Zoom indica em Livros

Gravidez: conheça 5 livros para mulheres grávidas.

Dê um Zoom nos títulos de livros que toda gestante deve ler.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Mãe de coração, mãe de primeira viagem, mãe “solo”, mãe da mãe… O carinho de todas elas é celebrado, o amor é tamanho, que há genitoras que ainda não pegaram seus filhos no colo, nunca ouviram da sua boca um “mamãe”, mas já são dedicadas por completo a eles: as mulheres grávidas.

Por isso, separamos cinco livros com informações importantes sobre os percalços da gestação e as dores e delícias da maternidade para presentear as futuras mães:

Saiba tudo sobre a gestação em O Que Esperar Quando Você Está Esperando

Há décadas na lista dos mais vendidos do jornal americano The New York Times, O Que Esperar Quando Você Está Esperando é considerado a “bíblia das grávidas”. O livro é um guia completo sobre gestação, que dá orientações para desde o momento que a mulher suspeita da gravidez até as primeiras semanas após o parto, já com a criança nos braços.

O que acontece no corpo da grávida com o passar dos meses, quais os possíveis riscos tanto à mãe quanto ao bebê, o que fazer para evitá-los… Tudo isso é explicado de forma didática, para esclarecer qualquer dúvida sobre essa fase delicada. Esse formato fez tanto sucesso que o manual ganhou pela imprensa norte-americana o título de uma das obras mais influentes dos últimos 25 anos.

Título original What to Expect When You’re Expecting
Autores Heidi Murkoff; Sandee Hathaway; Arlene Eisenberg
Editora Record
Número de páginas 784
Primeira publicação 1984

Sobre ser grávida no Brasil com Filhos – Da Gravidez aos 2 Anos de Idade

Além da preparação fisiológica, a mulher grávida precisa estar atenta a seus direitos e aos do seu bebê. Proteção das gestantes na lei trabalhista, as vacinas que devem ser tomadas, os cuidados hospitalares que a criança deve receber estão reunidos neste livro organizado pelos médicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A publicação também se destaca por ser acessível, comunicando suas informações através de uma linguagem objetiva e das ilustrações da artista plástica Vivian Suppa. Já no conteúdo, junto às tecnicalidades que a futura mãe deve conhecer, estão dicas para o bem-estar dela e de sua cria, que vão desde hábitos alimentares a brincadeiras que podem estreitar os laços de afeto entre os dois.   

Título original Filhos - Da Gravidez aos 2 Anos de Idade
Organizadores Fábio Ancona Lopez e Dioclécio Campos Júnior
Ilustrações Vivian Suppa
Editora Manole
Número de páginas 326
Primeira publicação 2010

A hora chegou! Parto com Amor

Nove histórias, nove mulheres, nove partos. Sensível registro fotográfico e relatos impressionantes enchem as páginas de Parto com Amor, trabalho de um casal de jornalistas de São Paulo que, a partir da sua própria vivência em dar à luz ao primeiro filho, resolveu contar a jornada das mães que lutam para trazer, da forma mais acolhedora o possível, os seus bebês ao mundo.

Desconstruindo mitos sobre o momento da concepção, o livro é um presente e tanto para as mulheres que querem saber mais sobre as práticas de parto humanizado. Além disso, ao dar voz às gestantes, o livro de Luciana Benatti e Marcelo Min oferece às mulheres grávidas algo fundamental para esse período: a troca de experiências.

Título original Parto Com Amor 
Autores Luciana Benatti e Marcelo Min
Editora Panda Books 
Número de páginas 228
Primeira publicação 2011

Enfim mãe: as mudanças em A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra

Ao nascer uma nova vida, nasce uma mãe. E agora? Após a mulher dar à luz não acontecem apenas modificações físicas, mas importantes alterações psíquicas. É o que a psicopedagoga argentina Laura Gutman explora em Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra.

A partir do ponto de vista da psicologia, discute a relação entre o bebê e sua progenitora, seu lado sombrio e os tabus que a cercam, ainda mais em uma sociedade que defende a imagem da “mãe perfeita”. Para as grávidas, a leitura é ideal para se preparar para o que está por vir. 

Título original La Maternidad y el Encuentro con la Propria Sombra
Autora Laura Gutman 
Tradução Luís Carlos Cabral
Editora Best Seller 
Número de páginas 322
Primeira publicação 2003

O cotidiano da mãe é hardcore em A Mamãe é Rock

Apesar de maternidade ser um assunto sério, também é possível encarar com leveza as suas desventuras. Essa é a ideia do A Mamãe é Rock, uma coletânea de crônicas bem-humoradas que abordam o dia a dia de ser mãe, refletindo sobre desde o que se passa na mente dos bebês e a melancolia que muitas mulheres sentem no pós-parto – conhecido como Baby Blues – aos dilemas que surgem quando os seus filhos crescem. 

As anedotas saíram das experiências da sua autora, Ana Cardoso, mãe de duas meninas, que neste livro mostra a maternidade da vida real, com suas dores e alegrias; cheia de imperfeições. Para completar a leitura, a escritora já lançou a continuação, A Mamãe é Punk, que narra os desafios que surgem quando suas filhas se tornam adolescentes. 

Título original A Mamãe é Rock
Autora Ana Cardoso 
Editora Belas Letras
Número de páginas 112
Primeira publicação 2016

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros