Nicholas Sparks é um escritor, roteirista e produtor estadunidense mundialmente conhecido por seus escritos românticos.

Suas obras têm linguagem simples, de leitura fácil e cativante, tendo sido traduzidas em várias partes do mundo e até mesmo adaptadas para o cinema. Não surpreende que o autor seja um dos preferidos dos fãs de histórias de amor.

Nicholas Sparks

Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Sparks? Listamos 13 livros do autor de Diário de Uma Paixão. Confira:

A Escolha, um romance entre vizinhos

Travis Parker já tem tudo que um homem sonharia em ter. Uma boa profissão, amigos leais e uma linda casa na beira do mar da cidadezinha de Beaufort, na Carolina do Norte…

Para ele, relacionamentos amorosos passageiros são o suficiente. Mas a sua vida vai mudar quando conhecer sua nova vizinha, Gabby. Parker tenta ser gentil, mas de início os dois não têm uma convivência muito boa.

A história dos dois é imprevisível e Sparks nos apresenta à agitação do primeiro amor, casamento e família. O livro nos leva a questionarmos até onde iríamos manter o amor das nossas vidas.

Título original The Choice
Tradução Cláudio Carina
Editora Arqueiro
Número de páginas 240
Primeira publicação 2007

Diário de Uma Paixão: uma verdadeira história de amor

Em uma clínica de repouso, Duke lê poemas aos pacientes e um diário especial para uma senhora que sofre com Alzheimer.

O diário é sobre Allie e Noah, dois jovens apaixonados que acabam ficando quatorze anos separados até que a vida uniu os dois novamente.

Com a leitura, Duke recorda suas memórias e a senhora retoma sua antiga identidade, alegre e vivaz, provando que o amor é uma força mais poderosa do que qualquer outra coisa.

Apesar de não ter sido a primeira obra escrita por Nicholas Sparks, O Diário de Uma Paixão foi o primeiro romance publicado pelo autor em 1997.

É baseado em uma história real e foi listado pelo New York Times como um dos livros mais vendidos ainda na primeira semana após o lançamento.

A obra fez tanto sucesso que foi adaptada para filme, homônimo, em 2004.

Título original The Notebook
Tradução Viviane Diniz
Editora Arqueiro
Número de páginas 176
Primeira publicação 2017

O Melhor de Mim prova que nem todos os primeiros amores têm fim

Amanda e Dawson, dois estudantes, apaixonam-se perdidamente na primavera de 1984. Apesar de viverem em mundos diferentes, o amor do casal desafiava todas as convenções da pequena cidade de Oriental.

Finalmente, o verão do último ano da escola chegou ao fim, mas a realidade separou os jovens de forma cruel e implacável.

Vinte e cinco anos depois, acabam voltando para Oriental para o velório de Tuck Hostetler, que acobertava o relacionamento e era amigo dos dois. O falecido deixou algumas cartas com instruções que vão permitir a redescoberta de sentimentos há muito esquecidos.

Em um único fim de semana juntos, seus destinos poderão mudar para sempre.

Título original The Best of Me
Tradução Fabiano Morais
Editora Arqueiro
Número de páginas 272
Primeira publicação 2010

Um Homem de Sorte: das páginas para a TV

Logan Thibault é um fuzileiro naval. Enviado para uma missão no Iraque, tem certeza de que é a foto de uma mulher desconhecida, encontrada nos escombros, que está protegendo-o de inúmeros atentados.

Para ele, é impossível que tenha enfrentado tantas batalhas e ainda assim esteja vivo. Decide, então, embarcar em uma viagem com destino à Hampton para encontrar a moça, mesmo não sabendo quem ela é.

Há cinco anos carregava a fotografia dela consigo e, durante cinco meses, caminhou mais de trinta quilômetros por dia. O que ele fará quando encontrá-la?

A história de Sparks conquistou tantos corações que inspirou a produção de um filme lançado em 2012, estrelado por Zac Efron e Taylor Schilling.

Título original The Lucky One
Tradução Alves Calado
Editora Arqueiro
Número de páginas 304
Primeira publicação 2008

Dois a Dois traz uma verdadeira reflexão sobre o amor

Russell Grand tem uma vida que para muitos pode dar inveja. É casado com uma mulher linda, tem uma filha de seis anos e uma carreira bem-sucedida. Seguro em relação à sua própria vida, não percebe quando a sua vida começa a desandar.

Em alguns meses, ele perde o emprego e a confiança de sua esposa, que precisa se afastar e voltar a trabalhar. Tentando aceitar a sua realidade, ele tem que cuidar de London, sua filha, enquanto se reinventa pessoal e profissionalmente.

Russell começa a se abrir para antigas e novas emoções, testando suas habilidades e seu equilíbrio emocional enquanto tenta se redescobrir. Sparks nos ensina que, no final, o importante é lutar por aqueles que amamos.

Título original Two By Two
Tradução Fernanda Abreu
Editora Arqueiro
Número de páginas 512
Primeira publicação 2016

Uma Carta de Amor também virou filme

Escrito por Sparks em 1998, o livro foi adaptado para o cinema um ano depois, em 1999. O autor se inspirou no relacionamento de seus pais e focou em trabalhar o tema do amor mesmo depois da morte da outra pessoa.

Jornalista de Boston, Theresa Osborne é divorciada e tem um filho. Quando vai para Cape Code, de férias, encontra uma garrafa com uma carta em seu interior. Comovida, decide encontrar a pessoa que a escreveu.

Ela chega até Garrett, na Carolina do Norte. O homem divide seu tempo entre seu trabalho, um veleiro e escrever cartas de amor para sua falecida amada. Logo que Theresa o conhece, se apaixona por ele.

Pouco a pouco, os dois superam seus passados e redescobrem o amor juntos, até que uma tragédia muda suas vidas completamente.

Título original Message In A Bottle
Tradução Eliana Sabino
Editora Arqueiro
Número de páginas 288
Primeira publicação 1998

O romance nada previsível de No Seu Olhar

Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bem-sucedida e bonita, filha de imigrantes mexicanos. Desde cedo, aprendeu o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Ao sofrer um trauma, começa a questionar tudo em que acreditava e volta para Wilmington, sua cidade natal.

Já Colin Hancock escolheu a cidade para se dar uma segunda chance. Durante a sua vida, o jovem sofreu mais com violência e abandono que a maioria das outras pessoas. Está determinado a mudar e tornar-se professor para dar às crianças aquilo que não teve.

Colin e Maria com certeza não são perfeitos um para o outro, mas um encontro casual no meio de uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. Juntos, terão que confrontar suas diferenças e questionar suas convicções para redescobrir a capacidade de amar.

Título original See Me
Tradução Alves Calado
Editora Arqueiro
Número de páginas 432
Primeira publicação 2015

A Última Música: além do amor romântico

Em A Última Música, Sparks trata sobre amor, família, amadurecimento, perdão e recomeços.

Com 17 anos, Ronnie vê sua vida mudar completamente após o divórcio dos pais e a mudança de seu pai para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte.

Três anos depois, ela ainda guarda ressentimentos, mas é obrigada pela mãe a passar as férias com o pai. No início, ela irá rejeitar quaisquer tentativas de reaproximação, mas logo vai se apaixonar por Will e, vagarosamente, começará a se relacionar melhor com sua própria família.

O livro também rendeu um filme, protagonizado pela atriz Miley Cyrus e seu atual marido Liam Hemsworth.

Às vezes, precisamos apenas de Um Porto Seguro

Katie pensava que Southport seria um bom lugar para recomeçar quando se mudou. Reservada e muito bonita, estava decidida a não se relacionar. Era essa sua intenção até conhecer Jo, sua vizinha, e Alex Wealthy, dono de um armazém e pai de duas crianças.

Um pouco relutante, ela vai firmando raízes na nova comunidade e vai conhecendo Alex melhor. Assim, vai abrindo espaço para o amor, mas o novo envolvimento faz com que relembre medos que buscava deixar no passado.

Ela precisa, então, escolher se vai enfrentar suas inseguranças ou ceder. No momento mais difícil, Katie vai acabar descobrindo que o amor é nosso único porto seguro. É um dos livros mais intensos de Sparks.

Título original Safe Haven
Tradução Viviane Diniz
Editora Arqueiro
Número de páginas 304
Primeira publicação 2010

O Casamento nem sempre é como deveria ser

Depois de 30 anos casado, Wilson Lewis não vê outra opção senão encarar que sua esposa, Jane, não parece mais amá-lo. E ele sabe que é o único culpado por isso.

Aficcionado por trabalho, ele costumava ficar horas no escritório e mal via sua família. Caso comparado com seu sogro, não era nem um pouco romântico. A história de amor dos pais de Jane foi contada em Diário de Uma Paixão e sempre foi uma inspiração para seus filhos.

Como seu marido não tem o costume de expressar emoções, ela começa a duvidar se fez a escolha certa. Wilson não concorda e sente que seu amor só aumentou nos últimos anos. Agora, ele vai fazer o que puder para reconquistar sua esposa e ser o homem que ela sempre desejou.

Título original The Wedding
Tradução Fernanda Abreu
Editora Arqueiro
Número de páginas 224
Primeira publicação 2003

Três Semanas Com Meu Irmão: um relato pessoal

No livro, Nicholas Sparks e seu irmão, Micah, fazem um relato pessoal de suas experiências de vida e lembranças da infância.

Em janeiro do ano de 2013, os dois viajaram ao redor do mundo por três semanas. Passaram pelas ruínas da Guatemala, fizeram passeios de trenó na Noruega, visitaram o Taj Mahal e os templos de Camboja.

Sem muita inspiração para escrever os livros que precisava publicar, Nicholas viu a viagem como uma oportunidade para relaxar e se aproximar mais do irmão.

Título original Three Weeks With My Brother
Tradução André Fiker
Editora Arqueiro
Número de páginas 320
Primeira publicação 2004

Um romance inesperado em Noites de Tormenta

Com a vida de cabeça para baixo, Diane Lane tenta fugir das preocupações diárias. Então, ela decide passar um fim de semana em uma pousada de uma amiga, em Rodanthe.

Quando chega ao local, a previsão do tempo é de grande tempestade para a noite. Em meio aos conflitos internos e ao tempo que não a deixava sair da pousada, Diane e Dr. Paul Flanner, o mais novo hóspede, encontram apoio um no outro e, assim, iniciam um romance inesquecível.

Título original Nights in Rodanthe
Tradução Maria Clara De Biase
Editora Arqueiro
Número de páginas 176
Primeira publicação 2002

A conexão entre um casal e um senhor de 91 anos em Uma Longa Jornada

Uma Longa Jornada intercala a história de Ira Levinson, um senhor de 91 anos que sofreu um acidente de carro, com a do casal Luke e Sophia, dois jovens que se apaixonam repentinamente.

Ira, enquanto luta para se manter vivo, agarra-se à imagem da sua falecida esposa, Ruth, e começa a relembrar os vários momentos juntos.

Enquanto isso, o casal de jovens se conhecem em um rodeio, quando Luke salva Sophia do seu ex-namorado. E, de alguma forma, as duas histórias conseguem se conectar, mesmo em realidades diferentes.

Título original The Longest Ride
Tradução Maria Clara De Biase
Editora Arqueiro
Número de páginas 368
Primeira publicação 2013

Leia também: