John Green: conheça 7 livros do autor de A Culpa é das Estrelas

Conheça as principais obras deste autor que está fazendo tanto sucesso.

John Green: conheça 7 livros do autor de A Culpa é das Estrelas
Luiza RamalhoEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

John Green conquistou seu público por sua escrita ágil e divertida, mas, principalmente, por falar em seus livros sobre histórias atuais que poderiam muito bem fazer parte da vida de qualquer um.

O autor é best-seller no mundo todo por suas publicações. Muito conhecido no YouTube por seus vídeos educativos, três de suas obras já foram adaptadas para o cinema. Quer conhecer melhor o trabalho do autor de A Culpa é das Estrelas? Selecionamos 7 livros imperdíveis de John Green! Vamos conferir?

A primeira obra de Green: Quem é você, Alasca?

Quem é você, Alasca? conta a história de um adolescente, Miles, que vai morar em um colégio interno no Alabama. Até então, sua vida era pacata e sem graça, na Flórida. Curiosamente, um de seus hobbies preferidos é memorizar as últimas palavras ditas por grandes personalidades da história antes de morrer.

É lá que conhece o Coronel, seu colega de quarto, Takumi e Alasca, uma jovem inteligente e muito bonita, mas muito intrigante. Inspirado pelas últimos palavras de um escritor do século XV, François Rabelais, o jovem tenta encontrar seu Grande Talvez. Entretanto, a jornada não será nada fácil.

Primeiro romance escrito pelo autor, foi publicado ainda em 2005. Um ano depois, venceu o Prêmio Michael L. Printz, da American Library Association, tendo entrado para a lista de best-sellers do New York Times apenas em 2012, um total de 385 semanas após o lançamento.

No dia 18 de outubro de 2019, uma série inspirada na obra e produzida pela plataforma Hulu será estreada.

Título originalLooking for Alaska
EditoraIntrínseca
Número de páginas272
Ano de lançamento2014

Tartarugas até Lá Embaixo é o mais recente romance do autor

Último romance publicado pelo autor desde A Culpa é das Estrelas, é protagonizado por Aza Holmes, uma garota de dezesseis anos que lida com transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como TOC.

Aza, certo dia, resolve encontrar um bilionário desaparecido para ganhar uma recompensa de cem mil dólares e, com a ajuda de sua amiga Daisy, vive uma grande aventura.

Sua doença a acompanha e, durante todo o tempo, ela tem pensamentos invasivos e lida com o medo de contrair uma bactéria mortal. Atualmente, o livro está sendo adaptado para o cinema e teve seus direitos comprados pela Fox 2000.

Título originalTurtles All the Way Down
TraduçãoAna Rodrigues
EditoraIntrínseca
Número de páginas272
Ano de lançamento2017

O Teorema Katherine nos dá uma valiosa lição sobre relacionamentos

Uma criança prodígio, Colin Singleton teme deixar de ser tão inteligente quando adulto. Durante a sua vida, Colin namorou dezenove garotas e todas elas tinham o mesmo nome: Katherine. Quando termina seu último relacionamento, decide viajar com seu melhor amigo, Hassan Harbish, para encontrar seu momento eureka.

Eles saem de Chicago e vão até o Tennessee, para a cidade onde acreditam que está o corpo do Arquiduque Franz Ferdinand. Conhecem, então, Lindsay Lee Wells, que namora Colin, e acabam trabalhando na fábrica da mãe dela. Singleton cria o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines para prever a curva dos relacionamentos e, quando começa a se interessar por Lindsay, tenta estimar a duração de sua relação.

O que ele vai acabar descobrindo é que as relações humanas não podem ser previstas por teoremas e fórmulas, pois são muito mais complexas e as variáveis são inúmeras.

Título originalAn Abundance of Katherines
TraduçãoRenata Pettengill
EditoraIntrínseca
Número de páginas304
Ano de lançamento2013

Cidades de Papel é uma trama nada convencional

Quentin Jacobsen é apaixonado desde pequeno por sua vizinha e colega de escola, Margo Roth Spiegelman. Antigamente os dois eram amigos, mas agora não conversam mais e ela tornou-se uma das alunas populares.

Um dia, ela entra dentro do quarto do garoto pela janela e convida-o para ajudá-la a executar um plano de vingança. Depois da diversão, entretanto, Margo deixa de frequentar a escola e seu paradeiro torna-se desconhecido.

Determinado a encontrá-la, Quentin descobre algumas pistas deixadas e sai em busca da jovem, mas percebe que ela não é mais quem ele conhecia. O filme da obra foi lançado em 2015 e protagonizado por Nat Wolff e Cara Delevingne.

Título originalPaper Towns
TraduçãoJuliana Romeiro
EditoraIntrínseca
Número de páginas368
Ano de lançamento2013

Will & Will - Um Nome, Um Destino: um romance homossexual

Muitos não sabem, mas foi o primeiro livro com personagens gays a ser listado pelo New York Times. Foi escrito por John Green em parceria com David Levithan.

Em Chicago, em uma noite fria, Will Grayson encontra Will Grayson pela primeira vez. Os dois são homossexuais, mas um deles ainda tem que explicar sua orientação sexual à sua mãe enquanto o outro já é assumido para todos.

Quando Will percebe que há a possibilidade de que Tiny, seu melhor amigo, e o outro Will tenham um relacionamento, ele decide encarar seus sentimentos em relação ao garoto. A história de Will e Will é repleta de amor, raiva, comédia, sofrimento e amizade.

Título originalWill Grayson, Will Grayson
TraduçãoRaquel Zampil
EditoraGalera Record
Número de páginas352
Ano de lançamento2010

A Culpa é das Estrelas é uma história de amor e superação

Um dos livros de John Green mais conhecidos, nos apresenta ao romance de dois adolescentes que se conheceram em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel e Augustus Waters, representados pelos atores Shailene Woodley e Ansel Elgort no filme homônimo de 2014.

Hazel vive em Indianápolis e há alguns anos foi diagnosticada com câncer terminal de tireóide, que logo atingiu seus pulmões. Já Augustus perdeu uma parte de sua perna para o câncer, mas desde então está livre da doença.

Bastante inteligentes, os dois lidam com sua própria situação com humor e fazem brincadeiras com clichês associados ao câncer. Mas a doença não dá folga para os jovens e a tragédia é inevitável.

É, com certeza, uma da das obras mais emocionantes já escritas pelo autor.

Título originalThe Fault in Our Stars
EditoraIntrínseca
Número de páginas288
Ano de lançamento2014

Deixe a Neve Cair é um livro de três autores

Escrito em conjunto com outras duas escritoras renomadas, Lauren Myracle e Maureen Johnson, traz contos de natal encantadores. As histórias acontecem durante uma tempestade de neve, na noite de natal.

O segundo conto, sobre um trio de amigos, Tobin, Duke e JP, que tenta chegar até uma lanchonete, é de autoria de Green.

Os três vão até uma Waffle House quando Keun, amigo deles, liga avisando que um grupo de líderes de torcida está lá dentro fazendo exercícios por causa da neve e querem jogar Twister.

Inicialmente, Duke reluta em ir levar o jogo até as meninas, mas é convencida por Tobin que lhe promete batatas assadas. Eles só não esperavam que precisariam ir a pé após o carro bater em um banco de neve e perder o pneu.

Em geral, a leitura é fluida e bem leve. No final, o mais interessante é que todas as narrativas unem-se em uma só.

Título originalLet It Snow: Three Holiday Romances
EditoraRocco
Número de páginas259
Ano de lançamento2008

Conhecendo o autor

Joh Green

Nascido no ano de 1977 em Indianápolis, John Green é um vlogger, empresário, produtor e escritor bastante popular entre os jovens. Sua formação foi em língua inglesa e estudos religiosos, tendo cursado o Kenyon College, em Ohio.

Dentre suas experiências profissionais, trabalhou como redator na National Public Radio de Chicago, foi editor assistente e de produção da revista Booklist, especializada em resenhas literárias, além de ter feito várias críticas de livros para o The New York Times.

Também é co-apresentador do Crash Course, projeto educacional desenvolvido por ele com seu irmão, Hank Green, cujo objetivo é disponibilizar aulas divertidas sobre os mais diversos assuntos. Hoje, já são acompanhados por quase dez milhões de pessoas.

Leia mais: