Produtos e novidades em Livros

Rupi Kaur: conheça os livros de poesia da autora que é sucesso de vendas

Saiba mais sobre os poemas de um dos maiores nomes da poesia dos últimos tempos!

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Nos últimos anos, a escritora canadense de origem indiana Rupi Kaur tem dado o que falar. Ela publicou seu primeiro livro de poemas, chamado Milk and Honey, em 2015, com então 23 anos, bancando do próprio bolso a primeira edição.

Apoiada pelos milhares de seguidores que a autora tem nas redes sociais, a obra logo fez sucesso mundo afora, ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times e foi lançada no Brasil como Outros Jeitos de Usar a Boca.

O livro seguinte, O Que o Sol Faz Com as Flores (The Sun and Her Flowers), acabou ganhando no Brasil, além da edição normal, uma versão especial, em capa dura e bilíngue português-inglês. Além disso, todas as edições publicadas aqui pela editora Planeta contam com ilustrações lindas da própria autora.

Por mais que muitos de seus poemas falem sobre o feminismo ou a feminilidade, os livros conquistaram fãs fiéis de ambos os sexos e abordam também questões como sexo, abuso, perda e vulnerabilidade.

Outros Jeitos de Usar a Boca

Com mais de 1 milhão de exemplares impressos pelo mundo e 200 mil só no Brasil, este livro de estreia mostra de cara que a autora possui uma maturidade e domínio da linguagem que vai muito além da sua (pouca) idade.

Os poemas são divididos em quatro partes, de acordo com os temas: a dor, o amor, a ruptura (é sobre o fim de um relacionamento) e a cura (uma espécie de processo de renascimento, de formas de redescobrir a felicidade). Nas palavras de Rupi Kaur, o livro é "a jornada da sobrevivência pela poesia".

O Que o Sol Faz Com as Flores

Neste segundo livro, Rupi Kaur continua a explorar com sua escrita direta alguns dos temas de Outros Jeitos de Usar a Boca, como o que é ser mulher e a complexidade do amor. O Que o Sol Faz Com as Flores é dividido em cinco partes: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer.

Muitos dos poemas usam a natureza, as flores, mais especificamente, como metáfora para diferentes aspectos da vida, como o amadurecimento individual, os relacionamentos e a forma de encarar o mundo e os outros.

A escritora que encantou meio mundo

Por mais que Rupi Kaur tenha uma experiência de vida muito diferente da grande maioria de seus leitores — ela nasceu na Índia, sua família se mudou para o Canadá quando ela era criança e a menina não sabia falar inglês —, seus poemas já emocionaram milhares de leitores pelo mundo e foram traduzidos para mais de trinta idiomas. Seu estilo de escrita é direto e simples, mas muito rico e potente.

O Que o Sol Faz Com as Flores

A própria autora se surpreendeu com o tamanho da resposta positiva e com a maneira como pessoas de diferentes idades, gêneros, nacionalidades e contextos conseguem, de alguma maneira, se identificar com suas palavras.

Apesar disso, Rupi Kaur teve que lidar também com reações negativas, ainda mais depois que postou uma série de fotos no Instagram que a mostravam de costas com o que parecia ser uma mancha de menstruação na calça do pijama. As imagens foram censuradas pela rede social e atraíram vários haters para a página da escritora.

Uma coisa é certa: Não dá para agradar todo mundo, mas sem dúvidas o trabalho de Rupi Kaur provoca fortes emoções. Vale dar uma conferida!

Livro Outros Jeitos de Usar a Boca O Que o Sol Faz Com as Flores
Título original Milk and Honey The Sun and Her Flowers
Autor Rupi Kaur Rupi Kaur
Tradutor Ana Guadalupe Ana Guadalupe
Capa Adaptação do projeto de Victor Igual, S.L. -
Editora Planeta Planeta
Número de páginas 208 256
Ano de lançamento 2014 2017
Idioma Português Português

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros