Zoom indica em Livros

Os 10 Melhores Livros de Psicologia em 2018

Psicologia comportamental, jurídica, moderna e outras especialidades. Veja opções para aprofundar seus estudos!

melhor livro psicologia
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

A psicologia é um campo da ciência usado para explicar muitos fenômenos da vida. É por isso que ela gera tanto fascínio em que a estuda e também do público em geral que tem curiosidade sobre a mente humana.

Neste artigo fizemos uma lista com os melhores livros de psicologia do mercado para que você possa se aprofundar seu conhecimento em psicologia comportamental, jurídica, moderna e outras especialidades.

Leia também: Os Melhores Livros do Momento

10. O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Apesar de não ter sido escrito por um profissional da área, o livro “O poder do hábito” é um retrato da psicologia comportamental moderna. O autor Charles Duhigg faz uma análise aprofundada sobre como se cria um hábito. Por meio de entrevistas e pesquisas com centenas de pessoas, ele embasa a teoria que explica por que temos algumas atitudes em nossas vidas pessoais e profissionais.

9. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática

Indo para um viés mais profissional da psicologia comportamental, temos o livro "Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática". A obra clássica de Judith S. Beck trata sobre a terapia cognitivo-comportamental (TCC) desde os seus fundamentos teóricos até as inovações práticas, como a ativação comportamental, relação terapêutica, com o adicional de exercícios para a casa.

8. Manual de Psicologia Jurídica Para Operadores do Direito

Nessemanual da psicologia jurídica, temos a integração de temas complexos e diversos sobre quão importante essa área da ciência é essencial para o Direto e para a Justiça. Nele, Jorge Trindade trata de assuntos como o realismo jurídico, diversos tipos de transtornos e o impacto deles na vida em sociedade.

7. Psicossíntese - As Bases da Psicologia Moderna e Transpessoal

Já na lista que trata da psicologia moderna, temos a obra de Roberto Assagioli. “Psicossíntese - As Bases da Psicologia Moderna e Transpessoal” trata dos aspectos da condição humana (mental, físico, emocional e especial) e os integra. Nesse livro, é possível encontrar como a abordagem denominada “Psicossíntese” surgiu, e como se deu o seu desenvolvimento ao longo do tempo.

6. Desenvolvimento Humano

Olivro de Diane E. Papalia e Ruth D. Feldman é um clássico para os estudantes de psicologia. Na obra, temos um panorama sobre as diversas fases do desenvolvimento humano, desde o nascimento até os últimos dias de vida. A partir dessa ordem cronológica, as autoras explicam aspectos relativos ao desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.

5. Os desafios à força de vontade

Olivro da psicóloga e PhD Kelly McGonigal segue uma linha da psicologia positiva. Na obra, o leitor é convidado a pensar mais sobre o autocontrole. A autora escreve sobre os motivos mais frequentes pelos quais uma pessoa cede a uma tentação, bem como o que fazer para resistir a ela, um verdadeiro treinamento de força de vontade.

4. Psicologia Forense: Instrumentos de Avaliação

Já na linha de psicologia forense, temos o livro de Miguel M. Gonçalves, que trata sobre a avaliação psicológica em um contexto forense. O leitor encontrará um guia sobre utilização de instrumentos para avaliação psicológica, como tornar válidos e precisos os resultados, e os contextos forenses variados desde o prisional até o médico-legal.

3. Entendendo o Comportamento Criminoso

Em psicologia criminal, temos uma série de estudos, como o proposto pelo livro “Entendendo o Comportamento Criminoso”, de Geraldo Brenner. A obra foca em mostrar que ao contrário do que se pensa, a criminalidade ultrapassa a realidade de diferença de renda, o que pode inviabilizar a vida no país.

2. Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos

Na psicologia infantil temos o livro deÍtalo Marsili, psiquiatra, que trata sobre a influência dos temperamentos na educação dos filhos. A partir da formação mineral do temperamento, o autor desvenda como os pais podem lidar com seus filhos de maneira mais eficaz.

1. O Cérebro da Criança

O bestseller do neuropsiquiatra Daniel J. Siegel e da psicoterapeuta Tina PayneBryson trata do processo de desenvolvimento da inteligência emocional da criança. A partir disso, os autores mostram como transformar as interações do dia a dia em momentos valiosos e ajudar a criança na sua construção como indivíduo.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros