Zoom indica em Livros

The Beatles: conheça 10 obras sobre a banda que revolucionou a música

Paul McCartney fará show no Brasil nos dias 26 e 30 de março; confira 10 obras para saber tudo sobre os Beatles

Livros
por Luiza Ramalho - Especialista em Livros e Música.

Os fãs mal podem esperar: já acostumado a tocar em terras brasileiras, Paul McCartney voltará a se apresentar no país nos dias 26 e 30 de março. O primeiro show será em São Paulo, no Allianz Parque. Já a segunda apresentação será em Curitiba - onde não toca desde 1993 -, no estádio Couto Pereira.

As apresentações fazem parte da turnê Freshen Up e Paul tocará seus clássicos da época dos Beatles, dos Wings e de sua carreira solo, além de algumas canções de seu novo disco Egypt Station, lançado em setembro do ano passado.

Esta será a nona vez que o ex-Beatle se apresenta no Brasil, um dos locais mais visitados em sua carreira. E para aproveitar a animação com a vinda de Sir Paul McCartney, o Zoom preparou uma lista especial com 10 livros sobre os Beatles, a banda que revolucionou a música. São biografias de seus integrantes e histórias da banda e das canções que marcaram para sempre a história da cultura pop.

Can’t Buy Me Love analisa a banda através de uma análise do contexto histórico na qual está inserida

Uma das obras mais completas sobre a história dos Beatles, Can’t Buy Me Love não se limita a narrar a trajetória do grupo. Jonathan Gould mistura o relato biográfico com o relato histórico dos principais acontecimentos da época marcada pelo sucesso do quarteto.

Deste modo, o livro faz um retrato abrangente do fenômeno cultural de repercussão mundial que se transformou a banda, que marcou uma geração e que até hoje segue sendo referência na indústria fonográfica.

Símbolo de seu tempo e agente propagador de mudanças comportamentais, os Beatles se transformaram numa instituição que ultrapassa os limites da música e do show business. Sua órbita de culto e influência atingiu o mundo inteiro. Can’t Buy Me Love: Os Beatles, a Grã-Bretanha e os EUA ajuda a explicar esse fenômeno.

Título original Can’t Buy Me Love: The Beatles, Britain, and America
Autor Jonathan Gould
Editora Lafonte
Número de páginas 752
Ano de lançamento 2009
Idioma Português

Ringo é a primeira biografia completa do baterista Ringo Starr

Ringo Starr pode até ser a figura menos emblemática do quarteto formado por ele, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, mas - e talvez por isso mesmo - sua história de vida até agora pouco explorada desperta o interesse de muitos fãs.

O livro do jornalista e editor do The New York Post, Michael Seth Starr (o sobrenome Starr é mera coincidência), traz a história do baterista, último a ingressar nos Beatles, antes de conhecer Paul, John e George, a infância difícil em Liverpool, marcada por problemas de saúde e diversas internações, seus primeiros passos no mundo da música, o sucesso e a fama mundial com a beatlemania, as históricas apresentações, o alcoolismo, sua relação com os companheiros de banda e as brigas que levaram ao fim da banda mais icônica da história.

A biografia Ringo - A História do Baterista Mais Famoso do Mundo Antes e Depois dos Beatles também narra a carreira de sucesso de Starr após o fim da banda e o homem por trás do eterno “baterista da banda mais famosa do mundo”.

Título original Ringo: With a Little Help 
Autor Michael Seth Starr 
Editora Planeta 
Número de páginas 480 
Ano de lançamento 2015 
Idioma Português 

Os Beatles narra em quadrinhos a história da formação da banda, o sucesso meteórico e as grandes canções

São vários os livros que tratam de contar a história da banda formada por Paul, John, George e Ringo e que marcou a história dos anos 60 e de toda a indústria musical. O livro de Mick Maning e Brita Graström conta tudo isso, no entanto, no formato de história em quadrinhos.

Como os quatro garotos se conheceram na cidade de Liverpool, as primeiras apresentações, o primeiro disco gravado, a primeira turnê, a febre mundial com a beatlemania, os grandes discos e canções que revolucionaram a música pop: tudo isso é contado e ilustrado nessa HQ indispensável para qualquer fã dos Beatles.

Título original The Beatles 
Autores Mick Maning e Brita Granström
Editora SM 
Número de páginas 48 
Ano de lançamento 2014 
Idioma Português

The Beatles vs. The Rolling Stones discute a eterna comparação entre as duas bandas de rock mais icônicas dos anos 60

Os anos 60 marcaram para sempre a história da humanidade: a década presenciou uma verdadeira revolução nos campos da cultura, do comportamento e da política. E duas bandas foram diretamente responsáveis em vocalizar e transformar toda aquela efervescência em mensagens de amor, liberdade e rebeldia.

Por sua contemporaneidade e por representarem o mesmo movimento, além de ambos surgirem do mesmo país - a Inglaterra - os Beatles e os Rolling Stones travaram, e ainda travam, uma disputa simbólica pelo lugar de grande banda dos anos 60. Mas, afinal, qual é a melhor banda?

Os jornalistas e críticos musicais Jim Derogatis e Greg Kot traçam paralelos entre os dois grupos ingleses, comparam suas obras e trajetórias, suas contribuições para o rock, a atitude de seus líderes e a idolatria dos fãs ao redor do planeta. Além da discussão e das comparações (que podem ser um pouco irritantes), o livro The Beatles vs. The Rolling Stones - A Grande Rivalidade do Rock'n'roll traz um belo trabalho visual, com um rico acervo de fotos raras.

Título original The Beatles vs. The Rolling Stones  
Autor Jim Derogatis e Greg Kot 
Tradução Cristina Yamagami
Editora Globo 
Número de páginas 192
Ano de lançamento 2000 
Idioma Português

A Batalha pela Alma dos Beatles: a história por trás da manutenção de um legado

Se a história dos Beatles e a biografia de seus integrantes são conhecidas e amplamente exploradas por livros e documentários, a história em torno do legado do grupo, as disputas pessoais e profissionais, após a separação, pela gerência e organização do império midiático criado ao redor da obra da banda são pouco conhecidas.

É em cima dessas disputas e da batalha dos ex-integrantes em construir uma carreira e uma identidade própria pós-Beatles que se debruça Peter Doggett em A Batalha Pela Alma dos Beatles. Por mais de quatro décadas, todas as pessoas envolvidas de alguma forma com o grupo - integrantes, seus familiares e parceiros de negócios - tiveram de lidar com a fama alcançada em menos de uma década de existência da banda que marcou uma geração e redefiniu o modelo de se fazer e vender música popular no mundo.

É sobre esses variados conflitos e histórias após o “fim do sonho” - como definiu John Lennon o fim dos Beatles - que a envolvente narrativa de Doggett trata.

Título original You Never Give Me Your Money: the Battle for the Soul of the Beatles 
Autor Peter Doggett 
Tradução Ivan Justen Santana
Editora Nossa Cultura
Número de páginas 512
Ano de lançamento 2012
Idioma Português

O biógrafo de Bob Dylan mergulha na vida do ex-baixista em Fab - A Intimidade de Paul McCartney

Paul talvez seja uma das figuras públicas mais adoradas de todos os tempos; e, por causa disso, talvez uma das mais biografadas. No entanto, em meio a esse mar de livros sobre o ex-baixista e compositor, autor de grandes clássicos da história do rock, FAB se destaca pela precisão e riqueza de detalhes, antes, durante e depois dos Beatles.

O jornalista e escritor Howard Sounes - autor da aclamada biografia de Bob Dylan - por mais de dois anos mergulhou na vida do astro e entrevistou mais de duzentas pessoas para traçar esse retrato profundo e revelador de uma das maiores lendas da indústria pop.

A célebre parceria com John Lennon, o sucesso estrondoso dos Fab Four, seu casamento com Linda, as intrigas com Yoko Ono, as crises que levaram ao fim da banda, a carreira solo, o sucesso com os Wings, o segundo casamento e muitos outros detalhes da vida íntima de Sir Paul McCartney estão presentes neste livro essencial para os fãs.

Título original The Intimate Life of Paul McCartney  
Autor Howard Sounes 
Editora Best Seller
Número de páginas 700
Ano de lançamento 2010
Idioma Português

John Lennon: A Vida é a biografia mais completa de uma das figuras mais geniais controversas da segunda metade do século XX

Foram três anos de rigorosa pesquisa para escrever essa que é considerada a biografia mais completa e reveladora de John Lennon. Uma das figuras mais icônicas da segunda metade do século XX, John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940 e foi morto, de maneira trágica, a tiros, em 1980, em frente ao edifício Dakota, em Nova York.

Philip Norman traz à luz questões cruciais para entender a controversa personalidade de Lennon, alguém que conseguia ser amado e odiado quase que na mesma intensidade: a perda precoce da mãe, Julia; o abandono do pai e a infância e adolescência conturbada ao lado da tia Mimi; a parceria com Paul McCartney, uma das mais bem sucedidas da história da música; o relacionamento com Yoko Ono e a relação com os filhos.

A biografia traz relatos pormenorizados de Ono e Sean Lennon, além da versão do pai sobre o fato deste ter largado a família quando John ainda era criança. Um retrato essencial para entender a mente de um dos artistas mais influentes de sua geração.

Título original John Lennon 
Autor Philip Norman
Tradução Roberto Muggiati
Editora Companhia das Letras
Número de páginas 856
Ano de lançamento 2009
Idioma Português

O autor da biografia de Lennon se debruça sobre a vida de seu grande parceiro em Paul McCartney - A Biografia

Após o sucesso com a biografia de John Lennon, Philip Norman - profundo conhecedor do rock e da história dos Beatles - volta à carga com o livro que busca ser a biografia definitiva de Paul McCartney. Além da liderança na maior banda de todos os tempos (a despeito da infinita discussão com os fãs de Lennon), Paul trilhou uma carreira de sucesso após os Beatles.

Meio século depois do fim da banda, o ex-baixista canhoto continua no topo das paradas, fazendo turnês pelo mundo todo e aclamado por público e crítica. Aqui são revelados detalhes que, apesar de soarem como menores, revelam nuances da personalidade de um dos maiores artistas de nosso tempo.

O uso quase diário de maconha até depois dos sessenta anos, os conflitos e ressentimentos com Yoko Ono, a fama de mão de vaca, a erudição como músico e a visão de amigos, companheiros profissionais e ex-namoradas sobre o astro que saiu de Liverpool para mudar o rock mundial são aspectos que compõe a obra.

Título original Paul McCartney 
Autor Philip Norman
Tradução Claudio Carina e Rogério
Editora Companhia das Letras 
Número de páginas 862
Ano de lançamento 2016
Idioma Português

A Biografia Espiritual de George Harrison faz um retrato do ex-guitarrista que, mesmo como coadjuvante, conseguiu deixar sua marca na história

George Harrison talvez seja uma das figuras mais injustiçadas da história do rock. Ofuscado pela genialidade e pela capacidade midiática dos dois grandes líderes dos Beatles - Paul e John -, o exímio guitarrista e compositor que era George muitas vezes é deixado de lado.

Autor de grandes clássicos como Something e Here Comes the Sun, George deixou seu legado como um idealista que sempre buscou a espiritualidade em si mesmo e nos outros e que manteve sua humanidade mesmo no auge do sucesso e, depois, das intrigas que inundaram a vida dos integrantes da banda.

O livro A Biografia Espiritual de George Harrison - O Místico Entre os Trabalhadores nos aproxima mais de George e nos conta em detalhes a vida deste gênio que o destino quis que fosse um coadjuvante, mas que nos leva a crer que a história poderia ter sido diferente se os garotos John e George não tivessem se conhecido durante a fria infância em Liverpool.

Título original Working Class Mystic: A Spiritual Biography of George Harrison  
Autor Gary Tillery
Editora Madras 
Número de páginas 200
Ano de lançamento 2011
Idioma Português

As Letras dos Beatles: os manuscritos e os detalhes das principais letras de John, Paul, George e Ringo

O jornalista Hunter Davies conviveu com os Beatles no apogeu do sucesso e é o autor da primeira e única biografia autorizada da banda. Neste minucioso trabalho de pesquisa, Davies nos presenteia com uma coleção de manuscritos originais das letras das músicas que marcaram a história da banda e da música de modo geral.

Além dos manuscritos, toda letra é apresentada com o seu contexto: o processo de composição, em que circunstância foi escrita, como foi gravada, a diferença entre a primeira versão e a versão final.

A Letra dos Beatles - A História por Trás das Canções nos possibilita conhecer as histórias por trás das canções que se tornaram verdadeiras obras-primas da música pop e, consequentemente, mergulhar na intimidade do processo criativo das mentes geniais do quarteto de Liverpool.

Título original The Beatles Lyrics: The Stories Behind the Music 
Autor Hunter Davis
Editora Planeta 
Número de páginas 384
Ano de lançamento 1974
Idioma Português

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em livros