Zoom indica em Livros

Friedrich Nietzsche: conheça 5 dos melhores livros do filósofo alemão

Veja quais livros de Nietzsche você não pode deixar de ler este ano. Confira!

Melhores Livros Nietzsche
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Qualquer livro do autor e filósofo Friedrich Nietzsche vai fazer você refletir sobre tudo o que você acredita. O filósofo alemão incentiva o pensamento crítico, o que faz com que alguns leitores concordem com ele e outros não.

Confira nossa lista e não deixe de ler os livros indicados neste artigo, com certeza eles vão aprimorar seu conhecimento e enriquecer a sua literatura.

Ficou curioso e quer saber quais são os principais livros de Nietzsche? Confira nossa lista com 5 indicações de obras que você precisa ler ainda este ano!

A Genealogia da Moral fala sobre sentimentos

Em sua obra A Genealogia da Moral - Uma Polêmica, Nietzsche discute a origem dos sentimentos morais. Ele investiga o surgimento do juízo do bem e do mal entre os povos, sem envolver nenhuma divindade no assunto.

Além disso, o livro também trata da origem da má consciência, da culpa e de outros assuntos afins. Em suma, o autor abre os olhos dos nossos sentimentos e razão para algo mais próximo da realidade humana, pois, para Nietzsche, resgatar as origens da moral do homem é resgatar a ele próprio.

Título original Zur Genealogie der Moral: Eine Streitschrift
Tradução Attila Blacheyre
Editora BestBolso
Número de páginas 176
Primeira publicação 1887

Assim Falou Zaratustra é o maior sucesso do autor

Esse livro foi escrito entre 1883 e 1885 e se tornou o mais famoso de todas as obras de Nietzsche. Ele relata os discursos, andanças e encontros inusitados de Zaratustra, o profeta, o qual sai de seu esconderijo nas montanhas para pregar o novo evangelho aos homens.

Embora a maioria das obras de Nietzsche sejam de natureza poética e com vários substantivos e expressões, Assim Falou Zaratustra tem suas particularidades que fazem dele o sucesso que é até hoje.

Título original Also sprach Zarathustra: Ein Buch für Alle und Keinen 
Tradução Anna Duarte e Carlos Duarte
Editora Martin Claret
Número de páginas 325
Primeira publicação 1883

A Gaia Ciência mostra a versatilidade de Nietzsche

O livro A Gaia Ciência apresenta algumas discussões originais de Nietzsche a respeito da moral, conhecimento, arte, verdade e ilusão. A obra exibe diversas formas literárias, inclusive trechos humorísticos, poemas em prosa, parábolas, aforismo, diálogos breves e pequenos ensaios.

Esse livro foi publicado em 1882, mas em 1887 o autor acrescentou um quinto capítulo à obra, o qual traz poemas que você não vai se arrepender de ler.

Título original Die fröhliche Wissenschaft
Editora Companhia das Letras
Número de páginas 344
Primeira publicação 1882

Além do Bem e do Mal é considerado, pelo autor, seu livro mais importante

Friedrich Niezsche considera esse, juntamente com Assim Falou Zaratustra, sua principal e mais abrangente obra. Nela o leitor vai encontrar temas da filosofia madura, como a crítica da moralidade e a psicologia da religião.

O estilo de humor, drama e poesia encontrados no livro se unem a densidade de sua crítica e resumem bem o porquê do filósofo ser considerado um dos principais precursores das principais correntes de pensamento do século XX: a psicanálise, o existencialismoe a filosofia analítica.

Título original Jenseits von Gut und Böse. Vorspiel einer Philosophie der Zukunft
Tradução Anna Duarte e Carlos Duarte
Editora Martin Claret
Número de páginas 232
Primeira publicação 1886

O Nascimento da Tragédia é uma reflexão sobre existir

Essa obra de Nietzsche fala sobre um jovem professor de letras clássicas que gerou grande polêmica pela sua ousadia de abordagem e caráter pessoal.

Ele desafiava a concepção tradicional dos gregos como povo simples e sereno e, além disso, dizia que a ópera de Wagner renovava o espírito alemão, misturando intuição psicológica e reconstrução histórica. O livro revela uma reflexão apaixonada pela existência e, por isso, vale a pena ser lido do início ao fim.

Título original Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik
Tradução Jacó Guinsburg
Editora Companhia de Bolso
Número de páginas 184
Primeira publicação 1872

[Dica extra!] Nietzsche para Estressados ajuda você a aplicar as máximas do filósofo no dia a dia

Allan Percy reuniu nesse livro 99 máximas do filósofo alemão e criou um manual que incentiva mudanças na rotina através da sabedoria e utilidade das reflexões de Nietzsche.

Cada capítulo se inicia com um de seus aforismos e, ao longo do texto, o autor interpreta de forma atual e inovadora as reflexões que auxiliam nos momentos de dificuldade ou de tomadas de decisão. Entre as famos frases de Nietzsche que inspiram o conteúdo do livro estão: "O que não nos mata nos fortalece" e "O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes".

Título original Nietzsche Antistress: en 99 Pilules Philosophiques
Autor Allan Percy
Tradução Rodrigo Peixoto
Editora Sextante
Número de páginas 112
Primeira publicação 2009

Sobre o autor

Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu na Alemanha e foi um filósofo e filólogo de grande influência no século XIX. Ele acreditava no pensamento livre, sem controle cultural ou moral. O escritor se denominava ateu militante e teceu várias críticas à religião. Os livros de Nietzsche têm grande relevância até os dias de hoje e são usados para estudos em faculdades de todo país, sobretudo nas áreas de Filosofia e Sociologia.

Nietzsche era um notável escritor e expressava suas ideias com muita força e segurança. Ao ler suas obras, é difícil um leitor ficar indiferente, pois elas fazem com que você fique contra ou a favor do posicionamento do escritor. Além do mais, ele também escrevia sobre temas nada convencionais para a sua época, como o socialismo e feminismo.

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros