A literatura é composta por personagens infantis instigantes e fantásticos, capazes de envolver os seus leitores e criar neles boas lembranças, mesmo com o passar do tempo.

O Zoom reuniu neste artigo alguns dos melhores personagens da literatura infantil. Se você já é grandinho, vai poder presentear alguns destes livros para os amigos e familiares mais novos e, quem sabe, até se aventurar novamente pelas páginas desses livros infantis.

As obras a seguir também são ótimas sugestões para crianças e adolescentes. Enfim, não tem idade para curtir um bom livro. Confira nossa seleção e boa leitura!

O Pequeno Príncipe

Um eterno clássico da literatura infantil, o Pequeno Príncipe é um garoto que vivia em um distante e pequeno asteroide, até que ele decide visitar a terra, aprendendo muito sobre a vida e sobre os seus sentimentos. Com uma escrita singela e emocionante, este livro de Antoine de Saint Exupéry encantou gerações de crianças e pode ser um ótimo presente para um jovem leitor.

Menino Maluquinho

A criação de Ziraldo representa um dos meninos mais genuinamente brasileiros da literatura infantil, em um livro que descreve a rotina deste jovem com uma imaginação fértil e sem papas na língua, acompanhado de sua trupe de divertidos amigos. Certamente, o Menino Maluquinho é um dos livros infantis mais importantes da literatura nacional.

Pinóquio

O clássico do italiano Collodi narra a história de um boneco de madeira que queria ser um menino de verdade. Criado por Gepeto e animado pela Fada Azul, Pinóquio é obrigado a apender na marra sobre obediência, honestidade e responsabilidade. Pinóquio é um dos personagens de livros infantis mais famosos de todos os tempos, e é uma boa dica de leitura para as crianças.

Chapeuzinho Vermelho

Vinda de contos folclóricos alemães e imortalizada na obra dos irmãos Grimm, a Chapeuzinho Vermelho é uma história conhecida por todas as crianças até hoje. Apesar de sua narrativa ser curta e simples, a menina é uma personagem infantil lembrada por sua astúcia e coragem frente ao feroz Lobo Mau.

Chapeuzinho Vermelho - Col. Meus Contos Favoritos - Books, Yoyo - 9789461953148

Dorothy Gale - Mágico de Oz

Imortalizada pela atriz Judy Garland no filme de 1939, Dorothy é uma jovem menina do Kansas que vai parar na magnifica terra de Oz. Lá, ela terá que encontrar o Mágico para que ele possa realizar o seu desejo de voltar para casa. O Mágico de Oztraz um mundo de fantasia e aventuras que atraiu não só os mais novos, mas adultos e jovens para a literatura infantil.

Branca de Neve

Branca de Neve uma princesa que é perseguida pela sua madrasta por ser mais bonita que ela. Para fugir de sua ira ela vai viver no meio da floresta, onde conhece os sete anões, com quem passa a conviver. Outra história originária no folclore alemão e depois transcrita pelos irmãos Grimm, A Branca de Neve é um dos livros infantis mais populares de todos os tempos, especialmente depois de sua aparição em um dos filmes de maior sucesso da Disney.

Branca de Neve - Col. Super Clássicos - Editora, Zastras - 9788521313816

Gato de Botas

Originário em um conto de fadas escrito no século XVII pelo francês Charles Perrault, o Gato de Botas é um felino extremamente inteligente que se vale de artimanhas para conseguir convencer o rei a ajudar o seu dono. O personagem ficou tão famoso que acabou entrando em diversas outras obras, como os filmes da série Shrek.

O Gato de Botas - Rumpelstichen - Penteado, Maria Heloisa - 9788508153985

Turma da Mônica

Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali são alguns dos mais populares personagens infantis brasileiros. Criados nos anos 70 por Maurício de Souza, a Turma da Mônica é o gibi mais vendido por aqui desde então. As coletâneas de quadrinhos envolvendo questões escolares, familiares e até relacionamentos são sempre divertidos e com o tom certo para as crianças.

Peppa Pig

Uma personagem que faz sucesso com as crianças pequenas é Peppa Pig, uma porquinha cor-de-rosa que adora se divertir com seu irmão, George, sua família e amigos. Baseados na série de televisão de mesmo nome, os livros são coloridos e cativantes, e contêm boas aventuras para as crianças que estão aprendendo a ler.

A História de Peppa - Baker, Mark; Astley, Neville - 9788516091323

Harry Potter

Saído das páginas do livro homônimo escrito por J.K. Rowling, Harry Potter é um menino que perdeu os pais quando criança e teve de aguentar uma vida terrível ao lado dos tios. Até que um dia ele descobriu ser descendente de bruxos e é convidado a entrar na fantástica escola de magia e bruxaria de Hogwarts. São sete livros que compõe uma das séries de livros infanto-juvenis de maior sucesso dos últimos tempos.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe 6 - Rowling, J.k. - 9788532519474

Peter Pan

As aventuras de Peter Pan acontecem na Terra do Nunca, um lugar mágico onde ninguém é obrigado a crescer. O intrépido personagem é o líder dos meninos perdidos, e atravessa diversas aventuras entre fadas, piratas e sereias, até que conhece a menina Wendy, que o acompanha em diversas aventuras. O personagem é cheio de imaginação e criatividade, e tem um espaço no coração de quem gosta de livros infantis.

Peter Pan - Edição Bolso de Luxo - Barrie, J. M. - 9788537811535

Aslam, de As Crônicas de Nárnia

Outro personagem que encantou crianças e adultos foi o leão Aslam, de As Crônicas de Nárnia. Este poderoso leão mágico habita nas terras de Nárnia, onde a magia está sempre presente e todos os animais falam. O papel de Aslam na história é instruir crianças do nosso mundo a desempenharem seu papel na luta do bem contra o mal. O livro é um dos mais vendidos de todos os tempos, e é uma boa indicação para os jovens leitores que buscam se aventurar por um novo mundo.

Leia também:
Melhores livros para ler este ano
Melhores livros de fantasia