Zoom indica em Livros

Livros de Terror: conheça 10 dos melhores títulos do gênero

Selecionamos os melhores títulos de terror, escritos por autores como Stephen King, H.P. Lovecraft e Harris Thomas

melhores livros de terror
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Se você é do tipo que gosta de livros de terror, capazes de deixar seus cabelos em pé, como diz a expressão popular, com certeza vai adorar a nossa lista.

Aos fãs de histórias assustadoras, selecionamos 10 dos melhores títulos do gênero, escritos por autores como Stephen King, H.P. Lovecraft e Harris Thomas.

Que tal viajar por mundos sombrios e inimagináveis? Vem com a gente!

O Exorcista tornou-se um dos filmes de terror mais lucrativos

Escrito pelo estadunidense William Peter Blatty, foi publicado pela primeira vez no ano de 1971. A história começa quando Padre Merrin, jesuíta e liderante de uma escavação arqueológica no norte do Iraque, tem presságios de um futuro confronto com o mal.

Em Georgetown, Regan MacNeil, de apenas 12 anos, fica doente sem nenhuma explicação. Posteriormente, os sintomas levarão a acreditar que ela sofre, na verdade, com uma possessão demoníaca.

O sucesso foi tanto que o filme homônimo, lançado em 1973 e dirigido por William Friedkin, foi uma das obras de terror mais lucrativas de todos os tempos, tendo arrecadado mais de 440 milhões de dólares.

Título original The Exorcist
Autor William Peter Blatty
Editora Ediouro
Número de páginas 336
Primeira publicação 1971

It: A Coisa é mais um livro que fez sucesso como filme

Publicado pela primeira vez em 1986, It: A Coisa é de autoria de Stephen King, um dos mais renomados escritores norte-americanos de terror. Em 2017, foi lançada a primeira parte do filme homônimo e rendeu mais de 700 milhões de dólares na época.

O livro se passa no verão do ano de 1958, em uma cidade fictícia chamada Derry, no Maine, quando sete pré-adolescentes encontram uma assustadora criatura com a forma de um palhaço que aparece de 27 em 27 anos para se alimentar de crianças.

O grupo consegue enfrentar Pennywise, mas não vencê-lo. Fazem, então, uma promessa de sangue de que irão enfrentar ou destruí-lo quando retornar. 27 anos depois, precisam cumprir o que prometeram.

Título original It
Autor Stephen King
Tradução Regiane Winarski
Capa Rodrigo Rodrigues
Editora Suma de Letras
Número de páginas 1104
Primeira publicação 1986

Horror em Amityville: baseado em depoimentos reais

Quando mudaram para uma nova casa em dezembro de 1975, a família de George e Kathleen Lutz presenciou estranhos eventos até que, 28 dias depois, finalmente fugiram, deixando muitos de seus pertences para trás.

Foi a partir dos relatos dos Lutz que o escritor e roteirista Jay Anson reconstruiu a história em seu livro, publicado em 1977. Dois anos depois, surgiu a primeira adaptação cinematográfica e, já em 2005, foi lançado o remake do filme.

Título original The Amityville Horror
Autor Jay Anson
Editora Pocket Star
Número de páginas 256
Primeira publicação 1977

A Cor que Caiu do Espaço, de um dos grandes mestres da literatura

Publicado em 1927, o conto é um dos escritos preferidos de H.P. Lovecraft, um dos grandes mestres da literatura de horror. Em um vilarejo localizado a oeste de Arkham, a população percebe-se em perigo quando um meteoro cai em uma fazenda local, ainda em 1882.

Uma estranha aberração cromática começa a afetar o cloro e a fauna da região, criando um descampado estéril. É Ammie Pierce, um homem já na casa dos 80 anos, que vai esclarecer os acontecimentos.

O apêndice da obra inclui um relato autobiográfico de Lovecraft, um ensaio em que aborda a evolução de seus interesses religiosos, científicos e filosóficos e um artigo em que defende as possibilidades artísticas da ficção científica.

Título original The Colour Out of Space
Autor H.P. Lovecraft
Tradução Guilherme da Silva Braga
Editora Hedra
Número de páginas 104
Primeira publicação 1927

Um Passado Sombrio, publicado há 9 anos

O livro de Peter Straub, romancista veterano e também considerado um dos mestres do horror e do suspense, foi publicado há poucos anos atrás, em 2010. Apesar de recente, foi descrito pelo próprio Stephen King como uma obra aterrorizante, impossível de largar depois do início da leitura.

No ano de 1966, um guru em passagem por um campus universitário reuniu um grupo de estudantes para realizar um ritual secreto. O resultado? Um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e estudantes abalados.

Quarenta anos depois, um escritor, marido de uma das participantes e amigo da maioria dos garotos, decide buscar mais informações sobre o ocorrido para um possível novo livro. Os eventos serão, então, reexaminados até que o mistério seja solucionado.

Título original A Darker Matter
Autor Peter Straub 
Tradução Marina Slade
Editora Bertrand Brasil
Número de páginas 392
Primeira publicação 2011

O Silêncio dos Inocentes deu origem ao célebre Hannibal Lecter

Quando cinco mulheres são assassinadas de maneira brutal em regiões diferentes dos Estados Unidos, Clarice Starling, uma jovem agente do FBI, decide entrevistar Hannibal Lecter, um principal cuja mente psicopata é voltada para o crime.

É no romance de Thomas Harris, escrito em 1988, que o famoso Dr. Lecter teve origem. O filme homônimo, de 1991, foi premiado com cinco Oscars e seu roteiro foi adaptado inúmeras vezes. A última aparição do personagem foi na série televisiva Hannibal, produzida entre os anos de 2013 e 2015.

Título original The Silence of the Lambs
Autor Thomas Harris 
Tradução Antonio Gonçalves Penna
Editora Bestbolso 
Número de páginas 392
Primeira publicação 1988

O clássico O Bebê de Rosemary

Após Ira Levin publicar a obra, em 1967, levou apenas um ano para que fosse adaptada e se tornasse um filme. Em 2014, uma nova versão foi lançada, em duas partes. Escritor e dramaturgo, o livro de Levin conta a história de Rosemary Woodhouse e Guy, seu marido.

Os dois decidem mudar-se para um prédio antigo em um dos endereços mais disputados de Nova Iorque e logo conhecem Roman e Minnie Castevet, idosos e seus novos vizinhos. Quando o casal passa a fazer parte de suas vidas, principalmente a de Guy, as coisas começam a dar certo na vida do casal.

Assim que Rosemary engravida, as atenções são voltadas para ela. Mas não demora para que ela comece a suspeitar de que algo esteja errado e questionar as coisas.

Título original Rosemary's Baby
Autor Ira Levin
Editora Amarilys
Número de páginas 224
Primeira publicação 1967

Caixa de Pássaros: das páginas de um livro para a Netflix

Josh Malerman, cantor e compositor de uma banda de rock, ficou bastante conhecido após o lançamento do filme Bird Box, original da Netflix. No total, foram vendidos mais de 160 mil exemplares do livro pós-apocalíptico apenas no Brasil.

Sem nenhuma razão aparente, as pessoas começam a morrer quando estão de olhos abertos. Quatro anos depois de quando tudo começou, sobraram poucos sobreviventes em Michigan.

Com duas crianças pequenas, Malorie tenta manter a vida em uma casa abandonada e completamente fechada. Quando uma neblina atinge o local, os três encaram uma viagem  em busca de um lugar melhor para viverem.

Título original Bird Box
Autor Josh Malerman
Tradução Carolina Selvatici
Editora Intrínseca
Número de páginas 272
Primeira publicação 2014

O livro que inspirou Thomas Harris: O Colecionador

Thomas Harris alega que o livro de John Fowles, lançado no ano de 1963, é uma obra-prima fundamental e perturbadora, sem a qual ele nunca teria escrito O Silêncio dos Inocentes.

Frederick Clegg é um homem solitário, de origem humilde e menosprezado pela sociedade esnobe. Ao encontrar o amor da sua vida, tudo o que quer é ficar a sós com ela e demonstrar seus sentimentos.

Enquanto isso, Miranda Gray, uma jovem estudante de artes, acaba de ser sequestrada por um maníaco que acredita que pode obrigar a garota a se apaixonar por ele ao mantê-la em cativeiro.

Título original The Collector
Autor John Fowles 
Editora Darkside
Número de páginas 256
Primeira publicação 1963

O Iluminado, um dos livros mais assustadores de todos os tempos

Publicado em 1977, foi o primeiro best-seller de Stephen King a ser lançado em capa dura e seu terceiro livro. O sucesso do livro foi tanto que até hoje é uma das obras mais consagradas do terror e um dos livros mais assustadores de todos os tempos.

O protagonista é Jack Torrance, que encontra a oportunidade de recomeçar sua vida e se recuperar do alcoolismo, dos acessos de fúria e dos repetidos fracassos. Após conseguir um emprego como zelador durante o inverno, leva seu filho e sua esposa para um local isolado pela neve.

Suas esperanças de ter um tempo de descanso para dedicar-se à escrita são dissipadas quando o lugar começa a parecer mais sinistro. Quando as forças malignas percebem que não poderão se apoderar de Danny Torrance, um garoto com poderes sobrenaturais, decidem aproveitar-se das fraquezas do pai.

Aproveite e confira nossa lista com os melhores livros escritos por Stephen King

Título original The Shining
Autor Stephen King
Tradução Betty Ramos de Albuquerque
Capa Alceu Chiesorin Nunes
Editora Suma das Letras
Número de páginas 520
Primeira publicação 1977

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros