas psicológicas e aos pensamentos de grandes filósofos da história para questionar as definições de felicidade, liberdade e esperança da atualidade, além de buscar levar o leitor a repensar seu relacionamento com o planeta e a sociedade. Isso tudo, é claro, sem perder o bom-humor e a ironia.

Título original Everything is F*cked: a book about hope
Autor Mark Manson 
Tradução Giu Alonso e Jaime Biaggio 
Editora Intrínseca 
Número de páginas 288 
Primeira publicação 2019

Voltar ao índice

O Poder Oculto de encontrar a felicidade através da religião

O único livro dessa lista que aborda profundamente o elo entre religião e a felicidade. Nesse livro, lançado em março deste ano, Padre Reginaldo Manzotti propõe uma espécie de treinamento para o leitor encontrar a felicidade real, que ele acredita estar na compreensão e aceitação de Deus.

A partir da ideia de que cada indivíduo possui dentro de si um poder oculto de encontrar essa felicidade, o autor propõe maneiras de fazer o leitor trilhar esse caminho dentro de si. Chamado de “coach da fé”, Manzotti se utiliza de metodologias que aprendeu em livros de coaching para induzir reflexões e questionamentos ao leitor, além de oferecer sugestões de orações e salmos para rezar no final de cada capítulo.

Título original O Poder Oculto
Autor Padre Reginaldo Manzotti
Editora Petra – Ediouro
Número de páginas 176 
Primeira publicação 2019

Voltar ao índice

Entenda a polêmica por trás de Mais Esperto que o Diabo

Nascido no final do século XIX, Napoleon Hill é um dos nomes mais famosos do universo da literatura de autoajuda, tendo publicado cerca de dez livros ao longo da vida. Apesar de ter sido originalmente escrito em 1938, Mais Esperto que o Diabo só foi publicado pela primeira vez mais de quarenta anos após a morte do seu autor, por ter sido considerado muito controverso para a sua época.

O livro narra uma suposta entrevista do autor com o Diabo, onde eles discutem e revelam os segredos para o sucesso e os obstáculos que o homem encara ao longo de sua vida para alcançar seu desenvolvimento pleno, como medos, ciúmes e procrastinação. O manuscrito passou por diversas mãos antes de ser publicado pela primeira vez em 2011, após ter sido revisado com edições e anotações da autora Sharon Lechter.

Título original Outwitting the Devil
Autor Napoleon Hill 
Tradução Marcial Conte Jr. 
Editora CDG Editora 
Número de páginas 200 
Primeira publicação 2014 

Voltar ao índice

Seja Foda! busca inspirar de maneira objetiva

Caio Carneiro conquistou seu primeiro milhão de reais antes do seus 25 anos, e isso diz muito sobre uma pessoa. Em Seja Foda ele cria uma analogia entre os cinco dedos da mão e os cinco passos necessários que ele propõe para construir o sucesso na sua vida. Seu objetivo é inspirar o leitor a sonhar mais alto, buscando dar as ferramentas necessárias para transformar esses sonhos em realidade.

Com um texto rápido e dinâmico, o autor busca motivar o leitor a buscar os melhores resultados em diversas áreas da sua vida através de visões positivas, atitude firme e atenção às emoções.

Título original Seja Foda! - Feliz, Otimista, Determinado e Abundante
Autor Caio Carneiro 
Editora Buzz Editora 
Número de páginas 208 
Primeira publicação 2017

Voltar ao índice

Aprenda a se reinventar com Nunca foi Sorte

Em seu primeiro livro a autora Adriana Sant’Anna busca ensinar e demonstrar como o leitor pode transformar sua vida e conquistar o sucesso, através de paralelos que ela traça com sua própria vida. A ex-modelo fala sobre a carreira e narra as dificuldades que enfrentou, antes e depois de sua passagem pelo BBB, para inspirar o leitor a se reinventar diante das mais diversas situações.

Além de trazer um mergulho na vida da autora, Nunca foi Sorte também ensina métodos e ferramentas para que você aprenda a criar soluções inovadoras para problemas cotidianos.

Título original Nunca foi Sorte 
Autora Adriana Sant'anna 
Editora Buzz Editora 
Número de páginas 192 
Primeira publicação 2019

Voltar ao índice

Ansiedade busca alertar para a importância da saúde mental

Augusto Cury é sem dúvidas um dos autores mais lidos no Brasil quando se trata de livros de autoajuda, tendo publicado mais de 70 títulos de diversos temas e ter seu trabalho publicado em diversos países. Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século é o primeiro de três livros sobre esse assunto.

Desde que foi publicado, há cinco anos, Ansiedade se mantém na lista dos livros mais vendidos dentro desse universo literário. Nele, o autor (que é psiquiatra e psicanalista) fala sobre o funcionamento da mente humana, explica o que é a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), considerada por ele como o Mal do Século, e busca ensinar ao leitor a identificar os sintomas dessa síndrome e a gerenciar melhor sua vida emocional.

Leia mais: Augusto Cury: os melhores livros para ler em 2019

Título original Ansiedade: Como enfrentar o Mal do Século
Autor Augusto Cury 
Editora Saraiva 
Número de páginas 160 
Primeira publicação 2014 

Voltar ao índice

Saiba Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas com esse guia clássico

O título Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é bem autoexplicativo sobre o tema desse livro: relacionamentos pessoais. Apesar de ter mais de oitenta anos, esse livro atemporal é considerado um guia clássico sobre relacionamentos profissionais e pessoais.

Esse livro foi escrito como uma apostila para um curso que Carnegie estava ministrando sobre relacionamentos pessoais, pouco depois da Crise de 1929 nos Estados Unidos. O sucesso foi imediato e, desde sua primeira publicação, essa obra conta com mais de 50 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo. Ao longo do livro, o autor apresenta técnicas e métodos simples e eficazes para aprimorar a comunicação entre as pessoas, utilizando linguagem acessível e casos reais para exemplificar seus ensinamentos.

Título original How to Win Friends and Influence People
Autor Dale Carnegie 
Tradução Fernando Tude de Souza 
Editora Companhia Editora Nacional 
Número de páginas 264 
Primeira publicação 2012 

Voltar ao índice

Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente afirma que é possível treinar para o sucesso

Nesse livro, o ex-nadador da seleção olímpica brasileira, Joel Moraes, tem como objetivo transformar o leitor em um atleta de alta performance da “vida real”. Pode até soar estranho, mas ele garante que o sucesso é treinável - mas que ele não vem fácil.

Através de um paralelo direto com a vida de um atleta, o autor ensina como o leitor pode aplicar as técnicas de treino para aprimorar diversas áreas do cotidiano. E, tendo em vista as dezessete vezes em que Joel foi campeão brasileiro de natação, dá pra ter certeza de que ele tem muita coisa para ensinar.

Título original Esteja, Viva, Permaneça 100% Presente: O Poder da Disciplina, do Foco e dos Minihábitos para Conseguir Realizar seu Potencial Máximo 
Autor Joel Moraes
Editora Gente 
Número de páginas 272
Primeira publicação 2019

Voltar ao índice

A irreverência de Ninguém é F#dido por Acaso pode te ajudar a dar uma guinada na vida

Autor de diversos livros sobre autoajuda e empreendedorismo, o empresário carioca Ricardo Bellino lançou Ninguém é F#dido por Acaso com o intuito de ensinar o leitor a se tornar o agente de suas próprias mudanças e aprender métodos de autoavaliação para assumir o controle da sua vida e alcançar o sucesso.

Para Bellino, a insegurança é um dos principais motivos do fracasso (ou da mediocridade, segundo ele), portanto é necessário exercitar a autoestima para conseguir sair do buraco. E é exatamente isso que o autor busca alcançar em seu livro, e com boas doses de irreverência.

Título original Ninguém é F#dido por Acaso: Um Guia Prático Anticoitadismo
Autor Ricardo Bellino 
Prefácio Janguiê Diniz
Editora Citadel Grupo Editorial 
Número de páginas 176
Primeira publicação 2019

Voltar ao índice

Ideias para Futuramente Você Não Ficar no Passado: livro de cabeceira

Em uma pegada bem diferente do que se espera de um livro de autoajuda, Ideias para Futuramente Você Não Ficar no Passado traz uma linguagem poética que se utiliza muito da diagramação e arte para trazer insights do autor - que é fundador do Instituto Quebre as Regras, de educação continuada no mercado imobiliário.

Nesse livro, que não é para ser lido de uma vez, a proposta não é trazer respostas ou textos de compreensão imediata e sim pequenos textos que incentivam a reflexão e novas formas de pensar e olhar o mundo. Perfeito para deixar na mesinha de cabeceira e folhear quando precisar de uma pequena inspiração!

Título original Ideias para Futuramente Você Não Ficar no Passado
Autor Guilherme Machado 
Editora Gente
Número de páginas 208
Primeira publicação 2019

Voltar ao índice

Minutos de Sabedoria é um livro de bolso

Minutos de Sabedoria é daqueles livros clássicos e atemporais que todo mundo tem em casa. Logo, faz todo sentido ser o último título desta lista de livros mais vendidos! É um livrinho de bolso, pequenino, com uma edição bem simples, e que não é para ser lido de uma vez, e sim abrir em uma página aleatória por vez.

Cada página traz um pensamento ou conselho do autor, o radialista e escritor Carlos Torres Pastorino, que deve ser interpretado pelo leitor para auxiliar em algum momento, quando for necessário.

Título original Minutos de Sabedoria
Autor Carlos Torres Pastorino
Editora Editora Vozes 
Número de páginas 304
Primeira publicação 1966

Voltar ao índice

Em O Poder do Hábito descobrimos como os hábitos impactam diretamente a nossa vida

Arrumar a cama ao levantar, trocar o elevador pela escada, comer de maneira mais saudável. Esses são alguns dos exemplos de hábitos que muita gente tem dificuldade de manter durante a vida. No livro O Poder do Hábito, o autor Charles Duhigg discute sobre hábitos viciosos que se instalam nas nossas vidas e impedem o nosso desenvolvimento.

De acordo com Duhigg, é possível identificar e transformar esses hábitos em vantagens. Com a transformação, é dado um passo para uma mudança positiva em nossas vidas. Com mais de 500 mil exemplares vendidos no Brasil, o livro é um estudo profundo sobre os hábitos e nos mostra como alcançar resultados na nossa produtividade, estabilidade e felicidade através da criação de hábitos corretos.

Título original The Power of Habit: Why We Do What We Do in Life and Business
Autor Charles Duhigg
Tradução Rafael Mantovani
Editora Objetiva
Número de páginas 408
Primeira publicação 2012

Voltar ao índice

Hábito de acordar cedo todos os dias traz mudanças radicais em O Milagre da Manhã

O autor Han Elrod traz nesse livro os benefícios de acordar cedo. Para o autor, o método simples e eficaz é acordar todos os dias antes das 8 horas da manhã. De acordo com o livro, o milagre acontece ao desenvolver nosso potencial e habilidades para então alcançar o sucesso.

A mudança de hábito e proposta de uma nova rotina matinal buscam proporcionar ao leitor melhorias em diversas áreas da vida como na saúde, na espiritualidade, nas finanças e nos relacionamentos. O autor explica no livro que o desafio de transformar a rotina desenvolverá altos níveis de disciplina, clareza e desenvolvimento pessoal para quem conseguir cumprir. Se topar o desafio, Elrod afirma que esse conjunto de fatores fará com que você se torne a pessoa que precisa ser para alcançar o sucesso pessoal.

Leia mais: O Milagre da Manhã: conheça o livro que está mudando vidas!

Título original The Miracle Morning
Autor Han Elrod
Tradução Marcelo Schild
Capa Renata Vidal
Editora Best Seller
Número de páginas 196
Primeira publicação 2012

Voltar ao índice

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros