Zoom indica em Livros

Neil Gaiman: conheça 9 dos melhores livros do autor de Sandman

Confira a lista com os melhores livros de Neil Gaiman, o fenômeno dos livros de fantasia, ficção científica e mistério!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Qualquer fã de fantasia, mistério, mitologia, ficção científica e HQs, já deve ter lido ou ao menos ouvido falar sobre Neil Gaiman, renomado escritor britânico. O autor alega que aprendeu a ler aos quatro anos e sempre foi fã da leitura, tendo decorado a obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, ainda pequeno.

Se você quer conhecer mais sobre o trabalho de Gaiman e suas obras, está no lugar certo! Selecionamos nove dos melhores livros do autor de Sandman para encantar os mais diferentes leitores. Confira!

Mitologia Nórdica trazem contos escritos pelo autor relacionados a saga dos deuses escandinavos

Gaiman pesquisou a fundo as fontes dos mitos escandinavos para criar quinze contos com uma narrativa extremamente fascinante.

Mitologia Nórdica inicia contando sobre a criação dos nove mundos lendários e apresenta a relação conturbada entre entidades como anões, gigantes e deuses.

Por fim, a história chega a Ragnarok, em cenário apocalíptico no qual há o surgimento de um novo tempo e novos seres.

Título original Norse Mythology
Tradução Edmundo Barreiros
Editora Intrínseca
Número de páginas 288
Ano de lançamento 2017

Deuses Americanos, uma história pra lá de peculiar

Publicado pela primeira vez no ano de 2001, o livro logo tornou-se um clássico pela peculiaridade de seu conteúdo. Essa obra é tida como o maior romance escrito pelo autor e conta a história de Shadow Moon.

Shadow é um personagem misterioso que embarca em uma road trip pelos Estados Unidos e se depara com deuses antigos — nórdicos, hindus, gregos, egípcios e outros.

A jornada em Deuses Americanos é recheada de fantasia e mistério faz o leitor reavaliar sua visão de hábitos e crenças. Por ser um dos melhores livros de fantasia, acabou virando uma série de TV.

Título original American Gods
Tradução Leonardo Alves
Editora Intrínseca
Número de páginas 576
Ano de lançamento 2001

Faça Boa Arte: um guia para artistas

No ano de 2012, Gaiman fez um discurso de formatura na University of the Arts, no estado da Filadélfia. Através de suas palavras, expôs sua própria trajetória no mundo da arte.

Por dezenove minutos, o escritor compartilhou com os formandos diversas ideias que tinha sobre criatividade, prezando por encorajar os novos artistas a quebrar regras e pensar de forma inovadora de modo a fazer boa arte.

O livro, idealizado pelo designer gráfico Chip Kidd, contém o inspirador texto discursado na íntegra. A arte gráfica, aliada às palavras de Gaiman, torna o livro ideal para todos aqueles que têm interesse na vida artística.

Título original Make Good Art
Ilustração Chip Kidd
Editora Intrínseca
Número de páginas 80
Ano de lançamento 2012

Gaiman reinventa um clássico infantil com João e Maria

Gaiman e Mattotti, ilustrador prestigiado, unem-se para recontar a clássica história de João e Maria, popular no imaginário infantil. A narrativa é familiar, porém não deixa de ser perturbadora.

Em tempos de desesperança e crise, os dois irmãos são abandonados por seus pais em uma floresta sombria, sendo obrigados a agir com coragem e enfrentar os perigos do novo ambiente.

Tanto o texto quanto a ilustração são poéticos, revivendo o conto de fadas com autenticidade. Não é por menos que a obra foi reconhecida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil com um Selo Altamente Recomendável e um prêmio de melhor tradução e adaptação de reconto, ambos em 2016 - um ano depois de seu lançamento.

Título original Hansel e Gretel
Ilustração Lorenzo Mattotti
Tradução Augusto Calil
Editora Intrínseca
Número de páginas 64
Ano de lançamento 2015

O Oceano no Fim do Caminho é uma fábula emocionante

Em Sussex, na Inglaterra, um homem de meia-idade acaba voltando até a casa onde passou sua infância para um funeral. Atraído até a fazenda no fim da estrada, lembrou-se de Lettie Hempstock, uma garota extraordinária que conheceu aos sete anos.

Ao sentar-se na beira do lago nos fundos da casa, o qual a menina chamava de oceano, o passado que há muito tinha esquecido volta à sua memória. Quando, quarenta anos antes, um homem comete suicídio num carro roubado no fim da estrada, a escuridão é despertada.

Lettie prometeu protegê-lo com sua magia, amizade e sabedoria independente do que acontecesse. No livro, Gaiman, nos mostra que as histórias têm o poder de revelar e, também, nos proteger dos perigos dentro e fora de nós mesmos.

Título original The Ocean at the End of the Lane
Tradução Renata Pettengill
Editora Intrínseca
Número de páginas 208
Ano de lançamento 2013

O Mistério da Estrela, o segundo livro do autor

Segundo livro escrito por Gaiman, conta a história do jovem Tristan Thorn, morador do vilarejo Muralha, nomeado assim por ser rodeado por um muro imenso com um portal para outro mundo.

De nove em nove anos, as pessoas podem cruzar o portal para a Festa da Primavera, que permite o contato de humanos com os seres que habitam o outro lado. Quando Tristan conta a seu pai que irá entrar no local em busca de capturar uma estrela cadente para conquistar sua amada, descobriu que sua mãe não era humana.

Dustan Thorn estava noivo quando decidiu comprar um presente para sua futura esposa, encantando-se por flores de vidro. A vendedora, entretanto, recusou o dinheiro e trocou as flores por um beijo, encantando Thorn. Nove meses depois, uma criança foi endereçada a ele.

Sabendo da intenção do filho, Dustan leva Tristan até a brecha existente no muro para que ele alcance seu objetivo. A volta para casa, é claro, não será nada fácil.

Título original Stardust
Editora Rocco
Número de páginas 280
Ano de lançamento 1997

Coraline conta a história de uma criança, mas não é nada infantil

Lançado em 2002, Coraline é uma novela fantástica de terror bastante premiada, tendo ganhado os prêmios Hugo e Nebula Award de melhor novela e o Bram Stoker Award, ambos no ano de sua publicação.

A trama, surrealista, contém uma realidade alternativa em que Coraline, uma garota negligenciada pelos pais que trabalham em excesso, acaba conhecendo uma outra versão de seu mundo.

Ao mudar para uma nova casa, a criança encontra uma porta cuja entrada foi bloqueada por tijolos. No outro dia, acaba encontrando uma chave e, quando abre a porta, há uma passagem que a leva até o outro lado.

De início, a réplica de sua vida atual parece mais interessante, pois seus pais são mais atenciosos, apesar de terem botões nos rostos. Quando ela nega que costurem seus olhos e decide ir para sua casa de verdade, descobre que eles sumiram e é obrigada a voltar para procurá-los.

O livro foi adaptado em 2009 para o cinema como uma animação, produzida inteiramente em stop-motion, e desde então conquistou o coração de diversos fãs ao redor do mundo, incluindo crianças.

Título original Coraline
Editora HarperTrophy
Número de páginas 162
Ano de lançamento 2002

Sandman, uma das maiores séries de quadrinhos da história

A HQ Sandman foi publicada entre os anos de 1989 e 1996, pela DC Comics. No total, 75 edições foram comercializados, tendo sido a primeira série de quadrinhos a ganhar um prêmio literário.

Chegou a receber nove prêmios Will Eisner Comic Industry Awards e três Harvey Awards, além do World Fantasy Award de melhor história breve, ainda em 1991.

A história é baseada em um mito americano que refere-se ao homem areia, também conhecido como Sonho ou Morfeus, que sopra areia nos olhos das crianças para que elas durmam.

Responsável pelo mundo dos sonhos, é Morfeus quem controla os sonhos de toda a humanidade, tendo uma personalidade melancólica e obscura. Não surpreende que muitas das inspirações vieram das mitologias nórdicas, egípcias, gregas e cristã.

Título original Absolute Sandman
Editora Panini
Número de páginas 616
Primeira publicação 1988

Os Filhos de Anansi conta a história de superação de um homem simples frente ao mundo dos deuses

Seguindo a linha de Deuses Americanos, Os Filhos de Anansi retrata a vida de um simples contador ao descobrir que é filho de um deus trapaceiro e brincalhão do panteão africano.

Assim, o livro envolve ocultismo, morte, lendas urbanas, sonhos e alia tudo isso a elementos xamânicos do folclore afro-americano.

Título original Anansi Boys
Editora Intrínseca
Número de páginas 384
Ano de lançamento 2005

 

E aí, o que achou da nossa seleção com os melhores livros do autor Neil Gaiman? De uma coisa não temos dúvidas: os amantes de mistério e fantasia certamente terão dificuldades em escolher apenas uma das obras, caso já não tenham lido algumas delas.

Aproveite e dê um Zoom nos outros artigos:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros