Zoom indica em Livros

Volta às Aulas: Os Melhores Livros Paradidáticos para Ler em 2019

Entenda o que é um livro paradidático e confira as indicações!

melhores livros paradidáticos; livros paradidáticos
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Quando falamos de livros paradidáticos não falamos apenas de livros infantis. Esse gênero é mais abrangente: existem coleções para todas as etapas de escolaridade e, por esse motivo, fazem parte do material escolar de alunos de todas as idades.

Embora o termo se pareça com os de livros didáticos, a principal diferença entre eles é que os livros paradidáticos tornam os conceitos de mundo mais profundos, muitas vezes não discutidos pela forma didática de algumas obras.

Dessa forma, os livros didáticos ensinam o passo a passo de algum conceito e métodos para transformar uma teoria em prática. Já os livros paradidáticos, oferecem a oportunidade de dialogar sobre temas de alta relevância para o desenvolvimento ético, social e cultural do leitor, e, mesmo não sendo didáticos, podem ser usados também para esse fim, justamente por esse motivo.

A partir dessa descrição, você sabe o que são livros paradidáticos e certamente está se perguntando se leu algum sem saber que ele fazia parte desse gênero. A importância desse tipo de livro está na ampliação da grade programática das escolas para que os alunos conheçam autores consagrados e absorvam melhor o conteúdo.

Pensando nisso, selecionamos os melhores livros paradidáticos para você ler em 2019. Confira nossa lista!

O Golpe de 1964 e A Ditadura Militar - Júlio José Chiavenato

O livro fala de violência política e descreve torturas, mortes e perseguições no período da ditadura no Brasil a toda e qualquer forma de expressar e pensar que não seguisse os moldes dos militares e como o fato "destruiu a economia, institucionalizou a corrupção e fez da tortura uma prática política. Envelheceu a nação e abalou o caráter brasileiro."

Oriente Médio - Uma Região de Conflitos & Tensões - Nelson Bacic Olic

O livro discute a atual posição mundial em relação aos conflitos no Oriente Médio, relacionada aos fatores-chave para a manutenção da guerra na região, à falta de solução para a questão, ações militares recentes,os desdobramentos da Primavera Árabe e os maiores desafios para resolver os conflitos.

123 Respostas Sobre Drogas - Içami Tiba

O livro aborda questões sobre o tabagismo e as drogas por meio de perguntas, respostas e um diálogo franco com o leitor para atingir o interesse dos adolescentes.

O Escravismo No Brasil – Mário Maestri

Com o livro é possível analisar a escravidão e suas terríveis implicações para a sociedade atual: a mudança dos nativos africanos, como ocorria o tráfico marítimo nos tumbeiros, a exploração em diferentes regiões econômicas, a brutalidade dos castigos e as resistências dos cativos.

Outros exemplos de livros paradidáticos

Para educação infantil

Para o ensino fundamental

O livro paradidático pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, pois incentiva a discussão em sala de aula sobre os assuntos mais relevantes para a formação ideológica, social e cultural do aluno.

Cabe ao professor definir junto à escola qual conteúdo é mais indicado para a fase de desenvolvimento de seus alunos.

Agora que você sabe o que são livros paradidáticos, que tal conhecer as melhores biografias do momento?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros