Zoom indica em Livros

Star Wars Day: os melhores livros sobre a série homenageada no dia 4 de maio

Fique por dentro de todo o universo da saga nesse Star Wars Day!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Quando os sabres de luz começam a soar e a respiração distante do Darth Vader vai se aproximando, só pode significar uma coisa: é hora de conversar sobre Star Wars! Nós preparamos uma lista com os melhores livros da saga para você ficar por dentro dessa história que vem de uma galáxia muito, muito distante!

Antes de mais nada, vamos entender o que é esse tal de 4 de maio e por que ele virou o dia de Star Wars em várias partes do globo!

“Que a força esteja com você” é uma das frases mais conhecidas no mundo geek. Os falantes de inglês talvez prefiram ela no original: May the force be with you (pra quem é fã, essas seis palavras chegam a fazer o coração tremer). Tá, mas e o que isso tem a ver com 4 de maio? Em inglês, 4 de maio é “may the fourth”, expressão que logo foi relacionada à “may the force”. Não basta gostar da saga, tem que ser bom de trocadilho! E May the fourth be with you!

Agora que já sabemos o por quê do dia 4 de maio ser considerado o dia de Star Wars, vamos à nossa lista!

Descubra Como Star Wars Conquistou o Universo no livro de Chris Taylor

Se você quer saber tudo sobre a saga, este livro é ideal para começar! O jornalista Chris Taylor escreveu praticamente uma biografia de Star Wars, reunindo fatos interessantes, curiosidades e destrinchando a série que conquistou (e segue conquistando) fãs no mundo todo.

Em suas mais de 600 páginas, passeamos pelo processo criativo de George Lucas, pela dificuldade que o diretor teve com os estúdios cinematográficos, como ele conseguiu finalmente produzir sua obra prima e pela influência que Star Wars exerce até hoje nas artes como um todo. Mais que um livro, é um manual para os fãs, mas também é muito interessante para quem não é tão fã assim. É um mergulho profundo nesse mar chamado Cultura Pop!

Título original How Star Wars Conquered the Universe: The Past, Present, and Future of a Multibillion Dollar Franchise
Autor Chris Taylor
Tradução André Gordirro
Editora Aleph
Número de páginas 616
Ano de lançamento 2015
Idioma Português

Herdeiro do Império: uma nova trilogia!

Primeiro livro da Trilogia Thrawn, Herdeiro do Império se passa logo após os acontecimentos do Episódio VI: O Retorno de Jedi. É considerado por muitos o verdadeiro episódio VII e um dos melhores livros do universo expandido. Foi escrito por Timothy Zahn e, apesar de não fazer mais parte da história oficial de Star Wars, ainda é muito querido pelos fãs e tem uma história que vale a pena ser lida!

Nele, acompanhamos nossos já conhecidos heróis, Luke e Leia (que está grávida de gêmeos), mas também conhecemos novos personagens, inclusive o Grão-Almirante Thrawn, novo vilão da saga. Ler a trilogia é reviver o gostinho deixado pelo episódio VI e entrar cada vez mais nesse universo, que é tão entusiasmante.

Título original Heir to the Empire - Thrawn Trilogy
Autor Timothy Zahn
Tradução Fábio Fernandes
Editora Aleph
Número de páginas 472
Ano de lançamento 1991 / 2014 (no Brasil)
Idioma Português

Marcas da Guerra conta a história oficial antes do Despertar da Força

Ao contrário do livro anterior, Marcas da Guerra é parte do cânon oficial de Star Wars. Ou seja, os acontecimentos dele são relevantes para a história dos filmes. Ele também se passa logo após os eventos do sexto episódio, O Retorno de Jedi, mas conta uma história bem diferente.

Nele, nós temos uma ideia do que aconteceu logo após a batalha de Endor, com a derrota do império Galáctico. Escrito por Chuck Wendig, que nos mergulha em mais de 400 páginas e diversos personagens que são coadjuvantes de um personagem principal: a Guerra! Vamos descobrir como a Aliança Rebelde tenta se firmar como Nova República, enquanto o Império ressurge das cinzas!

Título original Star Wars: Aftermath 
Autor Chuck Wendig
Tradução André Gordirro e Guilherme Kroll 
Editora Aleph
Número de páginas 464 
Ano de lançamento 2015
Idioma Português

Star Wars: Legado de Sangue e a vida política de Leia Organa

Os fãs da princesa Leia precisam ler Legado de Sangue. No aclamado livro de Claudia Grey, nós acompanhamos a já conhecida personagem, que agora é uma influente senadora e pode salvar a democracia na galáxia. Os eventos se passam um pouco antes do filme O Despertar da Força e são fundamentais para entender melhor a dinâmica da terceira trilogia da saga.

Ao contrário do que a general Leia Organa pensava, a queda do Império não trouxe o tão sonhado período de paz. As brigas políticas se acirraram, a Primeira Ordem começou a crescer e as medidas governamentais se tornaram cada vez mais perigosas. Legado de Sangue aborda tanto a questão política vivida pela personagem, quanto a sua vida pessoal, mostrando sua preocupação diante do treinamento Jedi a que seu filho Ben está submetido.

É um bom livro para relembrar o passado e esperar pelo futuro da franquia!

Título original Star Wars: Bloodline
Autora Claudia Grey 
Tradução Marcia Men
Editora Aleph
Número de páginas 360
Ano de lançamento 2017
Idioma Português

Han Solo sendo Han Solo em Star Wars: Canalhas

Já falamos da Leia e não poderíamos deixar de falar dele: Han Solo. Em Canalhas, acompanhamos mais uma aventura do piloto que, após ajudar a destruir a Estrela da Morte, finalmente vai conseguir pagar sua dívida com Jabba, the Hutt. Mas como em Star Wars nada é tão simples, uma reviravolta coloca nosso herói em uma missão suicida! Para executar essa missão Han reúne personagens já conhecidos e outros nem tanto assim, totalizando 11 malucos dispostos a aproveitar ao máximo a vida de contrabandistas.

Apesar de fazer parte do selo Legends, ou seja, os eventos não fazem parte da história oficial, é um livro muito divertido. Tanto para o leitor casual, que não conhece muito o universo expandido, quanto para os fãs de carteirinha, que vão encontrar vários segredos escondidos pelo caminho! E e nós sabemos que os fãs querem ver o Han Solo fazendo o que ele faz melhor: sendo um canalha!

Título original Star Wars: Scoundrels
Autor Timothy Zahn
Tradução André Gordirro
Editora Aleph
Número de páginas 416
Ano de lançamento 2018
Idioma Português

Conhecendo um pouco mais de Obi-Wan em Star Wars: Kenobi

Princesa Leia e Han Solo com certeza são personagens queridinhos, mas os fãs também tem um lugar no coração para Obi-Wan Kenobi. E é por isso que não podíamos deixar de lado um livro sobre ele. Você sempre quis saber o que aconteceu com Obi-Wan depois do icônico duelo de Mustafar, onde ele enfrentou Anakin Skywalker? Então esse livro é para você!

Com a república desfeita e o Império no poder, Obi-Wan tem a difícil missão de proteger aquele que pode ser a última esperança para a resistência contra o Império! Vivendo junto aos fazendeiros em Tatooine, Kenobi (agora conhecido como Ben) tenta não chamar atenção. Nós conhecemos um lado do cavaleiro Jedi que não é mostrado nos filmes. Leitura muito interessante para quem é fã!

Título original Star Wars: Kenobi
Autor John Jackson Miller
Tradução Fábio Fernandes
Editora Aleph
Número de páginas 528
Ano de lançamento 2015
Idioma Português

Entre no Universo Expandido com Star Wars: Um Novo Amanhecer

Este é o primeiro livro do novo cânone da saga. O romance, escrito por Jackson Miller, é ótimo para conhecer a relação entre os protagonistas da série Rebels: Kanan Jarrus e Hera Syndulla. Kanan é um jedi que vive na clandestinidade após os eventos do Episódio III - A Vingança dos Sith. Seu objetivo de vida é ficar invisível para o Império, mas um bom cavaleiro não foge à luta, e ele acaba se envolvendo novamente com os rebeldes.

A escrita de Jackson Miller é divertida e cativante, por isso as mais de 400 páginas vão passar rapidinho. Ele tem o dom para descrever aventuras instigantes, que prendem o leitor do início ao fim. Se você assiste, ou pretende um dia assistir à série Rebels, esse livro é indispensável!

Título original A New Dawn
Autor John Jackson Miller
Tradução Caco Ishak
Editora Aleph
Número de páginas 424
Ano de lançamento 2015
Idioma Português

Box Star Wars - 4 Volumes é o guia da galáxia

O Box Star Wars, de Daniel Wallace, é ideal para quem quer ficar por dentro de tudo o que se passa nessa galáxia muito, muito distante! Ele vem com quatro volumes: O Caminho Jedi, O Livro dos Sith, O Código do Caçador de Recompensas e Manual do Império. Cada um aborda um tema específico de Star Wars, e nos deixa por dentro de todas as particularidades desse universo.

O box é exclusivo, com caixa resistente para proteger os livros e tem ilustrações incríveis! Também traz muitas informações novas para os fãs, vários detalhes, além de ter uma escrita fácil e divertida!

Título original Star Wars: Secrets of the Galaxy
Autor Daniel Wallace
Editora Bertrand 
Número de páginas 640 
Ano de lançamento 2015
Idioma Português

Um chorinho, para quem quer sair da literatura e do cinema:

Se você já cansou dos livros, dos filmes e está em busca de novas aventuras, nós te indicamos o jogo Star Wars: Battlefront. Imagina comandar personagens como Boba Fett, Luke Skywalker até o próprio Darth Vader! E se as missões acabarem muito rápido, não se preocupe: tem o Battlefront II para você aproveitar também!

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros