Zoom indica em Livros

Stephen Hawking: conheça 5 livros do autor e cientista

Separamos uma lista com algumas das principais obras de um dos físicos mais influentes da história.

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Uma das personalidades mais influentes dos séculos XX e XXI, Stephen Hawking, físico britânico falecido em março de 2018 aos 76 anos, deixou um legado indescritível para a história.

Nós separamos uma lista com os livros mais incríveis e disruptivos do autor para você ficar por dentro do universo produtivo de Hawking. Vem dar um Zoom com a gente!

Quem foi Stephen Hawking

 Stephen Hawking

Nascido em Oxford em 1942, exatamente no dia do 300º aniversário de morte de Galileu, Stephen William Hawking sempre foi apaixonado por ciência. Estudou Física na Universidade de Oxford e fez o seu Doutorado na Universidade de Cambridge, local onde fez carreira como investigador e alcançou o posto máximo de docência em Matemática.

Foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica aos 21 anos, época em que constituiu família com a sua primeira esposa, Jane Hawking. Com Jane, Stephen teve três filhos. Separou-se e casou pela segunda vez com Elaine Mason em 1995, divorciando-se 11 anos depois.

Intimamente ligado à cosmologia teórica, relatividade geral e mecânica quântica, Hawking contribuiu para a ciência até pouco antes da sua morte, quando foi vencido pela doença degenerativa que paralisou os seus movimentos, mas nunca a sua descomunal inteligência.

Ao longo da sua carreira como cientista, publicou uma série de livros fundamentais para o avanço científico, e alguns podem ser vistos na lista abaixo:

Uma Breve História do Tempo é considerado um dos livros mais importantes do século XX

“Qual a origem do universo?” – esta é uma das questões que aparecem em Uma Breve História do Tempo, talvez a obra mais famosa de Hawking. A sua escrita é conhecida por ser direta e bem-humorada, e neste livro o autor direciona a narrativa para a busca de respostas a esta e mais outras indagações, inclusive até se é possível viajar no tempo.

Originalmente lançado em 1988, é possível entender conceitos complexos que passeiam entre as dimensões espaciais, Big Bang, buracos negros, partículas elementares e as forças da natureza de uma forma simples e através de ricas ilustrações. Para quem quer se iniciar no assunto, é uma ótima pedida.

Título original A Brief History of Time
Tradução Cássio de Arantes Leite
Ilustração Ron Miller
Editora Intrínseca
Número de páginas 1988
Primeira publicação 256

O Universo numa Casca de Noz é ainda mais compreensível pelo público leigo

O Universo numa Casca de Noz é uma extensão do sucesso Uma Breve História do Tempo, que traz algumas descobertas no campo mais estudado pelo autor, a física teórica, e previsões sobre o futuro tecnológico da humanidade. Hawking utiliza de relações com o cotidiano para prender a atenção do leitor mais leigo ao mais estudioso, desde inflação até cartas de baralho.

O autor aprofunda neste livro a sua orientação à Teoria de Tudo que, segundo Hawking, todos os fenômenos físicos conhecidos poderiam ser unificados em uma só teoria. Publicado pela primeira vez em 2001, o livro abusa novamente de ilustrações incríveis para apresentar ao leitor os conceitos defendidos por Stephen Hawking.

Título original The Universe in a Nutshell
Tradução Cássio de Arantes Leite
Ilustração Moonrunner Design Ltd. UK e The Book LaboratoryTM Inc.
Editora Intrínseca
Número de páginas 224
Primeira publicação 2001

Minha Breve História é um dos livros autobiográficos mais surpreendentes da literatura mundial

Livro escrito pelo próprio autor e lançado em 2013 quando Hawking tinha 71 anos, muitos anos a mais do que se esperava que ele vivesse após o diagnóstico da sua doença. No livro, é possível passear pela sua trajetória acadêmica, de um aluno “normal” ao posto máximo de docência na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, cargo que já foi ocupado por ninguém menos que Isaac Newton.

O autor narra também a sua fase de luta pelo reconhecimento no mundo da física, enquanto pai e marido, e a sua descoberta, aos 21 anos, sobre ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O diagnóstico precoce e o prognóstico de poucos anos de vida deram uma energia extra a Stephen Hawking para avançar com os seus estudos, período em que publica sua grande obra Uma Breve História do Tempo.

Fotos raras e momentos divertidos e intensos aparecem nesta autobiografia que sem dúvida merece estar na sua estante.

Título original My Brief History
Tradução Alexandre Raposo, Julia Sobral Campos e Maria Carmelita Dias
Editora Intrínseca
Número de páginas 144
Primeira publicação 2013

Buracos Negros reproduz as palestras realizadas pelo cientista na BBC Reith Lectures

Este livro não poderia ficar de fora, especialmente porque se refere a um tema tão atual, em que uma imagem de um buraco negro finalmente conseguiu ser captada. Em 2016, dois anos antes da sua morte, Stephen Hawking realizou duas exposições incríveis – “Buracos negros não têm cabelo?” e “Buracos negros não são tão negros quanto se diz” – reproduzidas neste livro e promovidas pela rede de televisão britânica BBC.

O autor argumentou principalmente que os segredos do universo seriam desvendados se conseguíssemos descobrir o funcionamento dos buracos negros e como a natureza do espaço e do tempo é desafiada pela sua existência. O papel de Stephen Hawking na divulgação científica é definitivamente ratificado com esta obra.

Título original Black Holes: The BBC Reith Lectures
Tradução Cássio Arantes Leite
Ilustração Cognitive (wearecognitive.com), para BBC Radio4
Editora Intrínseca
Número de páginas 64
Primeira publicação 2017

Bônus Zoom!

Não é do Stephen Hawking, mas este livro foi escrito por alguém que o conheceu muito bem e vale muito a pena garantir na cabeceira! Dê um Zoom no bônus que escolhemos para vocês:

A Teoria de Tudo, de Jane Hawking, inspirou o filme homônimo ganhador do BAFTA

O livro que inspirou o filme ganhador do BAFTA, maior prêmio do cinema britânico, além de ser um dos grandes nomes do Oscar à época do lançamento, foi escrito por Jane Hawking, primeira esposa de Stephen Hawking e que esteve casada com o cientista por 25 anos.

O livro conta a história do físico pelo olhar da ex-esposa, trazendo a história de amor, sofrimento e superação vivida pelos dois, especialmente com o diagnóstico da doença no início do relacionamento. O papel de Jane foi fundamental na superação de todas as expectativas sobre as chances de sobreviver de Stephen.

Juntos, Stephen e Jane Hawking tiveram três filhos, e é possível perceber através das páginas do livro o grande amor dedicado por Jane para a criação dos filhos e à Stephen, e todo o sofrimento em competir com a física e a doença. É um belo presente para os fãs do trabalho deste gênio!

Título original Travelling to Infinity: My Life with Stephen
Tradução Sandra Martha Dolinsky e Júlio de Andrade Filho
Editora Única
Número de páginas 448
Primeira publicação 2014

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros