Zoom indica em Livros

Os 10 Melhores Livros de Escritoras Brasileiras em 2019

Conheça os melhores livros de escritoras brasileiras e aproveite a leitura!

livros escritoras brasileiras
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Os livros são capazes de transformar uma realidade, trazer à tona assuntos relevantes e pertinentes, gerar sentimentos ambíguos e proporcionar um momento relaxante e prazeroso, não é mesmo? Hoje em dia muito se fala sobre escritoras brasileiras, e por isso separamos aqui os 10 melhores livros escritos por mulheres para você realizar uma boa leitura e, quem sabe, descobrir uma nova obra favorita.

Para englobar diversos gêneros, separamos livros de romance, poesia, contos e aqueles voltados para o público adolescente. Quer conhecer todos os que estão na nossa lista? Continue lendo este artigo e escolha o seu favorito!


Leia também:

A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, aborda questões sociais importantes

Em seu último romance, Clarice Lispector narra a história de Macabéa, uma mulher cheia de sonhos, manias e conflitos internos. Rodrigo S.M., o grande narrador da vida de Macabéa, conta sem dó nem piedade sobre dores vividas pela personagem: órfã, humilde e sem amigos.

Ao longo do livro, Clarice Lispector aborda, de forma sutil, questões sociais como o machismo, a pobreza, a xenofobia e as dificuldades das relações amorosas. Para quem gosta de um livro pequeno e repleto de histórias tocantes, "A Hora da Estrela" é uma excelente indicação.

De Medos e Assombrações, de Cora Coralina, gera reflexões intensas sobre a morte

A escrita de Cora Coralina — pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto — é tocante e instigante. No livro"De Medos e Assombrações" a autora apresenta 6 contos que são rápidos de ler — e sobretudo, cativantes. Nele, Cora conta diversas histórias que fazem os leitores questionarem a morte e seu significado, trazendo o terror como objeto principal de reflexão.

A teus pés, de Ana Cristina Cesar, questiona a existência humana

Ana C., como é conhecida pela literatura brasileira, escreve de forma intensa, ressaltando sentimentos que se relacionam diretamente ao cotidiano do ser humano. Na obra "A teus pés", a autora traz diversas poesias que muitas vezes são desconexas, apontando a dificuldade de colocar os sentimentos em palavras e provocando uma reflexão profunda nos leitores sobre a compreensão da própria existência.

Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Telles, apresenta as dores e as dificuldades da vida

A obra "Ciranda de Pedra", escrita por Lygia Fagundes Telles, foi publicada originalmente em 1954. O romance traz a história de Virgínia, que viveu uma infância difícil com os pais separados. Ao longo da narrativa, a protagonista vai desmistificando as fantasias que criou na sua infância, descobrindo as dificuldades que a vida proporciona.

Flores Azuis, por Carola Saavedra, exprime o amor puro e intenso

Entre nossos melhores livros de escritoras brasileiras, não poderíamos deixar de lado o título "Flores Azuis", por Carola Saavedra. Nascida no Chile e naturalizada no Brasil, Carola apresenta uma narrativa divertida, envolvendo duas histórias — uma de fundo e outra principal, contada por meio de cartas.

As duas narrativas se entrelaçam ao contar uma história de amor para um destinatário desconhecido. Nesse livro, quem toma a figura do protagonista é o amor, fazendo o leitor refletir sobre seus prazeres e suas dores, assim como o perdão e a paixão.

Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática demonstra os sentimentos confusos da adolescência de forma divertida

Na lista de melhores livros de escritoras brasileiras, não poderia faltar uma obra voltada para o público infanto-juvenil, não é mesmo? A autora Thalita Rebouças discorre sobre a vida da adolescente Teanira, conhecida como Tetê, de 16 anos. O livro é narrado em primeira pessoa, apresentando uma linguagem coloquial recheada de gírias e descontrações que cativam o leitor adolescente.

Ao longo do romance, Thalita aborda questões sobre as frustrações, medos, sonhos, angústias e inseguranças vividas pelos adolescentes, sempre relacionando-os ao bullying e às paixões intensas que surgem nessa etapa da vida.

Me Poupe!, por Nathalia Arcuri, aponta métodos objetivos de fazer o seu dinheiro render

Para quem gosta de finanças e estudos, esse livro é um dos especiais da lista de melhores livros de escritoras brasileiras. Desenvolvido por Nathalia Arcuri, a obra "Me Poupe!" surgiu como um guia prático para quem quer investir e economizar dinheiro, tirando as principais dúvidas dos brasileiros sobre como fazer o salário render.

De forma bastante descontraída, objetiva e de fácil compreensão, a autora demonstra 10 passos com diversas dicas que auxiliam qualquer pessoa a criar seu planejamento financeiro com responsabilidade e segurança.

A chave de casa, de Tatiana Salem Levy, traz à tona questões existenciais profundas

"A chave de casa", escrito por Tatiana Levy, é um livro instigante e tenso, explicitando questões familiares, culturais e religiosas. A obra aponta uma protagonista solitária, que em função de um pedido de seu avô, sai à procura da sua casa e de parentes na Turquia.

Com isso, a escritora brasileira compõe um mosaico de episódios que ocorrem em diferentes países com diversas culturas, proporcionando uma grande reflexão na protagonista: "afinal, quem eu sou?".

A mão esquerda de Vênus, de Fernanda Young, é recheado de poemas sobre amor e dor

Voltando para as poesias e os poemas desenvolvidos por escritoras brasileiras, "A mão esquerda de Vênus", de Fernanda Young, é uma obra de fácil leitura e que aborda as angústias e as felicidades da vida, sobretudo do amor.

Com poemas muitas vezes incompletos e interrompidos, a autora dividiu o livro em duas partes: a primeira, que apresenta rascunhos escaneados de poemas manuscritos, e a segunda, que conta com as poesias reescritas, para facilitar a leitura.

Luzes de emergência se acenderão automaticamente é uma história rica em amizade e amor

Para finalizar a nossa lista dos melhores livros de escritoras brasileiras, a obra "Luzes de emergência se acenderão automaticamente", por Luisa Geisler, é um romance que conta a história de Henrique, por meio de cartas destinadas ao Gabriel, seu amigo que está em coma. Com cenas tocantes e um enredo cativante, Luisa trabalha temas pertinentes relacionados às aflições e angústias de Henrique ao deixar a adolescência e entrar na vida a adulta sem o seu amigo.

Você percebeu como existem diversos livros de escritoras brasileiras? De poesias a contos e romances, trabalhando temas como bullying, adolescência, morte e amor, as autoras tocam em assuntos cotidianos que estão presentes na vida de todas as pessoas.

 

Agora que você já conhece os melhores livros escrito por mulheres, o que acha de conferir os principais livros de 2018? Boa leitura!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros